Ir para conteúdo

Foto

O curso de Ciências Aeronáuticas...

• Novo Tópico
  • Por favor, faça o login para responder
62 respostas neste tópico

#1 Fabrício163

Fabrício163
  • Usuários
  • 700 posts
  • Cidade/UF/País:Dourados/Campo Grande-MS
  • Data de Nascimento:17/02/1994

Postado 05 de abril de 2011 - 15:37

Já ouvi falar que pode ser gestor de aeroportos (oq faz?) e trabalhar na torre de controle (como controlador?).

Sei que o foco principal do curso é formar pilotos mas o formando pode ir trabalhar em outras áreas da aviação?

Obrigado.

#2 André Santana

André Santana
  • Usuários
  • 154 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:25/08/1989

Postado 05 de abril de 2011 - 15:53

Rapaz... , eu ia fazer um tópico similar. Minha duvida é exatamente essa. por mais que seja apaixonado por voar, tenho grandes chances de cair na hora dos exames de saúde. mas trabalhar com a aviação, independente de área, ja seria de extrema satisfação pessoal e profissional.
Não sei como está o mercado nestas condições, nem se esse diploma seria útil para alguma função administrativa, por exemplo...
Tenho estudando sobre o assunto, ano que vem pretendo fazer ciências aeronáuticas aqui na Estácio no Rio de Janeiro...

Mas sem duvidas, opiniões e relatos são sempre muito bem vindos.

#3 dgud

dgud
  • Usuários
  • 77 posts
  • Cidade/UF/País:Sao carlos - SP
  • Data de Nascimento:22/09/1987

Postado 05 de abril de 2011 - 16:17

Muito boa a pergunta! E também tenho a mesma dúvida!
Além disso, existe alguma especie de hierarquia entre os cursos? Tipo, o melhor pra ser piloto eh esse, ams a cia tbm curtem eng, etc

#4 Fabrício163

Fabrício163
  • Usuários
  • 700 posts

Postado 05 de abril de 2011 - 16:46

QUOTE(André Santana @ Apr 5 2011, 04:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Rapaz... , eu ia fazer um tópico similar. Minha duvida é exatamente essa. por mais que seja apaixonado por voar, tenho grandes chances de cair na hora dos exames de saúde. mas trabalhar com a aviação, independente de área, ja seria de extrema satisfação pessoal e profissional.
Não sei como está o mercado nestas condições, nem se esse diploma seria útil para alguma função administrativa, por exemplo...
Tenho estudando sobre o assunto, ano que vem pretendo fazer ciências aeronáuticas aqui na Estácio no Rio de Janeiro...

Digo o mesmo.Pra falar a verdade, eu acho que gosto mesmo é do mercado aeronáutico em si.Penso em ser piloto mas n sei se é mais negócio eu fazer um curso que me capacite para atuar na Aviação Civil sem ser piloto ou se eu faço cursos como Direito, Medicina, etc, e fico sendo um entusiasta pro resto da vida.Minha dúvida é se o curso de C.A. tb forma profissionais para atuarem em outras áreas da aviação civil.E que outros cursos tb podem me levar para essa área.

Tenho um parente que é formado em Engenharia Aeronáutica no ITA e hoje trabalha na Gol como Analista.

#5 EMB-110P1

EMB-110P1
  • Usuários
  • 222 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília-DF
  • Data de Nascimento:09/08/1979

Postado 05 de abril de 2011 - 17:02

QUOTE(André Santana @ Apr 5 2011, 03:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Se vc tem dúvidas com relação ao Exame Médico, porque não se matricula num curso teórico de PP e faz logo o exame médico, pra saber? Se vc passar, ótimo. O PP lhe será util. Se não passar, a maioria dos cursos de PP devolvem o dinheiro caso vc seja reprovado na Junta de Saúde.

#6 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 5.267 posts
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1900

Postado 05 de abril de 2011 - 18:05

Senhores, assim como voces tinha essa mesma dúvida em relação ao curso de Ciências Aeronauticas/Aviação Civil. Ocorre que pesquisei bastante visitei algumas instituições e obtive informações com algums alunos e Ex-alunos de varias universidades. Vou tentar solucionar as dúvidas de voces:

A primeira coisa que todos tem que saber é que TANTO FAZ se o nome do curso é Ciencias Aeronauticas ou Aviação Civil, a matriz curricular é praticamente a mesma e para as empresas aéreas os dois são a mesma coisa. Hoje temos mais de 5 universidades de Aviação no pais. Reconhecidamente as duas melhores hoje são a PUCRS e a Anhembi Morumbi. Sou aluno da Anhembi a dois meses. Mas antes disso tava na mesma barca que voces então vou direcionar nossa análise para essas duas.
O curso de Ciencias Aeronáuticas da PUCRS foi o curso pioneiro na área e é reconhecidamente o melhor da categoria para futuros PILOTOS. Porque disso: Mesmo tendo as disciplinas de administração aéroportuária e companhias aéreas o curso exige que o aluno ao ingressar tenha já realizado 25 horas de voo. Ou seja, se voce acha que tem algum problema e que provavelmente não vai conseguir pilotar por questões fisicas essa não é a melhor alternativa.
Já o curso de Aviação Civil da UAM(Anhembi Morumbi) não faz essa exigencia. As vantagens são o fato de ser o único curso de aviação em São Paulo, de ter uma forma de ingresso mais facil já que não exige as horas de voo e principalmente de existir um relacionamento muito bom da universidade com as duas maiores companhias hoje. Vou falar um pouco mais porque estou lá e sei do que se trata: Grande parte dos hoje diretores e chefes dessas duas empresas fez o curso da Anhembi e mantem relacionamento constante com a universidade, além disso a universidade em parceria com a Tam e Gol (No segundo semestre Azul e Avianca) promove turmas "in company" dentro das empresas. Ou seja, o curso de Aviação Civil é ministrado dentro das empresas para os próprios funcionários que se interessaram pagando bem menos do que se estivessem fazendo na universidade. Já que a Companhia oferece as salas e o material necessário para que o curso aconteca dentro da companhia mesmo.
Aí surge a pergunta: Mas para quem quer pilotar o da Anhembi presta? É claro que sim! É o que quero fazer e estou lá por isso. Hoje todo o primeiro semestre do curso são as disciplinas do piloto privado que a PUCRS não oferece, ou seja, para entrar na PUCRS o candidato tem que fazer as 25 horas de voo, mas para fazer as horas o cara tem que fazer todo o teórico do PP antes num aeroclube de sua preferencia.
Falo pelos relatos que ouvi de pessoas que fizeram o PP no Campo de Marte e agora estão fazendo o curso da Anhembi. O PP da Anhembi é melhor. Enquanto no aeroclube a coisa é focada apenas para passar na ANAC na universidade voce tem a oportunidade de ampliar os conhecimentos já que as aulas são mais abrangentes e não se resumem a apenas fazer questões de bancas passadas. Além de que os professores são fantásticos, pessoas como Alberto Mendonça - Controlador de tráfego do APP SP / Marcelo Bertoldi - Instrutor de Boeing 737 da Gol / Adalberto Febeliano - Diretor de Relações Institucionais da Azul entre outros.
Bem por hora acho que já dá para ter uma noção e responder a primeira dúvida de voces. Se restou mais alguma não deixem de perguntar. Abraços!

#7 EMB-110P1

EMB-110P1
  • Usuários
  • 222 posts

Postado 05 de abril de 2011 - 18:43

QUOTE(Mbgmotta @ Apr 5 2011, 06:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Senhores, assim como voces tinha essa mesma dúvida em relação ao curso de Ciências Aeronauticas/Aviação Civil. Ocorre que pesquisei bastante visitei algumas instituições e obtive informações com algums alunos e Ex-alunos de varias universidades.

Não acho que fazer perguntas pra alunos de CA seja uma fonte de todo fideldigna... O importante é saber isso do pessoal das Companhias, o pessoal da Aviação mesmo... Eu explico porque:

Qdo vc pergunta pros alunos de CA, eles SEMPRE dizem que o que manda é o Curso, e que eles estão à frente dos outros porque cursam CA, e costumam ENCHER A BOCA pra dizer QUE "SÃO MELHORES QUE OS PILOTOS FORMADOS EM AEROCLUBES". Isso é praticamente um chavão desse pessoal. Porém só eles mesmos que dizem isso.

Por outro lado, eu já vi um EX-aluno de CA dizer que o "Curso pouco valeu, pois varias vezes foi preterido em favor de quem tinha qualquer experiencia a mais" (escutei isso aqui no forum CR mesmo)

Já ouvi muito CMTE dizer "o que manda mesmo é sua qualificação prática; Nivel Superior é importante ter, mas pode ser qualquer curso".

E outro CMTE que se referiu pejorativamente "Esses pilotos que aprendem a voar no banco da universidade" tongue.gif

ENFIM, o curso pode ser de grande valia, mas deve-se olhar diferentes opniões, e também evitar esse pensamento "supervalorizado" (o "super-piloto"; "melhor que os outros"). É a minha opnião.

#8 dgud

dgud
  • Usuários
  • 77 posts
  • Cidade/UF/País:Sao carlos - SP
  • Data de Nascimento:22/09/1987

Postado 05 de abril de 2011 - 19:29

E quanto a esse negocio que pode ser qualquer curso superior, na pratica tem realmente o mesmo peso?

Ou quem fez CA tem um nivel, Engenharia outro, direito outro??

#9 borrachasaovento

borrachasaovento
  • Usuários
  • 1.170 posts
  • Cidade/UF/País:Globe
  • Data de Nascimento:21/12/2012

Postado 05 de abril de 2011 - 19:50

É relativo, na faculdade tem aluno que chega la no final do curso e nem uma banca de PP tem, na minha sala por exemplo (faço 3° periodo, que é o PC) tem aluno que nem banca tem e o nivel ta la em baixo, como tem aluno bom tambem, que estuda e tem um bom nivel técnico. As vezes eu olho alguns e me pergunto que que estão fazendo ali jogando dinheiro dos pais fora.Tenho amigos que so fizeram aeroclube na vida e dão de 10 a 0 em aluno de faculdade, entao repito, é relativo. Coisa que devia ser obrigatório em toda faculdade de Ciencias aeronáuticas e ter pelo menos PP checado para poder iniciar o curso, o que vejo de ''top gun'' nos primeiros periodos que abrem todo semestre não é brincadeira.

Abraços

#10 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 5.267 posts

Postado 05 de abril de 2011 - 21:25

QUOTE(EMB-110P1 @ Apr 5 2011, 06:43 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não acho que fazer perguntas pra alunos de CA seja uma fonte de todo fideldigna... O importante é saber isso do pessoal das Companhias, o pessoal da Aviação mesmo... Eu explico porque:

(...)

Dessa forma, com a palavra os pilotos. O sr que provavelmente é piloto poderia iniciar a explanação para nos não ?

#11 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 5.267 posts

Postado 05 de abril de 2011 - 21:30

QUOTE(dgud @ Apr 5 2011, 07:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E quanto a esse negocio que pode ser qualquer curso superior, na pratica tem realmente o mesmo peso?

Ou quem fez CA tem um nivel, Engenharia outro, direito outro??

Bem, ja ouvi aqui no forum que a tanto fazia em algumas cias. Posso te dizer que na Azul o que vale é o curso superior de Ciencias Aeronauticas. Na gol também segundo o VP de RH da empresa Ricardo Khauaja.

QUOTE(MaTT @ Apr 5 2011, 07:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Coisa que devia ser obrigatório em toda faculdade de Ciencias aeronáuticas e ter pelo menos PP checado para poder iniciar o curso, o que vejo de ''top gun'' nos primeiros periodos que abrem todo semestre não é brincadeira.

Abraços

Ai eu discordo. Acho que é valido o curso de PP na universidade já que garantiria que o padrão de ensino e a expectativa de absorção do conhecimento seria a mesma em todas as fases da formação do piloto.

#12 Borracho83

Borracho83
  • Usuários
  • 289 posts
  • Cidade/UF/País:Caxias do Sul
  • Data de Nascimento:00/00/1992

Postado 05 de abril de 2011 - 21:48

QUOTE(Mbgmotta @ Apr 5 2011, 09:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Dessa forma, com a palavra os pilotos. O sr que provavelmente é piloto poderia iniciar a explanação para nos não ?

thumbsup.gif

QUOTE(Mbgmotta @ Apr 5 2011, 09:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bem, ja ouvi aqui no forum que a tanto fazia em algumas cias. Posso te dizer que na Azul o que vale é o curso superior de Ciencias Aeronauticas.

Sou aluno da PUCRS tb, e o curso te abre as portas pra outras profissões além de piloto sim. Mas não sei se vale a pena. O curso de C.A. da PUCRS é mais voltado pra pilotos mesmo, tendo que fazer PC/Multi/Jet pra se formar. Se você não quer voar, acho que não é uma boa fazer, pq vai gastar uma boa grana em horas de voo e simulador.

Maaaas se tu quer ser piloto e tem condições de bancar a CA da PUC, faz. Te garanto que não vai se arrepender. Não se preocupa com os comentários do fórum, corre atrás. Vai lá na PUC fazer uma visita e tira tua opinião, tu vai ver que o que a maioria "fala" aqui no fórum não é verdade.

#13 Air Force One

Air Force One
  • Usuários
  • 3.026 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992

Postado 05 de abril de 2011 - 22:05

QUOTE(EMB-110P1 @ Apr 5 2011, 06:43 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Qdo vc pergunta pros alunos de CA, eles SEMPRE dizem que o que manda é o Curso, e que eles estão à frente dos outros porque cursam CA, e costumam ENCHER A BOCA pra dizer QUE "SÃO MELHORES QUE OS PILOTOS FORMADOS EM AEROCLUBES". Isso é praticamente um chavão desse pessoal. Porém só eles mesmos que dizem isso.

Aprendi isso na faculdade de ciencias aeronáuticas, mas você pode usar para a vida.
A partir do momento que você generaliza algo, sua afirmação perde total credibilidade.

#14 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 5.267 posts

Postado 05 de abril de 2011 - 22:41

QUOTE(Air Force One @ Apr 5 2011, 10:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Aprendi isso na faculdade de ciencias aeronáuticas, mas você pode usar para a vida.
A partir do momento que você generaliza algo, sua afirmação perde total credibilidade.

Sem brincadeira nenhuma. Essa foi a frase usada na segunda aula de Regulamentos de Trafego.. thumbsup.gif

#15 Fabrício163

Fabrício163
  • Usuários
  • 700 posts

Postado 05 de abril de 2011 - 23:59

QUOTE(Mbgmotta @ Apr 5 2011, 07:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Senhores, assim como voces tinha essa mesma dúvida em relação ao curso de Ciências Aeronauticas/Aviação Civil. Ocorre que pesquisei bastante visitei algumas instituições e obtive informações com algums alunos e Ex-alunos de varias universidades. Vou tentar solucionar as dúvidas de voces:

A primeira coisa que todos tem que saber é que TANTO FAZ se o nome do curso é Ciencias Aeronauticas ou Aviação Civil, a matriz curricular é praticamente a mesma e para as empresas aéreas os dois são a mesma coisa. Hoje temos mais de 5 universidades de Aviação no pais. Reconhecidamente as duas melhores hoje são a PUCRS e a Anhembi Morumbi. Sou aluno da Anhembi a dois meses. Mas antes disso tava na mesma barca que voces então vou direcionar nossa análise para essas duas.
O curso de Ciencias Aeronáuticas da PUCRS foi o curso pioneiro na área e é reconhecidamente o melhor da categoria para futuros PILOTOS. Porque disso: Mesmo tendo as disciplinas de administração aéroportuária e companhias aéreas o curso exige que o aluno ao ingressar tenha já realizado 25 horas de voo. Ou seja, se voce acha que tem algum problema e que provavelmente não vai conseguir pilotar por questões fisicas essa não é a melhor alternativa.
Já o curso de Aviação Civil da UAM(Anhembi Morumbi) não faz essa exigencia. As vantagens são o fato de ser o único curso de aviação em São Paulo, de ter uma forma de ingresso mais facil já que não exige as horas de voo e principalmente de existir um relacionamento muito bom da universidade com as duas maiores companhias hoje. Vou falar um pouco mais porque estou lá e sei do que se trata: Grande parte dos hoje diretores e chefes dessas duas empresas fez o curso da Anhembi e mantem relacionamento constante com a universidade, além disso a universidade em parceria com a Tam e Gol (No segundo semestre Azul e Avianca) promove turmas "in company" dentro das empresas. Ou seja, o curso de Aviação Civil é ministrado dentro das empresas para os próprios funcionários que se interessaram pagando bem menos do que se estivessem fazendo na universidade. Já que a Companhia oferece as salas e o material necessário para que o curso aconteca dentro da companhia mesmo.
Aí surge a pergunta: Mas para quem quer pilotar o da Anhembi presta? É claro que sim! É o que quero fazer e estou lá por isso. Hoje todo o primeiro semestre do curso são as disciplinas do piloto privado que a PUCRS não oferece, ou seja, para entrar na PUCRS o candidato tem que fazer as 25 horas de voo, mas para fazer as horas o cara tem que fazer todo o teórico do PP antes num aeroclube de sua preferencia.
Falo pelos relatos que ouvi de pessoas que fizeram o PP no Campo de Marte e agora estão fazendo o curso da Anhembi. O PP da Anhembi é melhor. Enquanto no aeroclube a coisa é focada apenas para passar na ANAC na universidade voce tem a oportunidade de ampliar os conhecimentos já que as aulas são mais abrangentes e não se resumem a apenas fazer questões de bancas passadas. Além de que os professores são fantásticos, pessoas como Alberto Mendonça - Controlador de tráfego do APP SP / Marcelo Bertoldi - Instrutor de Boeing 737 da Gol / Adalberto Febeliano - Diretor de Relações Institucionais da Azul entre outros.
Bem por hora acho que já dá para ter uma noção e responder a primeira dúvida de voces. Se restou mais alguma não deixem de perguntar. Abraços!

Deixa eu ver se entendi: a UAM é melhor para quem n quer focar só em sem piloto certo?Mas em que eu poderei trabalhar em uma cia. aérea tendo o curso de C.A. da Anhembi?É possível outros empregos que n sejam dentro da cia. como controlador de tráfego aéreo ou administrador de aeroportos?Sei que o mercado está aquecido para os pilotos, mas e essas outras áreas da aviação?

Outra coisa: é possível um formando já sair empregado pela TAM e Gol, que possuem essa parceria que você citou, tanto como piloto quanto como em outra área da empresa já que as empresas oferecem o curso para quem já é funcionário tb?

E eu vi que tem dois Campus.É a mesma coisa os dois?

Obrigado.

#16 EMB-110P1

EMB-110P1
  • Usuários
  • 222 posts

Postado 06 de abril de 2011 - 00:14

Eu generalizo?

Eu já escutei um aluno de CA certa vez dizer:

abre aspas

"Daqui a pouco tempo vai ter Comandante com 20.000horas com medo de guri com 150horas"

fecha aspas

#17 EMB-110P1

EMB-110P1
  • Usuários
  • 222 posts

Postado 06 de abril de 2011 - 00:24

1) Abra a revista VEJA da semana passada (edição de 23-MAR-2011). Vá na página 107. É uma reportagem que fala justamente da Falta de Pilotos no Mercado. Um aluno de CA da PUC-RS tá falando justamente aquilo que eu reproduzi (que vc alegou que "eu estava generalizando")

#18 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17.230 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986

Postado 06 de abril de 2011 - 00:27

não quer ficar na mão? vai para aviação civil. C.A. é volta para a operação de aeronaves e noção de operação aeroportuária. Aviação Civil é voltado para trabalhos técnicos em diversas áreas relativas a uma empresa aérea ou taxi aéreo, sendo o último foco a pilotagem.

#19 EMB-110P1

EMB-110P1
  • Usuários
  • 222 posts

Postado 06 de abril de 2011 - 00:57

QUOTE(Mbgmotta @ Apr 5 2011, 09:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Minha família está na 2a. Geração de Aviadores. Entre PLA e PLAH: Meu Pai, meu Tio, meu Irmão, Irmã e um Primo.

Eu - que já tenho um Curso Superior - quis fazer CA e TODOS me convenceram a não fazer. Todos me orientaram a investir exclusivamente na prática (o que, aliás, já venho fazendo a certo tempo).

MAS VEJA BEM: NÃO ESTOU DIZENDO QUE O CURSO SEJA RUIM. PELO CONTRÁRIO, ACREDITO QUE SEJA UTIL, PRINCIPALMENTE (ou exclusivamente) QUANDO O CARA É APLICADO. Só estou criticando o posicionamento de algumas pessoas que, como já dito acima, baseados apenas numa experiencia "Acadêmica"(e não profissional), se acham os "super pilotos", ou, dependendo do caso, os "super teóricos" tongue.gif

#20 King Air Driver

King Air Driver
  • Usuários
  • 669 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1980

Postado 06 de abril de 2011 - 01:00

QUOTE(EMB-110P1 @ Apr 6 2011, 12:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
1) Abra a revista VEJA da semana passada (edição de 23-MAR-2011). Vá na página 107. É uma reportagem que fala justamente da Falta de Pilotos no Mercado. Um aluno de CA da PUC-RS tá falando justamente aquilo que eu reproduzi (que vc alegou que "eu estava generalizando")

Certamente não foi a faculdade que ensinou o cara a ser mongolóide pra falar uma besteira dessas. Humildade, educação e saber seu próprio lugar, não se ensina na faculdade. Não confunda o curso com falar bizonhices...

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)