Olha, não sei se a posição do governo português vai se manter por muito tempo. A situação por lá se deteriou bastante nas últimas 72 horas e a privatização de empresas, inclui-se a TAP, será no mínimo um símbolo ou sinal inequívoco para a comunidade européia, de que o país vai tomar as medidas necessárias para ajustar suas contas.
Rafael
Pois é Rafael, acho que Lisboa vai ter que privatizar algumas empresas. Na hipótese da Tam abocanhar a TAP, será apenas 49% pela legislação portuguesa. Os 51% restantes podem vir de investidores, de alguma parceira da aliança ou ficar com o Estado mesmo.
Quanto que será que a TAP vale?
Agora, a Tam comprando a Tap, acho que é um claro sinal de que vai todo mundo para a *A mesmo. Acho que se houvesse o risco da tam sair da *A e levar a tap junto a Lufthansa tinha entrado na jogada mais forte.
Ou não, podem levar a TP para a Star Alliance. Se essa compra hipotética vier ocorrer, ai que vão brigar feio:
- Se tudo vira SA, a Oneworld perde um parceiro importantíssimo na América Latina e ganha um concorrente de peso nas rotas do Atlântico Sul.
- Se tudo vira OW, a Star Alliance perde de cara dois mercados e fica com uma presença na Península Ibérica focada em BCN.
É esperar para ver, muitos aqui (inclusive eu) disseram firmemente que a TAM não ia comprar a Trip, e olha só, mordemos a lingua. . .