Passageiros aprovam ônibus executivos do Aeroporto JK
Roberta Machado
Publicação: 30/04/2011 08:29 Atualização:
Os ônibus executivos do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek começaram a circular ontem na capital do país. Quem teve a curiosidade de conhecer ou a necessidade de usar os coletivos de luxo na manhã de ontem viajou a um preço baixo, mas sem ter de enfrentar a lotação habitual do transporte público. A estreia do serviço definiu que os veículos partirão do terminal a intervalos máximos de meia hora. Além disso, os passageiros podem pegar a condução ou descer em qualquer parada de ônibus que esteja no percurso aeroporto JK—Esplanada dos Ministérios—Rodoviária do Plano Piloto—Setor Hoteleiro Norte—Setor Hoteleiro Sul.

Veículo rodou pelo Eixão Sul e passou em frente ao Banco Central depois de deixar o aeroporto JK (Kleber Lima/CB/D.A Press )
Apesar da alternativa, a novidade ainda não se popularizou. O primeiro ônibus a partir do local contou com apenas um passageiro. O professor Jairo Rocha, 40 anos, decidiu aproveitar a nova linha para economizar. “Fiquei sabendo agora. Acho importante, principalmente em Brasília, onde o táxi onera muito a viagem”, avaliou o morador de João Pessoa (PB). Ele calcula que tenha economizado cerca de R$ 40 reais ao optar pelo novo sistema.
Desinformados sobre a nova linha, a maioria dos passageiros continuou a usar o serviço de táxi ou a recorrer a caronas, deixando os veículos executivos com a maioria dos seus 40 lugares vazios. Os responsáveis pela novidade acreditam que a linha deve ganhar mais adeptos ao longo dos próximos três meses. Os poucos turistas que descobriram a condução de luxo aprovaram o conforto e o preço.
O juiz Eduardo Gibson, 50 anos, contou que economizou ao pagar três passagens para a família em vez de uma viagem de táxi. Morador de Fortaleza (CE), ele vem à capital com frequência para visitar o filho. “Foi um achado. Eu sempre fico assustado com o preço dos táxis. Quando soube, fiquei muito animado”, ressaltou.
O percurso também pode ser aproveitado por turistas que quiserem somente dar uma volta na cidade. Com apenas algumas horas na capital depois de uma temporada na Amazônia, o belga Hervé Pierret, 48 anos, pegou a nova linha para conhecer o Museu Nacional enquanto esperava pela conexão para casa. “É mais barato e divertido. E assim sei que não estou sendo roubado pelo motorista”, brincou.
O sistema conta com cinco veículos de luxo, dos quais um é mantido como reserva. Além de televisão, ar-condicionado, bagageiro e poltronas acolchoadas, o passageiro tem direito a sistema de internet grátis, que está em fase de testes — a empresa responsável pela linha ainda estuda a implementação do sistema de vale-transporte eletrônico. O serviço atende das 6h30 às 23h. Custa R$ 8.
Fase experimental
Por enquanto, o trajeto, a tarifa, as vantagens oferecidas pelo sistema e até mesmo o tipo de ônibus usado estão sob avaliação. “Na realidade, não houve um estudo prévio, como se faz nas linhas regulares. Então, a gente não sabe exatamente qual é o público-alvo. É no dia a dia que vamos aferir o movimento real, e, talvez, a gente faça alguns ajustes até na frota”, explicou o presidente da Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Koch Ribeiro. A tarifa cobrada, por exemplo, pode ser modificada depois do prazo experimental de 90 dias.
Durante o lançamento do sistema, eram esperadas manifestações contrárias da parte dos taxistas, mas não houve protestos formais. Koch Ribeiro acredita que também não haverá conflito com os motoristas no futuro. “A demanda da população é grande por esse tipo de serviço, e existe também a proximidade dos jogos da Copa do Mundo. Teremos um grande fluxo de passageiros. Acredito que a categoria vai dividir o mercado com a TCB sem problemas e atender bem o cidadão.”
Ao todo, cerca de 800 taxistas passam até oito horas na espera por passageiros no aeroporto. Alguns temem que a clientela diminua. “Os ônibus vão tirar nossos passageiros, é só questão de tempo. Vamos ficar só com os que sobrarem, pois os que têm tempo vão preferir ir de ônibus”, reclamou o motorista Emídio Vianna, 55 anos. Até o momento, o sindicato da categoria formalizou uma crítica contra a linha.
Teste
O Decreto nº 32.888, publicado na última quinta-feira no Diário Oficial do DF, estabeleceu o período em que o novo serviço deve ficar em experimentação.
Fonte: Correio Braziliense