Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Pluna, média de 60% de ocupação em Confins

Já existem 21 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 leelatim

• Usuários
  • 2756 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:25/01/1977
Reputação: 297

Postado 27 de maio de 2011 - 09:04

Aviação Brasil
26 mai, 2011 às 8:05
Pluna, média de 60% de ocupação em Confins

A companhia aérea uruguaia Pluna completou com sucesso três meses de operação em Belo Horizonte (Confins). A empresa alcançou a marca de quatro mil clientes transportados e uma ocupação média de 60%. De acordo com o diretor comercial da Pluna no Brasil, Gonzalo Mazzaferro, de fevereiro a maio, a companhia atingiu a porcentagem de ocupação prevista para os seis primeiros meses de operação.

Hoje, com a Pluna, é possível viajar de Belo Horizonte diretamente ao Uruguai em cerca de três horas. Além disso, os passageiros podem alcançar facilmente outros destinos da empresa por meio da rota, como Buenos Aires e Santiago. Com o sucesso da rota, a companhia já solicitou à ANAC autorização para operar voos diários na região.

Devido ao seu crescimento, a Pluna adquiriu três novos Bombardier CRJ 900 NextGen, que chegarão a Montevidéu antes do final do ano, juntando-se a atual frota de 10 aviões. A próxima operação no Brasil, a rota Brasília-Montevidéu, será inaugurada em junho.

Atualmente, dos 15 destinos oferecidos pela companhia, oito estão relacionados ao Brasil (São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre), e 44% do total de pessoas que viajam pela Pluna têm o País como destino ou partida.

sobe

#2 PedroCNF

• Usuários
  • 2055 Postagens
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:01/01/0101
Reputação: 295

Postado 27 de maio de 2011 - 09:41

Nao consigo entender como a LAN ou a AR não entram no mercado BH-BUE ate hoje.
As brasileiras ate entendo pela falta de espaço mas essas realmente nao da pra entender...
Mais sucesso ainda a PU e parabens por acreditar no mercado mineiro que superou as expectativas e em tempo
recorde ja transformou o voo em diario.

Abs

#3 spitfire

• Usuários
  • 1867 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte
  • Data de Nascimento:32/13/2011
Reputação: 170

Postado 27 de maio de 2011 - 09:49

muitos estrangeiros tem a visão diferente do Brasil.
estive em GRu uma vez e encontrei um uruguaio que desconhece além de SP. ja ouviu algo sobre RJ.. imaginem só..
daí, o desconhecimento de outros mercados e a falta de atitude em desbravar os proprios conceitos, assemelhando com a propri Argentina e chile..

Editado por spitfire, 27 de maio de 2011 - 09:54 .

#4 Brasuca

• Usuários
  • 1729 Postagens
  • Cidade/UF/País:BSB
  • Data de Nascimento:10/03/1983
Reputação: 215

Postado 27 de maio de 2011 - 12:02

Dá uma média diária de 50 pax?

Acho pouco! Ainda mais pra uma cidade sem conectividade com AEP/EZE, mesmo que via MVD.

Acho que em BSB não vai ser muito diferente... Aqui no JK, pelo menos, tem propaganda da Pluna em alguns lugares...

#5 PedroCNF

• Usuários
  • 2055 Postagens

Postado 27 de maio de 2011 - 12:13

Pouco pra TAM e GOL que operam avioes de 180 lugares.
Fora a qtde de pax que vai via GRU e GIG...

#6 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 27 de maio de 2011 - 12:23

View PostBrasuca, em 27 de maio de 2011 - 12:02 , disse:

Dá uma média diária de 50 pax?

Acho pouco! Ainda mais pra uma cidade sem conectividade com AEP/EZE, mesmo que via MVD.

Acho que em BSB não vai ser muito diferente... Aqui no JK, pelo menos, tem propaganda da Pluna em alguns lugares...

Eu não acho que a Pluna que vai muito além disso não. As conexões são boas em MVD, mas o cone sul é um caso a parte. A TAM por exemplo oferece em CNF uma conexão excelente via GRU para EZE, SCL e MVD, no dois primeiros voando wide body no segundo trecho. Já simulei algumas situações onde a JJ ganha da PU em preço, sem contar que determinadas tarifas da uruguaia exigem pagamento da bagagem, do lanche, etc. Com o aumento da oferta em todas as bases eu só posso concluir que ela está satisfeita com loads que a princípio parecem modestos.

Editado por E175, 27 de maio de 2011 - 12:23 .

#7 iGO MD

• Usuários
  • 576 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:14/12/1991
Reputação: 113

Postado 27 de maio de 2011 - 13:01

Isso tá me cheirando má divulgação pelas agencias de turismo.Vamos criar pacote minha gente.

#8 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens

Postado 27 de maio de 2011 - 14:12

View PostiGO MD, em 27 de maio de 2011 - 13:01 , disse:

Isso tá me cheirando má divulgação pelas agencias de turismo.Vamos criar pacote minha gente.

Não sei, acho que não. Na verdade quem divulga mal é a própria Pluna. No dia do voo inaugural a empresa não tinha nenhum material e sequer tinha estratégia definida, segundo eu ouvi de um funcionário da própria empresa (do escritório de vendas no país). Mas repito, não acho que o resultado seja ruim para o modelo que a companhia desenvolve.

#9 Brasuca

• Usuários
  • 1729 Postagens
  • Cidade/UF/País:BSB
  • Data de Nascimento:10/03/1983
Reputação: 215

Postado 27 de maio de 2011 - 15:00

E175,

Ruim não é, tanto é que CNF-MVD vai ser ampliado para voos diários.

Mas a crítica é que, pela oferta reprimida entre Brasil e Argentina, e BH sendo a sexta maior cidade do Brasil, que 50 pax por dia não é lá um sucesso. Culpa de BH? Não mesmo! Mas da Pluna, que depois da queda da VARIG, perdeu força.
Po, nem um par de 737 ela consegue.

#10 PedroCNF

• Usuários
  • 2055 Postagens

Postado 27 de maio de 2011 - 15:08

View PostBrasuca, em 27 de maio de 2011 - 15:00 , disse:

E175,

Ruim não é, tanto é que CNF-MVD vai ser ampliado para voos diários.

Mas a crítica é que, pela oferta reprimida entre Brasil e Argentina, e BH sendo a sexta maior cidade do Brasil, que 50 pax por dia não é lá um sucesso. Culpa de BH? Não mesmo! Mas da Pluna, que depois da queda da VARIG, perdeu força.
Po, nem um par de 737 ela consegue.

Discordo totalmente. Esse e o modelo de negocios da empresa. Que por sinal esta dando muito certo.
A epoca que vc diz que ela tinha força e operava 737 foi justamente a epoca que ela e sua mantenedora quebraram.
O Uruguai é um país pequeno. Não tem muito tráfego. E como ja foi dito anteriormente, nõa faz diferença fazer cnx em GRU ou GIG ou MVD. Tem a questão da lingua, milhas etc. Entao eu acho um baita resultado. ACho que eles tambem pensm assim tanto e que vao para diario e tb BSB.

Abs

PS. BH pode ser a sexta maior cidade do Brasil, mas é a terceira Região Metropolitana, que é o que interessa.
Além disso sua RM possui o terceiro maior PIB do Brasil.

#11 Abel_BSB

• Usuários
  • 1374 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasilia/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:27/03/1972
Reputação: 207

Postado 27 de maio de 2011 - 15:08

Eu acredito que esses 60% de ocupação tenham sido afetados também pelo numero de frequências oferecidas. Parte significante dos Pax da Pluna com origem em BH podem ter utilizado GRU para voltar ou ir em dias que a empresa não operava em CNF. Como a Pluna tem esses dados, deve te-los estudado e decidido por aumentar a oferta na cidade.

Lembro que um voo diário tem uma dinâmica completamente diferente de voos com 3,4,ou 5x na semana. Esse voo será sucesso garantido com operação diária. Iniciar uma operação com 50 pax de média eu não acho ruim para um avião com 89 assentos. Se fosse um A319/20 ou 738 eu concordaria. O breakeven da aeronave da Pluna deve ser em torno de 40-45pax, ou seja, a empresa está ganhando dinheiro.

abs

#12 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens

Postado 27 de maio de 2011 - 16:35

Exato. Todos esses fatores colocados são bastante pertinentes, acho que é um misto de tudo isso que foi dito pelos colegas. De julho em diante a performance será mais definitiva, até porque esse era o objetivo da Pluna desde o começo. Na ocasião do lançamento o diretor geral disse que estavam entrando com 4x mas que a idéia era tornar o voo diário para que seja possível focar também o corporativo, que é um componente fundamental em qualquer rota.

#13 Leonardo de Paula

• Usuários
  • 656 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasilia - DF - Brasil
  • Data de Nascimento:28/08/1981
Reputação: 100

Postado 27 de maio de 2011 - 16:38

Acredito que em BSB veremos o mesmo case de sucesso e até o final do ano tenhamos a operação diária. Tenho visto muita propaganda da Pluna já no aeroporto, nos jornais e revistas, internet e até em rádio. Eles estão apostando bem mesmo. Sucesso a Pluna em todo o Brasil, e que venham mais cidades!

#14 josealvesjr

• Usuários
  • 1 Postagens
  • Cidade/UF/País:rio de janeiro
  • Data de Nascimento:30/01/1963
Reputação: 0

Postado 27 de maio de 2011 - 17:56

View Postspitfire, em 27 de maio de 2011 - 09:49 , disse:

muitos estrangeiros tem a visão diferente do Brasil.
estive em GRu uma vez e encontrei um uruguaio que desconhece além de SP. ja ouviu algo sobre RJ.. imaginem só..
daí, o desconhecimento de outros mercados e a falta de atitude em desbravar os proprios conceitos, assemelhando com a propri Argentina e chile..

Esse uruguaio seria louro com caixinhos dourados? Conhecer São Paulo e ter ouvido falar do Rio de Janeiro me parece um pouco Alice demais!!!!

#15 nilsonsfj

• Usuários
  • 300 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/11/1985
Reputação: 189

Postado 27 de maio de 2011 - 19:45

Acho que o problema é divulgação - a maior parte das pessoas aqui de BH ainda não conhece o vôo da Pluna.
Mas todo mundo com que eu converso que conhece a Pluna, quando foi ou vai pra Buenos Aires, está indo de Pluna.

É questão de tempo e os diários vão melhorar isso.

#16 J.Leo

• Usuários
  • 629 Postagens
  • Cidade/UF/País:B.Hte
  • Data de Nascimento:18/09/1955
Reputação: 424

Postado 27 de maio de 2011 - 21:25

View PostPedroCNF, em 27 de maio de 2011 - 15:08 , disse:

PS. BH pode ser a sexta maior cidade do Brasil, mas é a terceira Região Metropolitana, que é o que interessa.
Além disso sua RM possui o terceiro maior PIB do Brasil.

Complementando:
A Região Metropolitana de Belo Horizonte ou RMBH é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população de 4.882.977 habitantes, conforme o Censo 2010, sem contar o colar metropolitano. Seu produto interno bruto (PIB) somava em 2008 cerca de 98,5 bilhões de reais, dos quais aproximadamente 45% pertenciam à cidade de Belo Horizonte. A Grande BH é ainda o 62º maior aglomerado urbano do mundo e o sétimo maior da América Latina.

#17 spitfire

• Usuários
  • 1867 Postagens

Postado 27 de maio de 2011 - 21:47

View Postjosealvesjr, em 27 de maio de 2011 - 17:56 , disse:

Esse uruguaio seria louro com caixinhos dourados? Conhecer São Paulo e ter ouvido falar do Rio de Janeiro me parece um pouco Alice demais!!!!

disse ser diretor da unidade da Michelan para a AL. snme a fabrica ficava em que trabalhava ficava em campinas, franca, pres. prudente.. por ali, n lembro.
mas disse conhecer pouco sobre o rio e só.

#18 spitfire

• Usuários
  • 1867 Postagens

Postado 27 de maio de 2011 - 21:54

View Postspitfire, em 27 de maio de 2011 - 21:47 , disse:

disse ser diretor da unidade da Michelan para a AL. snme a fabrica ficava em que trabalhava ficava em campinas, franca, pres. prudente.. por ali, n lembro.
mas disse conhecer pouco sobre o rio e só.

uruguaio que mora no chile e q n conhece o brasil de forma como deveria, soa estranho.
ate pensei ter caído na labia, como o amaury jr. caiu na labia do dono da gol, rsrs
http://epoca.globo.c.../especial1b.htm

#19 Fred

Dr. Metal

• Moderador
  • 8075 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus, Amazonas, Brasil
  • Data de Nascimento:26/01/1981
Reputação: 905

Postado 27 de maio de 2011 - 22:08

A Pluna é uma empresa vem colhendo excelentes resultados desde o início da operação do CRJ900 no 1o. semestre de 2008. Tenho certeza que a PU tem dados suficientes quanto ao volume de tráfego de CNF para colocar o voo como diário, apesar desta informação aparentemente decepcionante.

Abs

#20 Leonardo de Paula

• Usuários
  • 656 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasilia - DF - Brasil
  • Data de Nascimento:28/08/1981
Reputação: 100

Postado 28 de maio de 2011 - 16:24

Independente de tudo temos que concordar em uma coisa: a Pluna é a TAP sulamericana pro Brasil!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)