Jump to content

Photo

Livros sobre a FAB

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
82 replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 09 de November de 2006 - 16:29

Meus prezados:
Pediram-me, em MP, relação de livros sobre a Força Aérea Brasileira.
Após uma pesquisa, encontrei o seguinte:

“FAB na Segunda Guerra Mundial”
http://www.adler-books.com.br/livros/pedidos_livros_fab.htm
“Senta a Pua” autor: Rui Moreira Lima – imperdível. Talvez encontre-se-o em sebo
“Missão Sessenta” autor: Fernando Soares Pereyron Mocelin. Idem
“A decolagem de um sonho” A história da criação da EMBRAER, pelo Ministério da Aeronáutica – autor: Ozires Silva ed. Lemos Editorial
“Translado de Aeronaves Militares” autor: José Eduardo Magalhães Motta ed. Clube do Livro – Incaer. Além de registrar os vôos, o autor analisa a importância dos translados para a evolução da operacionalidade da FAB.
“A Força Aérea Brasileira de 1941-1961 Como eu a vi...” autor: J. Eduardo M. Motta - Ed. Clube do Livro – Incaer
“Estória Informal da Aviação de Caça – Contos e Causos” aut.: Associação Brasileira de Pilotos de Caça – www.abra-pc.com.br
“FAB na Segunda Guerra Mundial” aut.: Luciano Barbosa Monteiro – Agência Look - (11) 3256-0435
“Momentos de decidir – Fatos e Reminiscências” aut.: Alcebíades de Barros Calhao – ed. Asa fone (11) 55422321
“P-47D Thunderbolt na FAB de 1945 a 1957” aut.: Mauro Lins de Barros editora Adler - (21) 2507-3838
“Vôo de Alto Risco” aut.: Helio Antonio Simas – ed.: Record – Edição Paperback, 1999 ISBN: 85-01-05633-2
“Guia Oficial do Museu Aeroespacial” – Agência Look tel.: (11)3256-0435
“A História do 1º Grupo de Caça 1943/1945” autor: John W. Buyers
Encomendas: assinaturas@revistaasas.com.br ou fone: (11)3831-2115
“P-47 B4 – O avião do Dornelles” editora: Clube do Livro – INCAER incaer@maerj.gov.br
“Asas do Brasil – Uma história que voa pelo mundo” A história do ITA e do CTA - Autor: Cosme Degemar Drumond – Editora de Cultura
“Os bombardeiros A-20 no Brasil” autor: Gustavo Wetsch – Instituto Histórico Cultura da Aeronáutica (INCAER)
“Diário de um herói de guerra” - Autor: Roberto Pessoa Ramos Neto, ex-“Senta a Pua” – Agência Look fone: (11)3256-0435
“Aeronaves Militares Brasileiras 1” EMBRAER 326GB XAVANTE AT-26 – autores: Aparecido Camazano Alamino e Rudnei Dias da Cunha - e-mail: aeromilbr@fly.to
“Eu vi, vivi ou me contaram” autor: Carlos Phillippe Ache Assumpção – ed.: Clube do Livro do INCAER (Pça. Mal.Âncora, 15-A, Centro – Rio de Janeiro-RJ, 20021-200
"Já te Atendo Tchê - História do 1º/14º GAV " autor: Rudnei Dias da Cunha - e-mail: aeromilbr@fly.to
Revista "Força Aérea" nº 18 - Mar/Abr/Mai 2000 onde é narrada a primeira interceptação real em céus brasileiros! Um avião cubano interceptado pelos Mirages.

#2 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 04 de February de 2007 - 15:00

Meus prezados:
Atualizando a relação:
"Montenegro" - biografia do Marechal-do-Ar Casemiro Montenegro da Silva, criador do CAN (Correio Aéreo Nacional).
Autor: Fernando Morais editora Planeta do Brasil.
"Cruzex III - Aeronaves e Unidades" - Operação Cruzeiro do Sul - 166 fotos e textos. - editora Adler Books

#3 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,872 posts
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976

Posted 04 de February de 2007 - 22:44

Colocaria ai dois livros IMPERDIVEIS

Overnight tapachula - Cap-Av Alberto Martins Torres. A respeito do translado de 400 PT-19 dos EUA ate o Brasil. OBRIGATORIO!

A historia do 1/14 - Maj-Brig-do-Ar Marion.

Tem outros do Brigadeiro MM ( magalhaes motta) que também são muito bons. Um que fala das aeronaves que a FAB operava dos anos 40 ate os anos 60.....

Sem contar varios outros periodicos, livros, revistas, enfim.....a FAB tem uma história bem contada nesse ponto. De modo informal, mas tem.

#4 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 26 de February de 2007 - 00:28

Meus prezados:
Mais um interessante livro sobre a caça da FAB:
"Voando com o Destino" - Ten. Brig. Ronald Eduardo Jeckel
Saga de um piloto de caça. Um dos "Dijon Boys"
aquisição: fones (21)2101-4966 ou (21)2101-6125

#5 Motoki

Motoki
  • Usuários
  • 233 posts
  • Cidade/UF/País:Brasilia-DF
  • Data de Nascimento:01/02/1975

Posted 28 de February de 2007 - 22:46

Adiquiri o seguinte livro

"A hsitória do 5 gav" autor : aparecido camazano , editora adler books

O livro é uma boa referência com alguns perfis das aeronaves que equiparam o GAV.
É mais ou menos um "diario" das atividades dos 2 grupos do 5GAV , então a narrativa as vezes fica monotona e repetitiva.
Entretando , acho que vale a pena

#6 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 17 de March de 2007 - 20:55

Prezado Thiago:
Provavelmente, em relação ao Brig. Magalhães Motta, o livro a que te referias era:
“A Força Aérea Brasileira de 1941-1961 Como eu a vi...” autor: J. Eduardo M. Motta - Ed. Clube do Livro – Incaer", já mencionado no post.
Atualizando:
"A história do 5º Grupo de Aviação -1947-2006" autor: Aparecido Camazano Alamino - Adler Aviation Art&Books - Agência Look
fone: (11)3256-0435 RS$75,00 (mais remessa postal)

#7 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 23 de March de 2007 - 22:27

Meus prezados:
Mais um para a coleção:
"A história do 350° Fighter Group da Fôrça Aérea Americana" autor: John W. Buyers - editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
Obs.: O 1º Grupo de Aviação de Caça, da FAB, integrou o 350°.

#8 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 17 de November de 2007 - 13:14

Meus prezados:
Mais um livro, atualizando a relação:
Tormim, Brilho Fugaz-CR Editorial (Revista ASAS), R$38,00
Durante a 2ª Guerra Mundial, numa típica manhã de ensolarada na cidade de Pisa, enquanto pilotos e mecânicos do 1º Grupo de Aviação de Caça – o Senta a Púa! – se preparavam para mais uma missão de ataque contra alvos das Forças Armadas Alemãs, dois modernos caças North-American P-51D Mustang, de um dos mais famosos esquadrões de caça da USAAF (força aérea do exército norte-americano), o 31st Fighter Group, travaram um feroz combate simulado contra um único caça da Força Aérea Brasileira, o Republic P-47D Thunderbold.
Para aqueles moradores da cidade e tripulantes da base aérea, que do solo assistiam a esse combate, ficava a impressão que os ágeis Mustang e experientes pilotos da USAAF levariam a vitória, mas em poucos minutos, todos foram surpreendidos pela astúcia daquele jovem piloto nos comandos de seu Thunderbolt.
Esse episódio ficou gravado nas gloriosas páginas da história da Força Aérea Brasileira e, apesar de sua relevância para o 1º Grupo de Aviação de Caça, a memória do protagonista desse feito, o asp.-av.-R.C. Roberto Tormim Costa, ficou ofuscada ao longo dos mais de 60 anos desse feito.
Este livro, escrito em forma de romance, é o primeiro que se dedica ao resgate da memória do jovem aspirante, contando desde o seu ingresso na Força Aérea Brasileira até a sua prematura morte num acidente durante um vôo de treinamento, nas proximidades na base aérea de Santa Cruz (RJ) em 1946.

#9 Bandeirante

Bandeirante
  • Usuários
  • 1,895 posts
  • Interests:Aviação Militar/Civil
  • Cidade/UF/País:03 46 33S/038 31 56W
  • Data de Nascimento:03/05/1986

Posted 18 de November de 2007 - 23:51

QUOTE(Motoki @ Feb 28 2007, 10:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Adiquiri o seguinte livro

"A hsitória do 5 gav" autor : aparecido camazano , editora adler books

O livro é uma boa referência com alguns perfis das aeronaves que equiparam o GAV.
É mais ou menos um "diario" das atividades dos 2 grupos do 5GAV , então a narrativa as vezes fica monotona e repetitiva.
Entretando , acho que vale a pena

Onde posso comprar este livro pela internet?

#10 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,872 posts
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976

Posted 19 de November de 2007 - 01:09

"Voando com o Destino" - Ten. Brig. Ronald Eduardo Jeckel

Brigadeiro Jaeckel, ultimo oficial da FAB que começou a voar no PT-19. Terminou o curso de caça em 72, na raça. Pegou uma esteira de turbulência de outro mirage, que quase fraturou uma vértebra. Quase iriam desliga-lo, mas ele foi com muita raça e terminou o curso, mesmo sentindo fortíssimas dores , e tendo de aprender a falar francês.

Vale a pena.

Ah, e todos os livros do Cel R/R Camazano tem excelentes fotos. valem a pena tbm

Abraço.

#11 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 19 de November de 2007 - 08:28

QUOTE(Thomas @ Nov 19 2007, 12:51 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Onde posso comprar este livro pela internet?

"A história do 5º Grupo de Aviação -1947-2006" autor: Aparecido Camazano Alamino - Adler Aviation Art&Books - Agência Look
fone: (11)3256-0435 RS$75,00 (mais remessa postal).
Prezado Thomas:
Pela internet, não sei. Mas tenta o telefone acima.

#12 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 19 de November de 2007 - 14:01

QUOTE(Thiago @ Nov 19 2007, 02:09 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Brigadeiro Jaeckel, ultimo oficial da FAB que começou a voar no PT-19. Terminou o curso de caça em 72, na raça. Pegou uma esteira de turbulência de outro mirage, que quase fraturou uma vértebra. Quase iriam desliga-lo, mas ele foi com muita raça e terminou o curso, mesmo sentindo fortíssimas dores , e tendo de aprender a falar francês...

Prezado Thiago:
Vamos vêr como o próprio Brig. Jaeckel narra esta desventura:
"No último combate, porém, o meu instrutor iniciou sua curva antes da notificação de contato visual, colocando-se em posição de grande vantagem em relação ao meu avião, o que tornava a situação desesperadora para mim, já que, qualquer que fosse a reação usual que eu tomasse, eu ficaria à mercê dos seus canhões. Enquanto observava o meu oponente se aproximar velozmente, em uma curva de enquadramento de tiro, aparentemente despreocupado por acreditar que eu não o estivesse avistando, lembrei-me de uma manobra defensiva ensinada pelo instrutor Capitão Charrin, em um dos últimos vôos que fiz em Dijon. Assim, inopinadamente e no momento exato, comandei um tounneau de G numa reversão a mais apertada possível, puxando o nariz do avião para cima e, ao mesmo tempo, pressionando com força o pedal de dentro enquanto levava o manche à esquerda e o colava na barriga.
O Mirage, bom nessa manobra, reagiu urrando como uma fera.
E deu certo!
"Ça y est!" gritei numa expressão tipicamente francesa (É isso aí!).
O meu instrutor passou espirando por baixo. Apertei o que pude, rolando sobre êle e encaixando na sua retaguarda. Até parecia um passe no tempo do Gloster a 400 jardas da cauda da biruta. Um prato feito!
E aí aconteceu o pior!
Cruzei a sua esteira de turbulência. Foi uma pancada brutal. A dor irradiou por toda a minha coluna vertebral. Meu anti-G inflou violentamente, estrangulando terrivelmente meu abdômem, insensibilizando minhas pernas.
O ponteiro do acelerômetro registrou 9G!
O retorno para a base foi doloroso e o resto do curso se tornaria um verdadeiro calvário."
Resultado: três hérnias de disco lombar e danos na bacia pélvica.
fonte: Revista "Força Aérea" jun/jul/ago 2002

#13 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 22 de December de 2007 - 16:10

Meus prezados:
Mais um livro para a nossa biblioteca, referente à FAB:
Heróis dos céus - A iconografia do 1º GAV Caça na Itália. Legendas por Rui Moreira Lima e José Rebelo Meira de Vasconcelos. Action Editora. Aquisição pelo fone (21)3325.7229 ou contato@forcaaerea.com.br

#14 Fernandilson

Fernandilson
  • Usuários
  • 161 posts
  • Cidade/UF/País:Nova Iguaçu - RJ - Brasil
  • Data de Nascimento:19/09/1978

Posted 26 de December de 2007 - 21:12

eu comprei o Senta a Pua aqui no Rio de Janeiro, valeu cada centava investido, o livro é muito bom!!! thumbsup.gif

ahhh custou-me a bagatela de 15 reais em um sebo no centro do Rio de Janeiro

#15 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 04 de February de 2008 - 12:34

Meus prezados:
De uma conversa aqui no CR e pesquisando na internet descobri mais duas obras para a nossa biblioteca sobre a FAB:
Voar - História da Aviação e do Paraquedismo Civil Brasileiro
autor: Penteado, João Ricardo
editora: Senac São Paulo
onde encontrar: Livraria Saraiva ao prêço de Rs$45,00
nota: Este livro também aborda a rivalidade entre os "asas brancas" (oficiais da reserva) e os "asas pretas" (oficiais de carreira) na FAB, por ocasião da WW2.
Os "Asa Branca"
autor: Melo, José Lins de - 1987
editora: Revista Aeronáutica Editora

#16 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 27 de May de 2008 - 23:34

Meus prezados:
Mais um para enriquecer o acervo:
Memorias de um piloto de patrulha
autor: Maj. Brig. Ivo Gastaldoni
ed. Papeis e Copias e Markgraph

#17 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,294 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ
  • Data de Nascimento:14/04/1954

Posted 06 de July de 2008 - 20:22

Comprei o "Senta a Pua" via Internet. Paguei caro, 47,00 reais, mas como queria muito lê-lo, não hesitei. Ainda paguei 14,00 pela remessa. Mas chegou rapido, um exemplar bem conservado, e já estou lendo.

Acabei de ler o "Montenegro", que me surpreendeu, pois foi uma aula de história politica do Brasil, da FAB e do ITA. Gostei muito.

Antonio

#18 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 07 de July de 2008 - 14:20

QUOTE(Kellet @ Jul 6 2008, 08:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Comprei o "Senta a Pua" via Internet.(...) Antonio
Prezado Kellet:
A parte referente ao Danilo, cortando o cabelo numa barbearia cheia de alemaes, eh digna de filme de Hollywood! Se ele fosse um piloto americano jah o teriam feito sobre sua aventura...

#19 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,294 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ
  • Data de Nascimento:14/04/1954

Posted 12 de July de 2008 - 16:34

QUOTE(jambock @ Jul 7 2008, 02:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Prezado Kellet:
A parte referente ao Danilo, cortando o cabelo numa barbearia cheia de alemaes, eh digna de filme de Hollywood! Se ele fosse um piloto americano jah o teriam feito sobre sua aventura...

Prezado Jambock,

Ainda não cheguei lá, mas devo estar por perto, pois eu tou na fuga do Danilo.
Esta semana voei CGH-BSB conversando com o Cmte. Noelio, 29 anos de TAM, que estava de extra no voo. Um cara sensacional, conversamos o voo inteiro (só havia 35 pax, tava tranquilo, não tinha ninguem pra ouvir), e ele me deu uma aula de aviação, de F100 e de A 319/320. Eu estava com o livro na mão, prometi que assim que acabar de ler (e vai ser rapido) vou dar o meu exemplar de presente para ele. Aliás, falei do CR pra ele, e sugeri que ele passe a entrar aqui.

Grande Abraço

• danilo85 likes this

#20 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,719 posts

Posted 12 de July de 2008 - 21:13

QUOTE(Kellet @ Jul 12 2008, 04:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Prezado Jambock,
(...)
presente para ele. Aliás, falei do CR pra ele, e sugeri que ele passe a entrar aqui. Grande Abraço
Prezado Kellet:
Nao da de presente para ele, nao! Disco, livro e mulher nao se deve emprestar. Quanto mais, dar. eheheheheh
Assim, como voce, eu tambem faço uma campanha para arregimentar novos colegas para o CR. Pintou endereço de e-mail, lah estou eu convidando.
Soh uma observaçao: o cmte Noelio, mesmo que seja moveis e utensilios da TAM nao pode ter 29 anos de empresa. A TAM eh mais jovem que isso. Provavelmente ele eh ex-Varig, ex-Transbrasil, ex-VASP, etc. Sua adesao ao CR serah, por certo, muito interessante.
Uma curiosidade: Qual a impressao dele sobre o F-100?