Jump to content

Photo

Livros sobre a FAB

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
91 replies to this topic

#61 Leo Lima

Leo Lima
  • Usuários
  • 126 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Preto/SP
  • Data de Nascimento:20/03/1975

Posted 18 de May de 2012 - 08:06

Mitsubishi ZERO, livro bem pós segunda guerra, não me lembro o autor (já faz um bom tempo...), conta a história do avião e sua operação na segunda guerra, bem detalhado, autor japonês, mas filtrado pela censura americana. O mesmo autor narra também em outro livro, a saga kamikase na guerra do pacífico, bem detalhado, com fotos , mas com filtro dos gringos tbm, bem pós segunda guerra, década de 50 ou 60, se não me falha a memória.

#62 Leo Lima

Leo Lima
  • Usuários
  • 126 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Preto/SP
  • Data de Nascimento:20/03/1975

Posted 18 de May de 2012 - 08:38

OPS... Não é sobre a FAB (fail), mas mesmo assim recomendo!!!

#63 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 19 de May de 2012 - 00:15

Meus prezados:
Este livro aborda um fato nebuloso. Colisão entre um F-5 e uma aeronave civil, nas proximidades de Porto Alegre/RS.
LIVRO: "Estranha Colisão Aérea" (Arnaldo Mallmann)

Livro questiona postura da FAB em acidente de 1984.
Obra aponta fatos que teriam sido desconsiderados na investigação do caso

O médico Arnaldo Mallmann lança nesta sexta-feira, 18, o livro Estranha Colisão Aérea, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country. A obra aborda o acidente aéreo ocorrido em dezembro de 1984, que envolveu um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) e o monomotor Corisco, da Embraer, nas proximidades de Porto Alegre e Canoas. O livro manifesta inconformidade diante das conclusões apresentadas pela Aeronáutica em relação à colisão, que colocaram o promotor de justiça aposentado e piloto do monomotor Albano Mallmann, irmão do autor, como o único culpado pela tragédia.

Antes de formar-se em Medicina, Arnaldo Mallmann foi integrante da FAB, onde exerceu as funções de controlador de voo por quase 10 anos. No texto, o médico cita três casos de acidentes aéreos similares envolvendo aeronaves militares e civis – em 1959, 1967 e 1984 -, nas quais as investigações apontaram para a responsabilidade dos civis e inocência dos militares. Estranha Colisão Aérea pretende mostrar a comprovação de outra versão no terceiro caso. O livro defende que as teses apresentadas pela investigação foram apoiadas em conclusões e relatórios desvirtuados da realidade dos fatos.

Na obra, o autor aponta fatos que estiveram distantes da análise, como o tráfego aéreo, interpretações de transcrições das gravações da fala entre pilotos e torre de controle, e o desaparecimento do altímetro do avião civil. O depoimento da testemunha ocular da colisão, mapas e cartas com vícios de demarcação e rasuras em documentos oficiais da investigação, entre outros, também não foram considerados no inquérito, segundo o livro.

A publicação leva prefácio do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, e do advogado da família, que atuou no caso, Marco Tulio de Rose.

http://www.coletiva.... ... icia=45483

.

Edited by jambock, 19 de May de 2012 - 00:18 .

#64 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 14 de June de 2012 - 01:31

Meus prezados:
Esquadrilha da Fumaça - 60 anos de história
autor: Luiz Carlos Fernandes de Souza Filho
editora: Publit
enderêço: Miguel Lemos nº 47 cj. 711 - Copacabana - RJ/RJ fone (21) 2525-3936 - www.publit.com.br
Maiores detalhes: http://www.esquadril...-da-fumaca.html

Edited by jambock, 14 de June de 2012 - 01:39 .

#65 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 31 de October de 2012 - 00:36

Meus prezados:
Na trilha da Fumaça
Autor: Ricardo Beccari
Ed. Beccari Editora
Prêço: R$ 139,00
Aquisição: http://www.bianch.co...do-beccari.html

#66 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 04 de November de 2012 - 00:42

Meus prezados:
Embraer EMB-145 ISR - Programa, Versões, Operadores e Emprêgo
Autor: Sérgio Santana
Editora: C&R Editorial
www.creditorial.com.br

#67 transvasp

transvasp
  • Usuários
  • 5,155 posts
  • Cidade/UF/País:Salvador - Bahia - Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1974

Posted 22 de January de 2013 - 08:28

LIVRO: “Sob um Azul Profundo – O Esquadrão Corsário em Ação”

Posted Image

Capa do novo livro do fotógrafo e pesquisador Oswaldo Claro Jr.

Aproveitando a oportunidade pelos 25 anos de vida da aeronave Boeing 707 na Força Aérea Brasileira, o Esquadrão Corsário convidou o fotógrafo Oswaldo Claro, especializado em aviação militar, a registrar através das lentes a rotina das missões do Boeing durante um ano. O resultado pode ser visto no livro “Sob um Azul Profundo – O Esquadrão Corsário em Ação”, onde o leitor acompanha, ora no jump seat na cabine de comando, ora próximo a cauda junto aos observadores, como o esquadrão reabastece caças em voo, transporta carga e pessoas. Tudo sob ângulos inusitados.

Das pranchetas da Boeing nos anos 1950 aos céus de todos os continentes, o 707 e suas versões conquistou a admiração do público, e, também, um lugar de destaque por sua importância na história da aviação.

Posted Image

Uma das fotos do Boeing 707 (KC-137) do Esquadrão Corsário no livro. (Foto: Oswaldo Claro Jr.)

Sua era de glórias já passou, mas seu legado não. O 707 ainda vive intensamente a rotina de voos, cada vez mais restritos aos operadores militares, porém, a aposentadoria começa a surgir no horizonte, inclusive no Brasil, uma das dezenas de forças aéreas que contam com seus serviços.

O autor Oswaldo Claro Jr. é colunista aqui no Cavok com a coluna Asas Antárticas. O livro será em breve disponibilizado para venda na loja do Cavok Brasil, a CavokStore.

Fonte: http://www.cavok.com.br/blog/?p=61098

#68 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 29 de April de 2013 - 14:27

Meus prezados:

Xavante o guerreiro da FAB
autor: Mauro Lins de Barros
editora: Adler Editora
www.adler-books.com.br
prêço: R$ 125,00

Edited by jambock, 29 de April de 2013 - 19:50 .

#69 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 29 de April de 2013 - 19:54

Meus prezados:
Acervo Histórico do Museu Aeroespacial
autores: Mauro Lins de Barros & Oswaldo Claro Jr.
editora: Adler
www.adler-books.com.br

#70 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 29 de August de 2013 - 18:39

Meus prezados:

Jambocks 2

Autor: Celso Menezes

Desenho: Felipe Massafera

Aborda o período de treinamento  do 1º Grupo de Aviação de Caça. no Panamá e nos EUA.

Edição: Editora Devir

http://www.devir.com...ambocks_v02.php

#71 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 18 de December de 2013 - 23:21

Meus prezados:

LIVRO RETRATA AS DIVERSAS ATIVIDADES DA FAB EM 24 HORAS

17567_resize_620_380_true_false_null.jpg

Foto: FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Action Editora lançaram na noite desta segunda-feira (16/12), em Brasília, o livro “H-24! Vinte e Quatro Horas na Força Aérea Brasileira”. A publicação é um registro fotográfico que mostra a variedade de ações empreendidas pela FAB, durante um dia, para cumprir sua missão constitucional de defender e controlar o espaço aéreo. 

Cerca de 200 fotografias retratam desde o trabalho de taifeiros, as ações cívico-sociais, a formação dos futuros profissionais até os equipamentos, as aeronaves e os diversos treinamentos realizados pelos militares de norte a sul do país e, também, no exterior. 

O primeiro exemplar foi entregue pelo Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Brigadeiro Marcelo Damasceno, ao ex-Ministro da Aeronáutica, Tentente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lobo. “Este é um livro histórico e uma homenagem a todos que fazem a Força Aérea”, afirmou o Tenente-Brigadeiro.

O livro é escrito em Português, Inglês e Espanhol. “Esta obra é muito importante e permite que outros países conheçam o nosso trabalho”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira.

As imagens foram feitas pelos profissionais da editora e pelos militares da FAB. “É muito gratificante ver as fotografias que eu fiz impressas em um livro”, disse o Sargento Fotógrafo Paulo Rezende.

Publicações

A FAB já foi tema de outros livros publicados pela Action Editora. “Asas da Força Aérea Brasileira” já está na terceira edição. Também foram produzidos: “Do CAN ao SIVAM – A FAB na Amazônia”; “Heróis dos Céus – a Iconografia do 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália” e "Aviação Brasileira – Sua História Através da Arte”. “Esses livros são uma forma de contar um pouco da história e das atividades da Força Aérea Brasileira”, explicou o presidente da Action Editora, Carlos Lorch.
[i]Fonte: Agência Força Aérea 17 de Dezembro, 2013 - 21:02 ( Brasília )

Edited by jambock, 18 de December de 2013 - 23:22 .

#72 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 13 de March de 2014 - 13:39

Meus prezados:

Não é sobre a FAB, mas aborda um aspecto não muito conhecido:

Um céu cinzento

História da aviação da Revolução de 1932

Aut.: Carlos Darós

Editora da Universidade Federal de Pernambuco

R$45,00

Mais detalhes: https://www.facebock.com/UmCeuCinzento

#73 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 27 de June de 2014 - 15:50

Meus prezados:

Venturas, aventuras e desventuras - Tomo I

autor: Gustavo Adolfo Franco Ferreira

contato: livro@fordefesa.com.br

Nota: o autor aborda seu tempo de AFA, instrutor de T-6, voo no T-37C; instrutor em voo noturno se passando por disco-voador!

Em determinada altura o autor, ainda tenente com função de tenente-coronel, achou melhor "pedir as contas"...

Edited by jambock, 27 de June de 2014 - 15:51 .

#74 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 28 de February de 2015 - 19:17

Meus prezados
Sergipano se destaca em livros sobre aviação
Interesse sobre aviação partiu da inquietação do sergipano
Os constantes conflitos aéreos no oriente Médio reacenderam um alerta nos diversos países do mundo quanto a segurança aérea. As aeronaves do tipo ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) são utilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o intuito de detectar possíveis ameaças externas.
Apesar de pouco ainda se falar sobre o assunto, Sérgio Ricardo Santana Cerqueira, é o primeiro escritor brasileiro a lançar dois livros que tratam sobre aviação militar. Os livros "Embraer EMB-145 ISR- Programa, Versões, Operações e Emprego" e o “Beyond The Horizon” retratam sobre as aeronaves brasileiras de longo alcance e que fazem a segurança do espaço brasileiro.
“Os livros tanto um quanto outro tratam sobre aeronaves de alerta antecipada de controle. Essas aeronaves tem longo alcance e um equipamento de controle de outras aeronaves. Elas funcionam como torres de controle pro céu. Elas são usadas para proporcionar um alerta antecipado de ameaças contra aquele país. Então em vez do país depender de radares em terra que são limitados pela curvatura do planeta, ele agora vai se confiar também nos radares montados nas aeronaves que não são limitados por essa curvatura”, informa.
O interesse de escrever sobre aviação militar partiu da inquietação do sergipano em abordar sobre uma manobra simulada do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) que é um exercício aéreo multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o objetivo de treinar suas tropas em caso de ameaça externa.
Essa simulação ocorreu em 2006 e contou com a participação das Forças Aéreas da França, Argentina, Brasil e Venezuela, onde na oportunidade, a aeronave brasileira [Embraer 145 ISR] derrubou simuladamente outras aeronaves francesas e argentinas sem ser detectada*.
De acordo com Sérgio Ricardo Santana Cerqueira muitas foram as barreiras para o lançamento do primeiro livro. “A ideia do livro nasceu de uma teimosia. Houve um campeonato de aeromodelismo aqui em 2006, só que na ocasião, não se falava em outra coisa a não ser na missão que a força brasileira tinha participado em que uma das aeronaves que havia entrado em operação abateu simuladamente aeronaves inimigas. E eu disse que iria escrever um livro sobre isso. Cheguei em casa e comecei a pesquisar e em 2010, já tinha escrito o texto, mas não tinha quem publicasse, pois algumas editoras disseram que não tinha público por não ser uma aeronave que chamava atenção, já que não era de caça. Mesmo assim, continuei tentando e no decorrer da pesquisa conheci várias pessoas e uma dessas me pareceu confiável a ponto de fazer comigo uma versão ampliada e em maio de 2010 começamos a trabalhar o texto, ele é britânico, tinha passado mais de 30 anos na força aérea de lá”.
Mas foi em 2012 que o primeiro livro intitulado "Embraer EMB-145 ISR- Programa, Versões, Operações e Empego" foi lançado em São Paulo. Ainda não satisfeito, o sergipano continuou as pesquisas e em 2014 uma editora austríaca lançou o seu segundo livro Beyond The Horizon.
Para Sérgio Ricardo Santana Cerqueira, o que chama atenção nos seus livros é o fato deles apresentar não somente abordagens técnicas, mas relatos de quem pilotou a aeronave. “Esse livro ele teve uma coisa curiosa que eu busquei desde o começo não ser técnico ao extremo, busquei conceitos para colocar o lado pouco conhecido do assunto como pessoas que operaram essas aeronaves. Tanto um quanto o outro tem depoimentos de pessoas que tiveram em combate nessas aeronaves, ou seja, tem o lado humano ao contrário dos que tem por aí, não é um livro maçante, mas procurei trazer um assunto digamos mais fechado para perto do leitor”, elogia.
Mas a luta do escritor sergipano não vai parar por aí. Após se formar, Sérgio Ricardo pretende permanecer na área. “Quero entrar na área, quem sabe fazer a minha própria empresa ou trabalhar em algo voltado a pesquisa ou ao desenvolvimento de algum programa para facilitar a vida dos deficientes, porque hoje por exemplo existe a questão do transporte de pessoas de necessidades especiais em aeronaves. Como viajo regularmente a Brasília para tratamento, eu percebo essas dificuldades de locomoção no solo que depende às vezes de um aparelho”, afirma.
Fonte: Aisla Vasconcelos para INFONET (SE) via CECOMSAER 28 FEV 2015
Nota: o lançamento do primeiro livro mencionado já foi divulgado no CR:
http://forum.contato...re-a-fab/page-4 post 66.
* Não entendí a aeronave 145 ISR (R-99) abatendo aeronaves pois, smj, ela executa funções de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, não de combate.

Edited by jambock, 28 de February de 2015 - 19:28 .

#75 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 24 de April de 2015 - 19:55

Meus prezados 

Com a 1ª ELO na Itália - Crônicas

autor: Fausto Augusto Villanova  

Editora: Instituto Cultural da Aeronáutica

Coma1elo.jpg

Edited by jambock, 24 de April de 2015 - 20:00 .

#76 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 27 de April de 2015 - 20:16

Meus prezados

Livro: Curtiss P-40 no Brasil

capa_p-40_brasil.jpg
Autores: Leandro Casella e Rudnei Dias da Cunha
Bilíngue: Português/Inglês
96 páginas + 4 Capas
Formato: 295x225mm
Conteúdo: 180 fotos; 130 Perfis, além de tabelas distribuídos em 8 capítulos.
Segundo livro da série, “Curtiss P-40 No Brasil” resgata a saga do famoso caça americano na Força Aérea Brasileira (FAB). Empregado entre 1942 e 1954, o P-40 Warhawk foi a primeira aeronave da FAB capaz de realizar missões de caça e defesa aérea no Brasil durante a Segunda Grande Guerra. Com ele a FAB forjou a estrutura da sua Aviação de Caça. Ao término do conflito, todos os P-40 foram concentrados em Canoas, vindo a se tornar sinônimo de 1°/14° Grupo de Aviação - Esquadrão “Pampa”, unidade que teve o privilégio de usar os Warhawks por uma década até a sua desativação, há 60 anos atrás.

#77 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 24 de May de 2015 - 00:29

Meus prezados

Nas Asas do Líder, Biografia Oficial do Coronel Braga” - autoria de Solange Galante
A jornalista Solange Galante estará lançando no dia 26 de maio, às 18 horas, na Livraria Cultura, unidade do Shopping Iguatemi, seu primeiro livro,“Nas Asas do Líder, Biografia Oficial do Coronel Braga”, na qual narra a história do mais famoso piloto, e líder durante mais tempo, da Esquadrilha da Fumaça, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira. O Cel. Antônio Arthur Braga, falecido em 2003, é também até hoje recordista mundial em voos no avião North American T-6.

A obra foi produzida juntamente com a Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – EDIPUCRS.
150520031009325666.jpg
• Data: 26/05/2015
• Horário: 18:00
• Local: Livraria Cultura, unidade do Shopping Iguatemi, São Paulo/SP

#78 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts

Posted 22 de August de 2015 - 20:40

Meus prezados

Memórias de um ex-cadete da Aeronáutica

Autor: Jober Rocha

2010

http://www.aepcar.or...s/cadeteaer.pdf

#79 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
  • Usuários
  • 477 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:29/08/1974

Posted 27 de February de 2016 - 15:48

Amigos:

Aeronaves Militares Brasileiras, 1916-2015, lançado pela Editora Action (que publica a Revista Força Aérea) este mês.

AMB_CAPA_zpsoicjwkvt.jpg

Fruto de mais de 10 anos de pesquisa, de autoria de Jackson Flores Jr. que infelizmente faleceu antes de terminar a obra, a qual foi finalizada pelo meu amigo José Leandro P. Casella e pelo editor Carlos Lorch.

Mais de 1300 páginas com histórico de todas as aeronaves empregadas pela FAB, Marinha e Exército em quase 100 anos.

A "Bíblia" definitiva sobre o tema, certamente servirá como fonte de consulta pelas décadas vindouras.

Abs,

Marcelo Magalhães
  • jambock likes this

#80 transvasp

transvasp
  • Usuários
  • 5,155 posts
  • Cidade/UF/País:Salvador - Bahia - Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1974

Posted 05 de April de 2016 - 10:55

“A Serviço do Generalíssimo”: vale a pena ler!

LIVRO_HIGUCHI.jpg

A C&R Editorial acabou de lançar um novo livro de autoria do pesquisador paulistano Hélio Higuchi, e o assunto é um dos mais inusitados possíveis, o que só aumenta o valor da obra. Em 204 páginas no formato 16x22,8cm, “A serviço do Generalíssimo” conta a história dos pilotos brasileiros que trabalharam na força aérea daquele pequeno país da América Central durante parte do tempo em que o governo esteve nas mãos do legendário General Rafael Trujillo.
O autor deve ser parabenizado pelo fato de ter se aprofundado num tema tão “fora da trilha”, e por ter conseguido trazer à tona as lembranças do único remanescente entre os pilotos brasileiros que serviram ao General Trujillo.
Trata-se de um relato fantástico, acompanhado de várias fotos que aumentam mais ainda a credibilidade da obra. Quem gosta de aviões vai ficar fascinado com a história, que envolve aeronaves como T-6, P-51, P-47, P-38, Catalina, Mosquito, Beaufighter, e outros — alguns extremamente raros, como o único NA-44 (um antecessor do conhecido T-6) construído. Quem não se fascinará ao ler sobre os artifícios usados por Trujillo para contornar embargos internacionais e adquirir aviões militares, e as incríveis adaptações feitas (exemplo: instalação metralhadoras .30 no P-51 e no P-38!). E como não se espantar ao ver uma foto em voo tomada a partir de um TB-17 americana, mostrando sua interceptação por três exemplares do Mustang (um P-51D, um P-51C e um F-6K), todos pilotados por brasileiros?
Ao final, são apresentados alguns anexos muito interessantes. Entre eles destacamos o que relaciona as armas brasileiras exportadas para a República Dominicana em 1946-1948, e o que lista as aeronaves do Cuerpo de Aviación Militar Dominicano em 1950.
A obra pode ser adquirida no site http://creditorial.c...s.aspx?cod=1163

Via: http://segurancaedef...ro_Higuchi.html