Jump to content

Photo

Qual programa vc usa para edição?

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
25 replies to this topic

Poll: Qual programa vc usa para edição? (68 member(s) have cast votes)

Qual programa vc usa para edição?

You cannot see the results of the poll until you have voted. Please login and cast your vote to see the results of this poll.
Vote Guests cannot vote

#1 Lidimar

Lidimar
  • Usuários
  • 220 posts

Posted 17 de July de 2011 - 00:08

Gostaria de saber qual ou quais os programas q a galera do CR usam para edição.

#2 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,343 posts

Posted 17 de July de 2011 - 00:14

LR 3.4 + PS CS3

#3 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 17 de July de 2011 - 13:05

Lightroom 3.4 somente.

#4 FebreDoRato

FebreDoRato
  • Usuários
  • 914 posts

Posted 18 de July de 2011 - 01:38

Uso o Lightroom 2.3, que tá de bom tamanho.
Há muita diferença até o 3.4? Ou apenas compatibilidade com câmeras novas?

Edited by FebreDoRato, 18 de July de 2011 - 01:39 .

#5 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 18 de July de 2011 - 02:25

Uso o Lightroom 2.3, que tá de bom tamanho.
Há muita diferença até o 3.4? Ou apenas compatibilidade com câmeras novas?

Sim, há bastante diferença no processamento de ruído, que é muito superior na versão 3 (para fotos em RAW, pra JPEG nem faz tanta diferença). :thumbsup:

#6 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 18 de July de 2011 - 12:39

Mas o difícil é ter bala na agulha pra $u$tentar um programa de$$e$, ainda mais quando é somente para hobby e não para profissão.

Devido a isso estou dando murro em ponta de faca no GIMP, em uma versão gratuita que baixei da net. Mas edito muito porcamente e agravado pelo fato de estar iniciando agora, portanto em instrução.

Abraços

DEL

#7 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 18 de July de 2011 - 13:10

Mas o difícil é ter bala na agulha pra $u$tentar um programa de$$e$, ainda mais quando é somente para hobby e não para profissão.

Devido a isso estou dando murro em ponta de faca no GIMP, em uma versão gratuita que baixei da net. Mas edito muito porcamente e agravado pelo fato de estar iniciando agora, portanto em instrução.

Abraços

DEL

Todos os programas da Adobe são trial por 30 dias. E convenhamos que R$ 500 numa licensa do Lightroom não é absurdo pra quem gasta muito mais que isso em lentes.
Acho a proposta do GIMP boa, mas ele tem uma limitação muito séria pra mim, que é trabalhar apenas em sRGB. Aí não adianta o sensor da câmera captar uma profundidade de cor de 14 bits sendo queo software só trabalha com 8. O processador de RAW dele (UFORaw) também é bastante limitado. :(

#8 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 18 de July de 2011 - 20:59

Sempre editei fotos no Photoshop e hoje baixei a versão de teste do Lightroom para poder compará-los.

Agora é uma questão de apanhar um pouco para me familiarizar com todos os comandos para então poder testar todos os recursos que o programa disponibiliza.

Um abraço.

#9 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts

Posted 19 de July de 2011 - 01:29

Atualmente usando:

LR3 para catalogar as fotos de aviação
PhotoShop para coisas gerais (edição rápida/nas coxas)
Aperture para catalogar fotos pessoais (o faces e o places são del carajo para viagens)

#10 Lidimar

Lidimar
  • Usuários
  • 220 posts

Posted 19 de July de 2011 - 11:45

Ultimamente estou usando o LR 3.4 e estou adorando, mais rapido para edição, vc não precisa ficar salvando, vc pode modificar qdo quiser a edição da foto, é edição não destrutiva, cataloga perfeitamente as fotos. Estou até desenvolvendo um banco de dados completo com as categorias: Cias aereas do Brasil (este dividido por modelo de aeronave e prefixo) e do mundo, Aeroportos Brasileiros (dividido por região e estado), Por Fabricante de aeronaves(dividido por fabricante e modelo da aeronave), Fabricante de Motores (dividido por ordem alfabetica e modelo do motor de cada fabricante), Categoria de Foto (Fotos ar-ar, cockpit, nose, tail, etc), categoria da aeronave (civil ou militar). Falta mais coisas que estou colocando com o tempo.

Raramente uso o PS. Só para alguma manipulação.

#11 MatheusMBSM

MatheusMBSM
  • Usuários
  • 2,398 posts

Posted 19 de July de 2011 - 12:27

Me desculpem mas pagar esses roubos pela licença não da... Eu uso o photoscape apenas para achar o desnivelamento do horizonte, acho perfeita a proposta dele nesse quesito. Para a edição completa tenho o CS3 e CS4 e o LR 3.2 pirateados, mas raramente uso o o Lightroom... O CS4 para mim já ta de bom tamanho!

#12 Junio Gracielo

Junio Gracielo
  • Usuários
  • 2,522 posts

Posted 19 de July de 2011 - 21:29

Votado!4Usoo CS2 a qual curto de montão e não largo não e de quebra to tentando aprender alguma coisa no CS5 (RAW).

#13 Matheus Obst

Matheus Obst
  • Usuários
  • 1,570 posts

Posted 20 de July de 2011 - 01:09

Uso o LR 3 para uma edição mais fina em cores, sombras, contraste, etc... e o Photoshop CS5 para uma edição mais rápida e direta. Eu estaria mentindo se falasse que uso original... :unsure:

Edited by Matheus Obst, 20 de July de 2011 - 01:11 .

#14 Fred

Fred

Dr. Metal

• Membro Honorário
  • 8,398 posts

Posted 20 de July de 2011 - 23:02

Uso o Photoshop CS3.

ABs!

#15 Red Angry Bird

Red Angry Bird
  • Moderador
  • 6,828 posts

Posted 23 de July de 2011 - 18:31

Nossa, o meu é o fusquinha da galera... o Photoshop 7.0 ainda.

#16 Stratocruiser

Stratocruiser
  • Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 6,803 posts

Posted 23 de July de 2011 - 18:53

[...]
Acho a proposta do GIMP boa, mas ele tem uma limitação muito séria pra mim, que é trabalhar apenas em sRGB. Aí não adianta o sensor da câmera captar uma profundidade de cor de 14 bits sendo queo software só trabalha com 8. O processador de RAW dele (UFORaw) também é bastante limitado. :(

Isso deve mudar, Bertoli. O GIMP está -- a passos de tartaruga, diga-se -- migrando para uma nova biblioteca (GEGL) para manipulação de cor em até 32-bits por canal, usando float. A mesma biblioteca deve permitir o uso de fluxogramas com "nós" e edição não destrutiva, conceito que já está presente, por exemplo, no Blender (tanto p/ materiais quanto p/ renderização). De acordo com o roadmap, GEGL deverá estar implementada e estável para a versão 3.0. Mas claro, nem sempre esperar é opção quando já existem outros aplicativos disponíveis.

#17 Arlan Bonatti

Arlan Bonatti
  • Usuários
  • 44 posts

Posted 08 de February de 2012 - 21:37

Uso também o PS CS3.

#18 Ícaro Souza

Ícaro Souza
  • Usuários
  • 316 posts

Posted 08 de February de 2012 - 22:49

LR 3.4 only

#19 Fellipe Carneiro

Fellipe Carneiro
  • Usuários
  • 4,307 posts

Posted 09 de February de 2012 - 08:23

Sempre editei fotos no Photoshop e hoje baixei a versão de teste do Lightroom para poder compará-los.

Agora é uma questão de apanhar um pouco para me familiarizar com todos os comandos para então poder testar todos os recursos que o programa disponibiliza.

Um abraço.

Muito importante dizer que o Lightroom não é APENAS para editar fotos. Se você pensar no LR só com essa função é melhor ficar só no Adobe Camera RAW. O barato mesmo do LR é ser um "hub" do seu fluxo de trabalho. A idéia é ele te ajudar desde descarregar as fotos da máquina, organizar, classficar, tratar (e seja no próprio LR ou QUALQUER outro programa, ele se integra!) e depois dar destino a imagem. Tenho percebido por ai que várias pessoas tem escutado do LR imaginando ser um editor de imagens que tem presets prontos, quando na verdade não é isso. Alias, por não ser um simples editor, a mecânica de importar e exportar torna bem chato usar o LR só para uma edição eventual.

Se você pretende comparar o LR com o PS, vai ver que na parte de tratamento o LR é praticamente igual ao ACR, e provavelmente não vai achar o software ruim. Pense no LR como um software para te auxiliar no fluxo, inclusive na catalogação das fotos, e não só na edição!

Me desculpem mas pagar esses roubos pela licença não da... Eu uso o photoscape apenas para achar o desnivelamento do horizonte, acho perfeita a proposta dele nesse quesito. Para a edição completa tenho o CS3 e CS4 e o LR 3.2 pirateados, mas raramente uso o o Lightroom... O CS4 para mim já ta de bom tamanho!

Tu nunca viu o nivelador de horizonte do LR? Chuta a bunda do Photoscape!

#20 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 09 de February de 2012 - 12:57

Muito importante dizer que o Lightroom não é APENAS para editar fotos. Se você pensar no LR só com essa função é melhor ficar só no Adobe Camera RAW. O barato mesmo do LR é ser um "hub" do seu fluxo de trabalho. A idéia é ele te ajudar desde descarregar as fotos da máquina, organizar, classficar, tratar (e seja no próprio LR ou QUALQUER outro programa, ele se integra!) e depois dar destino a imagem. Tenho percebido por ai que várias pessoas tem escutado do LR imaginando ser um editor de imagens que tem presets prontos, quando na verdade não é isso. Alias, por não ser um simples editor, a mecânica de importar e exportar torna bem chato usar o LR só para uma edição eventual.

Se você pretende comparar o LR com o PS, vai ver que na parte de tratamento o LR é praticamente igual ao ACR, e provavelmente não vai achar o software ruim. Pense no LR como um software para te auxiliar no fluxo, inclusive na catalogação das fotos, e não só na edição!

Tu nunca viu o nivelador de horizonte do LR? Chuta a bunda do Photoscape!

Seis meses depois de começar com o Lightroom posso dizer que o PS foi para o espaço. Camera RAW? Nem sei mais o que é isso. :lol:

Realmente a questão do fluxo de imagens é o grande diferencial, mas com seis meses apenas não posso dizer que já aprendi tudo sobre, aliás tenho que dizer que estou apenas começando.

Mas mesmo estando apenas no começo o PS ficou para trás. Continua no computador, mas já está sem uso.

Um abraço.