Após avião atolar na grama, aeroporto de Passo Fundo está fechado
Pousos e decolagens foram suspensos depois que um avião que vinha de São Paulo saiu da pista e atolou na grama
Atualizada às 19h33min
Leandro Becker | leandro.becker@zerohora.com.br
Depois que um avião saiu da pista, na tarde desta sexta-feira, o aeroporto Lauro Kourtz, em Passo Fundo, teve pousos e decolagens suspensos.
O avião da empresa Avianca, que vinha de São Paulo, chegou às 13h30min e logo em seguida saiu da pista. Segundo relatos dos passageiros, o piloto teria se adiantado ao fazer a curva em direção ao terminal de desembarque. Todas as rodas do avião ficaram na grama e, devido à chuva dos últimos dias, o veículo atolou.
Muitos passageiros estão indignados e pedem explicações sobre o cancelamentos dos voos. A idosa Edi Luiza Datria partiria às 14h30min para São Paulo. Ela teme perder o casamento da neta, motivo da viagem.
— Minha neta se casa amanhã, às 16h30min – afirma.
Ela e familiares de Passo Fundo e Cruz Alta aguardam no aeroporto orientações da empresa.
A Avianca informou que irá encaminhar passageiros que necessitem de acomodação para um hotel e que neste sábado eles serão conduzidos até Porto Alegre, de onde pegarão um novo voo para São Paulo.
Um voo particular da empresa Italac e um pouso e um desembarque da NHT também foram suspensos. O desembarque da NHT foi encaminhado para Erechim.
Avião segue atolado
O avião, com cerca de 100 pessoas, saiu de São Paulo por volta do meio-dia. Não há previsão de quando ele será retirado da grama ao lado da pista.
Entre os passageiros estava o vice-prefeito de Paim Filho, município da região de Erechim, no norte do Estado. Esta foi a minha primeira viagem de Alberto Cervinski, 48 anos, de São Paulo a Passo Fundo.
— Fui a Brasília tratar de alguns projetos do município. Não houve pânico, apenas reclamação dos passageiros. Sentimos o avião um pouco inclinado e o piloto avisou que teríamos que desembarcar ali mesmo, pois tinha um problema com o avião — afirma.
O local onde desceram os passageiros fica a cerca de 800 metros do terminal de desembarque. Os passageiros desembarcaram no local e uma van os conduziu até o terminal. Ninguém ficou ferido. Não há previsão de quando o avião será removido do local.
ZERO HORA