Pular para conteúdo

Imagem postada

Festa do Interior (parte 4)

Já existem 19 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP
  • Data de Nascimento:15/02/1975
/*

Postado 23 de julho de 2011 - 18:27

Caros amigos do Contato Radar. Demorou mas chegou!! Após um longo e tenebroso inverno venho aqui para lhes narrar a quarta, última e derradeira parte do tour caipira que realizei pelo interior de São Paulo láááááááááááááá em dezembro de 2009. Desculpem a demora, sei que nesse período entre a realização desta viagem até a confecção do reporte já recebemos as ilustres visitas do Papai Noel e do Coelhinho da Páscoa duas vezes e nosso planeta azul já deu uma volta e meia em torno do Astro Rei, mas como diria a sabedoria popular, antes tarde que nunca!!!

Sugiro para os que não leram ou não se lembram das três primeiras partes deste reporte intitulado "Festa do Interior" que dêem uma olhadinha nelas para que se possam situar melhor quanto ao contexto da viagem assim como seu itinerário completo. Aqui vão os links:

Parte um – http://forum.contato...__1#entry674180
Parte dois – http://forum.contato...__1#entry681199
Parte três – http://forum.contato...__1#entry688299

Refrescaram a memória?? Então vamos lá!!

Dia 18 de dezembro de 2009. São José do Rio Preto. Este que vos escreve desperta as onze da manhã, toma um banho e almoça com os primos (e a prima!!Imagem postada). Este dia prometia uma quantidade razoável de voos, pois eu deixaria a companhia da primaiada em Rio Preto para voltar a São Paulo e, é claro, não o faria em voo direto
.
Voos diretos são para os fracos!! Connections ruuuuulezzzz!!Imagem postada E assim seria. Faria São José do Rio Preto/Campinas com conexões no Rio de Janeiro e Curitiba com a Trip Linhas Aéreas, exatamente o itinerário oposto da minha ida a Rio Preto que os senhores puderam acompanhar na parte um do reporte. De Campinas a São Paulo pegaria um Cometa, um Caprioli, um Bonavita, um jegue, sei lá, hehehehe.

Após o almoço, saímos eu, meu tio e meus primos para ir ao centro a fim de comprar os famosos docinhos produzidos em Engenheiro Schmidt, distrito de Rio Preto e que são vendidos além de nas próprias fábricas em Schimidt, também no mercado municipal de Rio Preto. Após a compra dos docinhos que eu queria trazer para São Paulo meus familiares deixar-me-iam no aeroporto

Aproveitei o passeio para cometer algumas mal tiradas fotos de dentro do carro a fim de mostrar um pouquinho de Rio Preto para vocês

Aqui podem ver a Avenida Bady Bassit. Rio Preto possui três avenidas principais, a Bady Bassit, a Alberto Andaló e a Murchid Homsi. Tudo meio que gira em torno destas três avenidas na cidade e são importantes pontos de referencia para orientação aos que visitam "terras riopretensis" pela primeira vez

Imagem postada

Uma rua do centrão de Rio Preto. Calor moooooonstrooooooo!!!

Imagem postada

E duas fotos da Avenida Alberto Andaló. Famosa pelos barzinhos e vida noturna

Imagem postada

Imagem postada

Cheguei ao aeroporto por volta de uma e meia da tarde. Meu primeiro trecho do dia só partiria 16:05, mas eu tinha que resolver um problema com a minha reserva
.
Quem leu a primeira parte do reporte há de se lembrar que na vinda também houve um problema com minha reserva. Agora para a volta, meu nome constava apenas no trecho SJP/SDU/CWB e não SJP/SDU/CWB/VCP como deveria ser. Tentei resolver o problema no balcão da Trip, mas o sistema deles estava fora do ar no momento e me pediram que ligasse no setor de reservas da empresa. De celular em punho, liguei para o call center da Trip e o problema foi resolvido. A treta que deu foi a mesma da vinda e por algum motivo novamente minha reserva original havia sido quebrada em duas com dois números de localizador diferentes, um para o trecho SJP/SDU/CWB e outro para o trecho CWB/VCP por isso ao informar o localizador que eu tinha constava meu nome apenas até Curitiba. Quem manda fazer conexões estapafúrdias né??Imagem postada Eu teria que, ao chegar à capital paranaense, fazer novo check in

Aqui vai uma foto do terracinho de Rio Preto. Imagine um lugar quente...

Imagem postada

Ainda estava cedo para fazer o check in, então fiquei um tempo embaçando, indo do terracinho ao lado do restaurante do aeroporto em uma extremidade do TPS para a gradinha que fica na outra extremidade do terminal, perto do ponto de táxis.

Infelizmente, fiquei sabendo que o voo da Trip estava bastante atrasado. Para que tenham idéia, tinha seu pouso previsto para as 14:20, MAS o avião ainda estava cumprindo o trilho de ida do voo SDU/SJP/CGR/SJP/SDU, ou seja, o avião chegaria, embarcaria os passageiros com destino à capital sul mato-grossense, decolaria para Campo Grande, voaria até lá, voltaria para Rio Preto e só então eu embarcaria para o Rio. Não precisava ser muito inteligente para saber que 16:05 o voo não sairia para o Rio nem a pau.

O ATR da Trip chegou, desembarcou passageiros, embarcou outros e lá se foi para as bandas do Mato Grosso. Eu, sem nada melhor para fazer fui novamente até a gradinha para fotografar sua saída, torcendo para que o mesmo voltasse logo para que a espera não fosse tão longa...

Taxiando...

Imagem postada

Imagem postada

E decolando rumo a Campo Grande. Bom voo e vê se volta logo meu filho!! Vou ficar aqui esperando (coçando o saco) fotografando e tomando Coca Cola

Imagem postada

O ATR decolou para CGR dez para as três da tarde. Deu três horas e fui até o balcão da Trip para finalmente fazer o check in. O atendente me disse algo que era evidente, que devido ao atraso do voo SJP/SDU eu iria perder a conexão para o trecho seguinte, SDU/CWB. E agora José?? Comofáz??Imagem postada

Bom, para isso existem as congêneres não?? O gentil atendente da Trip me disse que eu seria então reacomodado na Tam. Faria SJP/CGH/CWB na vermelhinha e depois CWB/VCP na Trip. Faltava apenas uma bendita confirmação da gerencia da Tam em Congonhas para confirmar se tinha vaga no CGH/CWB deles. O atendente da Trip me pediu que retornasse ao balcão em uma hora. Que fazer?? Algumas fotos do terminal de passageiros para que os senhores vejam como ele era neste dezembro de 2009

Visão para um lado

Imagem postada

E para o outro, hehehehehehe

Imagem postada

Balcões de check in da Tam, Trip e Passaredo que eram as três empresas que voavam para Rio Preto na época. Notem o balcão da Passaredo com o logo antigo ainda. Hoje Azul e Pantanal também pousam em SJP

Imagem postada

Balcão da Trip

Imagem postada

Loja da Trip

Imagem postada

E claro, um pulinho no restaurante para tomar uma Coca néImagem postada

Imagem postada

Interior do restaurante. Para um restaurante de aeroporto onde tudo é mais caro, os preços são muito bons. Claro, estamos no interior e minha base de comparação é Guarulhos.

Imagem postada

Uma hora de relógio depois e estava eu de volta ao balcão já me imaginando a bordo do Airbus da Tam para Sampa, mas o fato é que a reacomodação não foi autorizada, pois o CGH/CWB estava lotado. Cabe ressaltar aqui o contraste entre a amabilidade e a vontade de ajudar do pessoal da Trip e a falta de tudo isso por parte do funcionário da Tam, no melhor estilo "sai daqui seu passageiro da Trip que eu quero atender os MEUS passageiros". Ok vermelhinha, mas amanhã eu posso ser seu passageiro também não?? (Como já o fui muitas vezes)

E agora José, comofáz (2)?? Bem, a galera da Trip me pediu um tempo para considerarem outras soluções e de tempos em tempos eu ia até o balcão. Pensaram em me colocar no próprio voo deles para o Rio e depois na Azul ou na Gol até Campinas, mas também não iria funfar, pois não haveria tempo útil para conexão com os voos para Viracopos de nenhuma das duas empresas

Continuei aguardando, ora fotografando na gradinha, ora no terracinho, ora sentado no terminal. Numa dessas idas e vindas tirei essa foto da gradinha que reflete bem o clima tranqüilo de um aeroporto do interior

Imagem postada

As fotos de spotting cometidas durante esta volta, tanto em Rio Preto como no Rio, Curitiba e Campinas os senhores podem ver neste link

http://forum.contato...574#entry740574

Deu quinze para as seis da tarde e veio a solução. A Trip me colocaria no voo dela para o Rio e lá eu seria acomodado em um hotel. No dia seguinte eu faria Rio/Curitiba/Campinas. Melhor impossível!!Imagem postada

Fiz enfim o check in. Despachei minha mala e recebi um bom e velho cartão de embarque tradicional com o logo antigo da empresa e o ticket da bagagem

Imagem postada

Imagem postada

Etiqueta de bagagem

Imagem postada

Chegando ao Rio eu teria que procurar o funcionário Túlio para as providencias de traslado para o hotel e hospedagem. Deixo aqui meu agradecimento aos funcionários Alexandre e Danilo da base Trip de Rio Preto pela simpatia e boa vontade em resolver meu problema. Parabéns!!

Nosso ATR 72 que tinha ido passear em Campo Grande já estava praticamente chegando de volta a Rio Preto e tinha pouso previsto para as seis e dez da tarde. Seis e cinco fui para a sala de embarque

Imagem postada

Logo chegou nosso avião.

Imagem postada

Chamada para o embarque e fomos nós rumo ao PP-PTP, ATR 72-500 que contava com apenas sete meses desde sua entrega novinho em folha para a Trip na ocasião

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Os assentos a bordo eram de livre escolha e felizmente consegui uma janela do lado esquerdo do avião (8A) o que foi uma sorte já que o ATR estava cheio. Uma agradável música clássica tocava durante o embarque. Esta era a visão externa que eu tinha do meu lugar

Imagem postada

As portas foram fechadas 18:30 para que pudéssemos dar continuação ao voo Trip 5609 CGR/SJP/SDU. O pushback e o acionamento dos motores foram iniciados e a chefe de equipe fez seu speech de boas vindas que foi seguido das demonstrações de segurança

Prosseguimos nosso táxi rumo à pista 25 de SBSR. Eram aproximadamente 18:40 quando iniciamos nossa decolagem. Até mais ver São José do Rio Preto!!

O tempo de voo até o Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro foi estimado em uma hora e cinqüenta minutos. Prosseguimos na subida

Imagem postada

Pouco mais de vinte minutos após a decolagem foi iniciado o serviço de bordo. As duas comissárias começaram servindo inicialmente os passageiros sentados na parte dianteira do avião

Imagem postada

O excelente padrão de serviço de bordo da Trip esteve presente neste voo e o bom é saber que mesmo passado um ano e meio desta viagem ao parecer a empresa não efetuou nenhuma simplificação em seu serviço que continua muito bom. A velha e boa bandeja com comida de verdade, mesmo que fria, me foi entregue por uma das comissárias e continha uma saladinha de berinjela de entrada, prato principal composto por peito de frango fatiado com salada de batatas e os tradicionais docinhos de Engenheiro Schmidt como sobremesa. As refeições foram embarcadas pelo catering de Rio Preto. Para beber sucos de laranja, manga e uva, guaraná, Coca Cola e água

Imagem postada

Fez parte do serviço uma segunda passada de bebidas e tive que aceitar mais um copo de Coca né?? Como entretenimento de bordo, a mesma revista de todos os trechos anteriores voados com a Trip nesta viagem acompanhada do safety card para os modelos 42 e 72 do ATR. Querem saber como é a revista e o safety?? Pois leiam a parte um do reporte oras, que lá coloquei as fotos de ambos, hehehehe!!!

Para ser honesto, entretenimento de bordo não fez falta em absoluto neste voo, pois desde os momentos em que ainda apreciava a comida, engatei em uma agradabilíssima conversa com minha companheira de fileira, uma linda morena de nome Juliana que tinha o sonho de ser comissária de bordo, havia morado no Canadá e dado aulas de inglês. Infelizmente para mim, a menina que era carioca com sotaque e tudo e tinha embarcado em Campo Grande, tinha noivo que inclusive iria apanhá-la no Santos Dumont.

Infelizmente para os senhores que lêem este reporte, não há fotos dela e inclusive peço desculpas pela escassez de fotos em geral neste voo, culpa da Juliana!! E bora mudar o rumo desta prosa que se minha namorada (que ainda não era minha namorada nesta ocasião) lê este reporte eu vou apanhar de pau de macarrão. Imagem postada

E assim seguia a vida no FL duzentos e algo...

Imagem postada

Imagem postada

O papo com a menina continuava, o que fez o voo passar a jato. Voávamos sem uma turbulência que fosse, embora com certa nebulosidade em rota. Nosso comandante nos fez um speech pedindo desculpas pelo atraso causado por razões técnicas (sem entrar em detalhes) e acumulo de trafego na área do Rio de Janeiro. Dentro de alguns minutos iniciaríamos nossa descida para o Rio que apresentava tempo bom, porém parcialmente encoberto, temperatura de 26 graus e poderíamos esperar um pouco de turbulência leve durante a aproximação. O pouso estava previsto para as 20:21, horário de verão sujeito ao tráfego durante a chegada. Desejou a todos boas festas (estávamos em dezembro, lembram??) esperando rever-nos em breve e nos agradeceu a atenção. Of course que eu, no meio da conversa com a morena não fiquei anotando todos estes detalhes do speech, apenas apertei o play da câmera, gravei o mesmo e o escutei agora umas cinco vezes para escrever este reporte [HONESTO MODE ON]Imagem postada

Para arrematar o serviço, um cafezinho, servido quando completávamos uma hora e quinze de voo

Imagem postada

Como havia dito o comandante Lemk, iniciamos a descida rumo à Cidade Maravilhosa e a noite já abraçava nosso ATR. As luzes do Rio iluminavam a paisagem pela janelinha e cresciam em intensidade na medida em que o avião se aproximava da pista do Santos Dumont. Juliana comentou que teria que pegar a Avenida Brasil para chegar até a sua casa, no bairro de Campo Grande, por coincidência o mesmo nome da cidade na qual ela havia embarcado. Engraçado foi ela dizer que nunca tinha ouvido falar de São José do Rio Preto que não é propriamente uma vila não?? O fim do voo se aproximava. O pouso, noturno, poderão ver aqui. As luzes dos barcos na Guanabara, as luzes de Niterói ao fundo, a ponte... Ô cidade bonita viu!!Imagem postada

Taxiamos rumo a uma posição remota. PQP, tinha gente indo para Cuiabá ainda... Motores cortados e ainda tivemos que aguardar uns dez minutos até que os eficientes ônibus da Infraero chegassem para que o desembarque fosse autorizado.

Imagem postada

E aí me despedi de Juliana. Bye girl, it was nice to meet you.

Caso minha namorada leia este reporte vou deixar este lembrete exclusivo para ela aqui a fim de evitar tretas, quizumbas ou confusões. Os senhores poderão continuar a leitura após o mesmo

[LEMBRETE PARA NAMORADA MODE ON]
Menina, os fatos narrados acima ocorreram em dezembro de 2009, época em que AINDA NÃO ERAMOS NAMORADOS. A próxima vez que tal situação ocorrer (minazinha gostosa sentada ao lado no avião puxando papo),caso nós dois conjuntamente juntos estejamos namorando, prometo dizer para a moça que sou gayImagem postada
[LEMBRETE PARA NAMORADA MODE OFF]

Desembarquei e aguardei alguns instantes na esteira para retirar minha mala

Imagem postada

Agora eu tinha que ir até a loja da Trip na parte nova do terminal do Santos Dumont para falar com o funcionário Túlio a fim de coordenar meu traslado para o hotel e acomodação. Após algum tempo, tudo foi resolvido e me colocaram em um taxi para o Hotel Scorial Rio (http://www.scorial.com.br/) localizado na rua Bento Lisboa no Largo do Machado. Aliás, muito bom hotel onde na época (não sei se ainda) as tripulações de Trip se hospedavam

Cheguei ao hotel, fiz o check in, subi ao quarto, descansei um pouco, tomei um banho e desci para o restaurante para jantar. Assim como o taxi e a hospedagem, o jantar também era por conta da Trip e eu estava achando tudo o maior barato, hehehehe. Comi um belo prato composto por diferentes tipos de carne (carne bovina, lombo, frango e mais algo que minha memória não deixa lembrar), tomei três cervejinhas (uma na conta da Trip e duas "on me" já que tinha direito a uma bebida apenas) e de volta ao quarto, um pouco de televisão e dormir, já que no dia seguinte teria que acordar cedinho para continuar a jornada rumo a Curitiba e Campinas.

Acordo, quer dizer, madrugo no dia 19. Antes de deixar meu quarto, tiro uma foto para que tenham idéia do mesmo

Imagem postada

Check out, pago minhas duas cervejas e nem dá tempo para tomar café da manhã. O táxi (também por conta da Trip) me apanha no hotel e cinco e meia da manhã parto para o Santos Dumont. Passamos pelo Largo do Machado e prosseguimos pelo Aterro do Flamengo. Chego ao aeroporto onde encontro certa fila no balcão de check in da Trip

Imagem postada

Originalmente eu faria apenas conexão no Rio de Janeiro, mas como minha viagem foi nesta localidade interrompida, teria que realizar novo check in. Após uns quinze minutos de fila chega minha vez e adivinhem?? De novo o problema da minha reserva estar confirmada apenas até Curitiba e não até Campinas. Estava começando a dar no saco isso e me mandam para a loja da Trip

Imagem postada

De novo explica, explica, mostro todos os códigos de reserva que eu tinha, o original que seria para o trecho todo SJP/SDU/CWB/VCP e que como a reserva foi quebrada ficou apenas para SJP/SDU/CWB, o que me deram por telefone em Rio Preto para o trecho CWB/VCP e mais um que tinham me dado na noite anterior na própria loja da Trip no Santos Dumont, pois a viagem havia sido interrompida e serviria para fazer SDU/CWB/VCP. Baita salada não?? Código de reserva eu tinha, mas ao parecer a Trip estava doidinha para me deixar em Curitiba...

Ao fim de tudo, verificam e verificam e me dizem que tudo estava OK, ou quase. Precisavam aguardar a supervisora para me dar autorização para que eu pudesse prosseguir até Viracopos, e a hora do voo chegando... Meu voo para Curitiba, o Trip 5460 sairia 06:57. Em Curitiba eu faria conexão com o Trip 5502 para Campinas

Enfim a tal supervisora aparece e dá o OK. Meu check in foi feito na loja mesmo e escolhi uma janela (20F) no lado direito do Embraer 175. Minha mala foi despachada direto a Viracopos e eu não teria que fazer novo check in em Curitiba

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Estava já em cima da hora. Um funcionário da Trip me acompanhou até o controle de segurança. Apesar da confusão, ponto positivo para os funcionários da Trip tanto da loja como do check in que mesmo tendo que assobiar e chupar cana com vários passageiros para atender não perderam a simpatia

Passei os controles de segurança e desci a escada rolante para a sala de embarque remoto. Chego à sala e sou um dos últimos passageiros a embarcar no ônibus que levaria até a aeronave. No caminho até o avião e após, ao lado dele, não pude deixar de fazer alguns registros

A319 da Tam, PR-MBN no finger

Imagem postada

Já ao lado do nosso jato na remota o PR-GGF da Gol

Imagem postada

Um velho conhecido me levaria a Curitiba, o PP-PJA. Aqui a fila para embarque

Imagem postada

Embarcando

Imagem postada

Acomodado no meu assento no lado direto da aeronave, podia ver pela janela o PR-GOL

Imagem postada

Mal embarquei e me acomodei em meu assento e as portas foram fechadas precisamente às 06:58. Aqui a visão interna que eu tinha do meu lugar

Imagem postada

Mais uminha para fora...

Imagem postada

A chefe de equipe Valentina em nome do comandante Costa nos deu as boas vindas a bordo. Enquanto a demonstração dos equipamentos de segurança era realizada, foi iniciado o pushback

Taxiando

Imagem postada

Ingressando na pista para decolagem

Imagem postada

E vamos embora!!

#2 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 23 de julho de 2011 - 18:54

Após a decolagem a clássica curvinha para a esquerda a fim de não plantar um pé de Embraer 175 no Pão de Açúcar e alguma nebulosidade e leve turbulência na fase inicial da subida para deixar o voo mais interessante.

Imagem postada

Mais uns minutinhos e a nebulosidade ficava para baixo. Belo dia para se voar não??

Imagem postada

Cintos liberados e para desespero dos senhores fui até o lavatório para fazer uma “coisinha”. Antes, uma foto da cabine de passageiros. Contem as cabecinhas e somem mais um (eu) para saber a ocupação do vooImagem postada

Imagem postada

E no banheiro, que fui fazer?? Ráááááááá!! Mer.. É claro!!Imagem postada

Imagem postada

Ao sair, foto da estação de comissário da porta 2L

Imagem postada

De volta a meu lugar

Imagem postada

Bonitas e confortáveis poltronas em couro cinza que é padrão nos jatos da Trip

Imagem postada

Eu não tinha tomado café, então eu devia estar com fome a essa altura. Felizmente as duas comissárias já se aproximavam com o serviço de bordo. A essa altura já havia passado quase meia hora desde a nossa decolagem do Rio

Imagem postada

Imagem postada

Ahá!! Chegou!!

Imagem postada

Para comer havia uma pequena salada de frutas composta de uva, melão e mamão, um club sandwich de presunto, queijo e uma pasta com bacon e queijo que estava muito bom e um doce de massa folhada recheado com creme. Para beber opções de sucos de laranja ou manga, café e leite. Não vi os chás que a empresa costuma servir dessa vez

Bastante variados e sempre gostosos os cardápios da Trip. Espero que ainda esteja assim o serviço. Devia estar bom, pois o que sobrou foi isso

Imagem postada

Da cabine de comando veio um speech informando que voávamos a uma altitude de 30000 pés e a uma velocidade de 800 km/h. Dependendo do tráfego aéreo em Curitiba nosso estimado para pouso era para as 08:20 hora local. O tempo na capital do Paraná se encontrava bom, com boa visibilidade e temperatura de 15 graus (em dezembro isso...Imagem postada). O comandante finalizou o speech nos desejando um bom dia, um bom pouso, feliz natal e próspero ano novo

Aqui, já em descida

Imagem postada

Videozinho da cabine de passageiros em voo como de costume. Poderão ouvir no vídeo o “tripulação, preparar para o pouso”

Imagem postada

Começando a configurar a aeronave para o pouso

Imagem postada

E mais flap. Curitiba aparece sob as nuvens

Imagem postada

Mais um pouco

Imagem postada

Full flaps, na final

Imagem postada

E o pouso

Toque firme. Taxiamos e paramos ao lado do Embraer 190 PR-AZF da Azul

Imagem postada

Imagem postada

Passageiros em conexão, inclusive para Campinas, o que era o meu caso, deveriam desembarcar. Eu, ao invés de rumar para a sala de trânsito, desembarquei normalmente com os passageiros locais já que necessitava comprar pilhas para minha (na época) Canon S3

Imagem postada

Comprei as pilhas, dei um tempo e fui para o terraço a fim de fotografar um pouco. E quem encontro no terraço?? Sim senhores, ele não morreu!!Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

E que estaria fazendo em pleno terraço do Afonso Pena esse Elvis gigante de madeira de gosto mais do que discutível?? Ao parecer era parte de uma pequena exposição artística que tinha lugar na extremidade do terraço oposta ao restaurante. Estaria a venda esse pequeno mimo??Imagem postada

Imagem postada

Aqui a vista do terraço, agora olhando em direção ao restaurante

Imagem postada

Fiquei cerca de meia hora no terraço fotografando. O PP-PJA que tinha me trazido do Rio

Imagem postada

Será que decola???

Imagem postada

Close na loirinha da Trip

Imagem postada

O “Você que é feito de Azul” partindo para terras campineiras

Imagem postada

Webjet, ainda com ervilha na cauda

Imagem postada

No painel de partidas, meu voo (Trip 5502) figurando como “embarque próximo”. Notem o atraso de uma hora e dez minutos no voo, o que permitiu que eu pudesse desembarcar e fotografar um pouco ao invés de uma conexão imediata.

Imagem postada

O avião que me levaria a Campinas (PP-PTQ) chegando procedente de Dourados, Campo Grande e Cascavel

Imagem postada

Nove e quarenta e fui para a sala de embarque. Passei os controles de segurança, ingressei na sala de embarque e desci as escadas rolantes que levavam ao portão 3 usado para embarque remoto. Cheguei atrasado e o embarque já havia sido realizado. Além de mim havia uma senhora que também havia sobrado. Fomos levados até a aeronave em uma Kombi

Imagem postada

Imagem postada

Fomos os últimos a embarcar. Depois de tantas voltas e reviravoltas com minha reserva só faltava eu ficar em Curitiba tendo perdido o voo de tonto. Ainda bem que não foi assim.

Imagem postada

Abundei-me no assento 15F no fundo da aeronave, lado direito, que me proporcionava esta vista do exterior

Imagem postada

Porta fechada e o chefe de equipe (primeira vez que via um comissário na Trip) nos dá as boas vindas a bordo em nome dos comandantes De Marcos e Osmar. O voo 5502 após Campinas prosseguiria ainda para o aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte. Os equipamentos de segurança do ATR72-500 foram também demonstrados enquanto o pushback era iniciado como se pode ver no vídeo

Igualmente que seu irmão PP-PTP no qual eu havia voado SDU/SJP e SJP/SDU nesta viagem, o PP-PTQ estava “brand new” por dentro. Aliás, o PP-PTQ já era velho conhecido, afinal eu havia feito CWB/MGF no mesmo cerca de dois meses antes. Prosseguimos nosso táxi até o ponto de espera da pista 15 e liberados pela torre iniciamos nossa decolagem

Imagem postada

Estimo em mais ou menos 60% a ocupação do voo. Vejam que agradável o interior desses ATR72-500 da Trip

Imagem postada

#3 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 23 de julho de 2011 - 19:01

*
Popular

O nível de ruído a bordo dos ATR72-500 que já é bastante baixo para um turboélice, mesmo voando ao lado do motor, é evidentemente ainda menor quando se voa no fundo da aeronave, como era meu caso neste voo, tornando a viagem ainda mais agradável. Um voo show de bola para fechar uma viagem sensacional.

Imagem postada

Detalhe das luzes de leitura, botão de chamada de comissário e saídas de ar

Imagem postada

Avisos na mesinha da poltrona

Imagem postada

Imagem postada

Liberado pelos avisos de apertar cintos e vamos lá cumprir a tradição. RááááááááááááImagem postada

Imagem postada

Lavatórios impecáveis, como o resto da aeronave. Tudo novinho, novinho. É certo que hoje o PP-PTQ já tem lá seus dois anos de operação e não apenas meses como na ocasião deste voo, mas imagino que deve estar bonito atualmente igual estava no fim de 2009. Alguns detalhes do interior do lavatório

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

A cabine de passageiros. Vejam que os comissários já serviam os passageiros da parte dianteira

Imagem postada

Back to my seat. Interessante camada de nuvens abaixo da aeronave

Imagem postada

Avião novo, tripulação simpática. E a comida?? Com certeza, baseado em todos meus voos anteriores com a Trip a expectativa só podia ser boa. E lá vinha a dupla de comissários com o trolley do serviço de bordo chegando cada vez mais perto do meu lugar

Imagem postada

E falando no trolley, ô nostalgia que deu ao observar sua procedência viu...

Imagem postada

Bebidas

Imagem postada

E aqui está a tão esperada bandeja

Imagem postada

Saladinha de frutas com laranja, mamão e uva, sanduíche frio de pão de forma com mussarela, queijo minas e peito de peru e um delicioso bolo de nozes coberto com açúcar de confeiteiro. Coca Cola (of course) para acompanhar. Wonderful!!Imagem postada

De novo lembro que este voo foi em dezembro de 2009 e que estamos hoje na metade de 2011. Não voei mais com a Trip desde então e não sei como está o serviço deles atualmente, só desejo que não tenha mudado e que este belo diferencial da empresa não tenha sido substituído por barrinhas de cereal, amendoim e goiabinhas, PELO AMOR DE DEUS!!!

Videozinho com nosso ATR visto por dentro e o speech feito por um dos comandantes

Pouco menos de quinze minutos depois e já estávamos em descida para Viracopos

Imagem postada

Mas o serviço de bordo ainda não havia acabado. Um cafezinho deu cabo dos serviços, algo excepcional em um voo regional de cinqüenta minutos

Imagem postada

Imagem postada

Tomei o café rapidinho, pois logo o comissário passou recolhendo os copinhos vazios (as bandejas do serviço de bordo já tinham sido recolhidas antes do café). E continuávamos em descida

Imagem postada

Após recolhido o café os avisos de apertar cintos foram acesos. O comissário fez o speech pré pouso e passou checando se todos os passageiros tinham apertado os cintos, colocado as poltronas na vertical e fechado as mesinhas preparando a cabine para o pouso. E olha Viracopos lá em baixo!!

Imagem postada

Tudo que é bom uma hora chega ao final, e era a hora desta viagem de oito voos em três companhias aéreas (Trip, Pantanal e Passaredo), quatro tipos diferentes de avião (Embraer 175, ATR72-500, ATR42 e EMB120) e sete aeroportos (VCP, CWB, SDU, SJP, ARU, JTC e RAO) chegar ao fim. Estávamos agora na final para pouso na pista 15 de Campinas

Imagem postada

Nosso pouso

Taxiamos e paramos ao lado de um A320 (PR-MAE) da vermelhinha

Imagem postada

Desembarque sem nada de finger e nem ônibus. Boa oportunidade para fotos no infotografável (pelo menos no terminal) Viracopos
Nossa ave

Imagem postada

Imagem postada

Mais uma do MAE

Imagem postada

Caminhando rumo ao desembarque

Imagem postada

Close no MAE

Imagem postada

Mais um A320 da vermelhinha no solo em Viracopos, o PT-MZX ainda em old colors

Imagem postada

Chegando ao desembarque

Imagem postada

Antes de pegar o ônibus da Caprioli para a rodoviária de Campinas ainda deu tempo de subir até a praça de alimentação e tomar um mate gelado

Imagem postada

De ônibus, fui até a rodoviária de Campinas, aonde cheguei cerca de 12:30

Imagem postada

A rodoviária estava bastante cheia, época de natal, muita gente viajando

Imagem postada

Feliz Natal de 2009 para todos!! Hehehehehe!!

Imagem postada

Em Campinas ainda peguei um Cometão para São Paulo com direito a motorista se perdendo na saída da cidade. Demoramos mais de duas horas mais enfim chegamos ao Terminal do Tietê. De lá para casa e como dizem nas descrições de pacotes turísticos, fim dos nossos serviços,Imagem postada

Bem, o que dizer de uma viagem com oito voos?? Inesquecível, no mínimo. Agradeço a todos que acompanharam essa odisséia que foi narrada em quatro partes e peço novamente desculpas pela demora em liberar esta última. Espero que tenham gostado e aguardem que o próximo reporte será sobre minha viagem para a Argentina realizada junto com minha namorada agora no começo de julho, incluindo minha experiência voando na que é considerada hoje a melhor companhia aérea do mundo. Vale a pena aguardar. Grande abraço a todos vocês!!

#4 TripleSeven

• Usuários
  • 945 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio
  • Data de Nascimento:13/01/1996
/*

Postado 23 de julho de 2011 - 19:19

Sensacional!
Esse serviço de bordo da TRIP heim? Em 50 min de voo, eles servem mais que a TAM em um voo de 3 hrs..

O PR-GOL, peguei ele dias desse lá no SDU. hehe! Em breve posto as fotos.

Enfim, muito bom! Parabéns FCANTERAS.

Abs.

#5 ViniLeo

• Usuários
  • 459 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte (SBBH/PLU)
  • Data de Nascimento:03/08/1995
/*

Postado 23 de julho de 2011 - 20:20

Mais um ótimo report do Canteras.

Bonita a rodoviária de CPQ, hein? Um dia ainda faço alguns vôos assim! Inclusive, tem um PLU-BPS com conexões em IPN, GVR e VIX, pela Trip Além de um PLU-IGU com conexões em: IPN, GRU, MGF e LDB. Ah... se o meu dinehro desse!

#6 Bernardo_SSA

• Usuários
  • 107 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/Brasil
  • Data de Nascimento:23/02/1985
/*

Postado 24 de julho de 2011 - 16:55

Estávamos todos os fãs do Canteras, na expectativa de terminar a Festa do Interior! Em 2011 vai rolar outra??? Huhauhau

#7 PR-VAF

• Usuários
  • 83 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campo Grande MS Brasil
  • Data de Nascimento:15/04/1981
/*

Postado 25 de julho de 2011 - 15:28

Finalmente referências a CGR! Ê terrinha linda daqui. Vem conhecer FCANTERAS ! Imagem postada

#8 Hermano P Carvalho Filho

• Usuários
  • 194 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Velho/RO/Brasil
  • Data de Nascimento:24/08/1964
/*

Postado 25 de julho de 2011 - 17:43

Quando eu crescer eu quero ser igual ao FCANTERAS, parabéns, pelo FR, :ohyes:

#9 iGO MD

• Usuários
  • 658 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:14/12/1991
/*

Postado 25 de julho de 2011 - 20:10

Sempre um belo review do FCanteras, e seguindo esta escola comecei minhas experiências num BSB-POA-SDU-VCP e VCP-CWB-SDU-BSB com direito a passeio no aterro do Flamengo na ida e almoço no KFC do Catete na volta.

Por enquanto nada de flight report, mas a cada report do FC eu pego o jeito.

#10 Navegador2011

• Usuários
  • 102 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ
  • Data de Nascimento:10/10/1970
/*

Postado 26 de julho de 2011 - 02:28

Beleza de FR !! fotos maravilhosas !!!

#11 Caravelle

• Usuários
  • 3.233 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976
/*

Postado 26 de julho de 2011 - 02:50

Sensacional, padrão CANTERAS®!!! :ohyes:

Eu já voei quatro vezes nos E-Jets e achei eles muito barulhentos, tanto os motores quanto o atrito. Chega quase a incomodar! Nos vídeos do Canteras tive a impressão que o ATR 500 é bem mais silencioso que o E-Jet. Confere isso?

Apeasr do barulho, os E-Jets são muito bonitos e avançados tecnologicamente. Outro avião que acho muito barulhento internamente é o Triple Seven. Aparentemente o alto ruído vem dos motores e do sistema de ventilação.

Para mim os aviões com motores na cauda e a linha Airbus são os mais silenciosos. Claro, num avião com motores na cauda, se tu sentares lá atrás, vai ter bastante ruído, embora achei que a última fila do Fokker 70/100 é tão barulhenta quanto sentar ao lado do motor de um E-Jet!

Editado por Caravelle, 26 de julho de 2011 - 02:52 .

#12 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 26 de julho de 2011 - 23:41

View PostTripleSeven, em 23 de julho de 2011 - 19:19 , disse:

Sensacional!
Esse serviço de bordo da TRIP heim? Em 50 min de voo, eles servem mais que a TAM em um voo de 3 hrs..

O PR-GOL, peguei ele dias desse lá no SDU. hehe! Em breve posto as fotos.

Enfim, muito bom! Parabéns FCANTERAS.

Abs.

Valeu Triple Seven. Realmente o melhor serviço de bordo do Brasil e espero que continue assim

View PostViniLeo, em 23 de julho de 2011 - 20:20 , disse:

Mais um ótimo report do Canteras.

Bonita a rodoviária de CPQ, hein? Um dia ainda faço alguns vôos assim! Inclusive, tem um PLU-BPS com conexões em IPN, GVR e VIX, pela Trip Além de um PLU-IGU com conexões em: IPN, GRU, MGF e LDB. Ah... se o meu dinehro desse!

Obrigado ViniLeo. Realmente bonita a rodoviária de Campinas, muito melhor que a antiga que era um lixo. Legal esse voo PLU/IGU da Trip, pena que caaaaaaro, hehehehehe

View PostBernardo_SSA, em 24 de julho de 2011 - 16:55 , disse:

Estávamos todos os fãs do Canteras, na expectativa de terminar a Festa do Interior! Em 2011 vai rolar outra??? Huhauhau

Finalmente terminei!! Bem, posso dizer que rolou uma "mini festa" em julho e vai rolar mais algo em dezembro. Reportes demorarão mas chegarão, hehehehe

View PostPR-VAF, em 25 de julho de 2011 - 15:28 , disse:

Finalmente referências a CGR! Ê terrinha linda daqui. Vem conhecer FCANTERAS ! Imagem postada

Conheço CGR. Mas faz um tempão. Na época cheguei aí de brega da Varig vindo de CGB e saí para Guarulhos em outro brega, só que da Vasp. Durante os dias em Campo Grande peguei o trem do Pantanal até Corumbá também. Isso tudo com meus avós quando eu tinha uns treze anos de idade

View PostHermano P Carvalho Filho, em 25 de julho de 2011 - 17:43 , disse:

Quando eu crescer eu quero ser igual ao FCANTERAS, parabéns, pelo FR, :ohyes:

View PostiGO MD, em 25 de julho de 2011 - 20:10 , disse:

Sempre um belo review do FCanteras, e seguindo esta escola comecei minhas experiências num BSB-POA-SDU-VCP e VCP-CWB-SDU-BSB com direito a passeio no aterro do Flamengo na ida e almoço no KFC do Catete na volta.

Por enquanto nada de flight report, mas a cada report do FC eu pego o jeito.

Muito interessante seu itinerário caro discípuloImagem postada. Esperamos reporte!!

View PostNavegador2011, em 26 de julho de 2011 - 02:28 , disse:

Beleza de FR !! fotos maravilhosas !!!

Valeu Navegador!! Seus reportes também estão ótimos!!

View PostCaravelle, em 26 de julho de 2011 - 02:50 , disse:

Sensacional, padrão CANTERAS®!!! :ohyes:

Eu já voei quatro vezes nos E-Jets e achei eles muito barulhentos, tanto os motores quanto o atrito. Chega quase a incomodar! Nos vídeos do Canteras tive a impressão que o ATR 500 é bem mais silencioso que o E-Jet. Confere isso?

Apeasr do barulho, os E-Jets são muito bonitos e avançados tecnologicamente. Outro avião que acho muito barulhento internamente é o Triple Seven. Aparentemente o alto ruído vem dos motores e do sistema de ventilação.

Para mim os aviões com motores na cauda e a linha Airbus são os mais silenciosos. Claro, num avião com motores na cauda, se tu sentares lá atrás, vai ter bastante ruído, embora achei que a última fila do Fokker 70/100 é tão barulhenta quanto sentar ao lado do motor de um E-Jet!

Valeu Caravelle. Cara, pode ser sim. Não acho os Ejets tão barulhentos mas acho que são mais que os ATR72-500 sim

#13 Mastercaptain

• Consultor
  • 8.048 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
/*

Postado 27 de julho de 2011 - 00:07

FCanteras, tu é o cara quando o assunto for FR!:ohyes:

#14 theuser

• Usuários
  • 126 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:29/10/1984
/*

Postado 27 de julho de 2011 - 02:06

O terminal rodoviário de Campinas dá de 10 a 0 em Viracopos.

#15 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 27 de julho de 2011 - 19:43

View PostMastercaptain, em 27 de julho de 2011 - 00:07 , disse:

FCanteras, tu é o cara quando o assunto for FR!:ohyes:

Valeu Master!! Abração!!

#16 Kleber

Skywalker

• Moderador
  • 10.838 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
/*

Postado 28 de julho de 2011 - 20:33

O tempo passa e os FRs melhoram ainda mais, ein?

Parabéns, amigão :)

#17 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 29 de julho de 2011 - 01:27

Valeu Klebão!!

#18 thiago_SJK

• Usuários
  • 4.373 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
/*

Postado 29 de julho de 2011 - 02:11

Sugiro à administração do fórum dividir a seção Flight Reports em duas: uma passaria a se chamar FCanteras Reports e a outra teria os demais flight reports. :lol:

Realmente, você é imbatível nessa matéria, Fernando, como muito bem colocou o Master. :rev:

Confesso que estava sentindo falta de novidades vindas de você, já que fazia certo tempo que você não postava um novo FR. Sobre essa última viagem, tenho quatro pequenos comentários a fazer:

1) Que serviço de bordo espetacular da Trip! Nostalgia total! Tenho que dar um jeito de voar Trip de qualquer jeito antes de ocorrer uma integração mais profunda com a Tam, porque quando isso ocorrer... :secret:

2) Esses janelões dos E-Jets fazem a alegria de qualquer entusiasta (diferentemente de uns Airbus por aí onde o sol "aparece" quadrado)! :ohyes:

3) Como é bom ter contratempos durante a viagem (desde de que não acarrete na perda de compromissos) e ficar hospedado por conta da companhia, totalmente sozinho. Já me aconteceu isso com a Vasp, em PVH, e é claro que eu adorei!

4) Meu Deus, o que eram aquelas aeromoças do SDU-CWB e aquela funcionária de solo da Trip em CWB! :wub_anim:

Grande abraço, bons vôos e no aguardo de mais FRs! :thumbsup:

#19 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 10.781 Postagens
  • Cidade/UF/País:Somewhere back in time
  • Data de Nascimento:14/05/1986
/*

Postado 29 de julho de 2011 - 13:18

Também estava já sentido saudades dos FR's do Canteras, é chover no molhado, mas é sempre 10!

Dava até para fazer até um livro ou handbook de Trip Reports :lol:

#20 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 31 de julho de 2011 - 03:03

View Postthiago_SJK, em 29 de julho de 2011 - 02:11 , disse:

Sugiro à administração do fórum dividir a seção Flight Reports em duas: uma passaria a se chamar FCanteras Reports e a outra teria os demais flight reports. :lol:

Realmente, você é imbatível nessa matéria, Fernando, como muito bem colocou o Master. :rev:

Confesso que estava sentindo falta de novidades vindas de você, já que fazia certo tempo que você não postava um novo FR. Sobre essa última viagem, tenho quatro pequenos comentários a fazer:

1) Que serviço de bordo espetacular da Trip! Nostalgia total! Tenho que dar um jeito de voar Trip de qualquer jeito antes de ocorrer uma integração mais profunda com a Tam, porque quando isso ocorrer... :secret:

2) Esses janelões dos E-Jets fazem a alegria de qualquer entusiasta (diferentemente de uns Airbus por aí onde o sol "aparece" quadrado)! :ohyes:

3) Como é bom ter contratempos durante a viagem (desde de que não acarrete na perda de compromissos) e ficar hospedado por conta da companhia, totalmente sozinho. Já me aconteceu isso com a Vasp, em PVH, e é claro que eu adorei!

4) Meu Deus, o que eram aquelas aeromoças do SDU-CWB e aquela funcionária de solo da Trip em CWB! :wub_anim:

Grande abraço, bons vôos e no aguardo de mais FRs! :thumbsup:

Muito obrigado Thiago. Dá trabalho escrever estes reportes mas fico muito contente em ver que as pessoas gostam e viajam junto com eles.
Voa logo com a Trip então, pois quando a "paixão por voar e servir" atingir mais profundamente a empresa já viu né... Comigo, além dessa vez, ocorreu uma em Foz com a Ocean Air de ficar hospedado "na faixa". Eu ia pegar o voo deles para GRU e bem na hora do pouso do avião que vinha de Curitiba, um "meigo" CB resolveu desaguar sobre IGU e o F100 bateu asas para seu alternado
Táxi, jantar e hotel (Carimã) na conta de Don Efro, além de remarcação da passagem em voo da Gol no dia seguinte (a Ocean não tinha voo).

View PostA345_Leadership, em 29 de julho de 2011 - 13:18 , disse:

Também estava já sentido saudades dos FR's do Canteras, é chover no molhado, mas é sempre 10!

Dava até para fazer até um livro ou handbook de Trip Reports :lol:

Valeu Leadership!! Acho que já dá para fazer uns três livros, hehehehehe

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)