Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Antiga Varig promove leilão de bens pós-falência

antiga varig falência leilão registro empresarial

Já existem 35 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Anderson Gamma

• Usuários
  • 87 Postagens
  • Interests:Direito comercial e aeronautico
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/Brasil
  • Data de Nascimento:25/10/1988
Reputação: 37

Postado 26 de agosto de 2011 - 08:53

A Massa Falida da antiga Varig, realizará, no dia 29 de agosto, o primeiro leilão de bens após sua falência. O dinheiro arrecadado será depositado na conta da massa falida, gerida pelo juiz da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub, para futuro rateio entre os credores da falida.
O Flex Communication Center (FCC), que compreende as estações de rádio da companhia aérea, está avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão e será o primeiro item da massa falida leiloado. De acordo com o sócio do escritório de advocacia Nogueira, Simão & Bragança, Fábio Nogueira, que assessora a empresa, os leilões deverão ser realizados ao longo dos próximos anos, resultando em um ativo de cerca de R$ 300 milhões.
De acordo com o advogado, este processo não será imediato e dependerá de resolução da Justiça. O escritório, que também cuida da falência da empresa, trabalha em outras frentes para quitar os débitos junto aos credores. Segundo Nogueira, cerca de 30% da dívida da empresa pode ser contestada e a banca já conseguiu a anulação de aproximadamente R$ 800 milhões que eram reclamados pela Receita Federal.
O FCC, unidade de negócios especializada em serviços de radiotelecomunicações para a indústria aeronáutica, permaneceu em funcionamento mesmo depois da falência da antiga Varig. Companhias aéreas como Tam, Gol, Azul Webjet e Trip estão entre seus clientes. Capacitado para operar como prestador de serviços de tráfego aéreo, o FCC conta com bases em aeroportos nas cidades de Santo Ângelo (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul (RS), Chapecó (SC) e Cascavél (PR) – todas categoria A –, além da estação de rádio do Rio de Janeiro, categoria B, que promove facilidades de transmissão de mensagens administrativas.
Até o final do ano está previsto também o leilão do centro de treinamento de aeronautas da empresa, que está entre os maiores da América Latina. A unidade destaca-se por sua estrutura e sua localização estratégica, já que fica próxima ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O centro é utilizado por outras companhias aéreas para treinamentos, cursos e simulações de voos. Suas atividades também foram mantidas após o processo de falência, a fim de evitar a desvalorização dos ativos e prejuízos a terceiros e aos usuários de transporte aéreo

#2 Hermano P Carvalho Filho

• Usuários
  • 131 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Velho/RO/Brasil
  • Data de Nascimento:24/08/1964
Reputação: 53

Postado 26 de agosto de 2011 - 09:43

É triste ver isso......... principalmente para mim que fiz parte da família Varig, a minha pergunta é o que vão fazer com o prédio do Santos Dumont ?
Agora eu realmente entendo o que os funcionários da antiga Panair passaram...........

#3 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1178

Postado 26 de agosto de 2011 - 10:18

View PostAnderson Gamma, em 26 de agosto de 2011 - 08:53 , disse:

(...)
Até o final do ano está previsto também o leilão do centro de treinamento de aeronautas da empresa, que está entre os maiores da América Latina. A unidade destaca-se por sua estrutura e sua localização estratégica, já que fica próxima ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O centro é utilizado por outras companhias aéreas para treinamentos, cursos e simulações de voos. Suas atividades também foram mantidas após o processo de falência, a fim de evitar a desvalorização dos ativos e prejuízos a terceiros e aos usuários de transporte aéreo
Eis o que será leiloado:
Em seus 28 mil m² de área (cerca de 6 mil m² de área construída e 1.500 deles destinados aos simuladores), o Flight Training Center oferece desde equipamentos de treinamento clássicos, até os mais modernos, com altos índices de eficiência. Entre eles podem ser destacados os simuladores do B/737-200 e 300, B/747-200/ 300, B/767-300, B/707 e ERJ/145. Além disso, possui também dispositivos computadorizados para reprodução de cabines de DC10-30, B/727-100, B/737-200 e 300.
Curiosidade:
Destaque especial merece a área preservada de Mata Atlântica no Rio de Janeiro onde, usando recursos naturais e aeronaves, é realizado o curso de sobrevivência na selva. Ali, tanto a tripulação técnica (pilotos), quanto a de cabine (comissários), aprendem, na prática, como conseguir água, fazer fogo, encontrar alimentos, construir abrigos ou refúgios, e oferecer primeiros socorros a feridos. Este curso é inédito em todo o mundo, sendo ministrado somente no Flight Training Center.

#4 Comet

• Usuários
  • 451 Postagens
  • Cidade/UF/País:Cingapura - Cingapura
  • Data de Nascimento:12/08/1961
Reputação: 507

Postado 26 de agosto de 2011 - 11:01

o que vão fazer com o prédio do Santos Dumont ?

O prédio do S. Dumont nunca pertenceu à Varig. Ela alugava por uma bagatela do governo federal.

#5 MMotta

• Usuários
  • 3472 Postagens
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1993
Reputação: 1368

Postado 26 de agosto de 2011 - 11:54

View PostComet, em 26 de agosto de 2011 - 11:01 , disse:

O prédio do S. Dumont nunca pertenceu à Varig. Ela alugava por uma bagatela do governo federal.

E, pelo que vi quando passei por lá, já virou infraero... Em quanto isso o da vasp, ao lado, continua abandonado...

#6 PT-KTR

• Usuários
  • 4189 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/BRZ
  • Data de Nascimento:13/10/1982
Reputação: 350

Postado 26 de agosto de 2011 - 12:18

View PostHermano P Carvalho Filho, em 26 de agosto de 2011 - 09:43 , disse:

É triste ver isso......... principalmente para mim que fiz parte da família Varig, a minha pergunta é o que vão fazer com o prédio do Santos Dumont ?
Agora eu realmente entendo o que os funcionários da antiga Panair passaram...........

Passaram inclusive por uma arquitetação com grande colaboração da VARIG, aqui se faz, aqui se paga...

#7 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens
  • Data de Nascimento:22/09/1976
Reputação: 260

Postado 26 de agosto de 2011 - 12:44

View PostPT-KTR, em 26 de agosto de 2011 - 12:18 , disse:

Passaram inclusive por uma arquitetação com grande colaboração da VARIG, aqui se faz, aqui se paga...

Isso é lenda urbana....

#8 x-varigvinny

• Usuários
  • 483 Postagens
  • Interests:Aprofundar conhecimentos sobre a aviação
  • Cidade/UF/País:Santa Maria-RS
  • Data de Nascimento:23/06/1981
Reputação: 278

Postado 26 de agosto de 2011 - 16:38

Ainda acreditam que a Varig forçou o governo a fechar a Panair? Desculpe aos que odeiam a Varig, mas os fatos não dizem que a RG forçou a falência da Panair.

#9 Thiago

• Colaborador
  • 4948 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976
Reputação: 2141

Postado 26 de agosto de 2011 - 20:12

Caravelle...

Dizer que a RG não contribuiu para o enterro da Panair, é difícil né....

Só falta dizer que não havia um DC-8 da RG prontinho pra decolar quando em 10 FEV 1965 impediram a decolagem do DC-8 da Panair...

Desculpa cara, mas não dá pra fechar os olhos pra essa vergonha que a RG operou por baixo dos panos.

A Panair tinha as suas chagas sim, inegáveis, mas, que ela tinha recuperação sim, ela tinha. Pra terminar: basta ver o que era a Varig antes de 1965 e o que era a Varig depois de 1965.

#10 Garrent

• Usuários
  • 59 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 57

Postado 26 de agosto de 2011 - 20:25

Vai dizer também que na epoca da Real Aerovias tudo que rolou foi lenda urbana ?

Ainda bem que o grande Omar Fontana prestou uma verdadeira homenagem e respeito merecido para aqueles da Real que posteriormente foram para Transbrasil, a famosa calça preta.

Depois quem era calça azul num passado recente também passaram a vestir calça preta ( risos ), como esse mundo da volta.

Deus escreve certo por linhas tortas.

#11 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens

Postado 27 de agosto de 2011 - 01:20

View PostThiago, em 26 de agosto de 2011 - 20:12 , disse:

Caravelle...

Dizer que a RG não contribuiu para o enterro da Panair, é difícil né....

É bem fácil! Como dizia Joseph Goebbels, "uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade". Os militares odiavam o dono da Panair, e quebraram todas empresas dele, não só a Panair! E a Cruzeiro esteve envolvida também já que ela herdou as rotas domésticas?

Só falta dizer que não havia um DC-8 da RG prontinho pra decolar quando em 10 FEV 1965 impediram a decolagem do DC-8 da Panair...

Não, não havia um DC-8, até porque a Varig não o tinha. Havia um 707! Alguém tinha que assumir os vôos internacionais da Panair e a Varig era a única com capacidade para isso, pois já voava para os Estados Unidos e Japão. Os militares devem ter avisado o Berta que ela assumiria os vôos da Panair.

Desculpa cara, mas não dá pra fechar os olhos pra essa vergonha que a RG operou por baixo dos panos.

Que vergonha? O fato dos militares terem fechado a Panair, a TV Excelsior e todas empresas do Simonsen? Isso é uma das teorias da conspiração mais cheias de furos que eu conheço!

A Panair tinha as suas chagas sim, inegáveis, mas, que ela tinha recuperação sim, ela tinha. Pra terminar: basta ver o que era a Varig antes de 1965 e o que era a Varig depois de 1965.

Que ótimo que os militares não a tivessem fechado, era uma grande empresa, assim como a TV Excelsior e as empresas de café do Simonsen! Obviamente a Varig cresceu depois disso, se não tivesse crescido depois de assumir as rotas da Europa era muita incompetência!

View PostGarrent, em 26 de agosto de 2011 - 20:25 , disse:

Vai dizer também que na epoca da Real Aerovias tudo que rolou foi lenda urbana ?

Ainda bem que o grande Omar Fontana prestou uma verdadeira homenagem e respeito merecido para aqueles da Real que posteriormente foram para Transbrasil, a famosa calça preta.

Depois quem era calça azul num passado recente também passaram a vestir calça preta ( risos ), como esse mundo da volta.

Deus escreve certo por linhas tortas.

A Varig comprou a Real Aerovias! Ou, se preferir, o Linneu Gomes vendeu a Real Aerovias para a Varig! Simples assim! Que "tudo que rolou" nisso?

A Varig sempre foi amada ou odiada, não adianta... Odiada principalmente por quem estava fora ou não conseguiu entrar nela e perpetuou esses mitos por gerações! Pena hoje não termos alguma empresa que se aproxime da representatividade e qualidade que ela (e a própria Panair e Real) teve!

Bela homenagem do Omar Fontana!

Editado por Caravelle, 27 de agosto de 2011 - 01:24 .

#12 JJNVT

• Membro Honorário
  • 1173 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itajaí/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1980
Reputação: 66

Postado 27 de agosto de 2011 - 02:36

View Postjambock, em 26 de agosto de 2011 - 10:18 , disse:

Destaque especial merece a área preservada de Mata Atlântica no Rio de Janeiro onde, usando recursos naturais e aeronaves, é realizado o curso de sobrevivência na selva. Ali, tanto a tripulação técnica (pilotos), quanto a de cabine (comissários), aprendem, na prática, como conseguir água, fazer fogo, encontrar alimentos, construir abrigos ou refúgios, e oferecer primeiros socorros a feridos. Este curso é inédito em todo o mundo, sendo ministrado somente no Flight Training Center.

OI???

#13 PR-GTJ

• Usuários
  • 1203 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:28/11/1987
Reputação: 71

Postado 27 de agosto de 2011 - 08:04

Ai, meu pai.

Nunca vão esquecer essa história de que a Varig contribublabla bla bla bla bla!?

#14 PHASE OUT MAN

• Usuários
  • 511 Postagens
  • Cidade/UF/País:SAO PAULO
  • Data de Nascimento:27/01/1970
Reputação: 298

Postado 27 de agosto de 2011 - 08:43

View Postjambock, em 26 de agosto de 2011 - 10:18 , disse:

Eis o que será leiloado:
Em seus 28 mil m² de área (cerca de 6 mil m² de área construída e 1.500 deles destinados aos simuladores), o Flight Training Center oferece desde equipamentos de treinamento clássicos, até os mais modernos, com altos índices de eficiência. Entre eles podem ser destacados os simuladores do B/737-200 e 300, B/747-200/ 300, B/767-300, B/707 e ERJ/145. Além disso, possui também dispositivos computadorizados para reprodução de cabines de DC10-30, B/727-100, B/737-200 e 300.
Curiosidade:

O Simulador do 145 ja nao esta mais la faz muito tempo.

#15 Thiago

• Colaborador
  • 4948 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976
Reputação: 2141

Postado 27 de agosto de 2011 - 10:53

*
Popular

Caravelle

Eu to no iPad, e fazer quote aqui é complicado, então vai emendado mesmo...

Primeiro: sim, foram os militares que perseguiram a Panair também , pela sua estreita ligação com o governo Jango. Eles fecharam sim a Panair, até porque foi um despacho ministerial feito pelo pústula do Eduardo Gomes, que , numa canetada, enfiou a Panair vala abaixo. Só que, as ligações da Varig com o governo militar era bem suspeitas, e isso é inegável. É fato, ocorria, e taí a história que não me deixa mentir.

Essa história de citar Goebbels, é uma muleta de linguagem, me desculpe.

Me enganei, me equivoquei em dizer que havia um DC-8, que na verdade, como citastes, era um B707. Só que, nada é mais cristalino do que a forma como as coisas foram conduzidas, mesmo na obscuridade, que anos após anos, vem à tona. O fato de um voo ter sido assumido na surdina, dá margem a pensar o que? Repito o que perguntei : o que era a Varig, antes de 1965 e o que era a Varig depois de 1965?

Ah, mas era a ùnica em condições de assumir imediatamente as linhas da Panair, poderás dizer. Mas, porque este processo não poderia ser menos " na cara" como foi?

Meu caro amigo: todo esse circo armado, todo um teatro prontinho aguardando a tripulação do DC-8, e a Varig não tinha NADA a ver com isso, você tem a manha de admitir isso? Simplesmente , viram lá de cima, a Varig, chamaram de última hora e disseram : ó, vou cassar a concessão da Panair, peguem um B707 , levem para o Galeão, e assumam ali mesmo o voo, sem planejamento, sem nada?

Se o governo militar foi o autor do tiro, a Varig foi o cúmplice.

Admiro a Varig pra cacete , mais até do que possas imaginar meu caro amigo gaudério. Não nutro ódio nenhum por ela, e possuo alguns grandes amigos que voaram mundo afora com o ícaro na fuselagem. Foi referência de excelência na aviação brasileira, e sei reconhecer isso. Em relação a entrar ou querer entrar, de minha parte, desde o Aero Clube, quis voar na Transbrasil...não sei porque, talvez admiração....então desse mal, teu amigo aqui não vai morrer. Só que para sermos isentos, imparciais, temos de saber reconhecer as páginas negras de instituições que gostamos, tal como eu admiro a Força Aérea, e sei reconhecer que foi uma das grandes c.......adas o fechamento da Panair. E dizer que a Varig não contribuiu para o fechamento da Panair, é um tanto quanto imparcial.

Mas, mesmo assim, respeito a tua opinião, sendo parcial ou não.

Abraço.

#16 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens

Postado 27 de agosto de 2011 - 20:38

Thiagão

Antes de tudo, quando eu escrevi "odiada principalmente por quem estava fora ou não conseguiu entrar nela e perpetuou esses mitos por gerações" eu não me referi a ti, e sim aos que há décadas perpetuaram esses mitos. Sei que tu és um profissional muito capaz, e entraria na TransBrasil, Varig ou onde achasse melhor para ti! ;)

Quanto ao caso em questão, eu não vejo ligações claras entre Ruben Berta e os militares. A Varig já nos anos 50 apresentou um crescimento forte, com a chegada dos Super Constellation e os voos para os EUA. Nessa época ela concorria com a Real Aerovias, que também voava de Super Constellation, nas rotas para os EUA. As rotas para a Europa eram exclusivas da Panair, que por sua vez não voava aos EUA. Ou seja, antes do fechamento da Panair a Varig já era grande, era uma das três empresas brasileiras que fazima voos de longo curso, e não era mais uma empresa regional no interior do Rio Grande do Sul.

Em 1961 a Varig comprou a Real Aerovias e por consequência ficou com o monopólio dos voos para os EUA. E foi uma compra com seus conflitos internos normais, diferenças de padrão etc., não teve sacanagem. Demorou praticamente um ano pros militares fecharem a Panair após o Golpe de 1964, ou seja, houve tempo suficiente para preparar a única empresa capaz de assumir os vôos de longo curso para a Europa. Não vejo como o Berta possa ter influenciado nisso, já que seria muito mais complicado "leiloar" as rotas entre a Varig e as outras empresas, sendo que apenas a Cruzeiro também voava para fora, em voos para a América do Sul, e as outras eram domésticas. Ou seja, as outras não estavam preparadas, não tinham estrutura. O Berta deve ter sim sabido antes que iriam fechar a Panair, mas isso não faz dele cúmplice, ele foi uma ferramenta dos militares para que as rotas européias não ficassem descobertas. E a Varig obviamente cresceu com as rotas européias, mas não foi isso que a levou de ser uma empresa pequena a ser uma grande. "O que era a Varig, antes de 1965 e o que era a Varig depois de 1965?" Uma empresa grande que voava para os EUA e passou a voar para a Europa também.

E ao contrário da crença comum, ela não ficou com o monopólio dos voos internacionais após o fechamento da Panair, pois até 1975 a Cruzeiro (que herdou os demais voos da Panair em 1965) era independente e voava toda América do Sul. Com a compra da mesma em 1975, aí sim a Varig passou a ter o monopólio.

A Cruzeiro deve ter herdado as demais linhas pela comunalidade de equipamento, porque ambas operavam o Caravelle VI-R.

Eu acho exagero dizer que o Ruben Berta foi ativo no fechamento da Panair. A empresa dele sim se beneficiou, assim como a Cruzeiro, mas daí a ele ter engendrado isso me parece uma teoria da conspiração furada. E o que ele teria a ver com o fechamento das outras empresas do Simonsen? :uhm:

#17 Anderson Gamma

• Usuários
  • 87 Postagens
  • Interests:Direito comercial e aeronautico
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/Brasil
  • Data de Nascimento:25/10/1988
Reputação: 37

Postado 27 de agosto de 2011 - 21:34

Prezados,

Creio eu que os debates deveriam ocorrer sobre o leilão de bens da massa falida da VARIG.
O que alguns não entendem, sob o ponto de vista, ora percebido pelos leitores dos tópicos é de que estamos tratando de empresas e seus métodos de conquista comercial. Querendo ou não, isto chama-se negócio e está presente em todos os ramos de atividade empresarial no mundo todo. Crescer, conquistar, expandir são verbos constantemente empregados no mundo corporativo e que para obtê-los devem-se usar todos os meios possíveis e legais existentes. O mundo é assim, uma empresa hoje está em alta, amanhã está em baixa, outro dia pede-se a decretação de falência, no outro renasce das cinzas e assim o mundo comercial vai vivendo. Diante do ponto de vista colocado pelos senhores, procurar saber se houve "culpa" do Ruben Berta, se este foi peça fundamental para a decadência e extinção da PANAIR é muito complicado. Deve-se levar em conta a teoria da ocupação comercial, ou seja, irá ocupar determinado setor deixado por uma outra já não mais existente por motivo de desequilíbrio sócio-econômico-financeiro aquela empresa que mantém maior poder de mercado e que este seja capaz de suprir as necessidades deixadas. Ou seja, em exemplo prático, se a TAM hoje for decretada falência, o mais provável que assuma suas rotas seja a GOL em 80% e os 20% restante será dividida entre a Azul, TRIP etc (regionais).

Esse é meu ponto de vista.

grande abraço!

Editado por Anderson Gamma, 27 de agosto de 2011 - 21:36 .

#18 x-varigvinny

• Usuários
  • 483 Postagens
  • Interests:Aprofundar conhecimentos sobre a aviação
  • Cidade/UF/País:Santa Maria-RS
  • Data de Nascimento:23/06/1981
Reputação: 278

Postado 28 de agosto de 2011 - 00:20

"O que era a Varig, antes de 1965 e o que era a Varig depois de 1965?" Simplesmente a maior empresa aérea do país, tendo adquirido a REAL Aerovias em 1961 e tendo o monopólio das rotas para os EUA. Basicamente, a única coisa que a Varig aproveitou da Panair foram as rotas para a Europa e Oriente Médio e dois DC-8. Só, caput. Os Caravelles foram assumidos pela Cruzeiro junto com muitas linhas domésticas.

#19 E195-SDU

• Usuários
  • 3926 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:23/02/1981
Reputação: 516

Postado 28 de agosto de 2011 - 00:32

O simulador do ERJ foi para os Estados Unidos e em seguida foi para o Paraná. Lembrando que por questões burocráticas este simulador foi para os EUA somente para ser substituído por um outro, e assim seguir para seu destino final.
Os mock up não estão operando 100% e o simulador do 747 se não me engano sequer montado está.
Atualmente somente o simuladores do 733, 707, 732, 727 e 767/57 estão sendo utilizados pela Webjet, Variglog, Força Aérea Angolana, TAAG.
Este centro de treinamento estará sendo disputado por empresas aéreas brasileira conhecidas, por empresários fora do ramo que estão interessados em investir neste tipo de negocio e INFELIZMENTE por empresas de construção, que estão intereressadas no grande espaço disponível para empreendimentos imobiliários. Falam que eles virão com força.
Desejo sorte para o pessoal guerreiro que está lutando para salvar as cinzas que sobraram, e torna-las em Fênix.

#20 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2632

Postado 28 de agosto de 2011 - 01:18

Cmte.Thiago, se me permite uma breve observação nesta historia Panair-Varig, gostaria de contar-te uma conversa privilegiada que tive com o Cmte Rubens Bordini. O Cmte Bordini foi vice-presidente da Varig e o responsável pela fusão da Real com a Varig. Esteve diretamente envolvido no episodio da Panair e com muita serenidade ouvi de sua fala mansa, sua versão a este fato. Muito resumidamente, posso dizer-te que a decisão de fechar a Panair,segundo Bordini, foi estritamente política . Rubem Berta foi consultado, antes do golpe fatal na Panair, e assumiu que a Varig iria acolheria da melhor maneira o corpo de funcionários e algumas rotas,conjuntamente com a Cruzeiro. Não foi a VARIG quem arquitetou o fechamento da Panair.Abs.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)