Tá, não é assim a 30 anos... Mas é assim a no minimo 10. Continuo a afirmar que a culpa é do cara.
Olá,
Não sei exatamente o equipamento que você voa ou qual é a sua experiência de voo, portanto, desculpe-me por uma eventual observação elementar para o cenário das operação aérea de uns bons anos para cá.
Sim – num primeiro instante, mas que no final também não será diferente na visão das autoridades e da comunidade aeronáutica, de um modo geral –, o piloto é o culpado. No entanto, em tempos de operação conjunta de variantes (como a família 737 ou A320) e, pasme!, de narrow body simultaneamente com wide body e de frota de aviões com 2 e 4 motores, é de se esperar, no mínimo, que essa e outras atrapalhadas aconteçam. Uma coisa que pouco se comenta, pelo menos nesse tópico, é que os aviões estão cada vez mais automatizados, rumo ao futuro, mas quem está por trás dos controles é um ser igual ao Santos Dumont ou irmãos Wright, portanto, quanto a engrenagem e a estrutura que envolvem os fatores humanos, por motivos divinos pouco andou mudando ou evoluindo.
Apenas como um pequeno exemplo, a frota de aeronave que opero atualmente é consistentemente padronizada, no entanto, já flagrei por mais de uma vez colegas tomando a iniciativa de desligar o aquecimento dos parabrisas ao invés das bombas do tanque central de combustível. As teclas são bem parecidas e razoavelmente próximas, e não sei qual é a razão, mas ficam impressionantemente ainda mais juntas nas operações noturnas e sonolentas.
Abs