Iberia deixa de voar para Recife e Fortaleza

Preço do combustível e crise econômica são os principais motivos da decisão de não operar para o Nordeste
A partir do dia 2 de novembro, a Iberia deixará de voar entre Madri, na Espanha, e Fortaleza e Recife. A tomada desta decisão ocorre devido ao aumento do preço do petróleo e a crise econômica mundial, explica a aérea por meio de um comunicado.
"A elevação do preço do combustível, de 40% desde o final do ano passado, disparou os custos da companhia, enquanto que o atraso da recuperação econômica mantém a demanda reduzida em mercados importantes como o europeu. Por essa razão, apesar do razoável comportamento da rota enquanto a número de passageiros desde seu lançamento, sua rentabilidade não alcançou os níveis esperados", diz a empresa.
A Iberia cogita a retomada das operações diretas a Recife e Fortaleza, "na medida em que os condicionantes externos modifiquem seu rumo".
A companhia aérea opera hoje com três voos diretos por semana ao Nordeste. A partir da interrupção das operações, a Iberia oferecerá voos diários para as duas cidades, via São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro.
Conforme já avançado noutro tópico, a confirmação oficial:
http://panrotas.com....leza_71196.html

Iberia deixa de voar para Recife e Fortaleza
Postado 08 de setembro de 2011 - 16:29
Postado 08 de setembro de 2011 - 16:56
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:13
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:19
rafael amarante, em 08 de setembro de 2011 - 17:13 , disse:
É difícil falar que não houve um bom planejamento estando de fora, mas eu acho 6 meses muito pouco tempo pra decretar o encerramento de uma rota quando ela é bem pensada. Falar de concorrência me parece um pouco simplorio, já que a TAP tem anos de operação em REC/FOR, não fez nenhuma mudança, era um cenário conhecido para o planejamento da Iberia. O combustível certamente é um fator que pesa muito, mas como isso já virou desculpa pronta pra encerrar operação, tenho minhas dúvidas. Enfim, lamento porque esse tipo de coisa queima os mercados.
Editado por E175, 08 de setembro de 2011 - 17:20 .
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:26
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:31
não deu!
fecha e faz outra coisa!
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:35
Percebi ainda, um quê de má vontade em alguns agentes de viagens, quando da possibilidade de emissão pela Ibéria. Explico: Planejo ir a europa em jan/12 e todos os agentes que consultei, davam prioridade para emissão pela tap, justificando que o vôo era direto, havia facilidade de conexões em Lisboa, etc.
Enfim, lamento a ausencia da Iberia a partir de novembro.
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:40
Stelios the Greek, em 08 de setembro de 2011 - 17:31 , disse:
não deu!
fecha e faz outra coisa!
Bom, perder dinheiro faz parte do negócio as vezes. Não dá é pra vir com expansão maluca, tenta aqui, não deu fecha, abre outra. Se for assim não vai sobrar companhia aérea no mundo. Espera-se que uma empresa do porte da Iberia tenha pelo menos um plano B. Do jeito que entrou está saindo, não houve alteração, não houve mudança significativa no quadro de tarifas, etc. É questão de seguir uma linha, senão vira loteria. As companhias hoje tem muitas formas de medir a reação de um mercado como o nordeste.
Editado por E175, 08 de setembro de 2011 - 17:41 .
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:54
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:55
Rodney Soares, em 08 de setembro de 2011 - 17:35 , disse:
Percebi ainda, um quê de má vontade em alguns agentes de viagens, quando da possibilidade de emissão pela Ibéria. Explico: Planejo ir a europa em jan/12 e todos os agentes que consultei, davam prioridade para emissão pela tap, justificando que o vôo era direto, havia facilidade de conexões em Lisboa, etc.
Enfim, lamento a ausencia da Iberia a partir de novembro.
Rodney,
As ocupações da IBE postadas pelo Flyer mostram uma realidade diferente, até há uma semana atrás tinha voos lotados em ambos os sentidos. Penso que não podemos culpar as agências de sugerir voar TAP.
E, na realidade, a TAP oferecia um produto melhor para os dois mercados:
- voos diários e dedicados ao invés de 3 voos semanais "triangulados";
- bons horários de ligação;
- aviões mais modernos com IFE individual;
- tripulações falando português;
- acordo de fidelização em parceria com a TAM;
- uma emigração mais "amistosa" em Lisboa, habituada a receber e compreender os Brasileiros;
- tarifas muito equiparadas ou mesmo mais baixas que a IBE
Para além da própria estratégia da TAP colocar sempre o Brasil como mercado prioritário. Temos que admitir que nenhuma companhia trata o Brasil como a TAP.
Admito que fico orgulhoso pela forma como a TAP reagiu à entrada da IBE nos "seus" mercados tradicionais, mas a IBE pouco fez para combater a posição da TAP. Tenho pena porque parece que ninguém entende o potencial destes mercados.
Abraço
Luis
Editado por TAP151, 08 de setembro de 2011 - 17:55 .
Postado 08 de setembro de 2011 - 17:57
Simples: grande parte dos voos internacionais ainda são compradas por agencias de viagens.
A Iberia paga 1% de comissão aos agentes. A TAP paga entre 03% a 06%.
Sem contar que em relação a tarifa, a Iberia não é uma das melhores.
Postado 08 de setembro de 2011 - 18:18
Postado 08 de setembro de 2011 - 18:32
Postado 08 de setembro de 2011 - 18:35
E175, em 08 de setembro de 2011 - 17:19 , disse:
É difícil falar que não houve um bom planejamento estando de fora, mas eu acho 6 meses muito pouco tempo pra decretar o encerramento de uma rota quando ela é bem pensada. Falar de concorrência me parece um pouco simplorio, já que a TAP tem anos de operação em REC/FOR, não fez nenhuma mudança, era um cenário conhecido para o planejamento da Iberia. O combustível certamente é um fator que pesa muito, mas como isso já virou desculpa pronta pra encerrar operação, tenho minhas dúvidas. Enfim, lamento porque esse tipo de coisa queima os mercados.
Essa é uma dúvida que me surgiu: todo negócio tem um tempo de maturação, então, qual seria o tempo de maturação de uma rota? Ou as perspectivas mostradas nos sistemas de reservas são suficientes para se decretar o fim de uma ligação? Vendo de fora parece uma decisão precipitada...
Postado 08 de setembro de 2011 - 18:36
Acredito que o avião A343 também seja inadequado para a rota, que é relativamente curta entre MAD e o Nordeste brasileiro. Bola para frente que logo logo o Petróleo baixa.
Postado 08 de setembro de 2011 - 18:45
Postado 08 de setembro de 2011 - 19:10
via aqui q as ocupações estavam boas e com uma perspectiva de incremento.
Postado 08 de setembro de 2011 - 19:14
Postado 08 de setembro de 2011 - 19:55
1 Usuário(s) lendo este tópico
0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)