Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Anac quer que aéreas avisem antes da compra sobre atraso em voos

Já existem 18 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Dani CV

• Usuários
  • 248 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:23/05/1979
Reputação: 10

Postado 17 de setembro de 2011 - 12:32

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) quer obrigar empresas aéreas nacionais e estrangeiras a colocarem na passagem quanto tempo o voo costuma atrasar.
A proposta, aberta a consulta pública, prevê multa, que pode chegar a R$ 10 mil.
O consumidor terá de ser informado antes de comprar o bilhete, seja pela página da companhia na internet, por telefone ou em lojas.
A minuta de resolução receberá sugestões até o próximo dia 14 de outubro. Depois, a agência publicará resolução a respeito, que pode ou não conter alterações.
Se o texto for aprovado como está, as empresas terão que cumpri-lo após publicação no "Diário Oficial da União". Ainda não há prazo.
O índice de atraso que constará da passagem é o de dois meses antes da compra. Um voo SP-Rio de setembro, por exemplo, teria o quanto esse trecho atrasou em julho.
O atraso se dá quando o pouso ou decolagem acontecem 15 minutos após o previsto em voos domésticos e 30 minutos nos internacionais.
Um a cada seis voos no país sofreu atraso em 2010.
Também terá de ser informada a regularidade -o percentual de voos programados que foram cumpridos quando não há restrições meteorológicas e/ou em aeroportos.
Os dados terão de estar em locais visíveis nos aeroportos e no site da Anac. Serão as empresas que terão de fornecê-los; a Anac fiscalizará.
Segundo a agência, a divulgação ajuda o consumidor a decidir não apenas pelo preço, mas por itens importantes para medir a qualidade do serviço. A premissa é que o passageiro tem direito de voar de um local a outro nos horários contratados.

CRÍTICAS
No setor, a medida foi vista como mais uma obrigação imposta pela Anac às empresas, que, se mantida, será questionada na Justiça.
O sindicato das empresas disse que a divulgação, como a Anac quer, não existe em lugar nenhum do mundo.
Para a entidade, saber o quanto um voo atrasa não tem impacto na decisão do passageiro na hora da compra. A Jurcaib, que representa as empresas aéreas que operam voos internacionais, não se manifestou. A TAM diz que a posição do Snea é a que vale. A Gol esperará os resultados da audiência pública para falar.
A proposta da Anac também modifica o cálculo de atraso e regularidades, que é de 1999. Voos atrasados por mau tempo, por exemplo, entram como pontuais. O novo texto corrigirá essa distorção.
A agência submeteu 14 propostas a audiência pública neste ano, das quais três viraram norma e 11 estão em fase de análise de sugestões.

http://www1.folha.uo...o-em-voos.shtml

#2 andrezito12

• Usuários
  • 423 Postagens
  • Cidade/UF/País:Cuiabá
  • Data de Nascimento:12/06/1979
Reputação: 168

Postado 17 de setembro de 2011 - 13:17

Trabalhar para melhorar realmente o sistema ninguém quer na Anac. Tentam só passar a imagem que lutam pelo consumidor com medidas esdrúxulas.

#3 Ban_Vetor

• Usuários
  • 52 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:01/03/1985
Reputação: 2

Postado 17 de setembro de 2011 - 14:23

esdrúxula porque... ?

#4 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 17 de setembro de 2011 - 14:37

Porque atraso é imprevisto, não é regra. As companhias aéreas já adotam block time diferenciado justamente pra cobrir esses problemas da nossa magnífica infra-estrutura. Pode até ser que existam atrasos sistemáticos, por conta de trilhos as vezes apertados, mas não acho que seja razoável uma medida dessas. Diria que é um absurdo inclusive, pois atesta a incompetência não fiscalizada pela ANAC. Se cumprir horário é um dos objetivos básicos do transporte aéreo, como o órgão regulador pode admitir tempo médio de atraso informado na compra?! A empresa vai vender o bilhete falando, olha, meu voo é as 15 hrs, mas geralmente eu não consigo honrar e por isso ele costuma decolar as 16 hrs. Totalmente sem sentido.

#5 João Vítor Balduino

• Usuários
  • 3298 Postagens
  • Interests:Aviação / Aeromodelismo / Automobilismo / Formação de Aviadores
  • Cidade/UF/País:Ribeirão Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:19/03/1996
Reputação: 1973

Postado 17 de setembro de 2011 - 15:16

Então quer me dizer que atrasos são completamente previsiveis?

Não entendi direito essa medida não...

#6 Landing

• Usuários
  • 8655 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3131

Postado 17 de setembro de 2011 - 16:37

é um show de criatividade!

#7 Sydy

• Usuários
  • 2396 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos
  • Data de Nascimento:15/01/1970
Reputação: 3807

Postado 17 de setembro de 2011 - 17:02

Impressionante o amadorismo...

Valha-me Deus!

#8 Joaop

• Usuários
  • 1941 Postagens
  • Cidade/UF/País:Isère - France
  • Data de Nascimento:08/01/1988
Reputação: 413

Postado 17 de setembro de 2011 - 17:14

View PostBan_Vetor, em 17 de setembro de 2011 - 14:23 , disse:

esdrúxula porque... ?

Porque é um custo a mais para as cias aéreas, só pra falar pro consumidor que voo X pode chegar 17 minutos depois do previsto.

Custo a mais pra cia = custo a mais para o pax.
Eu não quero pagar a mais só pra saber o óbvio.

Se a ANAC quiser regular os atrasos, ela que vá atrás dos voos que atrasam todo dia e cobre da cia o real motivo desse atraso.

Talvez ela não queira ir atrás porque senão vai acabar descobrindo que ela mesma é um dos fatores pra voo atrasar.

#9 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 17 de setembro de 2011 - 17:19

Vendo bola de cristal - ano 94, quase sem uso. Quem puder repassar a algum diretor de cia aérea, agradeço.

O que atraso passado tem a ver com o futuro? No inverno, POA e CWB atrasam bastante. No verão o pau quebra em SP...e CGH e GRU viram um caos...RBR, CGB e CGR sofrem com as queimadas em uma determinada época do ano...

Atrasos futuros se resolvem com investimento em toda a infra aérea (aeroportos, controle, etc) e fiscalização das empresas. Colocar atraso passado na passagem e o gato da minha sogra fazendo suas necessidades, não significam nada. No segundo caso, o alívio serve só para o próprio gato, hahahaha.

Rafael

#10 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14964 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 17 de setembro de 2011 - 17:54

O http://www.flightstats.com oferece um medidor de dep on time para os voos pesquisados nos EUA. uma verdadeira mão na roda.

#11 Lear_60

• Usuários
  • 2911 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:07/03/1987
Reputação: 508

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:07

Maravilha! Excelente medida.
Agora quando alguém comprar uma passagem pra voar dia 24/12 pode aparecer:
"Atraso de 1 hora e meia prevista devido não haver controle tráfego eficiente, falta de posições de parada e falta de ônibus para embarque/desembarque."

Mais uma vez o desgoverno querendo fazer bonito pra opinião pública e fazendo ###### na prática.

#12 E.P.M.

• Usuários
  • 2229 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:21

é isso aí...a ANAC inventando tecnologia!!
nós tamo perdido viu!

Editado por Emanuel Mosci, 17 de setembro de 2011 - 18:21 .

#13 Pintassilgo

• Usuários
  • 308 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/05/1980
Reputação: 203

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:46

INCOMPETÊNCIA, DESPREPARO, ARROGÂNCIA, PREGUIÇA, HIPOCRISIA...

São adjetivos que me vem a cabeça quando penso em ANAC.

#14 Dani CV

• Usuários
  • 248 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:23/05/1979
Reputação: 10

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:50

Tanta coisa importante para a ANAC fazer e fica inventado essas besteiras. Valha-me.

#15 Thiago Zschornack

• Usuários
  • 703 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:16/01/1989
Reputação: 359

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:58

View PostJoão Vítor Balduino, em 17 de setembro de 2011 - 15:16 , disse:

Então quer me dizer que atrasos são completamente previsiveis?

Não entendi direito essa medida não...

Sim. São a coisa mais previsível do mundo (ou melhor, do Brasil).

:sabia:

View PostE175, em 17 de setembro de 2011 - 14:37 , disse:

Porque atraso é imprevisto, não é regra. As companhias aéreas já adotam block time diferenciado justamente pra cobrir esses problemas da nossa magnífica infra-estrutura. Pode até ser que existam atrasos sistemáticos, por conta de trilhos as vezes apertados, mas não acho que seja razoável uma medida dessas. Diria que é um absurdo inclusive, pois atesta a incompetência não fiscalizada pela ANAC. Se cumprir horário é um dos objetivos básicos do transporte aéreo, como o órgão regulador pode admitir tempo médio de atraso informado na compra?! A empresa vai vender o bilhete falando, olha, meu voo é as 15 hrs, mas geralmente eu não consigo honrar e por isso ele costuma decolar as 16 hrs. Totalmente sem sentido.

Block time esse que gera uma enorme perda de produtividade no setor. Por exemplo, um vôo que cumpre 4 escalas de 30 min, aumentando o tempo das mesmas para 10 min ou 20 min a mais, pode gerar um tempo em solo desnecessário ( 1 hora, por exemplo). Tempo esse que poderia, dependendo da rota, cumprir uma etapa a mais no mesmo vôo. Não preciso dizer quem "ocupa os assentos" desse vôo a mais.

Quanto à segunda observação no quote, e se determinado pax tiver a brilhante idéia de "atrasar um pouquinho" só pra não esperar demais no aeroporto, graças a essa medida imbecil? :omg: Teoricamente não embarca, porém no Brasil...

#16 Cmte Garcia

• Usuários
  • 1920 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS
  • Data de Nascimento:14/12/1980
Reputação: 154

Postado 17 de setembro de 2011 - 19:19

Isso me lembra aquele projeto de lei de um deputado que queria que as cias informassem a previsão de turbulência.

Daqui a pouco um boarding pass terá 6 páginas. Uma com os dados do voo, as outras com previsão de turbulencia, previsão de vento em rota, previsão de atrasos, previsão de arremeter, alternar... etc.

#17 Dexter

• Usuários
  • 313 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:15/10/1972
Reputação: 254

Postado 17 de setembro de 2011 - 20:25

View PostDani CV, em 17 de setembro de 2011 - 12:32 , disse:

...
A proposta, aberta a consulta pública, prevê multa, que pode chegar a R$ 10 mil.
...

Eu tô achando que as coisas lá funcionam assim:

- Uma equipe de GENEOS lá da ANAC faz um brainstorm (ou seria um shitstorm) pra inventar novas e belíssimas idéias para mostrar serviço;
- Como eles não tem a menor idéia do que é gestão, aviação e qualquer coisa que tenha noção, lançam-nas nas tais "consultas públicas";
- Daí, eles vêem, o que colar colou...

É a única explicação possível para tamanha imbecilidade.

#18 benitorbp

• Usuários
  • 1099 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:16/04/1981
Reputação: 558

Postado 20 de setembro de 2011 - 15:25

Eu acho incrível como uma idéia que foi lançada para Consulta Pública e que a rigor tende mais beneficiar as empresas que os consumidores é pura e simplesmente esculhambada, sem nem ao menos pesar os prós e contras das medida, para não citar os que não leram a notícia inteira, só porquê veio da ANAC.
O que a ANAC pretende é apenas que seja informado a média de atraso no vôo e a regularidade da empresa (o percentual de voos programados que foram cumpridos quando não há restrições meteorológicas e/ou em aeroportos) de dois meses antes da compra do bilhete.
Em nenhum momento esta escrito que a ANAC quer que as empresas façam adivinhações ou prevejam o atraso futuro no vôo que foi comprado e ninguem precisa de Bola de Cristal para informar a média de atrasos dos vôos e a regulariedade de dois meses atrás.
Qual seria a utilidade desta informação? Alertar o consumidor para uma expectativa de atraso, digamos assim tolerável, por estar dentro da média histórica da empresa e do vôo, fornecendo, dentre outras coisas, mais um elemento para a decisão na hora da compra.
O que aparentemente pode ser considerado algo ruim para as empresas, pelo menos aquelas que costumam atrasar seus vôos, pode ser tambem um fator inibidor de reclamações e que afaste, por exemplo, indenizações por dano moral, pois se o vôo atrasou dentro desta "média" e o consumidor já sabia desta possibilidade, não pode sustentar que teve sua moral abalada.

Enfim, não acho a medida muito eficaz, mas esta longe de ser exdruxula, e pode e deve ser debatida!

Abraços

Editado por benitorbp, 20 de setembro de 2011 - 15:29 .

#19 PHAJET

• Usuários
  • 376 Postagens
  • Cidade/UF/País:RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:24/11/1980
Reputação: 15

Postado 21 de setembro de 2011 - 00:46

Mais uma idéia ridícula da Anacrônica. Se for analisar bem, talvez a causa da maioria dos atrasos seja por culpa da própria Anacrônica, além da falta de infra-estrutura adequada, etc. O que falta mesmo é mais controladores de vôo, sistemas mais modernos de comunicação, mais pistas, mais pátios, mais saguões, etc,enfim falta muita coisa.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)