Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Anac quer que aéreas avisem antes da compra sobre atraso em voos

• Você não pode iniciar um novo tópico
  • Nanana! Você não pode responder este tópico. =/
Já existem 18 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Dani CV

• Usuários
  • 248 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:23/05/1979
Reputação: 10

Postado 17 de setembro de 2011 - 12:32

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) quer obrigar empresas aéreas nacionais e estrangeiras a colocarem na passagem quanto tempo o voo costuma atrasar.
A proposta, aberta a consulta pública, prevê multa, que pode chegar a R$ 10 mil.
O consumidor terá de ser informado antes de comprar o bilhete, seja pela página da companhia na internet, por telefone ou em lojas.
A minuta de resolução receberá sugestões até o próximo dia 14 de outubro. Depois, a agência publicará resolução a respeito, que pode ou não conter alterações.
Se o texto for aprovado como está, as empresas terão que cumpri-lo após publicação no "Diário Oficial da União". Ainda não há prazo.
O índice de atraso que constará da passagem é o de dois meses antes da compra. Um voo SP-Rio de setembro, por exemplo, teria o quanto esse trecho atrasou em julho.
O atraso se dá quando o pouso ou decolagem acontecem 15 minutos após o previsto em voos domésticos e 30 minutos nos internacionais.
Um a cada seis voos no país sofreu atraso em 2010.
Também terá de ser informada a regularidade -o percentual de voos programados que foram cumpridos quando não há restrições meteorológicas e/ou em aeroportos.
Os dados terão de estar em locais visíveis nos aeroportos e no site da Anac. Serão as empresas que terão de fornecê-los; a Anac fiscalizará.
Segundo a agência, a divulgação ajuda o consumidor a decidir não apenas pelo preço, mas por itens importantes para medir a qualidade do serviço. A premissa é que o passageiro tem direito de voar de um local a outro nos horários contratados.

CRÍTICAS
No setor, a medida foi vista como mais uma obrigação imposta pela Anac às empresas, que, se mantida, será questionada na Justiça.
O sindicato das empresas disse que a divulgação, como a Anac quer, não existe em lugar nenhum do mundo.
Para a entidade, saber o quanto um voo atrasa não tem impacto na decisão do passageiro na hora da compra. A Jurcaib, que representa as empresas aéreas que operam voos internacionais, não se manifestou. A TAM diz que a posição do Snea é a que vale. A Gol esperará os resultados da audiência pública para falar.
A proposta da Anac também modifica o cálculo de atraso e regularidades, que é de 1999. Voos atrasados por mau tempo, por exemplo, entram como pontuais. O novo texto corrigirá essa distorção.
A agência submeteu 14 propostas a audiência pública neste ano, das quais três viraram norma e 11 estão em fase de análise de sugestões.

http://www1.folha.uo...o-em-voos.shtml

#2 andrezito12

• Usuários
  • 423 Postagens
  • Cidade/UF/País:Cuiabá
  • Data de Nascimento:12/06/1979
Reputação: 168

Postado 17 de setembro de 2011 - 13:17

Trabalhar para melhorar realmente o sistema ninguém quer na Anac. Tentam só passar a imagem que lutam pelo consumidor com medidas esdrúxulas.

#3 Ban_Vetor

• Usuários
  • 52 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:01/03/1985
Reputação: 2

Postado 17 de setembro de 2011 - 14:23

esdrúxula porque... ?

#4 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 17 de setembro de 2011 - 14:37

Porque atraso é imprevisto, não é regra. As companhias aéreas já adotam block time diferenciado justamente pra cobrir esses problemas da nossa magnífica infra-estrutura. Pode até ser que existam atrasos sistemáticos, por conta de trilhos as vezes apertados, mas não acho que seja razoável uma medida dessas. Diria que é um absurdo inclusive, pois atesta a incompetência não fiscalizada pela ANAC. Se cumprir horário é um dos objetivos básicos do transporte aéreo, como o órgão regulador pode admitir tempo médio de atraso informado na compra?! A empresa vai vender o bilhete falando, olha, meu voo é as 15 hrs, mas geralmente eu não consigo honrar e por isso ele costuma decolar as 16 hrs. Totalmente sem sentido.

#5 João Vítor Balduino

• Usuários
  • 3298 Postagens
  • Interests:Aviação / Aeromodelismo / Automobilismo / Formação de Aviadores
  • Cidade/UF/País:Ribeirão Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:19/03/1996
Reputação: 1973

Postado 17 de setembro de 2011 - 15:16

Então quer me dizer que atrasos são completamente previsiveis?

Não entendi direito essa medida não...

#6 Landing

• Usuários
  • 8655 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3131

Postado 17 de setembro de 2011 - 16:37

é um show de criatividade!

#7 Sydy

• Usuários
  • 2396 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos
  • Data de Nascimento:15/01/1970
Reputação: 3807

Postado 17 de setembro de 2011 - 17:02

Impressionante o amadorismo...

Valha-me Deus!

#8 Joaop

• Usuários
  • 1941 Postagens
  • Cidade/UF/País:Isère - France
  • Data de Nascimento:08/01/1988
Reputação: 413

Postado 17 de setembro de 2011 - 17:14

View PostBan_Vetor, em 17 de setembro de 2011 - 14:23 , disse:

esdrúxula porque... ?

Porque é um custo a mais para as cias aéreas, só pra falar pro consumidor que voo X pode chegar 17 minutos depois do previsto.

Custo a mais pra cia = custo a mais para o pax.
Eu não quero pagar a mais só pra saber o óbvio.

Se a ANAC quiser regular os atrasos, ela que vá atrás dos voos que atrasam todo dia e cobre da cia o real motivo desse atraso.

Talvez ela não queira ir atrás porque senão vai acabar descobrindo que ela mesma é um dos fatores pra voo atrasar.

#9 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 17 de setembro de 2011 - 17:19

Vendo bola de cristal - ano 94, quase sem uso. Quem puder repassar a algum diretor de cia aérea, agradeço.

O que atraso passado tem a ver com o futuro? No inverno, POA e CWB atrasam bastante. No verão o pau quebra em SP...e CGH e GRU viram um caos...RBR, CGB e CGR sofrem com as queimadas em uma determinada época do ano...

Atrasos futuros se resolvem com investimento em toda a infra aérea (aeroportos, controle, etc) e fiscalização das empresas. Colocar atraso passado na passagem e o gato da minha sogra fazendo suas necessidades, não significam nada. No segundo caso, o alívio serve só para o próprio gato, hahahaha.

Rafael

#10 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14964 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 17 de setembro de 2011 - 17:54

O http://www.flightstats.com oferece um medidor de dep on time para os voos pesquisados nos EUA. uma verdadeira mão na roda.

#11 Lear_60

• Usuários
  • 2911 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:07/03/1987
Reputação: 508

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:07

Maravilha! Excelente medida.
Agora quando alguém comprar uma passagem pra voar dia 24/12 pode aparecer:
"Atraso de 1 hora e meia prevista devido não haver controle tráfego eficiente, falta de posições de parada e falta de ônibus para embarque/desembarque."

Mais uma vez o desgoverno querendo fazer bonito pra opinião pública e fazendo ###### na prática.

#12 E.P.M.

• Usuários
  • 2229 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:21

é isso aí...a ANAC inventando tecnologia!!
nós tamo perdido viu!

Editado por Emanuel Mosci, 17 de setembro de 2011 - 18:21 .

#13 Pintassilgo

• Usuários
  • 308 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/05/1980
Reputação: 203

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:46

INCOMPETÊNCIA, DESPREPARO, ARROGÂNCIA, PREGUIÇA, HIPOCRISIA...

São adjetivos que me vem a cabeça quando penso em ANAC.

#14 Dani CV

• Usuários
  • 248 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:23/05/1979
Reputação: 10

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:50

Tanta coisa importante para a ANAC fazer e fica inventado essas besteiras. Valha-me.

#15 Thiago Zschornack

• Usuários
  • 703 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:16/01/1989
Reputação: 359

Postado 17 de setembro de 2011 - 18:58

View PostJoão Vítor Balduino, em 17 de setembro de 2011 - 15:16 , disse:

Então quer me dizer que atrasos são completamente previsiveis?

Não entendi direito essa medida não...

Sim. São a coisa mais previsível do mundo (ou melhor, do Brasil).

:sabia:

View PostE175, em 17 de setembro de 2011 - 14:37 , disse:

Porque atraso é imprevisto, não é regra. As companhias aéreas já adotam block time diferenciado justamente pra cobrir esses problemas da nossa magnífica infra-estrutura. Pode até ser que existam atrasos sistemáticos, por conta de trilhos as vezes apertados, mas não acho que seja razoável uma medida dessas. Diria que é um absurdo inclusive, pois atesta a incompetência não fiscalizada pela ANAC. Se cumprir horário é um dos objetivos básicos do transporte aéreo, como o órgão regulador pode admitir tempo médio de atraso informado na compra?! A empresa vai vender o bilhete falando, olha, meu voo é as 15 hrs, mas geralmente eu não consigo honrar e por isso ele costuma decolar as 16 hrs. Totalmente sem sentido.

Block time esse que gera uma enorme perda de produtividade no setor. Por exemplo, um vôo que cumpre 4 escalas de 30 min, aumentando o tempo das mesmas para 10 min ou 20 min a mais, pode gerar um tempo em solo desnecessário ( 1 hora, por exemplo). Tempo esse que poderia, dependendo da rota, cumprir uma etapa a mais no mesmo vôo. Não preciso dizer quem "ocupa os assentos" desse vôo a mais.

Quanto à segunda observação no quote, e se determinado pax tiver a brilhante idéia de "atrasar um pouquinho" só pra não esperar demais no aeroporto, graças a essa medida imbecil? :omg: Teoricamente não embarca, porém no Brasil...

#16 Cmte Garcia

• Usuários
  • 1920 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS
  • Data de Nascimento:14/12/1980
Reputação: 154

Postado 17 de setembro de 2011 - 19:19

Isso me lembra aquele projeto de lei de um deputado que queria que as cias informassem a previsão de turbulência.

Daqui a pouco um boarding pass terá 6 páginas. Uma com os dados do voo, as outras com previsão de turbulencia, previsão de vento em rota, previsão de atrasos, previsão de arremeter, alternar... etc.

#17 Dexter

• Usuários
  • 313 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:15/10/1972
Reputação: 254

Postado 17 de setembro de 2011 - 20:25

View PostDani CV, em 17 de setembro de 2011 - 12:32 , disse:

...
A proposta, aberta a consulta pública, prevê multa, que pode chegar a R$ 10 mil.
...

Eu tô achando que as coisas lá funcionam assim:

- Uma equipe de GENEOS lá da ANAC faz um brainstorm (ou seria um shitstorm) pra inventar novas e belíssimas idéias para mostrar serviço;
- Como eles não tem a menor idéia do que é gestão, aviação e qualquer coisa que tenha noção, lançam-nas nas tais "consultas públicas";
- Daí, eles vêem, o que colar colou...

É a única explicação possível para tamanha imbecilidade.

#18 benitorbp

• Usuários
  • 1099 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:16/04/1981
Reputação: 558

Postado 20 de setembro de 2011 - 15:25

Eu acho incrível como uma idéia que foi lançada para Consulta Pública e que a rigor tende mais beneficiar as empresas que os consumidores é pura e simplesmente esculhambada, sem nem ao menos pesar os prós e contras das medida, para não citar os que não leram a notícia inteira, só porquê veio da ANAC.
O que a ANAC pretende é apenas que seja informado a média de atraso no vôo e a regularidade da empresa (o percentual de voos programados que foram cumpridos quando não há restrições meteorológicas e/ou em aeroportos) de dois meses antes da compra do bilhete.
Em nenhum momento esta escrito que a ANAC quer que as empresas façam adivinhações ou prevejam o atraso futuro no vôo que foi comprado e ninguem precisa de Bola de Cristal para informar a média de atrasos dos vôos e a regulariedade de dois meses atrás.
Qual seria a utilidade desta informação? Alertar o consumidor para uma expectativa de atraso, digamos assim tolerável, por estar dentro da média histórica da empresa e do vôo, fornecendo, dentre outras coisas, mais um elemento para a decisão na hora da compra.
O que aparentemente pode ser considerado algo ruim para as empresas, pelo menos aquelas que costumam atrasar seus vôos, pode ser tambem um fator inibidor de reclamações e que afaste, por exemplo, indenizações por dano moral, pois se o vôo atrasou dentro desta "média" e o consumidor já sabia desta possibilidade, não pode sustentar que teve sua moral abalada.

Enfim, não acho a medida muito eficaz, mas esta longe de ser exdruxula, e pode e deve ser debatida!

Abraços

Editado por benitorbp, 20 de setembro de 2011 - 15:29 .

#19 PHAJET

• Usuários
  • 376 Postagens
  • Cidade/UF/País:RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:24/11/1980
Reputação: 15

Postado 21 de setembro de 2011 - 00:46

Mais uma idéia ridícula da Anacrônica. Se for analisar bem, talvez a causa da maioria dos atrasos seja por culpa da própria Anacrônica, além da falta de infra-estrutura adequada, etc. O que falta mesmo é mais controladores de vôo, sistemas mais modernos de comunicação, mais pistas, mais pátios, mais saguões, etc,enfim falta muita coisa.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)