Jump to content

Photo

10 passos para reduzir o granulado nas fotos.

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
18 replies to this topic

#1 Flagship

Flagship
  • Usuários
  • 2,447 posts

Posted 07 de October de 2011 - 23:29

Bem amigos,

Resolvi criar esse post para auxiliar a todos aqueles que possuem aquela câmera compacta e que o granulado pode ser o maior problema delas.

Na linha Canon, as PowerShots, como a SX10IS, 20IS e 30IS, possuem essa grande falha, temos que utilizar ISO80 em 99% das fotos independentes de como está a luz e qual a sua condição, seja diurno ou noturno.

O ISO80, no caso das citadas acima, é o menor ISO que a câmera possui, e mesmo assim a granulação é problema. Vide um exemplo:
Posted Image

Nosso amigo aqui do Fórum CR, Igor Pereira, me sugeriu um programa, digamos, mágico. Como reduzir a granulação sem afetar muito a foto?

O programa se chama “Neat Image”, o link para o download se encontra logo abaixo.
Esse programa é de simples operação, acredito eu que não haverá problemas na sua execução. Bom, vamos para o passo-a-passo:

Posted Image

3. Página inicial do programa:

Posted Image

4. Mãos a obra: vamos abrir uma imagem para editá-la, como no caso, a foto que deixei no início do post:

4.1

Posted Image

4.2
Posted Image

4.3
Posted Image

5. Depois que você abriu a foto, clicamos na aba ao lado de “Input Image”, que é “Device Noise Profile”:
5.1

Posted Image

5.2
Posted Image

6. Agora, clique em “Auto Profile” localizado na parte superior esquerda, e logo irá abrir um pop-up, clique em “Yes” e ajuste o quadrado azul até ficar verde:

Posted Image

7. Após o quadrado ter ficado verde, clicamos na aba direita em “Noise Filter Settings”:

Posted Image

8. Logo que clicamos, o programa automaticamente irá carregar e iniciar a filtragem, em “Filter Settings” ao lado direito, você poderá explorar as demais funções do programa, mas iremos deixar esse exemplo como “Default”:

Posted Image

9. Em seguida clique na aba ao lado, “Output Image” para salvar a foto:
9.1
Posted Image

9.2
Posted Image

10. Em seguida salve a foto em sua pasta de preferência.

Confira o resultado, da foto original e filtrada:

Original:
Posted Image

Filtrada:
Posted Image

É isso aí pessoal, espero que com esse 10 passos vocês terão uma pequena ajuda nesse “probleminha”.

Lembrando que esse tutorial é totalmente de minha autoria, incluindo as fotos nele.

Dúvidas, post aqui que se possível irei responder.

Grande abraço a todos!

Edited by Lucas M. Ulhôa, 07 de October de 2011 - 23:30 .

#2 PR-JJV

PR-JJV
  • Usuários
  • 6,962 posts

Posted 07 de October de 2011 - 23:32

Bela iniciciativa. Já eu tenho outros métodos para redução de ruídos nas fotos por meio somente do próprio PS.

#3 Igor Pereira

Igor Pereira
  • Usuários
  • 1,766 posts

Posted 07 de October de 2011 - 23:39

Lucas parabéns pela iniciativa! E você mandou demais nesse tutorial meu amigo, digno de sua reputação como pessoal, e sua dedicação.

#4 sergiotucano

sergiotucano
  • Usuários
  • 1,900 posts

Posted 08 de October de 2011 - 00:06

Pois é, sem programa acho que não tem mágica...

A minha camera aguenta bem até iso400, acima já começam os granulados.

#5 GustavoAguiar

GustavoAguiar
  • Usuários
  • 755 posts

Posted 08 de October de 2011 - 03:29

Uso o Neat Image e recomendo! Aqui ele instalou um plugin no PS, uso ele direto no PS, mas ele pode funcionar independente também,

#6 Boeing 707

Boeing 707
  • Usuários
  • 184 posts

Posted 08 de October de 2011 - 07:43

Amigo, BRILHANTE. BRILHANTE post.
Tenho uma SX130 e sofro com o granulado... rs.

Obrigado!

#7 MatheusMBSM

MatheusMBSM
  • Usuários
  • 2,398 posts

Posted 08 de October de 2011 - 10:33

E o noiseninja? No PS não tem plugin melhor...

#8 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 08 de October de 2011 - 11:05

Excelente tutorial!

Só fica a dica que esses programas de redução de ruído deixam as nuvens MUITO suaves. Eles não conseguem perceber que textura de nuvem não é granulação, então se não for tomado cuidado, você tira o ruído e as nuvens vão parecer uma pintura de tão lisas!

Mais uma vez, parabéns!

#9 Matheus Obst

Matheus Obst
  • Usuários
  • 1,573 posts

Posted 08 de October de 2011 - 13:19

Uso o Noiseware, e me da resultados bastante satisfatórios

#10 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 08 de October de 2011 - 13:41

já usei o redutor de ruído do Lightroom: odiei, destrói completamente a grama de uma foto, se tiver, fica liso
já usei o noise ninja no PS: odiei, a foto fica inteira "lavada"
já usei o Reduce Noise do próprio PS: amei, se regular certinho funciona muito bem, mas se regular mal regulado ele destrói a foto também

O tutorial está ótico Lucas, mas como o Lvcivs comentou, veja como na foto que você filtrou o ruído, como as nuvens ficaram.. aparência plástica.. em sites isso dá rejeição por bad postprocessing.. tomei muito disso quando fotografava em RAW com a minha compacta e não consegui tratar o ruído absurdo com nenhum redutor, até que desisti do RAW naquela câmera.. O ruído era muito mais intenso do que a textura da grama e do asfalto das taxiways, até acabar com o ruído, destruía a textura dessas partes... A redução de ruído em excesso deixa a foto com aparência plástica, eu sinceramente prefiro o ruído na foto, já que é algo natural, do que essa aparência plástica

Tomei a liberdade de fazer um tratamento de ruído na sua foto, um pouco menos agressivo, mantendo um pouco de ruído ainda, porém consequentemente mantendo as nuvens com a textura mais próxima do normal
Posted Image

acho que ainda dá pra forçar um pouco mais a redução

#11 Matheus Capoani

Matheus Capoani
  • Usuários
  • 47 posts

Posted 08 de October de 2011 - 14:10

Ótimo!

#12 André Advíncula

André Advíncula
  • Usuários
  • 274 posts

Posted 08 de October de 2011 - 20:21

Mandou mto bem lucão!! Desde que vc me falou desse programa, so uso ele pra reduzir ruido de foto com mto noise!

Abração!

#13 Flagship

Flagship
  • Usuários
  • 2,447 posts

Posted 08 de October de 2011 - 20:42

Exatamente!

Eu levei o tutorial mais para demonstrar o resultado da foto, essa do T7 a granulação estava exposta até d+, kkkkkk. Por isso escolhi ela para ser fácil a percepção da diferença.

Alguns cuidados tem que ser levados em conta realmente. Assim como as nuvens, quando você tem uma foto que pega boa parte do asfalto/concreto do pátio, o programa deixa liso, parecendo cimento recém passado.

Com o comentário do Gustavo Aguiar, instalei o plug-in no PS. Essas características das nuvens e pátio realmente diminuíram bastante, pois no PS o programa usa um outro modo diferente do "default", particulamente gostei muito, aqui vão dois exemplos de fotos que fiz no GIG da Aerolineas Argentinas(em relação a filtragem do pátio):

Posted Image

Posted Image

É isso aí.

Abraço a todos!

#14 Wagner Damasio

Wagner Damasio
  • Usuários
  • 2,162 posts

Posted 09 de October de 2011 - 03:59

já usei o redutor de ruído do Lightroom: odiei, destrói completamente a grama de uma foto, se tiver, fica liso

Usou o "Preserve Details"?

#15 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 09 de October de 2011 - 12:26

Usou o "Preserve Details"?

não lembro agora

qualquer hora dou uma fuçada de novo..

me acostumei bem com o Reduce Noise do PS (onde sempre uso Preserve Details) e nem faço mais muita questão de outro redutor hehe

Edited by A320 PR-MAW, 09 de October de 2011 - 12:27 .

#16 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,347 posts

Posted 11 de October de 2011 - 21:23

E o noiseninja? No PS não tem plugin melhor...

essa afirmação é de quem nunca usou o plug-in Topaz DeNoise.
é absurdo o quão bom o programa é.

não lembro agora

qualquer hora dou uma fuçada de novo..

me acostumei bem com o Reduce Noise do PS (onde sempre uso Preserve Details) e nem faço mais muita questão de outro redutor hehe

o filtro de ruído do LR é muito bom quando usado sabiamente. assim como o sharpen dele.

#17 Fred

Fred

Dr. Metal

• Membro Honorário
  • 8,398 posts

Posted 14 de October de 2011 - 01:16

Eu faço redução de ruído somente no céu, usando a ferramente Surface Blur do CS3 em doses discretas. Nao acho que as fotos tenham que ser carecas, pelo contrário, alguma granulacao por menor que seja é importante para valorizar as texturas.

Sobre o tutorial está excelente Lucas, eu nunca aprendi a usar direito o Neat Image por achar que eu deixava as fotos carecas demais.

Aliás, sei que muita gente acha minhas configurações de câmera e de edição muito peculiares....rss....um grande abraço!

#18 Arlan Bonatti

Arlan Bonatti
  • Usuários
  • 44 posts

Posted 08 de February de 2012 - 19:58

Tem certeza que não dá reject nos sites JP ou Airliners, Lucas?

#19 Junio Gracielo

Junio Gracielo
  • Usuários
  • 2,522 posts

Posted 08 de February de 2012 - 21:12

Bela iniciciativa. Já eu tenho outros métodos para redução de ruídos nas fotos por meio somente do próprio PS.

Compartilha ai!!!

Ao autor do tópico, bela iniciativa...