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EVAER - Escola Varig de AeronŠutica

Um pouco da sua Histůria

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20 replies to this topic

#1 Clipper

Clipper
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Posted 17 de October de 2011 - 09:34

Em celebração à Semana da Asa ...

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"... Poucos anos depois da criação da Varig, ressaltou a necessidade de um programa de instrução de candidatos a piloto que pretendiam integrar o efetivo da empresa. Já estava prevista, nos estatutos da companhia, a organização de um setor de instrução. Uma tentativa nesse sentido foi feita em 1932, sem alcançar o sucesso desejado. Além disso, os recursos materiais e financeiros dos seus primeiros 10 anos de existência inibiam a montagem de uma escola para atender especificamente essa necessidade. Foi somente em 1937, com o regresso de Carlos H. Ruhl da Alemanha, que ficou decidido e logo transformado em realidade o sonho de formar uma escola de aviação ...”


“... Finalmente, em 15 de fevereiro de 1937, o empenho de Carlos Ruhl foi recompensado com a fundação do departamento aerodesportivo da Varig, a Varig Aero Esporte (VAE), que iniciou de imediato suas atividades práticas ...”


“... A Escola de Voo com Motor terá como objetivo o ensino e o treinamento para a recebimento da Licença de Piloto Desportivo ... Durante todo ano, as matrículas estarão abertas, entretanto, os alunos deverão obedecer os horários disponíveis do instrutor para receber as aulas. Durante a época de inverno, com a redução dos voos da Varig, serão estabelecidos verdadeiros cursos para alunos que tenham tempo integral disponível. Quem quiser participar de um desses cursos, deverá apresentar um atestado médico, bem como se submeter com aprovação a um teste psicológico, feito pela Varig. A idade mínima do aluno será de 17 anos ...”

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"... Em 1943, o número de alunos da VAE ultrapassava a marca dos 150, e a escola dispunha de 16 planadores e 7 aviões, havendo formado 58 pilotos de turismo e 261 pilotos de voo a vela ...”


“... Recebendo aviões Bücker Student, a VAE foi progredindo paulatinamente durante todo o transcorrer da II Guerra Mundial. Recebeu ainda, como doação da Campanha Nacional de Aviação, aviões CNNA HL-1 e CAP-4 Paulistinha. Esse ritmo de evolução, ao menos que diz respeito à instrução, permaneceu inalterado até 1947, quando a VAE foi absorvida pelo Departamento de Ensino da Varig. Assim, o material e pessoal que pertencia à VAE passaram a se dedicar exclusivamente ao preparo de monitores ...”

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"... No entanto, 4 anos mais tarde, em 1951, a VAE foi extinta, pois o Departamento de Ensino não se dedicaria mais às atividades aerodesportivas, papel que estava sendo desempenhado mais do que habilmente pelos diversos aeroclubes que surgiram em todo o estado do Rio Grande do Sul durante a guerra e os anos imediatamente seguintes. No lugar da VAE, foi formada a Escola Varig de Aeronáutica (EVAER), que se dedicaria somente à formação de pilotos comerciais e de mecânicos de aviação. Para isso, no entanto, seria necessário adquirir o material adequado para a execução dos distintos cursos, e o problema maior residia na deficiência de aviões que possuíssem determinadas características para a instrução de voo por instrumentos. O Ministério da Aeronáutica colaborou com o esforço em montar o que efetivamente seria a primeira escola de aviação do país, criadas com o fim específico de formar pilotos comerciais, entregando à EVAER uma pequena quantidade de aviões Fairchild PT-19B.... Por sua vez, a Varig importou dos Estados Unidos um lote de aviões Vultee BT-13, que ofereciam condições para a realização de voos por instrumentos. Paralelamente, era imperativo dar aos futuros instrutores da EVAER o treinamento necessário para que eles ministrassem corretamente e de forma padronizada a instrução de voo por instrumentos. Como consequência, todos receberam um esmerado treinamento de voo por instrumentos desenvolvido localmente ...”

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“... Aprovados no exame médico e concluída com sucesso uma bateria de exames teóricos, os 20 candidatos da primeira turma iniciaram sua instrução em julho de 1952, e o Curso de Piloto Comercial encerrou-se com 16 alunos em janeiro de 1954. O currículo desse curso consistia em cerca de 175 horas de voo distribuídas em 3 estágios em que eram feitos a instrução de voo primário e básico, navegação, acrobacia e voo por instrumentos, entre outros. Nos anos seguintes, o teor do Curso de Piloto Comercial da EVAER sofreria transformações, e os aviões empregados passariam a ser outros. No entanto, a qualidade dos formandos do CPC era inegavelmente excelente, característica que acompanharia a EVAER até a sua dissolução na década de 90 ...”

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Textos:

- Varig: Uma Estrela Brasileira
- De Homens e Ideais: OS 50 Anos da Fundação Ruben Berta
- Boletim Informativo do Museu da Varig

Fotos:

- Museu da Varig
- Arquivo Pessoal

#2 FlŠvioBHZ

FlŠvioBHZ
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Posted 17 de October de 2011 - 10:45

Clipper obrigado por trazer a nós esse texto, bem como complementá-lo com fotos históricas da Varig e do seu arquivo pessoal.

Sem dúvida uma bela lembrança da história da nossa aviação, história que agradece àqueles que sempre buscam mantê-la viva e presente na memória de todos aqueles que valorizam a aviação brasileira e mundial.

Show de bola mesmo!

Um abraço.

#3 Mastercaptain

Mastercaptain
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Posted 17 de October de 2011 - 14:00

Clipper, parabéns,um belo resgate de nossa memória. Gostei muito.Fiquei surpreso ao ver a ficha de instrução pré vôo do ST10.Um grande abraço.

#4 Clemente

Clemente
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Posted 17 de October de 2011 - 15:43

Muito obrigado por compartilhar, não conhecia quase nada sobre a EVAER.

Abraços!

#5 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 17 de October de 2011 - 20:18

Considero a EVAER uma das maiores jóias da Varig. Obrigado Clipper por compartilhar conosco os textos e as imagens.

#6 Thiago

Thiago
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Posted 18 de October de 2011 - 08:30

Espetacular!
Fantastico....

O PP-TEZ, que ficou muito tempo com o véio Bertelli, e que no texto chamam de Bucker Student - o que não está errado, pois o nome em alemão era Jungmann : aluno, estudante, e a versão com motor radial é o Jungmaister : professor, mestre.

Não sabia q a EVAER tinha o ST10... curiosíssimo.

Bons tempos em que pra ter o PC tinha de se fazer acrobacia..... Mas, deixa pra lá...

Engraçado as primeiras matrículas de planadores : PP- e um número...

Um abraço Clipper. Se tiver mais fotos antigas aí do baú, posta pra gente!

#7 Baron

Baron
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Posted 18 de October de 2011 - 08:47

Sempre ouvi muito sobre a Evaer. Vários comandantes com quem vôo foram alunos dela, mas nunca tinha visto nenhuma foto relacionada a ela. Muito obrigado por compartilhar!

Esse Seneca 2 que aparece nas fotos, PT-ESI, hose se encontra em Fortaleza voando para a North Star Taxi Aéreo. Já tive a oportunidade de voar nele e tinha o melhor painel que já vi em um Seneca 2 contando com hsi, rmi e rádios modernos, comprovando o capricho com que a instrução na Evaer era tratada.

#8 PT-KTR

PT-KTR
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Posted 18 de October de 2011 - 14:42

Na foto aérea dos hangares em POA duas observações

A esquerda os CARAVELLES desativados... seriam da CRZ ou da propria VRG?
A direita mais pra cima o ANTIGO AEROPORTO DE SÃO JOÃO que era o aeroporto de POA nos anos 30, 40

#9 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 18 de October de 2011 - 17:30

KTR, eram da SC os Caravelles. A RG reexportou os VJC e VJI.

#10 luis70

luis70
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Posted 19 de October de 2011 - 19:12

Obrigado caro amigio por disponibilizar esse magnífico acervo da EVAER!

#11 Sydy

Sydy
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Posted 02 de November de 2011 - 19:23

Poxa vida!!!

Isso trouxe tantas lembranças... Até o gosto das amoras que a gente colhia atrás do prédio da Evaer veio na boca...

ESI, Hangar 4, entre outras visões me fizeram voltar no tempo. Tempo bom que não volta mais... Quem viveu, viveu...

Muito obrigado por compatilhar!

Um grande abraço,

Sydy

#12 Wesley Minuano

Wesley Minuano
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Posted 07 de June de 2012 - 05:37

Algumas antigas da EVAER:
http://myaviation.net/?pid=01386215

#13 Sydy

Sydy
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Posted 07 de June de 2012 - 06:54

Algumas antigas da EVAER:
http://myaviation.net/?pid=01386215


Coisa linda! Eu só peguei a época dos AST300, Coriscos, Sênecas e Jet Trainer . Era legal pacas. A minha turma foi a última turma de "Alunos Funcionários" com a função no crachá "ALUNO EVAER".

Ainda tiveram outras 4, mas duas foram de FEs e duas que fizeram a escola, mas só foram contratados no final.

O meu instrutor de Jet Trainer foi o Cmte Iruzum. Simplesmente inesquecível. Fazia a gente recuperar de atitude anormal só com o giro direcional, VS e velocímetro. Ele tampava todos os horizontes e mandava ver! O cara era duca!

Abraço e obrigado pela foto,

Sydy

#14 Wesley Minuano

Wesley Minuano
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Posted 07 de June de 2012 - 20:06

De onde veio aquela, tem muitas outras...

http://www.myaviatio...php?id=01386207
http://www.myaviatio...php?id=01386209
http://www.myaviatio...php?id=01386210
http://www.myaviatio...php?id=01386205
http://www.myaviatio...php?id=01386202
http://www.myaviatio...php?id=01386199
http://www.myaviatio...php?id=01386196
http://www.myaviatio...php?id=01386194
http://www.myaviatio...php?id=01386222
http://www.myaviatio...php?id=01386220

Sem contar nas outras raridades que sempre posto lá.
Divirtam-se.

em tempo: muitos desses socatas da evaer ainda sao voaveis.
Eram 8 st-10 voando no Brasil, sendo 3 da EVAER

Edited by Wesley Minuano, 07 de June de 2012 - 20:09 .


#15 Sydy

Sydy
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Posted 07 de June de 2012 - 21:21

Minuano,

Vi todas! Só fotaça!

Abcs,

Sydy

#16 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 08 de June de 2012 - 00:13

Engracado que tinha uns prefixos quase iguais aos da Varig: PT-VME/VNI/VNK. Sera' que aprontavam com os novatos? Algo como "Hoje voce voara o VNI" e o aluno pensando que era o 747-300

#17 aerorodrigues

aerorodrigues
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Posted 08 de June de 2012 - 10:08

Ola clipper, as imagens nao estao aparecendo.... poderia re-postalas?

#18 Wesley Minuano

Wesley Minuano
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Posted 08 de June de 2012 - 10:46

Sydy, não sei se você olhou assim: http://www.myaviatio...ST-10 Diplomate

Se o fez, encontrou os ST10 da EVAR voando por aí ainda hoje.

O curioso é que alguns desses ST10, apesar de parecerem voáveis, estão há tempos interditados no RAB.
E de vez em quando NÃO estão em SDCO....

#19 Sydy

Sydy
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Posted 08 de June de 2012 - 13:15

Minuao,

Que doideira! Eu sou da época dos coriscos. Não voei osdiplomatas. :-(

Abcs,

Sydy

#20 VEEONE!

VEEONE!
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Posted 09 de June de 2012 - 10:23

Os Arrow's e Seneca III continuam voando nos aeroclubes por aí.