Jump to content

Photo

História da nossa aviação em capas.

Flap Internacional

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
61 replies to this topic

#41 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
  • Usuários
  • 478 posts

Posted 02 de November de 2011 - 09:42

Amigos:

Mais algumas capas da FLAP.

Edição de janeiro de 1984, com o BAe 146-100 da TABA:

Posted Image

Edição de maio de 1986 com a estréia do B733 na VSP:

Posted Image

Edição de maio de 1987 com a BR Central (ex-VOTEC):

Posted Image

E a linda capa da edição especial da Am. latina do ano de 1988:

Posted Image

Abraços,

Marcelo Magalhães

#42 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 02 de November de 2011 - 16:11

Posted Image

E a linda capa da edição especial da Am. latina do ano de 1988:

Posted Image

Abraços,

Marcelo Magalhães

Maravilha!
Muito grato amigo!
A minha primeira FLAP (infelizmente,de momento,não me recordo da capa!) foi do ano de 1986!
Minha esperança é que você ou outro amigo,de repente,a disponibilize...
Lembro de uma edição que tive mas o descuido a levou!
Era uma capa que tinha,snme,um "close up" de dois aviões da Lufthansa.
Em tempo,
A capa com a foto do 737-300 da VASP está magnífica!
Para terminar,lá está a minha primeira Edição especial - Aviação na América Latina - ano 1988.

:like: ;)

#43 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 19,981 posts

Posted 02 de November de 2011 - 20:51

Abril de 1979
Posted Image

Abril de 1998
Posted Image

Fevereiro de 1999
Posted Image

Interessante ver as capas da Flap dos anos 80 é a evolução do preço no período da hiperinflação.

#44 Alex Vieira

Alex Vieira
  • Usuários
  • 3,504 posts

Posted 02 de November de 2011 - 23:24

Amigos:

Mais algumas capas da FLAP.

Edição de janeiro de 1984, com o BAe 146-100 da TABA:

Posted Image

Grande Marcelo, mas que companhia é essa? Nunca ouvi falar.

#45 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 03 de November de 2011 - 01:38

Interessante ver as capas da Flap dos anos 80 é a evolução do preço no período da hiperinflação.

Caramba,
Você e o Marcelo estão numa disputa acirrada!
As mais antigas eu não conhecia...
Interessante é que nas edições antigas,somente a capa e no máximo os comerciais,eram coloridos e mesmo assim,a cada novo número,era como se eu tivesse ganhado um novo brinquedo!Maior barato!
Pouco importava as fotos estarem em preto e branco.
A primeira edição totalmente colorida desta revista (tenho!) foi lançada em 1995 (snme) e na capa está um A343 da TAP em vôo.

Grande Marcelo, mas que companhia é essa? Nunca ouvi falar.

Alex,
O Marcelo,o Leader ou outro colega,poderá explicar com mais e melhor embasamento mas TABA significava;
Transportes Aéreos da Bacia Amazônica.
Chegou a operar até F-100 e há,inclusive,uma revista FLAP com uma matéria especial sobre a TABA!

#46 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 19,981 posts

Posted 03 de November de 2011 - 09:03

Springbok, particularmente estou adorando o tópico por que pelas suas imagens, as do Marcelo e do Flávio eu posso ver como era a aviação há pouco menos de 30. Eu tenho algumas que comprei em sebos porém estão um pouco rasuradas ou rabiscadas. Vou postar as que eu tenho até 2001/2002 pois acho que a partir dessa data o uso da internet tornou-se muito mais intensivo.

Sobre a TABA, ela foi umas das empresas regionais mais importantes e com uma das histórias mais interessantes da aviação recente (1975-hoje).

Após vender a Lóide Aéreo Nacional, o comandante Marcílio Gibson comprou uma pequena empresa aérea no Norte do país, a NOTA - Norte Táxi Aéreo - e ficou neste négocio até por volta de 1975 quando resolveu fazer alguns vôos sistemáticos com os Dart Heralds alugados da TransBrasil para operar entre Belém e Guiana.

Com o surgimento do SITAR e a possibilidade de ter de volta uma companhia aérea resolve criar a TABA - Transporte Aéreo da Bacia Amazônica. Vale ressaltar que apenas ela e a VOTEC foram as únicas regionais sem nenhum vínculo inicial com as 3 grandes da época. Operando uma frota de EMB-110 e pediu ao DAC que pudesse usar os Fairchild FH-227 Hirondelle. De início o DAC recusou, porém Gibson argumentou que para a Amazônia o FH-227 seria melhor por que poderia levar mais combustível em caso de alternativa, coisa que o EMB-110 se fizesse teria que sacrificar a venda de algumas poltronas. No final os militares aceitaram o argumento.

A empresa chegou a operar os Curtiss C-46 Commando em um bonito esquema de pintura para a época, fazendo jus ao seu nome de Taba. Chegou a ter uma frota respeitável e atendia todos os rincôes da Amazônia.

Em 1983, como uma forma de mostrar que o BAE-146 suportava situações de pista quente e com baixa infra-estrutura, ofereceu à Taba financiamento para dois deles, tornando a empresa a primeira regional a operar jatos e passaram a operar em rotas troncos. Porém a falta de manutenção desejada e problemas de infra-estrutura fizeram com que já em 1984 os aviões estivessem parados.

No início dos anos 90 foi o último momento de expansão da empresa. Aposentou os Hirondelles e trouxe até então os moderníssimos DHC 8-300, e como a deHavilland Canada era de propriedade da Boeing, a empresa anunciava como os Boeings da Taba. E trouxe também dois Fokker 100 como uma forma de compertir com a TAM e a Rio Sul. Nisso mudou o foco de planejamento da empresa, passando a entrada nos mercardos VDC do sudeste em detrimento às suas operações amazônicas. Porém JJ e SL já tinham mercados cativos e eram agressivas. No auge da malha ela chegou atender desde Londrina até Macapá, sem ser forte em algum mercado, perdia a competição com a sulistas enquanto que no Norte com a concorrência de táxis-aéreos e o surgimento de empresas como a TAVAJ e Rico fizeram a empresa perder seu cativo e pouco rentável mercado.

Falta de pagamentos, problemas operacionais e crise na empresa fizeram os Fokker 100 e DHC 8-300 serem devolvidos aos lessors. Arrendou às pressas o Boeing 727-200 em operação conjunta com a Air Vias Brasil, na qual ela usava em dias úteis e a charteira nos fins de semana.

A empresa foi se definhando até restar apenas 2 EMB-110 e foi quando resolveram intervir na empresa. Em 1999 foi declarada falência.

Por curiosidade, o nome Taba já fora utilizado, porém como Transportes Aéreos Bandeirantes, uma empresa que foi absorvida pelo próprio Gibson pela Lóide Aéreo.

#47 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
  • Usuários
  • 478 posts

Posted 03 de November de 2011 - 12:10

Amigos:

Já que o tema é a saudosa TABA, seguem algumas capas com aeronaves desta regional.

Edição de maio de 1988:

Posted Image

Edição de abril de 1991:

Posted Image

Edição de julho de 1993:

Posted Image

Abraços:

Marcelo Magalhães

#48 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
  • Usuários
  • 478 posts

Posted 03 de November de 2011 - 18:19

Amigos:

Duas edições da FLAP em que o elegante Electra foi objeto de capa.

Edição de janeiro de 1990, quando se discutia o substituto do L-188 para os voos da Ponte Aérea:

Posted Image

Edição de dezembro de 1991, quando os Electra deixaram a Ponte Aérea, substituídos que foram pelos B733:

Posted Image

Abraços,

Marcelo Magalhães

#49 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 19,981 posts

Posted 03 de November de 2011 - 22:29

Que linda imagem do Electra da segunda capa!

#50 vicktor dumont

vicktor dumont
  • Usuários
  • 104 posts

Posted 03 de November de 2011 - 22:59

quem topa escanear essas revistas e trocar por e-mail ???
eu tenho a revista como fica a ponte aerea!! quem quizer
me manda um e-mail pra victormelo87@hotmai.com
que eu mando ela toda escaneada, mais eu so mando pra quem
quizer trocar ta bom ? =]

#51 luis70

luis70
  • Usuários
  • 1,088 posts

Posted 05 de November de 2011 - 08:23

Esse tópico está para lá de interessante e estou lamentando demais por não poder contribuir. Minhas revistas, além da FLAP tenho alguns exemplares da SIPAER, (lembram???) estão todas encaixotadas, no meio de tantas outras caixas. É que me mudei recentemente e ainda tô a espera dos móveis. Daí que fica super difícil encontrá-las. :cry:

#52 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 05 de November de 2011 - 20:26

quem topa escanear essas revistas e trocar por e-mail ???
eu tenho a revista como fica a ponte aerea!! quem quizer
me manda um e-mail pra victormelo87@hotmai.com
que eu mando ela toda escaneada, mais eu so mando pra quem
quizer trocar ta bom ? =]

vicktor dumont,
Claro que a sua idéia é bacana,fique à vontade,mas,não esqueça do nosso tópico,ok?
Mais tarde,vou solicitar a mudança do nome do tópico pois minha intenção,é não nos limitarmos somente às capas e sim acrescentar matérias!
As capas são um deleite à parte mas cada um poderá julgar fotos,notas,matérias importantes para a comunidade e "sapecar aqui!"

;)

Esse tópico está para lá de interessante e estou lamentando demais por não poder contribuir. Minhas revistas, além da FLAP tenho alguns exemplares da SIPAER, (lembram???) estão todas encaixotadas, no meio de tantas outras caixas. É que me mudei recentemente e ainda tô a espera dos móveis. Daí que fica super difícil encontrá-las. :cry:

Amigo luis,
Pior sou eu que iniciei o tópico,e quem "o está levando nas contas",são os nossos amigos Marcelo,Leader,FlávioBHZ e por aí vai...
Ahhhhhh,mas sua desculpa está muito "esfarrapada!"
Vou considerar uma questão de tempo então!
Se contribuíres com um único exemplar por mês,"sua barra vai limpar"!

Abração. :thumbsup:

#53 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
  • Usuários
  • 478 posts

Posted 07 de November de 2011 - 19:31

Amigos:

Duas capas com clássicos da VASP.

Edição de maio de 1989, com o venerável PP-SMA:

Posted Image

Edição de maio de 1991, com o DC-10-30 PP-SON, então recém incorporado à frota:

Posted Image

Abraços,

Marcelo Magalhães

#54 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 08 de November de 2011 - 05:19

Marcelo,
Tenho todas as duas...
A sua da "VASP em Aruba",está com a capa conservadíssima...Utilizou algum corretivo? :shock:
A do DC-10,recordo que comprei tipo uma promoção que a Editora Spagat vez por outra fazia nos anos 1990:
Foram duas revistas num mesmo pacote!

Por um período muito curto,cheguei a atender estes DC-10-30 das VASP.
Efetuavam os vôos 164/165 (GRU-SSA-REC-FOR-REC-SSA-GRU).

Duas belas capas e um ótimo trabalho por vossa parte!
:like:

#55 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
  • Usuários
  • 478 posts

Posted 08 de November de 2011 - 07:56

Marcelo,
Tenho todas as duas...
A sua da "VASP em Aruba",está com a capa conservadíssima...Utilizou algum corretivo? :shock:
A do DC-10,recordo que comprei tipo uma promoção que a Editora Spagat vez por outra fazia nos anos 1990:
Foram duas revistas num mesmo pacote!

Por um período muito curto,cheguei a atender estes DC-10-30 das VASP.
Efetuavam os vôos 164/165 (GRU-SSA-REC-FOR-REC-SSA-GRU).

Duas belas capas e um ótimo trabalho por vossa parte!
:like:

As capas todas que posto aki não sofrem corretivo algum.

Estão no estado em q se encontram, pois eu sou meio "neurótico" com manuseio, exposição e conservação de livros e revistas. Tenho algumas FLAPS dos anos 80 (como essa do SMA) que parecem q sairam "ontem" da banca...

Fora uma apreciável quantidade de livros de aviação que guardo em gavetas e revistas World Airline Fleets News em sacos plásticos (coleção completa 1994-2011) ....dá pra ver onde chega essa minha "neurose"...mas "cada louco com sua mania" como diz o ditado...hehehehehehe

Abração,

Marcelo Magalhães

#56 Marcelo Magalhães

Marcelo Magalhães
  • Usuários
  • 478 posts

Posted 08 de November de 2011 - 19:33

Amigos:

A edição de aviação comercial do ano de 1992 com a linda capa dupla do B735 PT-SLN da Rio Sul na frente do hangar de pintura na Boeing:

Posted Image

Posted Image

Posted ImagePosted Image

Abraços,

Marcelo Magalhães

#57 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 08 de November de 2011 - 19:58

Valeu,Marcelão!
Eu adorei esta revista!
Conforme já "enchi o saco de falar",era sempre um novo brinquedo!
Eu sempre fitando as revistas nas bancas à procura do nome "FLAP"
Mudando um pouquinho,lembra daquela de 1994 (na capa,uma fotomontagem do 777 da TRANS BRASIL!)?
Tenho aqui...Porém,uma aranha sismou de ser esmagada logo na capa!

Complementando,sobre o PT-SLN;

ff 9/23/92, dd 10/23/92 GECAS
Hoje está na Ukraine International Airlines como UR-GAK.

#58 EDUARDO - MCZ

EDUARDO - MCZ
  • Usuários
  • 244 posts

Posted 09 de November de 2011 - 10:58

Salve Galera

95% da minha coleção, encontra-se em MCZ.
Resolvi então, mostrar alguns dos exemplares que adquiri, aqui em CWB, para completar à coleção
Com vc`s podem observar, ainda tem à etiqueta com o valor do exemplar no sebo!
Baratinho e bem conservadas!

FLAP nº 340, DEZEMBRO 2000/JANEIRO2001
Posted Image
FLAP nº 372, SETEMBRO 2003
Posted Image

Por enquanto é isso.
Depois, posto mais!!

EDUARDO

#59 Alex Vieira

Alex Vieira
  • Usuários
  • 3,504 posts

Posted 10 de November de 2011 - 22:14

Poxa, o pessoal que tem tempo podia escaniar e montar uns PDF's pra gente. :bump:

#60 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 19,981 posts

Posted 14 de November de 2011 - 17:57

Abril de 1999
Posted Image

Dezembro de 1999
Posted Image

Dezembro de 2001
Posted Image