Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Cumbica, 7 da manhã: “Um dia, isso aqui vai explodir...”

Já existem 51 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Ronaldo Araujo

• Usuários
  • 164 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitoria/ES/Brasil
  • Data de Nascimento:05/01/1975
Reputação: 64

Postado 24 de outubro de 2011 - 21:32

André Barcinski, para quem não conhece, é crítico de música e cinema e apresentador do "Garagem", na Rádio UOL.

Poderia te incluído o texto abaixo, que foi publicado no blog dele, no tópico que fala da intenção da ANAC em reduzir o tempo de reposição da bagagem em GRU, mas preferi algo à parte.

-----------------------

24/10/2011
http://andrebarcinsk...log.uol.com.br/

Imagem postada

Passei vinte dias no exterior e voltei no meio da semana passada.

Assim que saí do avião com minha mulher, percebi que alguma coisa não estava certa. Os corredores de Cumbica, que levam ao salão da Polícia Federal, estavam lotados.

Difícil calcular com exatidão, mas eu diria que a fila para a fiscalização de passaportes tinha quase um quilômetro.

Minha mulher está grávida. Por sorte, vimos um funcionário do aeroporto conduzindo uma idosa em cadeira de rodas. Entramos num comboio com outros idosos, gestantes, e famílias com crianças pequenas. Levamos 20 minutos para chegar ao início da fila.

“Esse aeroporto não tem mais jeito”, disse o funcionário. “Um dia, isso aqui vai explodir!”

Ele me contou que os funcionários de Cumbica vivem assustados. “Todo dia é essa tensão. Ninguém consegue trabalhar assim.” E nem era feriado, mas uma quarta-feira normal. “Se você acha isso ruim, experimente chegar numa segunda ou sexta”, disse o rapaz.

Segundo ele, toda manhã, seis ou sete vôos internacionais chegam juntos, e a infra-estrutura do aeroporto não é suficiente para atender a todos os passageiros. “Não tem um dia em que não aconteça uma briga ou discussão na fila.”

Depois de passar pela PF, fomos buscar as malas. Outra cena de caos: esteiras abarrotadas, passageiros brigando. Nenhuma fiscalização. Poderíamos ter roubado as malas que quiséssemos. Ninguém checou nossos tíquetes de bagagem.

A fila para a Alfândega era outro pandemônio: uma gigantesca procissão de carrinhos abarrotados, crianças chorando e adultos a ponto de explodir. Um fiscal me disse que a fila estava demorando, em média, uma hora e meia. Por sorte, não precisamos enfrentá-la.

Depois de passar pela PF, buscar as malas e percorrer a fila da Alfândega, a última parte da saga de Cumbica é conseguir um táxi.

Na calçada, a fila do táxi demorava mais de uma hora. Novamente, tivemos sorte: havíamos deixado nosso carro num estacionamento próximo e não precisamos apelar ao táxi do aeroporto.

Um cálculo rápido: duas horas na fila da PF, uma hora e meia na Alfândega, e mais uma hora para pegar um táxi. Total: quatro horas e meia, do avião ao táxi. Sem contar o tempo que se levaria para chegar em casa, desafiando o trânsito matinal em São Paulo. Calculo, por baixo, mais umas duas horas.

É uma temeridade submeter pessoas que chegam cansadas, depois de 12 ou 15 horas de vôo, a uma tortura dessas. Fiquei com a sensação de que um quebra-quebra poderia acontecer a qualquer minuto.

Um dia, vai acontecer.

Pode ser em Cumbica, em alguma fila de banco ou algum engarrafamento na cidade.

Um dia desses, duas pessoas vão discutir. A discussão vai levar a uma briga, que acabará se espalhando por toda a cidade, incontrolável.

Já vi isso acontecer.

Foi em 1986. Sarney, Sayad e Funaro tinham acabado de anunciar o ridículo Plano Cruzado, congelando os preços.

Eu estava no Centro do Rio. No Largo da Carioca, uma multidão se aglomerava em frente ao Bob’s. Todos vaiavam um gerente, que estava remarcando os preços, à vista de todos.

Bastou um sujeito jogar uma pedra no vidro da lanchonete. A multidão invadiu o lugar, destruiu e saqueou tudo. Vi senhores de terno e gravata saindo da lanchonete com caixas de pão.

Dali, a multidão, sempre crescente, invadiu outras lojas no Largo da Carioca. Bancas de jornal foram incendiadas e carros, depredados. Nem uma livraria escapou. A polícia chegou com cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. Foi um caos.

Quarta-feira passada, em Cumbica, tive a mesma sensação. Só faltou alguém jogar a primeira pedra.

Escrito por André Barcinski às 07h57

#2 Kodiak

• Usuários
  • 1861 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:11/08/1984
Reputação: 1002

Postado 24 de outubro de 2011 - 21:44

Eu sinceramente espero que um dia algo grave aconteça, um quebra quebra geral porque infelizmente só quando dá ###### que algumas medidas mais sérias são tomadas, e pior que muitas vezes nem isso é feito, de exemplo temos o acidente da TAM, que foi prometido mundos e fundos e nada de nada foi feito, ops, minto, o dono do Bahamas foi responsabilizado e está com seu negócio fechado até hoje.

#3 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7399 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3311

Postado 24 de outubro de 2011 - 22:01

View PostKodiak, em 24 de outubro de 2011 - 21:44 , disse:

Eu sinceramente espero que um dia algo grave aconteça, um quebra quebra geral porque infelizmente só quando dá ###### que algumas medidas mais sérias são tomadas, e pior que muitas vezes nem isso é feito, de exemplo temos o acidente da TAM, que foi prometido mundos e fundos e nada de nada foi feito, ops, minto, o dono do Bahamas foi responsabilizado e está com seu negócio fechado até hoje.

Kodiak, eu espero que isso não aconteça, pois você mesmo já disse: não vão fazer nada. GRU já explodiu faz tempo. Basta ver o que o pessoal faz nos estacionamentos.

#4 LV-LEO

• Desligados
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:26/04/1978
Reputação: 340

Postado 24 de outubro de 2011 - 23:05

O Aeroporto de Guarulhos, a rua Oscar Freire, as calçadas da Avenida Paulista e os prédios da Marginal Pinheiros não parecem fazer parte da mesma região metropolitana.

O que há de mais moderno e elegante convivendo com o que há de mais arcaico e desrespeitoso. São Paulo não merece isso.

Editado por LV-LEO, 24 de outubro de 2011 - 23:06 .

#5 Guga Barros

• Usuários
  • 4 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/Bahia/Brasil
  • Data de Nascimento:04/03/1984
Reputação: 21

Postado 24 de outubro de 2011 - 23:35

SBSV está quase lá. Não achem que isso é privilégio do Sudeste que não é. Neste aspecto o Brasil é um país de todos!!!

#6 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14451 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3054

Postado 24 de outubro de 2011 - 23:45

O pior é que ainda vai ter membro do fórum aqui dizendo que sai de GRU em 25 minutos... e que embarca com conforto a qualquer hora, mesmo nos voos mais lotados (usando sala vip é fácil)

Na boa, pela opinião desses, não precisa fazer nada

Eu apóio os que tem a coragem de mostrar as mazelas, mesmo que alguns entendam como uma forma de denegrir um ou outro aeroporto.

Um dia seremos uma voz única gritando por qualidade, e não por quantidade.

#7 Landing

• Usuários
  • 8655 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3134

Postado 25 de outubro de 2011 - 04:20

View PostKodiak, em 24 de outubro de 2011 - 21:44 , disse:

eu sinceramente espero que nada aconteça.
uma pq muitas pessoas inocentes vao ficar feridas enquanto lá em bsb teremos muitas pessoas impunes.
quanto a parte que eu estaquei vc mesmo provou que no brasil atual nem quando a ###### acontece algo é feito.

#8 David Weber

• Usuários
  • 219 Postagens
  • Cidade/UF/País:Ilhéus/Bahia/Brasil
  • Data de Nascimento:04/11/1989
Reputação: 42

Postado 25 de outubro de 2011 - 05:48

Back to the bus. :cnana:

#9 RCWSKY

• Usuários
  • 3235 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 235

Postado 25 de outubro de 2011 - 08:35

View PostRonaldo Araujo, em 24 de outubro de 2011 - 21:32 , disse:

André Barcinski, para quem não conhece, é crítico de música e cinema e apresentador do "Garagem", na Rádio UOL.

Poderia te incluído o texto abaixo, que foi publicado no blog dele, no tópico que fala da intenção da ANAC em reduzir o tempo de reposição da bagagem em GRU, mas preferi algo à parte.

-----------------------

24/10/2011
http://andrebarcinsk...log.uol.com.br/

Imagem postada

Escrito por André Barcinski às 07h57

A culpa vai ser da concessionária que não adquiriu o aeroporto !

Governo, Infraero e ANAC, sempre fizeram o melhor em GRU ! :rotflol:

#10 PedroCNF

• Usuários
  • 2055 Postagens
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:01/01/0101
Reputação: 295

Postado 25 de outubro de 2011 - 08:50

Tenho pena de quem nao tem outra opção a GRU.

#11 boulosandre

• Usuários
  • 3503 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974
Reputação: 200

Postado 25 de outubro de 2011 - 11:06

View PostLipeGIG, em 24 de outubro de 2011 - 23:45 , disse:

O pior é que ainda vai ter membro do fórum aqui dizendo que sai de GRU em 25 minutos... e que embarca com conforto a qualquer hora, mesmo nos voos mais lotados (usando sala vip é fácil)

Na boa, pela opinião desses, não precisa fazer nada

Eu apóio os que tem a coragem de mostrar as mazelas, mesmo que alguns entendam como uma forma de denegrir um ou outro aeroporto.

Um dia seremos uma voz única gritando por qualidade, e não por quantidade.

Lipe, sou um membro do forum que tenho a sorte de voar de Swiss ou LH que são os primeiros voos que chegam no TPS2 e por isto levo não mais de 20 minutos para estar no taxi (pelo status senator, minhas malas saem antes e não passo no free shop). O que me impressiona é a disposição e boa vontade dos funcionarios em atender da melhor forma possivel os pax que desembarcam e me solidarizo a eles quando, ao chegar 6 ou 7 voos, o caos se instala não por culpa deles, mas do descaso do Gov Federal com o principal aeroporto do país, verdadeira porta de entrada de Brasileiros e estrangeiros ao nosso país. Não custa repetir: são 20 anos sem a construção de um novo terminal, sendo que os 2 atuais já estao mais que obsoletos.

Certamente em outras gdes cidades de mercados emergentes, a chegada de 6 voos internacionais não tumultuaria o aeroporto (IST, JNB, MEX, DEL, Mumbai, Shanghai, PEK, BKK, TPE, TLV......).

Por isto, "grito" junto a você por mais qualidade nos nossos terminais, priorizando aqueles aeroportos mais saturados que cobrem regioes com maior demanda como é o caso de GRU.

Como não acredito nem confio na Infraero e neste governo que muitos aqui votaram (eu não), fico à espera da privatização para quando os holofotes do mundo estiverem em SP pela abertura da Copa, Congresso da FIFA e as centenas de eventos que trarão milhares de turistas estrangeiros, celebridades e altos executivos, GRU esteja ao menos um pouco mais preparado e que não passemos uma vergonha monumental.

#12 boulosandre

• Usuários
  • 3503 Postagens

Postado 25 de outubro de 2011 - 11:16

View PostPedroCNF, em 25 de outubro de 2011 - 08:50 , disse:

Tenho pena de quem nao tem outra opção a GRU.

Pedro, tenho pena de todos os Brasileiros e estrangeiros que tenham que usar os aeroportos Brasileiros:
BSB e CNF estão hiper lotados e não tem uma estrutura condizente com a importência de regiões que mereceriam ter mais voos internacionais, o GIG tem muito espaço, mas o problema de gestão parece ser crônico e GRU é o principal aeroporto do país, onde muitas das melhores cias do mundo operam para ligar o BR aos seus hubs, portanto, se um Brasileiro quiser voar de Singapore, Turkish, Aeromexico, Air Canada, SAA, Qatar, Korean, United, Air China, Swiss, etc....ele terá que vir para GRU. Por isto, acho que todos nós deveriamos torcer por um GRU nos niveis dos gdes terminais do mundo.

Vivo em Genebra e utilizo o gde hub da Swiss em ZRH...sei que muitos pax em ZRH vêm de GVA (são varios voos ao dia que carregam praticamente so cnxs). Ao invés de atacar a Swiss ou ZRH, torço para termos um aeroporto cada vez melhor e que fortaleça a posição de ZRH como um gde hub atraindo cias para a Suiça. GVA movimenta um terço de ZRH (o que é logico porque é menor e menos importante que ZRH) e tem ganhado novos voos intercontinentais, mas ZRH sempre será o maior e mais importante aeroporto da Suiça e isto é bom para todo o país. Pena que no BR alguns torcem contra GRU achando que somente assim seus aeroportos ganharão novos voos: a historia recente no BR mostoru que não...GIG, BSB e CNF entre outros ganharam e ganharão cada vez mais voos, mas o aeroporto de SP será sempre o prioritário pelas cias pelo simples fator econômico que permeia as decisoes de todas as cias do mundo.

Portanto, tenho pena de mim, de vc, dos outros membros e de todos os Brasileiros que pagamos impostos escorchantes e nao vemos nada em troca.

#13 lichmann

• Usuários
  • 2935 Postagens
  • Cidade/UF/País:Corbelia/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1987
Reputação: 2095

Postado 25 de outubro de 2011 - 12:32

É, a tampa da panela de pressão já tá quase pra fazer BUUUUUM!!

#14 PedroCNF

• Usuários
  • 2055 Postagens

Postado 25 de outubro de 2011 - 13:11

View Postboulosandre, em 25 de outubro de 2011 - 11:16 , disse:

Pedro, tenho pena de todos os Brasileiros e estrangeiros que tenham que usar os aeroportos Brasileiros:
BSB e CNF estão hiper lotados e não tem uma estrutura condizente com a importência de regiões que mereceriam ter mais voos internacionais, o GIG tem muito espaço, mas o problema de gestão parece ser crônico e GRU é o principal aeroporto do país, onde muitas das melhores cias do mundo operam para ligar o BR aos seus hubs, portanto, se um Brasileiro quiser voar de Singapore, Turkish, Aeromexico, Air Canada, SAA, Qatar, Korean, United, Air China, Swiss, etc....ele terá que vir para GRU. Por isto, acho que todos nós deveriamos torcer por um GRU nos niveis dos gdes terminais do mundo.

Vivo em Genebra e utilizo o gde hub da Swiss em ZRH...sei que muitos pax em ZRH vêm de GVA (são varios voos ao dia que carregam praticamente so cnxs). Ao invés de atacar a Swiss ou ZRH, torço para termos um aeroporto cada vez melhor e que fortaleça a posição de ZRH como um gde hub atraindo cias para a Suiça. GVA movimenta um terço de ZRH (o que é logico porque é menor e menos importante que ZRH) e tem ganhado novos voos intercontinentais, mas ZRH sempre será o maior e mais importante aeroporto da Suiça e isto é bom para todo o país. Pena que no BR alguns torcem contra GRU achando que somente assim seus aeroportos ganharão novos voos: a historia recente no BR mostoru que não...GIG, BSB e CNF entre outros ganharam e ganharão cada vez mais voos, mas o aeroporto de SP será sempre o prioritário pelas cias pelo simples fator econômico que permeia as decisoes de todas as cias do mundo.

Portanto, tenho pena de mim, de vc, dos outros membros e de todos os Brasileiros que pagamos impostos escorchantes e nao vemos nada em troca.

Prezado Andre Boulos,

Pra variar, vc distorce o que as pessoas dizem so pra enaltecer SP, GRU e tudo mais que vc desejar.
Pra nao ficar rendendo mias uma vez, vou citar minha opiniao por pontos.

1. O que eu disse, e que existem aeroportos no Brasil que se quiserem pegar um voo internacional, sao obrigados a faze-lo via GRU.
2. Nunca disse que GRU nao deveria ser reformado, ampliado etc.
3. Status Senator nao deve ser usado como argumento pois 99,9% dos pax de GRU nao o são.
4. Comparar o Brasil a Suiça, é no minimo ter uma visao limitada do assunto.
5. Nao torço contra GRU. Mas no Brasil , infelizmente para termos voos fora do eixo, e preciso regular melhor isso junto as cias aereas. Vide bilateral BR-US. Ou vc acha que se tivessem permitido voos em GRU, teria saido alguma coisa pra CNF, BSB etc... ate o GIG-CLT teria virado GRU-CLT
6. So pra completar, e no minimo hilario ver vc defendendo GRU como se fosse um otimo aeroporto...

Abs

#15 PedroCNF

• Usuários
  • 2055 Postagens

Postado 25 de outubro de 2011 - 13:12

So uma dúvida. Vc paga IR no Brasil ??

#16 sordi_05

• Usuários
  • 313 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus/ AM - Brasil
  • Data de Nascimento:05/10/1983
Reputação: 19

Postado 25 de outubro de 2011 - 16:33

olha...ja ouvi pax dizer que por esse motivo prefere fazer um MIAxMAO/GRU, fazendo todos os tramites burocráticos em MAO mesmo.

#17 lichmann

• Usuários
  • 2935 Postagens
  • Cidade/UF/País:Corbelia/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1987
Reputação: 2095

Postado 25 de outubro de 2011 - 16:42

View Postsordi_05, em 25 de outubro de 2011 - 16:33 , disse:

olha...ja ouvi pax dizer que por esse motivo prefere fazer um MIAxMAO/GRU, fazendo todos os tramites burocráticos em MAO mesmo.

E tem muuuuuuito pax fazendo isso, mas muito mesmo.
E outra, como o vôo vem de MIA, sempre vem cheio de compras e taxam bem menos do quê em São Paulo.

#18 J.Leo

• Usuários
  • 629 Postagens
  • Cidade/UF/País:B.Hte
  • Data de Nascimento:18/09/1955
Reputação: 424

Postado 25 de outubro de 2011 - 16:51

QUIZ:

Qual o resultado para o seguinte somatório?

Governo Federal inócuo +
Governo Estadual tolerante +
Infraero inapta +
Anac ineficiente +
Aéreas gananciosas +
Povo permissivo =

A - GRU
B - GIG
C - CNF
D - BSB
F – TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.

#19 boulosandre

• Usuários
  • 3503 Postagens

Postado 25 de outubro de 2011 - 18:46

View Postlichmann, em 25 de outubro de 2011 - 16:42 , disse:

E tem muuuuuuito pax fazendo isso, mas muito mesmo.
E outra, como o vôo vem de MIA, sempre vem cheio de compras e taxam bem menos do quê em São Paulo.

isto mostra que, assim como ha pax de outras partes do BR fazendo cnx em GRU, há Paulistas inflando os numeros de aeroportos como GIG, CNF, BSB e MAO.

#20 boulosandre

• Usuários
  • 3503 Postagens

Postado 25 de outubro de 2011 - 18:49

View PostPedroCNF, em 25 de outubro de 2011 - 13:12 , disse:

So uma dúvida. Vc paga IR no Brasil ??

Pedro, graças a Deus não pago. Aliás, tenho pena de quem paga impostos para este Governo corrupto.
Só te peço que quando tiver algo para perguntar de forum privado a alguém aqui, utilize as MPs....ninguém além de mim e de você está interessado em saber onde pago meus impostos... [=

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)