Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

"Fumaça" avaliando Super Tucano A-29B

Já existem 68 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1178

Postado 31 de outubro de 2011 - 20:43

Meus prezados:
Em sequência a http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/4665
Comenta-se que a Esquadrilha da Fumaça deverá efetuar voos de avaliação do Embraer A-29B Super Tucanos, com o objetivo de que essa aeronave seja utilizada pela Esquadrilha em substituição ao Tucano T-27, usado desde 1983. (28 anos!).
Apesar de terem sofrido um reforço estrutural em suas asas, há anos atrás, parece que está chegando a hora de os Tucanos serem substituídos.

#2 MLN-SJP

• Usuários
  • 2488 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto
  • Data de Nascimento:21/08/1970
Reputação: 516

Postado 31 de outubro de 2011 - 20:49

Ja foi dito aqui que o A-29 não serviria para esta função, pois é mais pesado, menos manobrável, etc...

#3 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens

Postado 31 de outubro de 2011 - 21:04

View PostMLN-SJP, em 31 de outubro de 2011 - 20:49 , disse:

Ja foi dito aqui que o A-29 não serviria para esta função, pois é mais pesado, menos manobrável, etc...
Prezado MLN-SJP: Em http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/4665 vemos que o colega Thiago assim se pronunciou:
“Bom, de posse de uma informação obtida dentro da Esquadrilha da Fumaça, eu não teria tanta certeza disto. Existe sim uma propensão do EDA utilizar sim o A-29 como aeronave de demonstração sim. Só que ultra-aliviada de peso, com aviônica bem mais modesta, entre outros fatores. Pilotos já fizeram alguns ensaios com o AT-29 e apenas notaram uma menor razão de rolamento do T-29 em relação ao T-27. O incremento de potência daria uma maior dimensão às manobras do EDA, visto que, a aeronave tem uma penetração vertical MUITO maior que a do T-27.
...
O A-29 é mais pesado sim, entretanto, quem já viu ele fazer acrobacias em boas mãos, ( vide cinquentenário do EDA em SBYS, com o Cmte Peach - Ex Fumaceiro) sabe o potencial que a aeronave tem.”

#4 FlávioBHZ

• Administrador
  • 6994 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:30/12/1979
Reputação: 2119

Postado 31 de outubro de 2011 - 21:08

Apenas confirmando isso que o Thiago já havia falado e o Jambock reproduziu aqui no tópico, durante o jantar de confraternização do Evento EDA-Passaredo no mês passado tivemos a oportunidade de conversar com alguns Fumaceiros e o que o Thiago falou, sobre ser uma tendência de certa forma natural a substituição do T-27 pelo AT-29, nos foi confirmado por eles próprios.

Aliás, conversando sobre a questão da manobrabilidade a resposta foi simples e direta: perde-se em alguns aspectos e ganha-se em outros.

Um abraço.

#5 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3615 Postagens
  • Cidade/UF/País:Paulo Afonso-BA (PAF)
  • Data de Nascimento:09/12/1973
Reputação: 736

Postado 31 de outubro de 2011 - 21:50

Viva o AT-29!

#6 Bonotto

• Usuários
  • 3445 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965
Reputação: 1251

Postado 31 de outubro de 2011 - 22:58

Na mão dos pilotos do EDA....este a29 vai soltar fogo pela venta. Acho que mesmo eles tendo um AB115 fariam bonito !

#7 dodomaha

• Usuários
  • 195 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:01/01/1991
Reputação: 124

Postado 31 de outubro de 2011 - 23:09

É o futuro da Fumaça..... Trocar o T-27 pelo "Fransktein".
E segundo dizem, o martelo foi batido. Vai ser AT-29 mesmo.

#8 dodomaha

• Usuários
  • 195 Postagens

Postado 31 de outubro de 2011 - 23:17

View Postdodomaha, em 31 de outubro de 2011 - 23:09 , disse:

E segundo dizem, o martelo foi batido. Vai ser AT-29 mesmo.

Complementando, já que não consegui editar o post...

É, o futuro da Fumaça..... trocar o querido T-27 pelo "Fransktein".
Uma pena, ao menos na minha opinião.
E falando nisso, já que os Tucanos da Fumaça estão chegando ao final vida útil, com certeza os da AFA também. O que irão fazer? Eu imagino que um "novo" Tucano seria muito bom. Se até os indianos chegaram a cogitar a ideia, não pode ser tão ruim.
Problema resolvido, Tucano novo pra todo mundo, começando pela Fumaça. Mas como eu acho que sou o único que não gosta do Fransktein...
Mas que continuo curioso sobre o que vão fazer com os Tucanos da AFA, continuo.

#9 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens

Postado 31 de outubro de 2011 - 23:17

View Postdodomaha, em 31 de outubro de 2011 - 23:09 , disse:

...
Prezado dodomaha: A-29 Frankstein??? :uhm:

#10 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3615 Postagens

Postado 31 de outubro de 2011 - 23:56

View Postjambock, em 31 de outubro de 2011 - 23:17 , disse:

2! :uhm:

Imagem postada

Vai ser demais com as ruidosas 5 pás!

#11 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens

Postado 01 de novembro de 2011 - 00:10

View PostSPRINGBOK, em 31 de outubro de 2011 - 23:56 , disse:

2! :uhm:

Vai ser demais com as ruidosas 5 pás!
E aquela deliciosa sinfonia das PT-6 1600hp!

Editado por jambock, 01 de novembro de 2011 - 00:17 .

#12 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3615 Postagens

Postado 01 de novembro de 2011 - 00:17

View Postjambock, em 01 de novembro de 2011 - 00:10 , disse:

E aquela deliciosa sinfonia das PT-6 1600hp!

Pois é! Só por esse detalhe,já será um espetáculo!

Editado por jambock, 01 de novembro de 2011 - 00:19 .

#13 DEL

• Usuários
  • 791 Postagens
  • Interests:FAB, Aviação Militar e Civil
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto/SP/BR
  • Data de Nascimento:06/11/1986
Reputação: 590

Postado 01 de novembro de 2011 - 00:49

Pois é,

Também escutei tais "bizús". Já falei para o meu pai (que é muito mais apaixonado pela Fumaça do que eu): aproveita para curtir o EDA agora, porque se trocar mesmo para o A-29 aposto que teremos perdas nas manobras/acrobacias que executam atualmente. E para mim, que uma vez tive a oportunidade de ouvir 12 Super Tucanos voando em formatura, o som de 7 Tucanos voando na ala é muito mais "sinfônico".

Apenas my 2 cents!

Abraços

DEL

#14 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3615 Postagens

Postado 01 de novembro de 2011 - 03:35

View PostDEL, em 01 de novembro de 2011 - 00:49 , disse:

Pois é,

Também escutei tais "bizús". Já falei para o meu pai (que é muito mais apaixonado pela Fumaça do que eu): aproveita para curtir o EDA agora, porque se trocar mesmo para o A-29 aposto que teremos perdas nas manobras/acrobacias que executam atualmente. E para mim, que uma vez tive a oportunidade de ouvir 12 Super Tucanos voando em formatura, o som de 7 Tucanos voando na ala é muito mais "sinfônico".

Apenas my 2 cents!

Abraços

DEL

DEL,
Se acontecer,algo natural,vou sentir saudades do velho e bom T-27!
Não é um número alto;
Já vi 03 apresentações do EDA aqui mesmo em REC e me dou por feliz.
A propósito,quando eu trabalhava na fábrica,algo que me salvava de um dia estressante de trampo,tal como uma "recompensa",era quando geralmente numa sexta-feira,quase no horário de ir embora...Ahhhh,não tinha igual!
Começava o ruído pujante,convidativo,venenosamente viciante,apelador e que mesmo sem uma única palavra emitir,dizia;
-"Larguem tudo que estão a fazer pois a emoção de verdade já está dando seus primeiros sinais..."
Saíamos (os que gostavam e podiam é lógico!) para nos deliciar com as manobras nada brandas,nada simples do AT-29, às vezes (snme),o ALX.
Que delirante era vir o AT-29 subir como um foguete e ouvir as outras pessoas dizendo;"Meu Deus!" Rs... rs... Achas que faltava motor?
Em outra ocasião,vi um AT-29 efetuar uma manobra(s) que não sei reportar o nome mas foi assim;
Assim que decolou e ganhou alguns míseros metros sobre a pista,o cara fez um "toneau" só que não em um só movimento!Fez a manobra pausada!
90º(parou)/180º(dorso e parou)/again 90º(parou) e foi...Lindo,lindo.

Uma máquina e tanto! :wub_anim:

#15 Sydy

• Usuários
  • 2396 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos
  • Data de Nascimento:15/01/1970
Reputação: 3810

Postado 01 de novembro de 2011 - 05:49

Prezados,

Só quem já viu A-29 fazer lenha pode dizer algo. O resto é torcedor.

A verdade que a fumaça é um time de futebol para os aviadores do Brasil e ficamos sempre torcendo pra escalar o "meu" craque e não o seu.

Quem daqui já viu A-29 virando? Eu já... Não há dúvida que o T-27 vira mais, porém não quer dizer que o A-29 não faça um lindo espetáculo.

Vamos continuar torcendo.

Abraços,

Sydy

#16 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens

Postado 01 de novembro de 2011 - 05:58

View PostSPRINGBOK, em 01 de novembro de 2011 - 03:35 , disse:

(...)
Em outra ocasião,vi um AT-29 efetuar uma manobra(s) que não sei reportar o nome mas foi assim;
Assim que decolou e ganhou alguns míseros metros sobre a pista,o cara fez um "toneau" só que não em um só movimento!Fez a manobra pausada!

Uma máquina e tanto! :wub_anim:
Prezado SPRINGBOX:
SNME, tratava-se de um "tonneau lento"

Editado por jambock, 01 de novembro de 2011 - 05:59 .

#17 Landing

• Usuários
  • 8655 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3135

Postado 01 de novembro de 2011 - 09:53

E o Novaer Pilgrim?

#18 Thiago

• Colaborador
  • 4948 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976
Reputação: 2141

Postado 01 de novembro de 2011 - 10:01

O que se desenha, parece ser realmente o que a galera tá discutindo mesmo: deve vir para o EDA, o Embraer 314, não propriamente o A-29 , que possui reforços estruturais para armamento, blindagem, etc etc etc, que deixam realmente o avião muito pesado para acrobacias, mas perfeito para o fim que se destina, que é o de plataforma d'armas.

Aí vai o chute do Thiago, de fora da área: Sendo o Embraer 314, uma célula modificável, a Embraer vai ter de trabalhar muito nele, para chegar pelo menos perto do Tucaninho, em dois aspectos: 1- manobrabilidade e 2- autonomia.

1- manobrabilidade: necessita de aliviar peso, refinar sua capacidade de voo, pois, aliviando peso, o comportamento da aeronave muda e muito (Sydy pode confirmar isso, caso eu esteja falando bobagem....).

2-autonomia: a autonomia do A-29/E314 é muito pequena, num regime de acrobacia a baixa altura....

Chuto também o seguinte: ano que vem, o T-27 completa 30 anos de EDA, e vai ser o crepúsculo operacional dele. Nessa, entra o Embraer314/ A-29/ T-29 enfim...

Mas a Embraer vai ter de trabalhar muito nesse avião. Do jeito que tá, o A-29 puro do jeito que sai de GPX, não é viável.

Bizu: pessoal de NAT, fiquem de olho nos céus agora em Novembro.....verão algo diferente, muito provavelmente.

Abraços, e Fumaça, JÁ!

Marcato: o Pilgrim foi oferecido para substituir o Tangão...

#19 FlávioBHZ

• Administrador
  • 6994 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:30/12/1979
Reputação: 2119

Postado 01 de novembro de 2011 - 10:04

View PostSPRINGBOK, em 01 de novembro de 2011 - 03:35 , disse:

Acrescentando ao que o Jambock disse, esse é o famoso tonneau de quatro tempos, ou tonneau quatro tempos.

Só para exemplificar, dê uma olhada no video a seguir, do espetacular Bob Hoover, atentando-se para o tonneau de oito tempos (ou seja, com uma parada intermediária entre cada uma dessas que você viu o AT-29 fazer) que ele faz com seu Aero Commander a partir dos 2:50 do video.

Achou muito? Vá até os 4:00 do video e veja o outro tonneau de oito tempos que ele faz, dessa vez com um dos motores desligados e girando para o lado do motor que não está funcionando!

É cara, acrobacia é algo simplesmente espetacular!

Não é à toa que esses caras provocam tanta admiração em quem os observa e os aprecia voando.

E em termos de voo acrobático para esquadrilhas a Fumaça, que é o tema deste tópico, está lá no topo!

Um abraço.

#20 dodomaha

• Usuários
  • 195 Postagens

Postado 01 de novembro de 2011 - 12:32

View Postjambock, em 31 de outubro de 2011 - 23:17 , disse:

Caro Jambock,
Exatamente. Eu nunca gostei do avião. Acho ele "feio", de linhas não muito harmoniosas. Isso é a MINHA opinião, que fique bem claro. Devo observar que estou falando de beleza estética, nunca voei um e nem nunca vou voar. Não posso responder sobre as qualidades e/ou defeitos.
O "apelido" de Frankstein não fui eu quem inventou. Ouvi da boca de um caçador que voou o avião e não tinha uma opinião das melhores sobre a capacidade acrobática dele. Como plataforma de armas, ao que me parece, é uma unanimidade.

Que é um avião excelente para a missão a que se destina, é. Mas segundo o tal caçador, não vai servir as is para o EDA. Como o Thiago comentou mais acima, a Embraer terá que fazer muitas modificações para tornar ele adaptado ao EDA, nada impossível, e conforme dizem, deve acontecer isso mesmo.

Sydy, eu já vi ele virando em São José dos Campos, com um piloto de provas ou testes, não me recordo, da Embraer nos comandos, isso quando ainda era ALX e um protótipo. Realmente é sensacional, mas é uma janela acrobática diferente, convenhamos. Ainda prefiro a graciosidade dos Tucanos. Isso é a minha opinião, mais uma vez.

Abraços a todos e bons voos.

Editado por dodomaha, 01 de novembro de 2011 - 12:33 .

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)