dodomaha, em 16 de novembro de 2011 - 17:09 , disse:
A visão da maioria aqui é a do dia-a-dia do trabalho. Vemos esse tipo de coisa a todo momento, daí a tendência a achar que o passageiro, muito provavelmente, estava errado. Eu sempre respondo qualquer questionamento com a mais absoluta cordialidade, até os mais descabidos. E olha que isso acontece com maior frequencia do que se supõe. O que não pode existir é falta de respeito.
Eu, infelizmente, já fui interceptado quando ia ao banheiro por um passageiro que me chamou de mentiroso, isso mesmo, mentiroso, dizendo que estavamos enrolando para decolar afim de lotar o avião. Na verdade o aeroporto estava impraticável por causa da pista molhada e o meu voo era o primeiro a decolar quando as operações fossem reiniciadas. O que a empresa faz? Enfia todo mundo que der no primeiro avião que vai sair, lógico. Agora, explica isso pro "jornalista....
Por isso que eu disse "se o comandante realmente falou" e razoabilidade a "parte" da história dele.
Pelo que lemos diariamente aqui no CR, muitos defendem e vibram quando surge uma notícia destas, exaltando o pensamento que "leigo" quando questiona "comandantes" merecem respostas deste tipo, de forma que é perfeitamente plausível que o Comandante tenha dado este tipo de resposta.
Se o Comandante respondeu assim, agiu errado e perdeu a razão e a autoridade.
Se não respondeu, o cara pelo menos merece os créditos (ou a assessoria dele!) de criar uma história factível, utilizando cliches dos tripulantes contra eles mesmo.
Que as tripulações passam perengues com passageiros isso é fato, eu diria até normal numa categoria que tem de lidar com a quantidade de passageiros que se transporta hoje em dia, sempre vai ter um ou outro que vai dar problema, ainda mais numa situação de tensão natural como é voar! No dia dia a maioria destes casos acaba bem, com um pouco de jogo de cintura e bom senso de ambas as partes. Um caso ou outro se complica e ai, as respostas atravessadas com base da prepotência e petulãncia só pioram a situação.
Eu sei porque já vi o comandante desembarcar um passageiro. O voo era XXX-YYY-XXX-YYY. Fomos e voltamos. No returno, adivinhe quem veio embarcando de novo? O próprio. O pessoal fingiu que não viu, mas ele não teve dúvida. Xingou a todos e disse que ia mandar um processo quando chegasse. Resultado? Foi desembarcado de novo.
Sabe o que aconteceu? A empresa pagou o hotel e no dia seguinte, mais sóbrio, ele pegou o primeiro voo! Acredite se quiser.
Se a empresa realmente não quiser você dentro de um avião dela, e a passagem já tiver sido comprada, ela endossa para outra companhia.
Não sei o por que, só sei que é assim.
Bom saber, quando eu quiser ficar mais um dias no destino, vou arrumar confusão com a tripulação...kkkkkk
Não faz o menor sentido, a empresa não cede hotel nem endossa a passagem quando o passageiro se atrasa e perde o voo por mais nobre que seja o motivo, quando o voo atrasa por culpa da empresa já é um sacrificio para conseguir os vouchers, agora quando o passageiro atrasa O VOO, com um comportamento inadequado ganha de presente uma diária e refeições.....
Vai lá entender!
Difícil analisar a situação sem os fatos. Teria que ouvir as 3 versões (a de ambos e a verdade) para saber realmente o que aconteceu.
E lembre-se. O comandante toma a decisão baseado nas informações que lhe foram passadas. Se alguém vender um peixe errado e ele comprar, ele terá tomado uma decisão arbitrária e errada, que ele não tem como saber. Ele quem decide se desembarca ou não, mas ele não tem informações diretamente. Ele se atém ao que é informado.
Abraço e bons voos.
Sim claro, sem conhecer os fatos estamos apenas emitindo opiniões sobre o que consideramos a versão mais factível apresentada até o momento!
Por isso falei em hipótese, não parti do princípio que o Comandante realmente soltou uma resposta atrevassada ou que "O ator não entende nada de aviação e quer se meter"!
Acho que o passageiro têm direito a fazer seus questionamentos assim como o comandante têm a obrigação de desembarcar passageiros cujo comportamento represente risco a segurança do voo.
A situação descrita, em tese, permitiria retirar o passageiro do avião, a questão é que como disse o Airbus-Fa seria uma situação de desobediência extrema, se o próprio comandante que sera o responsável pela decisão de desembarque já teve uma "discussão" com o passageiro, fica complicado decidir de forma isenta.
Por isso que como você bem colocou é melhor responder sempre com cordialidade até a pergunta mais descabida, ou na pior das hipóteses ignorar, para que quando for necessário exercer a Autoridade, possa faze-lo com a maior isenção possível, até mesmo para saber quando deve ou não deve "comprar o peixe".
Abraços!