Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Ator da Record é retirado de voo pela Polícia Federal

Já existem 88 respostas neste tópico, contribua você também!

#81 benitorbp

• Usuários
  • 1099 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:16/04/1981
Reputação: 558

Postado 16 de novembro de 2011 - 18:18

View Postdodomaha, em 16 de novembro de 2011 - 17:09 , disse:

Na verdade, benitorp, fica o dito pelo não dito. Ninguém aqui sabe o que realmente aconteceu, quem tem realmente razão.
A visão da maioria aqui é a do dia-a-dia do trabalho. Vemos esse tipo de coisa a todo momento, daí a tendência a achar que o passageiro, muito provavelmente, estava errado. Eu sempre respondo qualquer questionamento com a mais absoluta cordialidade, até os mais descabidos. E olha que isso acontece com maior frequencia do que se supõe. O que não pode existir é falta de respeito.
Eu, infelizmente, já fui interceptado quando ia ao banheiro por um passageiro que me chamou de mentiroso, isso mesmo, mentiroso, dizendo que estavamos enrolando para decolar afim de lotar o avião. Na verdade o aeroporto estava impraticável por causa da pista molhada e o meu voo era o primeiro a decolar quando as operações fossem reiniciadas. O que a empresa faz? Enfia todo mundo que der no primeiro avião que vai sair, lógico. Agora, explica isso pro "jornalista....

Por isso que eu disse "se o comandante realmente falou" e razoabilidade a "parte" da história dele.
Pelo que lemos diariamente aqui no CR, muitos defendem e vibram quando surge uma notícia destas, exaltando o pensamento que "leigo" quando questiona "comandantes" merecem respostas deste tipo, de forma que é perfeitamente plausível que o Comandante tenha dado este tipo de resposta.
Se o Comandante respondeu assim, agiu errado e perdeu a razão e a autoridade.
Se não respondeu, o cara pelo menos merece os créditos (ou a assessoria dele!) de criar uma história factível, utilizando cliches dos tripulantes contra eles mesmo.
Que as tripulações passam perengues com passageiros isso é fato, eu diria até normal numa categoria que tem de lidar com a quantidade de passageiros que se transporta hoje em dia, sempre vai ter um ou outro que vai dar problema, ainda mais numa situação de tensão natural como é voar! No dia dia a maioria destes casos acaba bem, com um pouco de jogo de cintura e bom senso de ambas as partes. Um caso ou outro se complica e ai, as respostas atravessadas com base da prepotência e petulãncia só pioram a situação.

Mais uma vez, pode acreditar, esse é o padrão da empresa. Faço o teste. Beba até cair. Cause uma confusão no avião e seja desembarcado. Você vai no próximo voo!!! Incrível, mas é assim.
Eu sei porque já vi o comandante desembarcar um passageiro. O voo era XXX-YYY-XXX-YYY. Fomos e voltamos. No returno, adivinhe quem veio embarcando de novo? O próprio. O pessoal fingiu que não viu, mas ele não teve dúvida. Xingou a todos e disse que ia mandar um processo quando chegasse. Resultado? Foi desembarcado de novo.
Sabe o que aconteceu? A empresa pagou o hotel e no dia seguinte, mais sóbrio, ele pegou o primeiro voo! Acredite se quiser.
Se a empresa realmente não quiser você dentro de um avião dela, e a passagem já tiver sido comprada, ela endossa para outra companhia.
Não sei o por que, só sei que é assim.

Bom saber, quando eu quiser ficar mais um dias no destino, vou arrumar confusão com a tripulação...kkkkkk
Não faz o menor sentido, a empresa não cede hotel nem endossa a passagem quando o passageiro se atrasa e perde o voo por mais nobre que seja o motivo, quando o voo atrasa por culpa da empresa já é um sacrificio para conseguir os vouchers, agora quando o passageiro atrasa O VOO, com um comportamento inadequado ganha de presente uma diária e refeições.....
Vai lá entender!

benitorp,
Difícil analisar a situação sem os fatos. Teria que ouvir as 3 versões (a de ambos e a verdade) para saber realmente o que aconteceu.
E lembre-se. O comandante toma a decisão baseado nas informações que lhe foram passadas. Se alguém vender um peixe errado e ele comprar, ele terá tomado uma decisão arbitrária e errada, que ele não tem como saber. Ele quem decide se desembarca ou não, mas ele não tem informações diretamente. Ele se atém ao que é informado.

Abraço e bons voos.

Sim claro, sem conhecer os fatos estamos apenas emitindo opiniões sobre o que consideramos a versão mais factível apresentada até o momento!
Por isso falei em hipótese, não parti do princípio que o Comandante realmente soltou uma resposta atrevassada ou que "O ator não entende nada de aviação e quer se meter"!
Acho que o passageiro têm direito a fazer seus questionamentos assim como o comandante têm a obrigação de desembarcar passageiros cujo comportamento represente risco a segurança do voo.
A situação descrita, em tese, permitiria retirar o passageiro do avião, a questão é que como disse o Airbus-Fa seria uma situação de desobediência extrema, se o próprio comandante que sera o responsável pela decisão de desembarque já teve uma "discussão" com o passageiro, fica complicado decidir de forma isenta.
Por isso que como você bem colocou é melhor responder sempre com cordialidade até a pergunta mais descabida, ou na pior das hipóteses ignorar, para que quando for necessário exercer a Autoridade, possa faze-lo com a maior isenção possível, até mesmo para saber quando deve ou não deve "comprar o peixe".

Abraços!

#82 dodomaha

• Usuários
  • 195 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:01/01/1991
Reputação: 124

Postado 16 de novembro de 2011 - 19:13

View Postbenitorbp, em 16 de novembro de 2011 - 18:18 , disse:

Por isso que eu disse "se o comandante realmente falou" e razoabilidade a "parte" da história dele.
Pelo que lemos diariamente aqui no CR, muitos defendem e vibram quando surge uma notícia destas, exaltando o pensamento que "leigo" quando questiona "comandantes" merecem respostas deste tipo, de forma que é perfeitamente plausível que o Comandante tenha dado este tipo de resposta.
Se o Comandante respondeu assim, agiu errado e perdeu a razão e a autoridade.
Se não respondeu, o cara pelo menos merece os créditos (ou a assessoria dele!) de criar uma história factível, utilizando cliches dos tripulantes contra eles mesmo.
Que as tripulações passam perengues com passageiros isso é fato, eu diria até normal numa categoria que tem de lidar com a quantidade de passageiros que se transporta hoje em dia, sempre vai ter um ou outro que vai dar problema, ainda mais numa situação de tensão natural como é voar! No dia dia a maioria destes casos acaba bem, com um pouco de jogo de cintura e bom senso de ambas as partes. Um caso ou outro se complica e ai, as respostas atravessadas com base da prepotência e petulãncia só pioram a situação.

Concordo plenamente. Infelizmente uma minoria tem esse tipo de atitude. Se foi realmente o caso, muito provavelmente, o Comandante estará bem enrolado... Não acredito muito que seja o caso, mas nunca se sabe.
Devemos lembrar que o cara já tinha alternado, muito provavelmente passou um estresse, por menor que seja e estava relaxando e indo dar aquela aliviada, quando é interceptado com gente perguntando besteira. Eu não faria isso, mas que dá vontade de responder, aaah dá.
Sempre tem um que " ligou pro primo " que disse que tá " normal " e vem questionando. Acredite, tem que tem uma paciência de buda pra ser educado.
Um belo exemplo disso: Eu não entendo NADA de condução de barcos. Quando entro em um fico quieto no meu canto e não questiono. Acredito que é uma postura adequada. Mas as pessoas sempre se acham no direito de querer se meter no serviço alheio e isso é chato demais.

Bom saber, quando eu quiser ficar mais um dias no destino, vou arrumar confusão com a tripulação...kkkkkk
(...)
Vai lá entender!

Por isso que disse. É incrível, mas é assim que funciona!!

Sim claro, sem conhecer os fatos estamos apenas emitindo opiniões sobre o que consideramos a versão mais factível apresentada até o momento!
Por isso falei em hipótese, não parti do princípio que o Comandante realmente soltou uma resposta atrevassada ou que "O ator não entende nada de aviação e quer se meter"!
Acho que o passageiro têm direito a fazer seus questionamentos assim como o comandante têm a obrigação de desembarcar passageiros cujo comportamento represente risco a segurança do voo.
A situação descrita, em tese, permitiria retirar o passageiro do avião, a questão é que como disse o Airbus-Fa seria uma situação de desobediência extrema, se o próprio comandante que sera o responsável pela decisão de desembarque já teve uma "discussão" com o passageiro, fica complicado decidir de forma isenta.
Por isso que como você bem colocou é melhor responder sempre com cordialidade até a pergunta mais descabida, ou na pior das hipóteses ignorar, para que quando for necessário exercer a Autoridade, possa faze-lo com a maior isenção possível, até mesmo para saber quando deve ou não deve "comprar o peixe".

Abraços!

Aí que está. Nós somos ensinados a não sair da cabine, principalmente em situações complicadas, justamente para evitar este tipo de atrito. Deve-se sempre usar o PA. Só que o cara te pegar na ida ao banheiro é muita falta de educação, no mínimo. O cara já foi mal educado e depois ainda "causou".....
Hoje em dia desembarcar o pax envolve preencher um relatório e mandar pra chefia. Não é só tirar e acabou. Acho difícil alguém desembarcar alguém à toa. Acredito que isso não vai dar em nada, mas posso estar enganado.

Sempre um prazer a argumentação contigo.
Abraço.

#83 dodomaha

• Usuários
  • 195 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:01/01/1991
Reputação: 124

Postado 16 de novembro de 2011 - 19:26

Só completando, já que não sei o por que, não posso editar.
Considere assim o último parágrafo.

Aí que está. Nós somos ensinados a não sair da cabine, principalmente em situações complicadas, justamente para evitar este tipo de atrito. Logo, teoricamente, o passageiro nunca vai ter a chance de exercer o "direito" dele de ficar questionando. Deve-se sempre usar o PA. Nem a empresa nos questiona sobre este tipo de decisão. Tem muitos fatores que influenciam. Já cheguei a tocar num aeroporto perfeitamente "operacional" e decidiu-se pela arremetida e alternar. É uma decisão sempre em prol da segurança, ninguém mais do que nós preza isso. Aí vem uma pessoa que não entende, te pega na ida ao banheiro, é muita falta de educação, no mínimo. O cara já foi mal educado e depois ainda "causou".....
Hoje em dia desembarcar o pax envolve preencher um relatório e mandar pra chefia. E sempre temos em mente que isso pode gerar confusões e problemas posteriores com a justiça. Não é só tirar e acabou. Acho difícil alguém desembarcar alguém à toa. Acredito que isso não vai dar em nada, mas posso estar enganado.

#84 Bonotto

• Usuários
  • 3445 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965
Reputação: 1252

Postado 16 de novembro de 2011 - 21:56

Caras... estou em um avião...tem um monte de regras que fazem a aviação ser muito segura; estas foram criadas por ums cara putaqueparivelmente preparados. QUEM SOU EU PARA CONTRARIAR !!!!?????
Que p*rra de falta me fara ligar para alguem !!!! que m*rda de mimimi é esta que acontece quendo estes b*stas de pseudocelebridades querem por a prova estas regras ??

Se tiver 0.0000000000000000000000000000000000001 % de chance de qualquer eletronico interferir na acft PROIBA !!!!! vamos sempre lembrar que m*rdas acontecem de onde ninguem prevê.

E pa*noc* deste bost*ao !

#85 WillianSP

• Usuários
  • 1161 Postagens
  • Cidade/UF/País:Jundiaí/São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:15/08/1989
Reputação: 90

Postado 16 de novembro de 2011 - 22:07

View PostBonotto, em 16 de novembro de 2011 - 21:56 , disse:

Caras... estou em um avião...tem um monte de regras que fazem a aviação ser muito segura; estas foram criadas por ums cara putaqueparivelmente preparados. QUEM SOU EU PARA CONTRARIAR !!!!?????
Que p*rra de falta me fara ligar para alguem !!!! que m*rda de mimimi é esta que acontece quendo estes b*stas de pseudocelebridades querem por a prova estas regras ??

Se tiver 0.0000000000000000000000000000000000001 % de chance de qualquer eletronico interferir na acft PROIBA !!!!! vamos sempre lembrar que m*rdas acontecem de onde ninguem prevê.

E pa*noc* deste bost*ao !

AWAY! :rulez:

#86 filipecalado

• Usuários
  • 694 Postagens
  • Cidade/UF/País:Olinda - PE - Brasil
  • Data de Nascimento:17/04/1980
Reputação: 67

Postado 16 de novembro de 2011 - 22:11

View PostRodney Soares, em 15 de novembro de 2011 - 18:37 , disse:

Engraçado... a hipótese de uma arbitrariedade da tripulação em nenhum momento é avaliada.
Pessoal aqui, em sua maioria, já condenou o sujeito, ou melhor, fuzilou-o, lamentavelmente e numa animosidade que surpreende.

Saudações pacíficas, senhores.

Levantei a questão justamente por isso. Parte-se sempre do principio que tripulação não erra e que não existe arrogância nos ares.

#87 benitorbp

• Usuários
  • 1099 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:16/04/1981
Reputação: 558

Postado 16 de novembro de 2011 - 22:53

View Postdodomaha, em 16 de novembro de 2011 - 19:13 , disse:

Concordo plenamente. Infelizmente uma minoria tem esse tipo de atitude. Se foi realmente o caso, muito provavelmente, o Comandante estará bem enrolado... Não acredito muito que seja o caso, mas nunca se sabe.
Devemos lembrar que o cara já tinha alternado, muito provavelmente passou um estresse, por menor que seja e estava relaxando e indo dar aquela aliviada, quando é interceptado com gente perguntando besteira. Eu não faria isso, mas que dá vontade de responder, aaah dá.
Sempre tem um que " ligou pro primo " que disse que tá " normal " e vem questionando. Acredite, tem que tem uma paciência de buda pra ser educado.
Um belo exemplo disso: Eu não entendo NADA de condução de barcos. Quando entro em um fico quieto no meu canto e não questiono. Acredito que é uma postura adequada. Mas as pessoas sempre se acham no direito de querer se meter no serviço alheio e isso é chato demais.

É isso ai!
Que da vontade da, que é chato é, que por vezes beira a falta de educação, provavelmente!
Mas o que separa o "leigo" do "profissional" é, dentre outras coisas, exatamente isso, a tripulação não cabe agir como se passageiro fosse e falar o que "da vontade"!
Se é besteira, ignore, se questiona a forma como esta conduzindo o voo, seja seguro, não vale a pena se irritar com este tipo de critica, reação que no mínimo refletiria um pouco de insegurança.
Imbuir-se de condiçao de autoridade, preve um distanciamento da atitude de pessoa comum, pois só isso lhe permite agir conforme suas prerrogativas legais quando este mesmo passageiro criar problemas sérios!
De resto, de médico, louco, advogado e piloto, todos nós temos um pouco, sempre vai ter um com um questionamento brilhante!

Por isso que disse. É incrível, mas é assim que funciona!!

O pior é que eu não duvido, mas apenas a título de curiosidade quando eu advogava para o lado negro da força, no mar de derrotas judiciais, lembro-me claramente de duas vitórias em casos de desembarque de passageiro, uma inclusive de um cara que insistiu em manter o notebook ligado, tentando esconde-lo com o terno, a empresa não pagou nada e o cara foi condenado a pagar as custas. Vale uma jujuba para quem acertar a profissão do individuo!

Aí que está. Nós somos ensinados a não sair da cabine, principalmente em situações complicadas, justamente para evitar este tipo de atrito. Logo, teoricamente, o passageiro nunca vai ter a chance de exercer o "direito" dele de ficar questionando. Deve-se sempre usar o PA. Nem a empresa nos questiona sobre este tipo de decisão. Tem muitos fatores que influenciam. Já cheguei a tocar num aeroporto perfeitamente "operacional" e decidiu-se pela arremetida e alternar. É uma decisão sempre em prol da segurança, ninguém mais do que nós preza isso. Aí vem uma pessoa que não entende, te pega na ida ao banheiro, é muita falta de educação, no mínimo. O cara já foi mal educado e depois ainda "causou".....

Então acho que me expressei um pouco mal, o Comandante não deve ficar se explicando na porta do banheiro, a decisão é dele e de mais ninguem, o speech informando que alternou por motivos meterológicos já é informação suficiente, mesmo porque qualquer passageiro que se sinta prejudicado deve acionar a empresa que é quem vai analisar a conduta do funcionário! Só acho que ao invés de perder tempo com este tipo de questionamento, um "Desculpa senhor, mas preciso voltar a cabine" é mais adequado e não cria mais problemas!
Não deve dar nada não, no máximo um manera ai na proxima...kkK

Sempre um prazer a argumentação contigo.urança
Abraço.

O prazer é todo meu!
Abraço!

#88 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 16 de novembro de 2011 - 23:53

Ninguém tava ouvindo o ATC do Rio nesse dia e/ou acompanhando o Flightradar? Quatro aeronaves pousaram e reportaram "pista muito escorregadia", que fez com que o Galeão fosse FECHADO pra pousos. Pude pegar pelo radar o próprio TAM3765 (MHS), o TAM3565 (MHZ) o TAM3421 (MYI), o TAM3097 (MHM), o GOL1028 (GTT), o GOL1747 (GGG), o WEB5729 (WJX) e sei lá quantos outros sem ADS-B que não pegam no Flightradar e foram todos juntos na direção de CNF de uma só vez.

Se puxar por qualquer um desses voos, dá pra ver o playback de tudo que aconteceu na noite do dia 13 e da zona que foi a TMA-RJ...

Ou seja, o garotão "olhou pela janela e não tava tão ruim" e ainda foi questionar ações da tripulação. BABACA.

#89 Lvcivs

• Usuários
  • 1448 Postagens
  • Cidade/UF/País:GIG/SDU
  • Data de Nascimento:01/01/1900
Reputação: 1000

Postado 17 de novembro de 2011 - 00:43

O lance é que é muito fácil criticar e julgar.

E quero ver sentar a bunda naquela cadeira da esquerda e ser responsável por levar quase 200 almas em perfeita segurança num tubo de alumínio que custa 60 milhões de dólares de X a Y.

Acho que comandante pode ser questionado sim, mas não desta forma incisiva e abusiva. Ele foi arrogante? Vcs sabem o que ele passou até o momento em questão? Se é a última perna de uma seqüência de dias puxados, por exemplo? Piloto também é gente!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)