Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

QUEDA DO PR-LJL - SR20

Carmo do Cajuru - MG - Todos Carmo do Cajuru - MG

• Você não pode iniciar um novo tópico
  • Nanana! Você não pode responder este tópico. =/
Já existem 73 respostas neste tópico, contribua você também!

#61 VEEONE!

• Usuários
  • 608 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:01/01/1900
Reputação: 713

Postado 29 de novembro de 2011 - 19:36

View PostLebrão, em 28 de novembro de 2011 - 12:31 , disse:

Não sei quem te disse que o Cirrus vôa mais que Seneca V...é só colocar os 2 no mesmo nível e ver a diferença, que é beeem pequena, mas existe.
O Seneca V "leva pau" sim do Cirrus, quando Seneca possui boots nas asas, o que gera um arrasto considerável.
Quanto ao Cirrus, não possui radar não, tem sim o data-link, mas não é a mesma coisa de um radar embora ajude bastante e no Brasil, pouquíssimos tem isso homologado, eu mesmo nunca vi um, embora "lendas" dizem que existe.
E o problema é exatamente este, pessoal voando Cirrus, com Stormezinho ( e avião homologado para voar em condições de formação de gelo! (????) ) e "aprontando" por aí, já vi esse filme "n" vezes.
Monomotor e Bimotor, (leves), NÃO foi feito para voar em formação de gelo, embora alguns homologados, não foram feitos pra isso, NÃO são máquinas para "qualquer" missão, já que NÃO EXISTE um avião que cumpra todas as missões, cada um cumpre uma coisa específica.

Lebrão, não quis comparar Cirrus x Seneca, muito menos dizer que o Seneca 'dá pau' no Cirrus, até porque um Cirrus não pode substituir um Seneca.
O meu comentário foi uma resposta a um post lá pra cima do meu, onde o JV7616 respondendo sobre C172 e Cirrus, disse que o Cirrus era um ultra-leve - o que certamente não é.
A informação que tinha era que o "SR22T voa um pouquinho a mais que o Seneca, gastando a metade". Aliás by the book esta informação se confirma, mas claro que os números que a Cirrus dá deve ser lá na casa do carálio, voando com oxigênio. E tudo bem que no lugar do segundo motor colocaram um pára-quedas...

Concordo totalmente que não existe avião para todas as missões, e que não é bom avião nenhum se meter em paulera, que o melhor é evitar o mau tempo o máximo possível.
Quando disse que o Cirrus é um avião para missões foi para separar os nichos de C172 e SR22.

O Cirrus é um avião de alta performance muitas vezes vendido à pilotos de baixa performance, com a promessa de que eles podem ir aonde quiser, à hora que quiser, na condição que for.
Este comentário não está direcionado de forma alguma ao piloto deste acidente, mas é uma mentalidade que a própria Cirrus por vezes impõe, e muitas pessoas compram.

#62 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14967 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 29 de novembro de 2011 - 22:17

View PostEmanuel Mosci, em 29 de novembro de 2011 - 08:53 , disse:

não estou te recriminando!! eu entendi seu comentário!! 800 horas é pouca depende do ponto de vista!!! pra quem tem um monomotor que voa a 160Kt 800 horas é muito!!

800 horas, 20 recheques, cruzeiro a 160kt dizem uma unica coisa coisa para mim:

exatamente o que você (não) leu. nada.
assim como 20 horas instrumentos não qualificam de verdade nenhum manicaca selvagem a voar como pic em condições marginais.
além disso, nada adianta ter a habilitação que, por mais que o qualifique como apto para operar instrumento, a experiencia recente dele sempre foi dentro da margem de segurança, sem muita turbulencia, quiçá em condições instrumento real com chuva.

Emmanuel, um pouco menos de coração nas postagens. todos aqui entendemos que você conhecia o piloto do SR20, querendo ou não, você foi bastante afetado pelo acidente, mas ainda assim está faltando, por parte sua, menos coração e mais cabeça nos posts.
todo piloto esta sujeito a acidente. e infelizmente, +95% de todos os acidentes aéreos tem como fator o piloto.

#63 Pellegrini

• Usuários
  • 302 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/04/1982
Reputação: 55

Postado 29 de novembro de 2011 - 23:02

Eu discordo que é impossível ser empresário e bom piloto.

Primeiramente porque existe uma monstruosa diferença entre um piloto e um aviador, seja ele profissional ou não, um aviador tem cultura aeronáutica, se interessa por aviação, estuda e respeita sua máquina, independente do número de horas sabe seu limite, planeja e executa cuidadosamente o vôo. Conheço um dentista-aviador que voa muito bem, inclusive já foi proprietário de um Navajinho, com mais de 2000 horas no modelo e o mantinha impecávelmente. Infelizmente por força dos custos antes de forçar a barra e partir pra pelada em nanutenção, vendeu a máquina com o coração partido. Conheço também um empresário-aviador que possui um helicoptero bi-turbina de ultima geração, e voa com um piloto profissional, apesar de ter há muito tempo capacidade para voar solo, não é o primeiro helicóptero dele.

Porém existem sim muitos proprietários-pilotos de primeira viagem ou não que tratam avião ou helicóptero como tratam o carro na garagem e todos os dias vemos barbaridades por aí. Conheci um que vira e mexe tinha que ganhar altura na final pois vinha abaixo da pista, e o que houve? Matou a família toda em um acidente voando em condições marginais não faz muito tempo.

Panes e situações adversas podem ocorrer com qualquer um, porém pilotos dão muita margem e os aviadores minimizam ao máximo esta margem. Uma pane simulada em treinamento é completamente diferente de uma pane real.

Infelizmente neste caso o comandante faleceu, não o conhecia, respeito a dor dos familiares e amigos. Temos de esperar o relatório final e tirar sempre lição do ocorrido, pois é esta a finalidade do CENIPA!

#64 Clipper

• Consultor
  • 1401 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1306

Postado 30 de novembro de 2011 - 00:19

… A pratica, a repeticao, a necessidade de estar atualizado (manuais, boletins, legislacao, etc...), xq em simulador, xq em rota criam um hiato muito grande entre um piloto profissional e um amador (como disse anteriormente, o empresario, tem seus negocios, o medico, tem seus pacientes, o jornalista, tem seus trabalhos...e a aviacao e algo secundario, terceario para essa pessoa). Disciplina, com certeza muitos pilotos amadores tem, mas sera que existe conhecimento de fato? (meteorologia, regulamentos, afm, etc...?). Cultura aeronautica? (historico de acidentes, ocorrencias, leituras, cursos de seguranca de voo, conhecimento de performance, aerodinamica…?) …

Olá, Gear

A respeito do seu argumento, por sinal, muito válido, no meu entendimento, o que posso lhe dizer é que o princípio de formação dos pilotos da aviação civil é o mesmo para qualquer um. Quer seja no Brasil ou na Austrália. Se, posteriormente, os caminhos serão diferentes, isso jamais poderá ser motivo para justificar a indisciplina com relação à doutrina martelada na cabeça desde o primeiro dia de aula. É claro que a experiência acumulada, quando bem utilizada, contribui consideravelmente para sedimentar conceitos importantes, muitos deles relacionados com a segurança, que invariavelmente acaba influenciando no balizamento para uma operação dentro de parâmetros nem sempre bem definidos, mas é importante deixar bem claro que os fundamentos – que, no final, fazem parte da essência que dá forma e, portanto, embasamento para a condução adequada de uma aeronave, qualquer uma que seja – são iguais para todos. Se um piloto, por mais novato que seja, não fizer uso dos recursos ensinados nos centros de formação para realizar um planejamento elementar antes de dar início ao voo, que pode ser devidamente estruturado tomando como base aquelas 5 matérias que muitos pensam que servem apenas para passar na banca de exames da Anac, não é a sua eventual atividade paralela ou falta de horas na CIV que será o fator determinante para definir quem estará mais sujeito a riscos. Voei com diversos pilotos não profissionais que eram extremamente metódicos e que seguiam à risca o que era previsto. O problema é que no universo aeronáutico muitos não se dão ao trabalho de seguir aquilo que é chamado de “voar a frente do avião”, visualizando, por exemplo, quais são suas intenções, mesmo que seja um breve "turno de pista". E o interessante é que em tempos de internet e telefonia celular, tudo está muito mais acessível e mastigado.

Bem, poderíamos discutir por linhas e linhas a respeito desse tema, mais uma vez, off topic, mas o que acho interessante (ou, na verdade, triste) é que tudo que ando lendo nos noticiários e nos comentários do pessoal por aqui no CR é apenas "repeteco" do que venho presenciando há mais de 30 anos, com uma única diferença: o Cirrus da minha época era um modernoso e veloz Sertanejo fabricado pela Embraer, injustamente apelidado de “Mata 7”.

Voar é fantástico, mas é implacável quanto aos deslizes.

Um grande abraço.

#65 Lebrão

• Usuários
  • 3208 Postagens
  • Interests:Aviação Geral
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:14/09/1982
Reputação: 1178

Postado 30 de novembro de 2011 - 15:57

View PostVEEONE!, em 29 de novembro de 2011 - 19:36 , disse:

O Cirrus é um avião de alta performance muitas vezes vendido à pilotos de baixa performance, com a promessa de que eles podem ir aonde quiser, à hora que quiser, na condição que for.
Este comentário não está direcionado de forma alguma ao piloto deste acidente, mas é uma mentalidade que a própria Cirrus por vezes impõe, e muitas pessoas compram.

:thumbsup:

#66 gearbox

• Usuários
  • 227 Postagens
  • Cidade/UF/País:sao paulo;sp;brasil
  • Data de Nascimento:05/01/1981
Reputação: 332

Postado 30 de novembro de 2011 - 16:20

View PostClipper, em 30 de novembro de 2011 - 00:19 , disse:

Olá, Gear

A respeito do seu argumento, por sinal, muito válido, no meu entendimento, o que posso lhe dizer é que o princípio de formação dos pilotos da aviação civil é o mesmo para qualquer um. Quer seja no Brasil ou na Austrália. Se, posteriormente, os caminhos serão diferentes, isso jamais poderá ser motivo para justificar a indisciplina com relação à doutrina martelada na cabeça desde o primeiro dia de aula. É claro que a experiência acumulada, quando bem utilizada, contribui consideravelmente para sedimentar conceitos importantes, muitos deles relacionados com a segurança, que invariavelmente acaba influenciando no balizamento para uma operação dentro de parâmetros nem sempre bem definidos, mas é importante deixar bem claro que os fundamentos – que, no final, fazem parte da essência que dá forma e, portanto, embasamento para a condução adequada de uma aeronave, qualquer uma que seja – são iguais para todos. Se um piloto, por mais novato que seja, não fizer uso dos recursos ensinados nos centros de formação para realizar um planejamento elementar antes de dar início ao voo, que pode ser devidamente estruturado tomando como base aquelas 5 matérias que muitos pensam que servem apenas para passar na banca de exames da Anac, não é a sua eventual atividade paralela ou falta de horas na CIV que será o fator determinante para definir quem estará mais sujeito a riscos. Voei com diversos pilotos não profissionais que eram extremamente metódicos e que seguiam à risca o que era previsto. O problema é que no universo aeronáutico muitos não se dão ao trabalho de seguir aquilo que é chamado de “voar a frente do avião”, visualizando, por exemplo, quais são suas intenções, mesmo que seja um breve "turno de pista". E o interessante é que em tempos de internet e telefonia celular, tudo está muito mais acessível e mastigado.

Bem, poderíamos discutir por linhas e linhas a respeito desse tema, mais uma vez, off topic, mas o que acho interessante (ou, na verdade, triste) é que tudo que ando lendo nos noticiários e nos comentários do pessoal por aqui no CR é apenas "repeteco" do que venho presenciando há mais de 30 anos, com uma única diferença: o Cirrus da minha época era um modernoso e veloz Sertanejo fabricado pela Embraer, injustamente apelidado de “Mata 7”.

Voar é fantástico, mas é implacável quanto aos deslizes.

Um grande abraço.

Muito bom, assino embaixo, e com certeza esse assunto renderia um seminario, mas nao e o foco agora...

#67 Bonotto

• Usuários
  • 3445 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965
Reputação: 1252

Postado 30 de novembro de 2011 - 21:04

Não entendo esta discussão do piloto profissional e do não profissional. O que connheço são pessoas que tem respeito a atividade aérea que irão exercer e outras que não o tem.

Ja vi muito relatorio oficial apontando erros de pilotos experimentados (profissão) e de pilotos que não são profissionais.

O problema esta no comportamento respeitoso, ou não, por aquilo que vai fazer. Se banalizar a atividade aérea voce estara fazendo parte das estatisticas. Existe uma gama enorme de pilotos que não ganham a vida com esta atividade e respeitam o meio onde estão se inserindo. Cansei de ver estes caras cancelando voos pois não acreditavam que seria seguro. Mas ja vi muito maluco saindo "alhures"

O problema esta na arrogancia de muitas pessoas; e esta detona o profissional e o bom piloto que não o é.

No mais, sinto na alma a a perda da vida de mais um parceiro.

abs.

Editado por Bonotto, 30 de novembro de 2011 - 21:05 .

#68 E.P.M.

• Usuários
  • 2229 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 30 de novembro de 2011 - 21:56

View Postgearbox, em 29 de novembro de 2011 - 18:11 , disse:

Emanuel, tudo bem, eu tenho os meus conceitos, voce tem os seus, e assim vamos vivendo...mas em 800hs, com essa velocidade, voce percorre 237.056 km....em um jato, voando com uma TAS de 450 Kt, em 800 hs voce percorre mais de 700.000 km...e ai?

tudo bem....eu entendo...isso que você está me mostrando é matemático e eu compreendo perfeitamente...quando eu digo que 800 horas é muito, eu quero dizer que é muito para um empresário que tem avião e faz disso um hobby para si...no meu ponto de vista, não sei se você concorda, não dá pra comparar uma aviação de um SR20 com a de jato de linha aérea, né ?

#69 VEEONE!

• Usuários
  • 608 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:01/01/1900
Reputação: 713

Postado 30 de novembro de 2011 - 22:32

Acho que a palavra não é respeito, e sim CONHECIMENTO.

#70 Fantinel

• Usuários
  • 516 Postagens
  • Cidade/UF/País:SAO JOSE DOS CAMPOS
  • Data de Nascimento:19/02/1952
Reputação: 172

Postado 30 de novembro de 2011 - 23:20

Comparar gera discórdia, ou cantor de rock tb nao pode pilotar? mas toda hora e citado aqui e elogiado, pilotando b757, e o N lauda, empresário, piloto de F1, pilota os aviões de sua empresa, vários donos de taxi aéreo são pilotos, alguns exemplos...

Conheço vários pilotos proprietários de veleiros e lanchas, com carteira de expedida pela marinha, isso pode.....

Atividade aérea tem seu risco, voando planador, heli, jato, asa delta, etc...lamento a perda de mais duas vidas, mas ela acontece independentemente se vc tem 100, 1000 ou 10000 hs de vôo.

O que sobra êh uma família destruída e um relatório.

Via iPad

#71 Mauro Silva

• Usuários
  • 999 Postagens
  • Interests:Me interesso pela VIDA !
  • Cidade/UF/País:São Paulo / S P / Brasil
  • Data de Nascimento:05/04/1961
Reputação: 2042

Postado 01 de dezembro de 2011 - 00:01

Infelizmente a Regra é calara:

Todo o Piloto é culpado até que prove o contrário!

No caso do Piloto que não sobrevive, é muito simples culpar e apontar o dedo e parece que a maioria fica na torcida para que seja esse o fim de um Relatório do Cenipa.

Honestamente, fico na torcida do contrário!

Quero que seja vista, mostrada e apontada a Falha Mecânica!

Quem nunca teve uma Pane em seu carro? Qualquer que fosse? Será que a culpa é sempre do Motorista?

Pois até se a Manutenção for feita de forma incorreta, a culpa será do Piloto que é responsável pela Aeronavegabilidade e cumprimento da Manutenção da Aeronave!

Tudo cai em Nossas Costas e isso já se tornou a Rotina dos Acusadores de Plantão!

É preciso realmente muito envolvimento com a Aviação para ser um Piloto Profissional, mas tem Proprietários que pagam muita grana para seu Mecânico e Administrador manterem a Documentação em dia, Manutenção atualizada e Revisões agendadas, portanto Voar é um Prazer para muitos.

Tem proprietários que gastam verdadeiras Fortunas para poder curtir um momento em Voo, em Pistas Particulares, Hangares Particulares e Aeronaves Particulares, sem com isso deixarem de lado a preocupação com a Manutenção.

Tem Proprietário que sabe ler um Metar melhor que muitos Pseudo Pilotos por aí, sem querer defender ninguém em particular, mas sem querer atirar pedras num cara só por que ele não ganha salário com a Aviação.

Conheço PLAH que fala no Rádio com a Torre que fará apenas um Pit Stop rápido no Heliponto e vai decolar novamente, sem contar os Tango Mike da vida.

Se este proprietário tinha 800 horas Reais de Voo, tinha muito mais que vários Manicacas que enchem a CIV com hora Bic.

Torço muito para que tenha sido uma Pane, até por que uma Máquina é uma Máquina!

Abc

Mauro

#72 E.P.M.

• Usuários
  • 2229 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 01 de dezembro de 2011 - 05:54

View PostOmykron, em 29 de novembro de 2011 - 22:17 , disse:

800 horas, 20 recheques, cruzeiro a 160kt dizem uma unica coisa coisa para mim:

exatamente o que você (não) leu. nada.
assim como 20 horas instrumentos não qualificam de verdade nenhum manicaca selvagem a voar como pic em condições marginais.
além disso, nada adianta ter a habilitação que, por mais que o qualifique como apto para operar instrumento, a experiencia recente dele sempre foi dentro da margem de segurança, sem muita turbulencia, quiçá em condições instrumento real com chuva.

Emmanuel, um pouco menos de coração nas postagens. todos aqui entendemos que você conhecia o piloto do SR20, querendo ou não, você foi bastante afetado pelo acidente, mas ainda assim está faltando, por parte sua, menos coração e mais cabeça nos posts.
todo piloto esta sujeito a acidente. e infelizmente, +95% de todos os acidentes aéreos tem como fator o piloto.

Você deve ter mais conhecimento que eu pra poder estar falando com tanta convicção.Deve ter sido culpa dele mesmo, você tem toda razão.
Tem horas que eu me arrependo muito de falar as coisas aqui no C.R.

#73 Alisson Santana

• Usuários
  • 4 Postagens
  • Cidade/UF/País:Divinópolis
  • Data de Nascimento:15/11/1978
Reputação: 0

Postado 21 de janeiro de 2012 - 14:43

Ao que pude ver nas fotos, o avião chegou ao solo já despedaçado. Provavelmente entrou em um CB e sofreu falha estrutural. Durante a queda veio de desintegrando. Vamos aguardar o relatório final do CENIPA pra saber de fato o que houve.

#74 Alisson Santana

• Usuários
  • 4 Postagens
  • Cidade/UF/País:Divinópolis
  • Data de Nascimento:15/11/1978
Reputação: 0

Postado 21 de janeiro de 2012 - 14:52

View PostAlisson Santana, em 21 de janeiro de 2012 - 14:43 , disse:

Ao que pude ver nas fotos, o avião chegou ao solo já despedaçado. Provavelmente entrou em um CB e sofreu falha estrutural. Durante a queda veio de desintegrando. Vamos aguardar o relatório final do CENIPA pra saber de fato o que houve.

Meu texto parece off-topic a essa altura do campeonato, mas relendo o título do POST, acho que não! hehehe

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)