Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Polícia Militar de São Paulo publicou edital para compra de seis helicópteros biturbina

Já existem 22 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Renan - SAO

• Usuários
  • 2433 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:12/11/1900
Reputação: 497

Postado 28 de novembro de 2011 - 17:22

O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tornou público no dia 24/11, que se acha aberta licitação na modalidade PREGÃO, de âmbito INTERNACIONAL, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL – Processo nº GRPAe-207/140/11, objetivando a COMPRA de 06 (SEIS) AERONAVES DE ASA ROTATIVA (HELICÓPTERO) BITURBINA IFR para Operações de Segurança Pública e de Defesa Civil.

A sessão de processamento do pregão presencial será realizada no GRPAe, situado na Avenida Santos Dumont, 1979, Aeroporto Campo de Marte, setor B, Santana, São Paulo/SP, iniciando-se no dia 15 de dezembro de 2011, às 09:00 horas e será conduzido pelo Pregoeiro com o auxílio da Equipe de Apoio, designado nos autos do processo.

As especificações técnicas da aeronaves constam das páginas 22 a 34 do edital e, além dos equipamentos operacionais requeridos, as aeronaves deverão, conforme as necessidades operacionais, ter capacidade de atender as seguintes configurações:

- Configuração 1emprego operacional: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 09 (nove) policiais sentados em 09 (nove) assentos de alta densidade com amortecimento de impactos.

- Configuração 2defesa civil – aeromédica: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 01 (um) médico, 01 (um) enfermeiro, 01 (um) tripulante operacional e 02 (dois) pacientes deitados em macas removíveis.

- Configuração 3transporte de pessoal: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 07 (sete) passageiros sentados em assentos revestidos em couro.

Este investimento do Governo de São Paulo será o maior já realizado no Brasil em uma única aquisição, o que demonstra a preocupação do Estado em equipar ainda mais sua Polícia, a fim de atender as demandas existentes e preparar-se para a Copa do Mundo de 2014.

Essas aeronaves, dentre outros equipamentos, deverão possuir farol de busca, imagiador térmico, cestos de água para combate a incêndio, gancho, guincho, flutuadores de emergência, preparação para NVG, óculos de visão noturna, sistema de gravação de imagem, equipamentos aeromédicos, além dos sistemas de navegação, comunicação e aviônicos.

Atualmente o GRPAe de São Paulo possui 24 helicópteros e seis aviões e conta com um efetivo de mais de 450 policiais, com 87 pilotos, mais 8 em formação, cerca de 60 mecânicos e auxiliares, mais de 120 tripulantes operacionais, além de médicos, enfermeiros, apoio de solo e pessoal administrativo.

Fonte: Imprensa Oficial.

#2 Luzspit

• Usuários
  • 232 Postagens
  • Interests:Aviação em geral.(Especialmente helicópteros)
  • Cidade/UF/País:Pirassununga-SP Brasil
  • Data de Nascimento:29/12/1991
Reputação: 60

Postado 28 de novembro de 2011 - 22:54

Se esse projeto for para frente acho que vai ser interessante.
De cabeça eu pensei no Bell 212 e no AW109, a minha duvida fica quanto a capacidade dele(AW109), ele leva 9 policiais?

Editado por Luzspit, 28 de novembro de 2011 - 22:56 .

#3 Renan - SAO

• Usuários
  • 2433 Postagens

Postado 28 de novembro de 2011 - 23:31

Eu acredito que, pelo fato de possuírem uma enorme frota de "Esquilos", as chances de permanecerem fiéis a Eurocopter/Helibrás são grandes, vencendo a licitação os EC145.

Apesar de ser uma licitação, a gente sabe como as coisas funcionam por aqui.

#4 jambock

• Membro Honorário
  • 11096 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1178

Postado 29 de novembro de 2011 - 00:28

View PostLuzspit, em 28 de novembro de 2011 - 22:54 , disse:

Se esse projeto for para frente acho que vai ser interessante.
De cabeça eu pensei no Bell 212 e no AW109, a minha duvida fica quanto a capacidade dele(AW109), ele leva 9 policiais?

View PostRenan - SAO, em 28 de novembro de 2011 - 23:31 , disse:

Eu acredito que, pelo fato de possuírem uma enorme frota de "Esquilos", as chances de permanecerem fiéis a Eurocopter/Helibrás são grandes, vencendo a licitação os EC145.

Apesar de ser uma licitação, a gente sabe como as coisas funcionam por aqui.
Prezados Luzspit e Renan-SAO: Eis as capacidades dos helis Bell 212, AW 109 e EC-145:
EC 145= 1 piloto + 8 pax ou 2 pilotos + 7 pax
AW109 = 1 piloto +7 pax ou 2 pilotos + 6 pax.
Bell 212= 1 piloto + 14 pax ou 2 pilotos + 13 pax
Dos três, o único que atende ao edital, na parte de pessoas transportadas, é o Bell 212.

#5 Márcio Santos

• Usuários
  • 2257 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/ BRASIL
  • Data de Nascimento:15/11/1982
Reputação: 1010

Postado 29 de novembro de 2011 - 08:12

View Postjambock, em 29 de novembro de 2011 - 00:28 , disse:

Prezados Luzspit e Renan-SAO: Eis as capacidades dos helis Bell 212, AW 109 e EC-145:
Dos três, o único que atende ao edital, na parte de pessoas transportadas, é o Bell 212.

Concordo.... será que tem mais opções além destes?

de modo geral, a PM de SP tem investido bastante no GRPAe, é um dos serviços mais utilizados na capital, já que por via terrestre, a coisa ta complicada.

Abrass

#6 Renan - SAO

• Usuários
  • 2433 Postagens

Postado 29 de novembro de 2011 - 08:49

View Postjambock, em 29 de novembro de 2011 - 00:28 , disse:

Caro Jambock, obrigado pelos números!
Na verdade o EC145 tem capacidade para 1 piloto + 9 passageiros ou 2 Pilotos + 8 Passageiros ou 1.500 kg de carga no gancho. O que atenderia a licitação na configuração 3 - transporte de pessoal.
Também atenderia a configuração 1 pois seria no mesmo padrão do EC145 da polícia do Maranhão, com assentos na configuração operacional (laterais, frente a frente), e ele também tem capacidade para transportar 2 macas.

Bom, se eu fosse escolher, ficaria com o EC155, que na minha humilde opinião é um helicóptero fodástico. :joinha:

#7 Luzspit

• Usuários
  • 232 Postagens

Postado 29 de novembro de 2011 - 13:29

View PostRenan - SAO, em 29 de novembro de 2011 - 08:49 , disse:

Bom, se eu fosse escolher, ficaria com o EC155, que na minha humilde opinião é um helicóptero fodástico. :joinha:

Realmente é um baita helicoptero, até porque ele é veterano nessas missões.
O Bell 212 eu acho mais "rústico", melhor se for para levar tiro por exemplo (o que não é o caso) mas também é outro helicoptero utilizado mundialmente por forças policiais.

#8 Thiago

• Colaborador
  • 4950 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976
Reputação: 2142

Postado 29 de novembro de 2011 - 15:39

Conversando com um colega do Águia, tudo indica que as coisas rumem em direção ao EC145....
E a distribuição desses helicópteros pelo estado vai ser uma disputa braba...

Agora, que seria interessante um BH212, ah seria!!!! Pelamor..,,

#9 Márcio Santos

• Usuários
  • 2257 Postagens

Postado 29 de novembro de 2011 - 15:48

Alguém ai se arrisca a fazer uma montagem com o EC145 e o Bell 212 nas cores do GRPAe??

Abrasss

#10 Luzspit

• Usuários
  • 232 Postagens

Postado 29 de novembro de 2011 - 17:41

A policia do estado de NY tem um desses:
http://upload.wikime...0_Blackhawk.jpg :rev: :rev:

Atende todas as especificações da PM de São Paulo :D

#11 jambock

• Membro Honorário
  • 11096 Postagens

Postado 30 de novembro de 2011 - 15:42

View PostLuzspit, em 29 de novembro de 2011 - 17:41 , disse:

A policia do estado de NY tem um desses:
http://upload.wikime...0_Blackhawk.jpg :rev: :rev:

Atende todas as especificações da PM de São Paulo :D
Prezado Luzspit: atende, sem dúvida, com folga. Mas olha o prêço!

#12 Mauro Silva

• Usuários
  • 999 Postagens
  • Interests:Me interesso pela VIDA !
  • Cidade/UF/País:São Paulo / S P / Brasil
  • Data de Nascimento:05/04/1961
Reputação: 2042

Postado 30 de novembro de 2011 - 19:47

Desculpem a Intromissão!

AW 109

O correto é A109 nas versões Power, Grand e New Grand.

O AW é o 139.

O BH212 foi substituído pelo BH412 um quadripá, porém sua mecânica e Aerodinâmica estão totalmente defasadas com a Atualidade!

Da linha Bell o mais indicado seria o Bell 429 porém sua configuração não atende os pré requisitos.

A frota da Polícia é totalmente Francesa que dificilmente mudaria de Bandeira, por isso o EC145 deve ser a tal Máquina!

Prós e Contras:

Agusta A109E ou G ---------- Uma Fábrica de Panes, Rotor Principal muito Baixo agravando o risco de Acidentes nas ocorrências, Custo Operacional Elevado.
Bell 412 --------------------------- Tecnologia Ultrapassada e muito lento, apesar do Custo Operacional mais Baixo de Todos.
Bell 429 --------------------------- Uma fusão de 3 aeronaves (ainda tentando entrar no mercado) Custo adequado ao Porte, mas sem Passado! (coisa nova)
EC145 ---------------------------- Parente do EC 135 Custo alto mas Francês, o que muda toda a conversa! Velocidade média, bom espaço, guincho forte e tem um Excelente passado o BO.

O mais importante de tudo, é que a Polícia terá um Bi-Motor sem que o mesmo precise ser IFR, pois aí a porca entorta o rabo!

Se certificado IFR, as Tripulações terão que ser treinadas para tal finalidade e a utilização nessas condições serão RARAS, daí a falta de proeficiência ou seja (o que não usa atrofia).

Jogar um Bi-Motor IFR na mão de um Piloto é Fácil, pedir para ele voar IFR é que são elas.

Abc

Mauro

#13 Márcio Santos

• Usuários
  • 2257 Postagens

Postado 30 de novembro de 2011 - 21:26

View PostMauro Silva, em 30 de novembro de 2011 - 19:47 , disse:

Desculpem a Intromissão!

AW 109

O correto é A109 nas versões Power, Grand e New Grand.

O AW é o 139.

O BH212 foi substituído pelo BH412 um quadripá, porém sua mecânica e Aerodinâmica estão totalmente defasadas com a Atualidade!

Da linha Bell o mais indicado seria o Bell 429 porém sua configuração não atende os pré requisitos.

A frota da Polícia é totalmente Francesa que dificilmente mudaria de Bandeira, por isso o EC145 deve ser a tal Máquina!

Prós e Contras:

Agusta A109E ou G ---------- Uma Fábrica de Panes, Rotor Principal muito Baixo agravando o risco de Acidentes nas ocorrências, Custo Operacional Elevado.
Bell 412 --------------------------- Tecnologia Ultrapassada e muito lento, apesar do Custo Operacional mais Baixo de Todos.
Bell 429 --------------------------- Uma fusão de 3 aeronaves (ainda tentando entrar no mercado) Custo adequado ao Porte, mas sem Passado! (coisa nova)
EC145 ---------------------------- Parente do EC 135 Custo alto mas Francês, o que muda toda a conversa! Velocidade média, bom espaço, guincho forte e tem um Excelente passado o BO.

O mais importante de tudo, é que a Polícia terá um Bi-Motor sem que o mesmo precise ser IFR, pois aí a porca entorta o rabo!

Se certificado IFR, as Tripulações terão que ser treinadas para tal finalidade e a utilização nessas condições serão RARAS, daí a falta de proeficiência ou seja (o que não usa atrofia).

Jogar um Bi-Motor IFR na mão de um Piloto é Fácil, pedir para ele voar IFR é que são elas.

Abc

Mauro

Ta bom de aula pra mim, por hoje! vou dormir... rsrsrs

Como sempre Maurão, matando a pau!

to pensando em fazer PPH, vou consultar o mestre Maurão...

Abrassss

#14 Mauro Silva

• Usuários
  • 999 Postagens

Postado 30 de novembro de 2011 - 23:00

View PostMárcio Santos, em 30 de novembro de 2011 - 21:26 , disse:

Ta bom de aula pra mim, por hoje! vou dormir... rsrsrs

Como sempre Maurão, matando a pau!

to pensando em fazer PPH, vou consultar o mestre Maurão...

Abrassss

Que é isso Márcio, mestre Maurão kkkkkkkkk!

O mínimo que posso fazer é passar um pouco do meu conhecimento, sem arriscar e sem chutar!

Vejo que muitos entusiastas participam do Fórum e todos temos a responsabilidade daquilo que escrevemos, não sabemos quem está lendo!

Em duas ocasiões, fazendo Voos Panorâmicos um Passageiro veio falar comigo com um Grande entusiasmo.

Perguntaram tudo inclusive Salário!

Para minha surpresa, anos depois encontrei os dois (em ocasiões diferentes) e ambos falaram, "me tornei Piloto de Helicóptero por sua causa".

Como NUNCA pintei o Pavão e sempre mostrei suas duras penas, eles estavam agradecidos mas não trabalhavam na área.

Realizados Pessoalmente por serem Pilotos pois gostavam de Voar e Profissionalmente por atuarem naquilo que estudaram muitos anos e queriam realmente seguir Carreira.

Os Pilotos da Polícia começam mais tarde (Civil Delegado e Militar Tenente Coronel), o que é desfavorável.

No início das Operações, nós Civis Voamos nas Polícias como Pilotos e Instrutores, tive o Privilégio de voar na Polícia Civil na Operação Roubo a Banco e dar alguns duplos para a Polícia Militar!

A Aviação é Mutante e frequentemente exige mais conhecimento dos seus Tripulantes!

Márcio, a porta estará sempre aberta pra você e quem mais queira Voar um helicóptero, o duro vai ser sair de um, é APAIXONANTE!

Abc

Mauro

#15 Charlie Mike

• Usuários
  • 471 Postagens
  • Interests:Aviação / Operações
  • Data de Nascimento:31/03/1970
Reputação: 25

Postado 16 de janeiro de 2012 - 10:23

- Soa meio estranho falar que o Bell 412 está desatualizado.

- Estive na Bell Training Academy e confesso que vi muita gente dos police dep. fazendo reciclagem nessa aeronave.

- Apostaria num produto anterior, o Messerschmitt BK 117, porém o mesmo foi substituído pelo caríssimo Eurocopter EC 145.

- Se pudesse opinar, partiria para a anulação dos requisitos para dar espaço ao confiável Agusta 119 KOALA, muito usado em dep. de policia nos EUA.

- Talvez um boa opção nos termos da licitação atual seria para o helicóptero polonês W3A Sokol (Falcão) fabricado pela PZL, agora encampada pela Agusta Westland.

- Este último uma máquina parruda, barata, bimotor, na classe de 6 Tons, 2 pilotos e 12 pax.
- Com detalhe dos planos de rotação, do rotor de cauda e principal altos em relação ao solo e ainda uma porta de carga traseira, o que facilita assaltos e MEDVAC.

#16 Renan - SAO

• Usuários
  • 2433 Postagens

Postado 16 de janeiro de 2012 - 12:37

Charlie Mike, a licitação foi totalmente direcionada. Acredito que as chances da Eurocopter levar são de 99%.

A própria Synergy (representante Agusta) tentou impugnar o leilão, tendo seu pedido indeferido.

Uma das causas da solicitação de impugnação:
6. Deixa claro que a Administração age de forma dirigida a determinado Fabricante.

Acredito que o eleito seja o EC145, apesar de sonhar em ver voando por aí o AS365. :joinha:

#17 Mauro Silva

• Usuários
  • 999 Postagens

Postado 16 de janeiro de 2012 - 16:33

<p> </p>
<div>

View PostCharlie Mike, em 16 de janeiro de 2012 - 10:23 , disse:

- Soa meio estranho falar que o Bell 412 está desatualizado. - Estive na Bell Training Academy e confesso que vi muita gente dos police dep. fazendo reciclagem nessa aeronave. - Apostaria num produto anterior, o Messerschmitt BK 117, porém o mesmo foi substituído pelo caríssimo Eurocopter EC 145. - Se pudesse opinar, partiria para a anulação dos requisitos para dar espaço ao confiável Agusta 119 KOALA, muito usado em dep. de policia nos EUA. - Talvez um boa opção nos termos da licitação atual seria para o helicóptero polonês W3A Sokol (Falcão) fabricado pela PZL, agora encampada pela Agusta Westland. - Este último uma máquina parruda, barata, bimotor, na classe de 6 Tons, 2 pilotos e 12 pax. - Com detalhe dos planos de rotação, do rotor de cauda e principal altos em relação ao solo e ainda uma porta de carga traseira, o que facilita assaltos e MEDVAC.

View PostCharlie Mike, em 16 de janeiro de 2012 - 10:23 , disse:

- Soa meio estranho falar que o Bell 412 está desatualizado. - Estive na Bell Training Academy e confesso que vi muita gente dos police dep. fazendo reciclagem nessa aeronave. - Apostaria num produto anterior, o Messerschmitt BK 117, porém o mesmo foi substituído pelo caríssimo Eurocopter EC 145. - Se pudesse opinar, partiria para a anulação dos requisitos para dar espaço ao confiável Agusta 119 KOALA, muito usado em dep. de policia nos EUA. - Talvez um boa opção nos termos da licitação atual seria para o helicóptero polonês W3A Sokol (Falcão) fabricado pela PZL, agora encampada pela Agusta Westland. - Este último uma máquina parruda, barata, bimotor, na classe de 6 Tons, 2 pilotos e 12 pax. - Com detalhe dos planos de rotação, do rotor de cauda e principal altos em relação ao solo e ainda uma porta de carga traseira, o que facilita assaltos e MEDVAC.
</div>
<div> </div>
<div>Olá Charlie Mike!</div>
<div> </div>
<div>Deixando um pouco a Paixão de lado ( pois o 412 é uma figura que nos faz lembrar o 212, que nos leva ao 205 e que chega ao 204 que temos inúmeras imagens e filmes da época da guerra) sei que inconscientemente essas máquinas provocam em nós um forte sentimento de heroísmo, batalha, conquistas, salvamentos e etc.</div>
<div>Mas isso é história e memória, que essa linha da Bell teve em sua Vida e que talvez nenhum outro Fabricante consiga ter.</div>
<div> </div>
<div>Porém no passado a Bell, desastrosamente, investiu TUDO no Tiltrotor ou XV-15, deixando que os seus modelos Jet Ranger, Long Ranger e o próprio 412 (consagrados e os mais vendidos do mundo) ficassem sem UP nenhum e isso quase levou a Bell ao seu fechamento, pois enquanto ela tentava fazer um Avião decolar como um Helicóptero ou fazer um Helicóptero voar como um Avião, a concorrência estava tranquila para colocar no mercado Helicópteros com Desenhos mais Aerodinâmicos, Tecnologia digital, Piloto Automático de 4 eixos, configurações de luxo em forração VIP, enfim como por exemplo, a nossa indústria Automotiva comparada aos Importados.</div>
<div> </div>
<div>O Tiltrotor ainda teve acidentes mesmo depois de ter sido feito um esforço pela NASA ao colocar essa Aeronave em seu Túnel de vento enquanto a Engenharia da Bell tentava acertar a Rebimboca da Parafuseta.</div>
<div> </div>
<div>Ao quase trágico final do Maior Fabricante de Helicópteros do Mundo, restou se unir a Agusta e continuaram o projeto com um mix de Engenharias pois a Agusta também tinha um projeto similar e também não estava conseguindo ir para frente.</div>
<div> </div>
<div>Como a Agusta é uma Estatal Italiana, conseguiram essa fusão uma vez que a Bell já estava desistindo do projeto, que após uma Joint Venture<font face="arial, helvetica, sans-serif"> foi </font>chamado de BA 609.</div>
<div> </div>
<div>O Tiltrotor era um projeto muito antigo e nunca tinha ido para frente, então a Bell no intuito de fazer um helicóptero voar horizontalmente a 300 kts por hora, entrou de cabeça no projeto e esqueceu seus filhos pródigos.</div>
<div> </div>
<div>Até hoje está pagando muito caro por isso, pois até o Jet Ranger (seu helicóptero chefe) parou de fabricar por falta de procura e quem ficou na frente agora é o EC 120 da Eurocopter.</div>
<div> </div>
<div>O Koala é realmente um Maquinão 1.000 cavalos shp e vem com os Equipamentos do 109 inclusive P.A., porém é mono e não pode ser homologado para voar Instrumento, inclusive ele tinha um Problema de Fábrica que levou a vários acidentes pelo mundo (inclusive aqui em São Paulo) e por isso ninguém queria nem ouvir falar dele, mas o Fabricante resolveu a Pane e agora começaram a chegar novas unidades.</div>
<div>Pra você ter uma ideia, chegamos a ter um único exemplar no Brasil (aqui em São Paulo) e por não conseguir um comprador, foi levado de Avião para fora e foi vendido lá.</div>
<div> </div>
<div>Águas passadas, quando falo de Desatualização me refiro a isso que escrevi, infelizmente o 412 ficou para trás com seus honrosos 122 Kts de Cruzeiro ao nível do mar ISA mais 15 graus Centígrados.</div>
<div> </div>
<div>Grande Abraço</div>
<div> </div>
<div>Mauro</div>

#18 jambock

• Membro Honorário
  • 11096 Postagens

Postado 17 de janeiro de 2012 - 10:23

View PostMauro Silva, em 30 de novembro de 2011 - 23:00 , disse:

(...)
Os Pilotos da Polícia começam mais tarde (Civil Delegado e Militar Tenente Coronel), o que é desfavorável.
(...)
Mauro
Prezado Mauro Silva. Em uma organização militar, o posto de Tenente Coronel envolve função de comando. Assim, este Oficial poderia ser comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, além de piloto, claro. Mas a função de piloto operacional na PM, já é exercida por tenente, capitão e major, Ao tenente coronel fica reservada a função de comando. Creio que, com o aumento da quantidade de aparelhos bem como do efetivo, a função de comando do Grupamento, na PM de São Paulo, poderá vir a ser exercida por Coronel.

#19 Renan - SAO

• Usuários
  • 2433 Postagens

Postado 17 de janeiro de 2012 - 11:30

View Postjambock, em 17 de janeiro de 2012 - 10:23 , disse:

Prezado Mauro Silva. Em uma organização militar, o posto de Tenente Coronel envolve função de comando. Assim, este Oficial poderia ser comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, além de piloto, claro. Mas a função de piloto operacional na PM, já é exercida por tenente, capitão e major, Ao tenente coronel fica reservada a função de comando. Creio que, com o aumento da quantidade de aparelhos bem como do efetivo, a função de comando do Grupamento, na PM de São Paulo, poderá vir a ser exercida por Coronel.

Exatamente, caro jambock.
A grande maioria dos pilotos é formada por tenentes e capitães.

Hoje, a PM de SP mantém 2 Schweizer utilizados para o treinamento e formação de novos pilotos, em sua maioria tenentes.

Quanto aos coronéis, dificilmente haverá algum no comando de uma aeronave. Os poucos da ativa exercem funções administrativas, dificilmente há um coronel no operacional, inclusive a grande maioria dos batalhões é comandada por ten.cels.

A propósito, hoje há uma lei no estado que manda pra reserva todo e qualquer militar com 30 anos de carreira, o que impede que haja muitos coronéis na ativa. Portanto, acho praticamente impossível vermos um deles pilotando um dos águias. :joinha:

#20 Mauro Silva

• Usuários
  • 999 Postagens

Postado 17 de janeiro de 2012 - 15:29

View Postjambock, em 17 de janeiro de 2012 - 10:23 , disse:

View PostRenan - SAO, em 17 de janeiro de 2012 - 11:30 , disse:

Exatamente, caro jambock.
A grande maioria dos pilotos é formada por tenentes e capitães.

Hoje, a PM de SP mantém 2 Schweizer utilizados para o treinamento e formação de novos pilotos, em sua maioria tenentes.

Quanto aos coronéis, dificilmente haverá algum no comando de uma aeronave. Os poucos da ativa exercem funções administrativas, dificilmente há um coronel no operacional, inclusive a grande maioria dos batalhões é comandada por ten.cels.

A propósito, hoje há uma lei no estado que manda pra reserva todo e qualquer militar com 30 anos de carreira, o que impede que haja muitos coronéis na ativa. Portanto, acho praticamente impossível vermos um deles pilotando um dos águias. :joinha:

Caríssimos Amigos, escorreguei na Patente Ok?

Mil desculpas.

No início das Operações de Helicópteros das Polícias Civil e Militar, nós Civis dávamos treinamento no Equipamento (Esquilo) e voávamos nas missões como Piloto em Comando e eles (Pilotos das Polícias) em Instrução!

Foi uma época muito bacana para mim!

Eu Pilotava junto com um Delegado da Polícia Civil e usava o Macacão de Voo como eles.

Saíamos do topo de um prédio na Paulista para almoçar num Mac da Vida armados até os dentes com Metranca e etc. Eu não é claro pois só era o Piloto.

Trabalhei 1 mês no apoio ao Roubo a Banco, fuga de presidiários e diversas missões. Adrenalina Pura com direito a Tiros e etc.

Voei também com um Capitão da Polícia Militar, (agora acertando a Patente), mas na época não existia o curso no Schweizer, portanto voávamos no Esquilo mesmo!

Desculpem mais uma vez.

Abc

Mauro

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)