Pular para conteúdo

Imagem postada

Viagem para a Argentina 2011 (parte 4B) - Voando com a melhor companhia aérea do mundo. EZE/GRU com a Qatar Airways

Já existem 49 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP
  • Data de Nascimento:15/02/1975
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 02:12

*
Popular

Caros amigos do Contato Radar. Agradeço a paciência que tiveram ao acompanhar esta série de reportes sobre minha viagem para a Argentina em julho deste ano (2011) na companhia de minha digníssima namorada. Imagino que é chegada a hora que muitos aguardavam e sim, agora vamos voar no 777-200LR da Qatar Airways!! Chega de prosa e vamos para Ezeiza embarcar então!!

Dia 14 de julho, cerca de oito da noite. No lobby do Hotel Esmeralda Palace eu e minha namorada aguardávamos o “remis” (uma espécie de táxi) que nos levaria ao Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza para os mais chegados). Seria o último e provavelmente um dos mais aguardados atos desta viagem que apesar de todas as atribulações causadas pelo vulcão chileno, havia se revelado simplesmente perfeita!!

Em Ezeiza, eu e Lidiane embarcaríamos em um dos mais de cem jatos da Qatar Airways que cumpriria naquela noite o voo QR922 ligando em uma longa jornada a capital argentina Buenos Aires à capital qatariana Doha com escala no nosso velho conhecido aeroporto de Guarulhos onde eu e minha menina desembarcaríamos enfim de volta ao lar

Para nos levar a Ezeiza, localizado a 35 quilômetros do centro de Buenos Aires, o remís nos cobraria 150 pesos (65 reais) o que pelas minhas contas valeria a pena, pois a outra opção seria tomar um táxi até o terminal da empresa Manuel Tienda León em Puerto Madero que custaria cerca de 30 pesos e lá um ônibus para Ezeiza por mais 50 pesos a cabeça. Estes vinte pesos a mais que pagaríamos pelo remis com certeza valeria a comodidade de ter um carro nos apanhando na porta do hotel e nos levando “non stop” até a porta do terminal em EZE

Só para comparação, aqui em São Paulo pagamos por uma corrida do centro até Guarulhos, distante 25 quilômetros, ou seja, dez menos que a distancia de EZE ao centro de Buenos Aires, a exorbitante quantia de 90 ou até 100 reais. Apenas para registrar...

Deixamos o hotel e fomos nos despedindo de Buenos Aires e logo estávamos na Autopista Richieri que leva até o aeroporto. Pelo rádio do carro ecoava uma rádio popular com sucessos locais, inclusive uma versão em espanhol da musica “Chora me Liga” da dupla João Bosco e Vinícius que também fez bastante sucesso por aqui este ano. Em espanhol a música se chama “Llora me Llama” e a versão tem ritmo de cumbia. Gostei!!

O caminho até EZE passou rápido e mais ou menos 20:35 estávamos em frente ao terminal A, um dos três que possui o aeroporto porteño e que é dedicado a empresas estrangeiras. Ezeiza tem ainda o terminal B, mais antigo e hoje exclusivo para os voos da Aerolineas Argentinas e o novíssimo terminal C que contava com apenas dias de operação quando de nossa viagem. Pena que não foi possível visitar o terminal novo o que com certeza ficará para uma próxima oportunidade.

Interessante notar que Ezeiza que já tinha um belo terminal (o A) inaugurou mais um e isso sem que a Argentina vá organizar Copa do Mundo ou Olimpíada. Enquanto isso em Guarulhos...

Aproveitando que estávamos ainda do lado de fora do terminal minha namorada aproveitou para dar sua tradicional fumadinha. Após isso adentramos o terminal e a primeira coisa foi nos certificar que nosso voo estava no horário através dos monitores de informação. Como podem ver, tudo “on time”!!

Imagem postada

Não sei se notaram algo “verde” no canto superior esquerdo da tela?? Sim senhores!! Havia um voo da Web Ervilha saindo para Guarulhos, com certeza um fretamento. Imagina se a Qatar cancela o voo e me coloca na Webjet?? Daí não é reacomodação, é bullyng!! :lol:

Felizmente isso não aconteceu. Dirigimo-nos aos balcões da Qatar que apresentava quase nada de fila

Imagem postada

Como em todo voo internacional que se destina àquelas bandas do Oriente Médio, uma das regiões mais explosivas do globo, os controles de segurança são mais rígidos que seriam em um mero Buenos Aires/São Paulo da Tam ou da Aerolineas e antes que pudéssemos ter acesso à fila do check in passamos por uma pequena entrevista de segurança. Uma moça nos fez algumas perguntas como por exemplo :

- Quando foi a última entrada no território argentino?? Entramos primeiro em Buenos Aires no dia 09 de julho, voltamos a sair e entramos novamente na fronteira Salto/Concordia no dia 10, respondi

- Quantas malas seriam despachadas??

- Quem fez a mala e quando?? Essa eu também quis responder mas a moça da segurança queria que a Lidiane o fizesse. O problema é que a moça falava espanhol e minha namorada não entendia direito e ficou meio nervosa com a situação

- Alguém deu algo para colocar na mala?? Aquele tiozinho boliviano lá nos deu um saco de polvilho para fazer biscoito, só isso... :macumba: Não, não respondemos isso não, é claro né!!

- Na bagagem de mão há algo perfurante ou cortante??

Como podem ver, o básico foi perguntado. A moça foi simpática e vendo que minha namorada não entendia tentou até arranhar um português, mas mesmo assim a Lidiane ficou desconfortável com a “entrevista” pois não está acostumada

Liberados da segurança recebemos cada um um selinho escrito Qatar/Security em nossas identidades

Imagem postada

Ao entrarmos na fila outra funcionária etiquetou nossas bagagens de mão

Imagem postada

Imagem postada

Bastante rapidamente fomos chamados ao balcão 77 para os trâmites de check in. Coloco as quatro malas a serem despachadas na esteira (é o famoso milagre da multiplicação das malas que acontece em toda viagem para Buenos Aires) e apresentei nossas identidades, nossos cartões do Privlege Club, programa de milhagem a empresa e os formulários da imigração. Após um cordial e eficiente atendimento recebo nossos cartões de embarque junto com os tickets das malas. Nos cartões já estava marcados nossos assentos 23A e 23B já previamente reservados. Caraca!! Eu tinha agora um cartão de embarque da Qatar com meu nome nele!! Supimpa!!! :ohyes:

Imagem postada

Tickets das malas

Imagem postada

Etiqueta de mala

Imagem postada

Antes de prosseguir para os controles de segurança/imigração/sala de embarque demos uma passada em um “kiosco” para comprar mais pilhas para a câmera, pois nem na bala eu queria ficar sem pilhas nesse voo. Uma ultima saidinha do terminal para que a Lidiane pudesse fumar seu ultimo cigarrinho em território argentino e tomamos o rumo do embarque. Antes de ingressar no embarque internacional tirei esse foto do interior do terminal de passageiros, uma foto clássica!!

Imagem postada

Eram cerca de nove e vinte da noite agora e nosso voo sairia apenas às 23:05, mas eu queria passar com calma pelas filas do controle de segurança e da imigração de Ezeiza que normalmente são longas e demoradas. Foi uma surpresa que não houvesse praticamente fila nenhuma nos controles de segurança. Claro que ao passar pelo detector de metais algo tinha que apitar e fui submetido àquela revisão manual com detectores portáteis. Liberados tampouco havia muita fila nos controles de passaporte

Passamos juntos pela imigração, o agente me liberou primeiro e eu brinquei com minha namorada dizendo que agora eu ia embora e ia deixar ela lá na Argentina... :P Até parece!! Lidiane também foi liberada pelo agente e a próxima escala antes do portão de embarque seria... Free shop!!!

Olha que coisinha fofa que estavam sorteando no free shop...Não tenho a menor idéia do que era preciso fazer para se ganhar esse mimo

Imagem postada

Minha namorada disse que era esse o carro que ela queria ganhar e não aquele carrinho que havíamos visto e fotografado em Puerto Madero. Muito espertinha ela não??

Imagem postada

Bem, grana para uma Ferrari eu não tenho e continuarei não tendo pela próximas quinze encarnações, mas para umas comprinhas no free shop tinha sobrado um dinheirinho. Nada de perfumes, nada de bebidas, o que compramos foi chocolates!!!

Fizemos a festa com aquelas barras gigantes da Nestlé e da Lindt. Se não me falha a memória foram dez barras para nós (ta, dessas três eram para presente) mais outras guloseimas. Após proa do portão 09 para aguardar o embarque

Vista do portão de embarque

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

O momento estava chegando!! Era hora de voar na melhor companhia aérea do mundo, título outorgado à Qatar Airways em 2011 pela prestigiosa empresa de consultoria britânica Skytrax. O 777 que nos levaria até São Paulo já aguardava posicionado no finger e restaria saber apenas qual o prefixo da ave que orgulhosamente ostentava em sua cauda o Oryx, animal símbolo do Qatar

Após a espera na sala de embarque, que em si só não teve muito de diferente exceto pela ansiedade natural de um momento aeronauticamente especial como esse, foi feita a primeira chamada para passageiros da classe executiva (not us), membros Gold e Silver no Privilege Club (not us either) e prioridades (not us once more) quando eram alguns minutos passados das 22:20. Os demais passageiros deveriam aguardar a próxima chamada. No vídeo abaixo a parte em espanhol dessa primeira chamada

Logo depois foram os demais passageiros (now it’s us!!) convidados a embarcar. Uma fila foi formada em frente ao portão 09 e a cada passageiro que entregava seu cartão de embarque à despachante estávamos mais perto de enfim conhecer como voa a tal da Qatar Airways. Se toda essa fama é justificada ou não

Tivemos nossos cartões de embarque picotados ficando cada qual (despachante e nós) com a parte que a cada um correspondia. Antes de entrarmos no finger que nos levaria até nosso avião foi possível ver o mesmo pelo vidro que dava para o pátio. “Nossa, que avião é esse??”, disse minha namorada admirada com o tamanho do 777. Para quem tinha achado o Embraer 195 da Azul gigantesco em seu primeiro voo e em outra viagem havia me perguntado se havia avião maior que o 737-300 da Webjet a visão de um 777 deve ter sido realmente impactante

Como todo bom aeroentusiasta eu estava curioso para saber qual seria o prefixo do jato que nos levaria a São Paulo e a resposta foi dada pelas letras BF estampadas ao lado do trem de nariz do 777. Voaríamos nesta noite então no A7-BBF, um novíssimo 777-200LR entregue para a Qatar Airways em 28/01/2010, ou seja, o avião na data de nossa viagem contava com apenas pouco menos de um ano e meio de operação desde a entrega para a empresa do Oriente Médio. Aqui uma foto do BBF que coincidentemente fiz em Guarulhos poucos dias após nosso retorno da Argentina quando do embarque em um voo da Passaredo para Ribeirão Preto

Imagem postada

Já no finger, logo na entrada do jato o passageiro tinha a sua disposição exemplares dos dois principais jornais argentinos, o Clarín e o La Nación

Imagem postada

E enfim estávamos a bordo!! A comissária com o tradicional uniforme vinho da Qatar Airways nos deu as boas vindas em inglês e nos indicou o caminho até nossos assentos localizados na classe econômica do 777, do lado esquerdo do avião. Então, aos senhores que estão lendo este reporte agora:

Imagem postada

Os 777-200LR da Qatar Airways estão configurado com 259 assentos sendo 42 na classe executiva e 217 na classe econômica. Nossos assentos (23A e 23B) estavam localizados na segunda cabine da classe econômica já no fundo da aeronave como podem ver no mapa de configuração que pode ser acessado no link abaixo

http://www.seatguru....g_777-200LR.php

Como embarcamos no avião pela porta dianteira esquerda (1L), para chegar aos nossos lugares passamos inicialmente pela classe executiva que tentei registrar nessa foto. Notem o sistema “mood lighting” deixando a cabine com uma agradável coloração azulada refletindo que fora do avião a essa hora era noite. Muito bonito!!

Imagem postada

Nem preciso dizer que o A7-BBF estava simplesmente impecável por dentro né?? A perfeição em forma de cabine de passageiros.

Como puderam ver no link do Seat Guru, a classe econômica deste avião estava configurada 3X3X3. Chegamos à fileira 23 e acomodei-me pois no assento ao lado da janelinha (23A) como não poderia deixar de ser, minha namorada ao lado (23B) e esperava que o assento do corredor ficasse livre, mas isso não ocorreu. Um filipino que iniciava sua longa jornada de Buenos Aires até Manila com conexão em Doha acabou por ocupar o assento do corredor (23C)

Mais uma tentativa de foto, agora da cabine da classe econômica onde nos encontrávamos

Imagem postada

Acomodamo-nos nos nossos assentos e apertamos os cintos prontos para a partida. Como não poderia deixar de ser em uma “Five star airline”, todos os assentos possuem ptvs cuja programação é alimentada pelo excelente sistema “Oryx” de entretenimento de bordo. Minha namorada deve ter custado a acreditar, mas o doido aqui passou os próximos quinze minutos após termos nos acomodado em nossos lugares e enquanto os procedimentos de embarque continuavam ocorrendo fotografando as telinhas do sistema de entretenimento para mostrar para os senhores neste reporte. O que não se faz pelo CR não?? :lol: Mais adiante neste reporte quando já estivermos em voo falaremos com mais calma do entretenimento de bordo

Como também não poderia deixar de ser em uma aeronave destinada a voos extra longos como esta, os assentos apresentavam um bom pitch entre eles (entre 32 e 34 polegadas) e também bom reclino

Imagem postada

E minha menina também explorava o sistema de entretenimento...

Imagem postada

Ah, balinhas foram distribuídas aos passageiros antes da partida. Feitas em Dubai...

Portas fechadas e era hora do Oryx levantar voo, se é que antílopes podem voar. Este definitivamente podia. Quinze comissários das mais diversas nacionalidades tomariam conta dos passageiros nesta viagem de Buenos Aires a São Paulo. Em Guarulhos outra tripulação assumiria para a longa etapa até Doha.

Oito dos comissários atenderiam a classe executiva e os outros sete a classe econômica. Todos dedicados a brindar aos clientes, independente da classe voada, um serviço de excelência para fazer jus à excelente fama da companhia. Este comercial da Qatar Airways reflete bem tanto a multietnicidade da tripulação quanto o compromisso em entregar um serviço cinco estrelas

As boas vindas a bordo nos foram dadas em árabe, idioma oficial do Qatar, inglês e português. Aqui podem ver o speech de boas vindas feito em português por um dos comissários de bordo, com certeza brasileiro pelo “paulistano accent” que apresentava

Responsável pela aeronave e seus ocupantes na jornada até Guarulhos esta noite estava o master do voo comandante Hussein. Logo após as boas vindas aos passageiros dadas pela tripulação de cabine nosso comandante também entrou no PA e deu as suas boas vindas. Pelo que consegui entender do speech em inglês o comandante nos disse que voaríamos até São Paulo a uma altitude de 37.000 pés. O comandante Hussein ainda nos informou que estávamos em preparação final para a partida e que tínhamos um slot para decolagem para as 02:30 hora zulu (GMT), ou seja, em mais trinta e sete minutos o que significava um pequeno atraso de cerca de vinte e cinco minutos em relação à hora publicada. Aqui poderão ver na integra o speech do comandante

Após o speech do comandante seguiram-se as instruções de segurança que foram realizadas pelo sistema audiovisual em inglês e árabe. Um longo vídeo com quase dez minutos de duração que tive também a pachorra de gravar para mostrar a vocês

Eu gravando a bagaça em árabe, halim, hala, halé :lol: e aos 06:13 do vídeo da para ouvir claramente minha namorada reclamando: “Ai, para de filmar!!”. :D Prova de fogo para o namoro!!

Só o vídeo de segurança já consumiu boa parte do tempo que ainda teríamos que esperar para o pushback. Ainda aguardaríamos mais cerca quinze parados no gate e imagino que em outra empresa o faríamos sem nada de especial com os comissários sentados em suas posições. Não na Qatar.

A tripulação de cabine para fazer a espera mais agradável passou servindo sucos aos passageiros mostrando já de início que havia algo realmente diferente naquela empresa. Fiquei com um suco de tomate que serviu como aperitivo perfeito para o inicio da viagem de volta a casa

Imagem postada

Mal acabei meu suco e deu-se início ao pushback quando eram aproximadamente onze horas e quinze minutos da noite, horário argentino. Taxiamos e durante o taxi pude ver o bonito terminal novo de Ezeiza, o terminal C sobre o qual já havíamos comentado. Aproximávamo-nos da pista em uso para a decolagem

A essa hora minha namorada apesar de já ser uma “frequent flyer” estava um tanto tensa, pois lembram da teoria dela de que aviões menores voam com mais facilidade por serem mais leves?? Imagina o que não estava passando na cabecinha dela tentando entender como um teatro alado como o qual nos encontrávamos levantaria voo. Depois ela me confessou dizendo que achava que o avião por demasiado grande não conseguiria subir, hehehehe

Graças a Deus e à Boeing tínhamos a cada lado da fuselagem asas que são um verdadeiro milagre da engenharia e dois turbofan GE90-110B com 110.000 libras de empuxo cada. Ingressamos na pista em uso, os motores foram acelerados e chegando à velocidade de rotação deu-se a magia e as 23:28 o 777 elevou-se placidamente aos céus. Aqui o vídeo da decolagem

Interessante que assim como a British Airways, a Qatar Airways tem o costume de chamar o “chief purser” como Cabin Service Director (CSD). Decolamos com as luzes da cabine de passageiros completamente reduzidas como mandam as normas internacionais de segurança e após algum tempo elas foram levemente acesas ficando a cabine com aquele tom azulado muito agradável. Durante nossa subida pegamos um pouco de turbulência sobre o Rio de la Plata, mas logo o voo ficou calmo. Os formulários de imigração para os passageiros que desembarcariam no Brasil foram distribuídos. Aqui podem ver uma foto da visão desde o meu lugar quando voávamos a apenas quatro minutos, mas que já era suficiente para definitivamente colocar a Qatar Airways no meu logbook

Imagem postada

Coloquei minha namorada para ver um filme do John Travolta (Get Shorty) e esta é a deixa então para falar do sistema de entretenimento de bordo disponível para os passageiros da Qatar Airways em seus 777

O sistema, batizado como Oryx Entertainment é bastante extenso e só para que tenham idéia da variedade de opções, no bolsão da poltrona podia ser encontrado o guia da programação que era bilíngüe (inglês e árabe). A parte em inglês do guia tinha nada mais nada menos que setenta páginas de opções, mais que o suficiente para que nosso companheiro no assento do corredor, caso desejasse, pudesse se entreter de Buenos Aires até Manila

Imagem postada

Imagem postada

Lembram que lhes disse que logo que nos acomodamos eu comecei como um maluco a fotografar a telinha a minha frente?? Pois bem, vamos viajar agora pelas opções que o sistema de entretenimento Oryx, totalmente “on demand” oferece aos passageiros

Imagem postada

De início o sistema oferece opção de oito línguas para navegar. Inglês, árabe, alemão, francês, japonês, chinês, espanhol e italiano. Não há português como puderam perceber

Imagem postada

Escolhi navegar em inglês, imagino que o conteúdo deva ser igual para todas as línguas. Escolhida a língua aparece a tela com as opções principais. O passageiro poderá então escolher entre filmes, programação de TV, programação de áudio, jogos, notícias, informações sobre a companhia e sobre o Qatar, shopping, comunicação, programação infantil e “descubra mais”

Imagem postada

Bem, vamos agora ver o que aparece quando o passageiro escolhe cada uma dessas dez opções principais. Aviso aos senhores que parei de fotografar por aí, pois depois cada opção principal se divide em “n” sub opções e se eu quisesse fotografar o conteúdo inteiro do sistema de entretenimento:

- Uma ida e volta a Doha não seria suficiente

- A Lidiane iria se abraçar ao filipino no assento ao lado aos gritos de “Me leva para Manila que meu namorado é doido!!!” :P

De qualquer forma, acho que é o suficiente para que tenham uma boa idéia do que o excelente sistema de entretenimento da Qatar Airways tem a oferecer

Acessando “Movies”

Imagem postada

Acessando “TV Programmes”

Imagem postada

Acessando “Audio” (a foto ficou uma M, eu sei...)

Imagem postada

Acessando “Games”

Imagem postada

Acessando “Live Text News”

Imagem postada

Acessando “Qatar News and Info”

Imagem postada

Acessando “Shopping” (esse não estava disponível. Imagino deva ser um catalogo eletrônico do free shop de bordo)

Imagem postada

Acessando “Communication” (esse é um dos mais legais. Permite ao passageiro enviar emails e SMS, telefonar para qualquer local em terra e telefonar para outro passageiro dentro da aeronave!! O passageiro pode discar o numero desejado em um teclado virtual que aparece na ptv ou no teclado do controle remoto embutido abaixo da ptv no espaldar da poltrona dianteira. O controle remoto também é usado como fone para falar e ouvir. Não sei quanto a custo das ligações)

Imagem postada

Acessando “Young Travellers”

Imagem postada

Acessando “Discover More” (até horóscopo tem na bagaça...)

Imagem postada

Além disso, mais algumas coisinhas interessantes eram exibidas pelas ptvs, como por exemplo, propaganda da própria Qatar Airways, esta em inglês e árabe sobre o programa de milhagem Privilege Club lembrando que se você ainda não fosse um membro poderia se inscrever online ou preenchendo um formulário a bordo

Imagem postada

Imagem postada

Promoção dos destinos da empresa. Montreal três vezes por semana

Imagem postada

Claro, a empresa exibia orgulhosa seu prêmio de melhor companhia aérea do mundo em 2011

Imagem postada

Lembretes de que este era um voo “non smoking” também eram exibidos. Imagina se minha namorada tivesse que agüentar as quatorze horas de voo de São Paulo a Doha sem fumar...

Imagem postada

Não poderia faltar o “moving map”. Aqui o avião ainda estava no solo em Buenos Aires

Imagem postada

Esta é muito interessante. Não nos esqueçamos que a Qatar Airways é a empresa aérea de um país muçulmano e os muçulmanos devem rezar cinco vezes ao dia em horários determinados, sempre voltados para Meca e como saber a direção de Meca quando se está dentro de um avião?? O sistema de entretenimento da Qatar dá uma ajudinha

Imagem postada

Como voávamos de Buenos Aires a São Paulo imagino que a direção de Meca era dada pela flecha laranja. Resta saber o que seria a amarela... Apenas como curiosidade e cultura geral, o conjunto das cinco orações diárias dos muçulmanos leva o nome de “Salah” e são as seguintes:

- Fajr – ao alvorecer

- Dhur – ao meio dia, após o sol ter atingido seu ponto máximo

- Asr – entre meio dia e o pôr do sol

- Maghrib – logo após o pôr do sol

- Isha – de noite, pelo menos uma hora e meia após o pôr do sol

Sabiam disso?? Nem eu. Wikipedia também é cultura!!

Para desfrutar de todo esse entretenimento de bordo o passageiro pode simplesmente tocar a telinha escolhendo o que quer ver ou ouvir ou usar o controle remoto embutido abaixo da ptv no espaldar da poltrona dianteira (aquele que pode ser usado como fone para as ligações para o solo ou para dentro da aeronave)

Imagem postada

E claro, fones são encontrados sobre os assentos ao embarcar

Imagem postada

#2 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 02:31

*
Popular

Para quem não estivesse satisfeito com todo esse entretenimento a Qatar ainda oferecia no bolsão da poltrona o exemplar de sua revista de bordo. Um doce (árabe) para quem acertar o nome da mesma

A – Bodão arretado da Paraíba :lol:

B – Viadinho das pradarias de Quebéc (Acaso há pradarias em Quebéc?? :uhm: )

C – Bambi saltitante de três cores :macumba:

D – Oryx

Difícil não?? Aqui a capa do exemplar do mês de julho que estava a bordo do nosso voo

Imagem postada

Em seu interior, a Oryx que é bilíngüe (inglês e árabe) trazia reportagens sobre destinos tão diversos e exóticos como Calcutá, Ilhas Seychelles e Cingapura. Todos destinos da Qatar Airways, é claro.

De fato a edição comemorava o lançamento dos voos da Qatar para Calcutá (ou Kolkata) e o carrinho amarelo da capa é um Hindustan Ambassador, também conhecido como “Amby” que é um tradicional automóvel indiano produzido pela empresa Hindustan Motors em Calcutá desde 1958!!

Matéria sobre Calcutá

Imagem postada

Entre os comerciais, achei interessante este que tem tudo a ver com o Qatar, seja pelas vestimentas tradicionais árabes seja pela plataforma de petróleo ao fundo. A empresa, entretanto é norte americana

Imagem postada

Logo no inicio da revista as boas vindas a bordo são dadas pelo fundador e Chairman da Qatar Airways, Sheikh Hamad bin Jassim bin Jabor Al Thani. E o pior é que o que o cara tem de nome com certeza tem de grana também :lol:

Imagem postada

Na parte institucional da revista, claro que não poderia faltar uma alusão ao prêmio de melhor empresa aérea de 2011 outorgado pela Skytrax

Imagem postada

E também toda a informação sobre a frota

Imagem postada

E o mapa de rotas. Buenos Aires é justamente o destino mais longe ao qual os aviões da Qatar chegam em relação a sua base em Doha

Imagem postada

Ainda no bolsão da poltrona junto com o guia de entretenimento e a revista de bordo havia o saco de enjoo

Imagem postada

O safety card

Imagem postada

Imagem postada

E o catálogo do duty free. Este logo logo mostro para os senhores quando eu falar de uma comprinha muito bacana que fiz a bordo. Continuemos o voo que eu chego lá

Nosso voo prosseguia calmamente e era para se aproveitar cada minuto voando nas asas da “Airline of the Year”. A cabine seguia com aquela coloração “azulzinha”. Olha o que causava o efeito

Imagem postada

Muito legais também as bossas do “moving map”. Aqui a rota era mostrada como se estivéssemos dentro de um cockpit

Imagem postada

Esta é para aprender como se escreve São Paulo em árabe. Voávamos a essa altura sobre território uruguaio

Imagem postada

E nossos comissários?? Não iriam trabalhar?? Claro que sim!! Com certeza desde que os sinais de apertar cintos foram desligados estavam preparando tudo para o serviço de bordo. E para os que estão acostumados com o padrão fome da aviação atual, posso dizer que o que recebi (e certamente aguardava de uma empresa tão badalada) foi uma agradável volta ao que era o serviço nos anos 80 em um voo São Paulo/Buenos Aires. A complete meal sir!!

Para os que dizem que avião não é restaurante, favor pular esta parte do reporte. Todos os demais que gostam de uma comidinha de avião, venham comigo!!

O carrinho parou ao lado dos nossos lugares exatamente meia noite, quando nos encontrávamos a trinta e dois minutos voando. A primeira cabecinha que aparece na foto, produto da miscigenação mais puramente brasileira os senhores já sabem, é minha namorada. A segunda, ao lado do carrinho com traços asiáticos é nosso amigo filipino. E no carrinho... Sim, aquilo que os senhores estão vendo do lado direto é uma garrafa de Johnnie Walker

Imagem postada

O capricho na apresentação do serviço começava nos copinhos, de diferentes cores e continuava na toalha de papel que era colocada sobre a mesinha de refeições antes da bandeja

Imagem postada

As opções de prato quente ficaram no tradicional “beef or chicken”, um clássico nos anos oitenta nesta rota, mas surpreendente para os tempos atuais onde o mais usual seria “peanuts or crackers” . Fiquei no beef e Lidiane no chicken. Com simpatia recebemos nossa “ceia”

Imagem postada

Imagem postada

Viram o pãozinho da primeira foto?? Veio quentinho!! Além dele a completa bandeja trazia ainda um pacotinho de bolachas cream cracker (que seriam a totalidade da “refeição” servida a bordo em algumas outras empresas), manteiga, queijo cremoso, uma gostosa massa fria de entrada, o prato principal, um delicioso pavê de café de sobremesa, um chocolate Milka e ainda uma caixinha de suco de laranja. Não, não era classe executiva, era econômica mesmo.

Abrindo o prato principal, carne, purê de batatas e legumes

Imagem postada

Sal, pimenta e palito

Imagem postada

Igualmente fartas eram as opções de bebidas para uma classe econômica e o passageiro poderia escolher entre vinho (não averigüei as opções), cerveja Heineken, uísque Johnnie Walker Red Label, vodca Smirnoff e gin Beefeater. Estas foram as opções que pude vislumbrar no carrinho desde o meu assento, não sei se havia outras. Interessante que mesmo a Qatar sendo a companhia aérea de um país islâmico não há restrição quanto a servir bebidas alcoólicas aos passageiros

As opções não alcoólicas (estas perguntadas para a amável comissária) eram : Pepsi, Mirinda, Sprite, Schweppes, Canada Dry, sucos de laranja e maçã e água. Fiquei na... Pepsi e a Lidiane ficou na... Não lembro.

O que dizer do serviço?? Acho que as fotos e as linhas acima já descrevem tudo. Tudo bem que hoje os tempos mudaram, não estamos mais nos anos oitenta e as empresas para sobreviver e também para poder cobrar tarifas mais em conta (bem mais em conta que nos anos oitenta) precisam cortar certos luxos, mas sempre é legal voar por uma empresa que ainda atende seus passageiros como nos velhos tempos. Ah, e a tarifa da Qatar no GRU/EZE/GRU nem é tão mais cara assim

Quanto ao sabor do prato quente posso dizer que minha carne estava boa, mas nada do outro mundo, porém o frango da Lidiane, do qual provei um pedaço, estava bem saboroso. Ao fim me esbaldei de pavê de café pois minha namorada não quis o dela

Algum ponto negativo?? Só achei pequenina a quantidade de refrigerante servida, uma daquelas latinhas de 150ml colocada diretamente no copo pela comissária. Já que usam estas latas pequenas de refrigerante poderiam fazer como na British Airways e dar logo duas de uma vez para o passageiro. De qualquer forma não haveria problemas em pedir uma segunda latinha e além disso houve uma segunda passagem de bebidas

Repasto encerrado e mais alguns minutos e os comissários passam recolhendo as bandejas. Foi uma boa refeição!!

Passeando um pouco pela cabine de passageiros em um curto vídeo. A essa altura estávamos a pouco mais de uma hora no ar.

Um auto-retrato nas asas da Qatar. Why so serious?? :P

Imagem postada

Claro que eu não me conformaria se não pudesse tirar uma foto mais “bem elaborada” da cabine de passageiros e também uma foto no... Vocês sabem...

O problema é que a paciência da minha namorada com essas encarnações súbitas de Gianfranco Beting :D cada vez que eu embarcava em um avião durante a viagem parecia estar chegando ao final e mais uma foto seja lá do que fosse poderia ser a gota d’água.

Imaginava como ir até o fundo da cabine sem despertar a ira de Lidiane?? :lol: Eu poderia dizer que iria ao banheiro, é claro, mas havia um bem na nossa frente e essa não iria colar. Perguntei a ela se ela não queria mais um pouco de refrigerante ao que respondeu afirmativamente

Pronto, estava lá meu álibi perfeito!! Iria ao fundo do avião pegar refrigerante para ela!! Deixar meu assento seria fácil agora, era só ela me dar licença, passar por ela e eu nem teria que incomodar o filipino que já tinha deixado nossa agradável companhia e ido sentar em outro lugar no meio do avião onde pudesse ter um assento livre a seu lado. Logo eu poderia caminhar livremente pelos corredores daquele 777 e fazer vários registros para este reporte e para fazer os registros era só levar minha câmera...

E que porr@ eu ia fazer com a câmera se eu estava indo pegar refri para minha namorada?? Meu álibi perfeito foi para o saco. Você vai fotografar né?? E minha menina fechou a cara. :rolleyes:

Fui assim mesmo. Sabia que aquela cara fechada não duraria muito. E aqui vão as “infaltáveis” fotos da cabine de passageiros vista do fundo do jato. Notem que os comissários a essa hora realizavam o repasse de bebidas

Imagem postada

Imagem postada

Pelas fotos os senhores pode ver que pelo menos neste setor do avião a ocupação não estava aquelas coisas. E mais uma foto, agora das duas ultimas filas de assentos da classe econômica. Notem o capricho nos cabeçotes das poltronas de diferentes cores, os travesseiros sobre os assentos e as “orelhas” das poltronas que permitem apoiar a cabeça e assim repousar melhor durante a viagem

Imagem postada

Falando em cabeçote de poltrona, também trouxe o meu de “recuerdo”

Imagem postada

E agora... Lavatory pictures!! Impecáveis como o resto do avião. Claro que em se tratando de Qatar Airways, até os lavatórios teriam que ter uns mimos a mais que a maioria das empresas. Aqui vão algumas fotos

Porta

Imagem postada

Lixeira e tomada

Imagem postada

Pia

Imagem postada

Amenities. Toalhinhas refrescantes, sabão líquido, creme para as mãos e água de toilette

Imagem postada

Mais de pertinho o creme para as mãos e a água de toilette

Imagem postada

As toalhinhas refrescantes, assim com os copinhos, as toalhas de mesa e os cabeçotes de poltrona também vem em diferentes e alegres cores

Imagem postada

Copinhos de papel

Imagem postada

O trono do Sheikh :lala:

Imagem postada

E claro, a presepada habitual. E vocês acham que no avião da Qatar eu não iria fazer isso?? Pois se faço até nos da Gol :lol: E não só uma, mas duas vezes!!

Imagem postada

Imagem postada

Viram a quantidade de espelhos no lavatório?? Interessante pois dá a sensação de que o mesmo seja mais amplo do que já é

Deixando o lavatório, ao lado da galley achei o depósito secreto de cerveja. Vai uma??

Imagem postada

Passei na ampla galley traseira do 777 e pedi o refrigerante para levar para minha namorada e fui novamente gentilmente atendido por uma das comissárias. Perguntei depois a outra comissária sobre o duty free e ela me disse que era “on demand”, ou seja, pelo que entendi os comissários não passariam oferecendo o duty free e cada passageiro se desejasse comprar algo chamaria o comissário e efetuaria a compra

Como já havia comentado antes, junto da revista de bordo, do guia de entretenimento, do safety card e do saco de enjoo no bolsão da poltrona havia um catálogo do free shop de bordo

Imagem postada

Como não poderia deixar de ser, é um extenso e completo catálogo com mais de 130 páginas de produtos diversos que poderiam ser adquiridos. Perfumes, cosméticos, jóias (isso mesmo, jóias!!), relógios, acessórios, canetas, alguns pequenos eletrônicos (como iPods), brinquedos, bebidas e cigarros (engraçado, agora escrevendo o reporte vejo que não há chocolates no catálogo). De tudo isso, apenas uma coisa me interessava...

Imagem postada

Eu antes da viagem já sabia que a Qatar oferecia para a venda modelos na escala 1:500 dos seus Boeing 777-300 e Airbus A330. Eu pretendia então comprar um de cada para mim mais um 777-300 para meu amigo e nosso colega de fórum Marcelo Torres

Perguntei à comissária sobre os modelos. Infelizmente só havia um disponível de cada e então decidi que eu ficaria com o 777 e daria o A330 para o Marcelo. Voltei ao meu lugar (com o refri da Lidiane nas mãos) e logo a comissária veio com os modelos

Imagem postada

Vejam que belo 777-300!!

Imagem postada

Paguei os aviõezinhos (18 dólares americanos cada). O frete foi grátis e expresso, direto das mãos da bela comissária. Ela não tinha todo o troco em dólares então me deu parte em dólares e umas moedinhas em Euro. Engraçado que ela queria me dar esse restinho do troco em moeda do Qatar, mas eu disse que não prosseguiria para Doha e que dinheiro do Qatar em Terra Brasilis seria tão útil para mim quanto cinzeiro em uma moto :)

Apenas para informação, para cada dólar gasto no free shop da Qatar Airways o passageiro membro do programa de milhagem Privilege Club recebe duas Qmiles. Agora, para ganhar Qmiles suficientes para viajar de graça até o Qatar deve ser preciso comprar o catálogo inteiro... :rolleyes:

E já que estamos falando da comissária, o que dizer da atenção da tripulação?? Posso dizer que com certeza foram eficientes, educados, atenciosos e simpáticos. Como somos brasileiros, talvez estejamos acostumados com comissárias com um comportamento mais “latino” e que até sejam mais sorridentes e extrovertidas que as que encontrei no voo da Qatar, mas isso é um traço peculiar da nossa cultura. Para um padrão mundial, a tripulação da Qatar passou no teste de bom atendimento com louvor!!

O tempo passava veloz. Faltando pouco menos de dez minutos para a uma da manhã estávamos a quase 450 quilômetros de São Paulo. A temperatura externa era de menos 52 graus. Todas essas informações eram dadas, é claro pelo nosso “moving map”

Imagem postada

E como nos encontrávamos já no quarto final da viagem, próximos da nossa chegada a Guarulhos, o moving map passou a exibir algumas informações sobre o Brasil e sobre São Paulo, incluindo fotos do Museu do Ipiranga e do centro velho com o famoso edifício Copan e o característico edifício redondo onde era o Hotel Hilton aparecendo. Gostei desse detalhe!!

Imagem postada

Imagem postada

Esse moving map do sistema de entretenimento da Qatar é bem bacaninha mesmo. Olha que legal!! O sistema simula como seria uma “air to air view” do nosso jato no ponto exato da rota em que se encontrava

Imagem postada

Para aproveitar os últimos momentos do voo tentei ouvir um pouco de música no sistema de entretenimento, mas minha ptv “travou”. Nada é perfeito né??

Uma da matina. Nosso comandante Hussein nos faz um breve speech e entre outras informações nos diz que estaríamos pousando no Aeroporto de Guarulhos em pouco mais de trinta minutos. Aqui vai o speech do nosso Captain

Logo após o speech iniciamos a descida. Era uma pena, nossa viagem, assim como nossa “experiência Qatar” estava terminando...

Ainda havia tempo para registrar mais detalhes deste imaculado 777, como o Oryx na fivela do cinto de segurança

Imagem postada

Ou os escritos em árabe na mesinha. Aliás, vocês sabiam que o árabe é lido da direita para a esquerda??

Imagem postada

Minha ptv travada. A ptv resetou sozinha pouco mais tarde mas daí já estávamos nos finalmentes para chegada

Imagem postada

A ultima foto da Lidiane durante a viagem. Esta é para provar que a menina voou nas asas da Qatar!! Aliás para quem no começo do namoro nunca havia pisado em um avião (e jurava que nunca o faria) minha menina já está com um logbook pequeno, mas invejável. Foram até hoje oito voos por seis empresas aéreas (Azul, Webjet, Aerolíneas Argentinas, BQB, Flying America e Qatar Airways) em seis tipos de aeronave (E190, 737-300, 737-700, ATR72-500, Metroliner III e 777-200) além de sete aeroportos visitados (VCP, CWB, GRU, AEP, EZE, STY e COC). Nada mal!!!

Imagem postada

A cabine sendo preparada para a chegada. Notem os avisos de apertar cintos já acesos

Imagem postada

O sistema “mood lighting” fazia agora com que a cabine de passageiros apresentasse um delicado tom rosado. Será que pousaríamos em Viracopos?? Brincadeirinha... :macumba:

Prosseguimos nossa aproximação. Aqui já próximos a Santos e aproando Sampa. Mais dez minutinhos e estaríamos em terra

Imagem postada

Como em toda descida em aeronaves pressurizadas minha namorada sentiu a costumeira dor de ouvido. De novo não havia nada a fazer a não ser aguardar o pouso para que a dor passasse. Logo as luzes de São Paulo podiam ser vistas e os comissários já ocupavam seus postos para o pouso. O grande antílope sobrevoava a jato a Paulicéia Desvairada e mais alguns um pouquinho e estávamos estabilizados no ILS para o pouso na pista 09. Aqui vai o vídeo do pouso

E o Oryx tocou o solo paulista com a suavidade de um... Dromedário... :P Tudo bem, pouso bom é aquele que a gente pode usar o avião de novo depois não?? Notaram o momento FAIL no vídeo?? Eu gravando a telinha durante o speech e uma mensagem na mesma “Switch off your eletronic devices during taxi, take off and landing...” :lol:

Taxiamos rumo ao terminal dois e paramos em um dos fingers disponíveis

Imagem postada

Desembarcamos com o monte de sacolas que carregávamos e mais nenhuma foto ou a Lidiane me matava. Bye Bye Oryx!! Foi um prazer voar contigo!!!

Pisamos solo pátrio depois de quase uma semana fora. Felizmente a essa hora da manhã não havia fila na imigração e passamos rapidamente por ela. As malas demoraram um pouco a chegar já que nosso jato havia parado bem em um daqueles fingers da ponta do terminal mas quando chegaram vieram de uma só vez as quatro.

Imagem postada

Antes de passar pela aduana eu pedi para a Lidiane que tomasse conta das malas que eu iria comprar uma coisinha rapidamente no Free Shop. Voltei com um perfume para ela e um “six pack” de Kit Kat para mim. Chave de ouro para a viagem!!

A alfândega também foi rápida e ainda pudemos ver nossa tripulação desembarcando para o merecido descanso em São Paulo. Imagino que no dia seguinte assumiriam o voo para Doha. Não sei quanto a vocês, mas sempre achei bonito uma tripulação, seja de qual empresa for caminhando junta com seus vistosos uniformes pelo aeroporto

Um taxi nos levou de volta a casa. Todos já dormiam quando chegamos. Uma viagem maravilhosa havia terminado e nos deixava já a vontade de planejar a próxima. Eu estava muito feliz por ter tido a oportunidade de proporcionar para minha namorada uma experiência como essa. Ela com certeza mereceu cada minuto dessa viagem e merece muito mais

O que dizer da Qatar?? Bom serviço em terra, avião novinho e impecável, sistema de entretenimento amplo e variado, serviço de bordo muito superior às outras empresas que atuam na mesma rota, tripulação atenciosa, além de detalhes pequenos como loção para as mãos e água de toillete nos lavabos que fazem a diferença. Apenas senti falta de uma nécessaire básica como a que a British Airways distribuía na mesma rota na classe econômica mas depois lendo na Flap um reporte do Gianfranco em um GRU/EZE com a Qatar vi que a nécessaire é sim distribuída, mas por algum motivo não o foi no meu voo EZE/GRU. Sem problemas!!

Com certeza não é a toa que a Qatar Airways foi escolhida pela Skytrax como a empresa do ano de 2011 e é considerada pela mesma Skytrax como uma empresa aérea cinco estrelas. A verdade é que ficou um gostinho de “quero mais” pois apenas um voo de pouco mais de duas horas não é o suficiente para aproveitar o que essa belíssima empresa tem a oferecer a bordo de seus Oryx voadores. A todos que acompanharam este voo com a Qatar então:

Imagem postada

E a todos os que acompanharam a série de quatro reportes que aqui encerro sobre esta maravilhosa viagem, também meu muito obrigado!! Espero que tenham gostado!! Esta série de reportes, é claro e nem poderia ser de outra maneira, eu dedico à Lidiane, minha namorada, minha companheira de viagem, meu amor. Grande abraço a todos e até o próximo reporte!!

#3 ThiagoR.

• Usuários
  • 21 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus/AM/Brasil
  • Data de Nascimento:18/05/1988
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 03:05

Canteras, como sempre, seus FR's são incríveis. Me senti no voo.
Pelo visto, foi uma experiência maravilhosa, hein?!
Coitada da sua namorada por causa das fotos, mas a gente, do CR agradece muito. hahahah
Parabéns.

#4 Antonio (CENI)

• Usuários
  • 513 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:14/05/1984
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 03:46

Sem palavras!!! Muito bom o report!!! Você tem sensibilidade de registrar e relatar todos os detalhes que nós entusiastas "malucos" da aviação reparamos!!!

Show de bola a Qatar!!!

Sobre as namoradas, elas estão aí para isso mesmo. No fundo, no fundo, elas curtem nossas manias hauauhaua...

Parabéns!!!

#5 Lucas Pereira

• Usuários
  • 344 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:28/12/1994
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 09:09

Incrível, fantástico, excelente mesmo!

#6 Dilson Rig

• Usuários
  • 1.323 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:13/07/0000
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 13:09

SHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOW!!!!!!!

#7 lichmann

• Usuários
  • 4.419 Postagens
  • Cidade/UF/País:Corbelia/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1987
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 13:27

De praxe, luxo como sempre.

Abraço Canteras.

#8 Approach-Air

• Usuários
  • 3.264 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/05/0000
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 14:02

Bom hein! Coincidentemente, dia 14 de Julho também estava voltando de EZE via GRU (só que às 14h na TAM)

Realmente peguei uma fila dos 'infernos' na imigração em EZE, só que ao contrário do Brasil, os agentes lá são mais simpáticos e sempre brincalhões. Essa Ferrari fizeram todos os amigos babarem mesmo. Essa entrevista do check-in da Qatar também passei na TAM, alias, algo recorrente.

Editado por Approach-Air, 29 de novembro de 2011 - 14:04 .

#9 Tremedera

• Usuários
  • 693 Postagens
  • Cidade/UF/País:Goiânia - GO
  • Data de Nascimento:13/01/1977
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 14:57

Fantástico FR Canteras!
Acompanhei suas aventuras dessa viagem, para me inspirar e escrever um FR, só que a diferença do FR que pretendo escrever é a aeronave, companhia, e destino...

Abraço.

#10 João A345

• Usuários
  • 390 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte - Mg - Brasil
  • Data de Nascimento:22/11/1995
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 19:32

Maravilhoso ... sou simplesmente FÃ da QR

#11 Marcos Felipe Jabulani

• Usuários
  • 740 Postagens
  • Cidade/UF/País:Aguas Claras-DF
  • Data de Nascimento:15/06/1986
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 22:14

Que FR é esse hein!!!

Muito TOP.

Já pensou em escrever um livro sobre seus Fr`s Fernando?

Abs
e em breve postarei aqui no CR meu curto voo Cgh x Cxj x Cwb

#12 MissedApproach

• Usuários
  • 93 Postagens
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 22:54

Rapaz, que FR... Nossa, sem maiores comentários! Sensacional! Obrigado!

#13 Mario SP

• Usuários
  • 252 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:15/08/1980
/*

Postado 29 de novembro de 2011 - 23:41

Ave Canteras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só não vou mandar um PQP porque isso aqui é um fórum de respeito!!!

#14 Rafael Freitas

• Usuários
  • 277 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém, PA
  • Data de Nascimento:22/09/1991
/*

Postado 30 de novembro de 2011 - 09:35

Muito bom, viajei na leitura que o tempo passou e nem percebi!

#15 RIC2209

• Usuários
  • 71 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976
/*

Postado 30 de novembro de 2011 - 10:00

Muito bom como sempre.
Estou planejando uma ida a Buenos Aires e gostaria que fosse assim em grande estilo (estou pensando no GIG-EZE da Emirates).

Editado por RIC2209, 30 de novembro de 2011 - 10:01 .

#16 Chico-MII

• Usuários
  • 2.233 Postagens
  • Cidade/UF/País:Marília
  • Data de Nascimento:09/01/1980
/*

Postado 01 de dezembro de 2011 - 09:52

Show de bola, como sempre!

Eu lembro que quando você desembarcou aqui, a etiqueta de bagagem de mão da Qatar ainda estava na sua bolsa! Isso significa que :lala: Acho que o voo VCP-MII será o próximo na fila ehehhehe

Grande abraço e obrigado por nos proporcionar essa verdadeira viagem pelas asas da Qatar!

#17 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 02 de dezembro de 2011 - 02:18

View PostThiagoR., em 29 de novembro de 2011 - 03:05 , disse:

Canteras, como sempre, seus FR's são incríveis. Me senti no voo.
Pelo visto, foi uma experiência maravilhosa, hein?!
Coitada da sua namorada por causa das fotos, mas a gente, do CR agradece muito. hahahah
Parabéns.

Valeu!! Com certeza a viagem inteira foi maravilhosa e este voo foi para fechar com chave de ouro. A minha namorada ficou meio nervosa na hora com as fotos mas entende minha paixão pelos aviões (ainda bem!!)

View PostAntonio (CENI), em 29 de novembro de 2011 - 03:46 , disse:

Sem palavras!!! Muito bom o report!!! Você tem sensibilidade de registrar e relatar todos os detalhes que nós entusiastas "malucos" da aviação reparamos!!!

Show de bola a Qatar!!!

Sobre as namoradas, elas estão aí para isso mesmo. No fundo, no fundo, elas curtem nossas manias hauauhaua...

Parabéns!!!

Obrigado Antonio. A vantagem é que agora quando ela quiser lembrar da viagem vai ter quase um livro sobre a mesma, hehehehe

View PostLucas Pereira, em 29 de novembro de 2011 - 09:09 , disse:

Incrível, fantástico, excelente mesmo!

Valeu Lucas!!

View PostDilson Rig, em 29 de novembro de 2011 - 13:09 , disse:

SHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOW!!!!!!!

Obrigado Dilson!!

View Postlichmann, em 29 de novembro de 2011 - 13:27 , disse:

De praxe, luxo como sempre.

Abraço Canteras.

Valeu Lichmann!! Obrigado pelas úteis informações sobre os modelos vendidos no Free Shop a bordo dos voos da Qatar

View PostApproach-Air, em 29 de novembro de 2011 - 14:02 , disse:

Bom hein! Coincidentemente, dia 14 de Julho também estava voltando de EZE via GRU (só que às 14h na TAM)

Realmente peguei uma fila dos 'infernos' na imigração em EZE, só que ao contrário do Brasil, os agentes lá são mais simpáticos e sempre brincalhões. Essa Ferrari fizeram todos os amigos babarem mesmo. Essa entrevista do check-in da Qatar também passei na TAM, alias, algo recorrente.

Valeu Approach Air!! Por sorte a fila no controle de segurança e na imigração estavam amigáveis, muito devido ao horário tardio da partida de meu voo. E será que alguém já ganhou a Ferrari?? :P

View PostTremedera, em 29 de novembro de 2011 - 14:57 , disse:

Fantástico FR Canteras!
Acompanhei suas aventuras dessa viagem, para me inspirar e escrever um FR, só que a diferença do FR que pretendo escrever é a aeronave, companhia, e destino...

Abraço.

Obrigado Tremedera!! Então aguardamos o seu reporte aqui no CR!!

View PostJoão A345, em 29 de novembro de 2011 - 19:32 , disse:

Maravilhoso ... sou simplesmente FÃ da QR

Valeu João!! Eu também fiquei fã deles após esta viagem

View PostMarcos Felipe Jabulani, em 29 de novembro de 2011 - 22:14 , disse:

Que FR é esse hein!!!

Muito TOP.

Já pensou em escrever um livro sobre seus Fr`s Fernando?

Abs
e em breve postarei aqui no CR meu curto voo Cgh x Cxj x Cwb

Obrigado Marcos!! Hehehehe, você não é o primeiro que me dá essa idéia de um livro :P . Material aqui acho que eu tenho bastante, aliás, acho que só essa viagem da Argentina já dava um livro :lol:

View PostMissedApproach, em 29 de novembro de 2011 - 22:54 , disse:

Rapaz, que FR... Nossa, sem maiores comentários! Sensacional! Obrigado!

Obrigado MissedApproach!!

View PostMario SP, em 29 de novembro de 2011 - 23:41 , disse:

Ave Canteras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só não vou mandar um PQP porque isso aqui é um fórum de respeito!!!

Ave Mario!!! Como este realmente é um fórum de respeito só vou dizer que seus reportes também são DUKARALHO!!!! :lol: :lol:

View PostRafael Freitas, em 30 de novembro de 2011 - 09:35 , disse:

Muito bom, viajei na leitura que o tempo passou e nem percebi!

Que bom Rafael. Fico contente que as pessoas possam ter momentos agradáveis lendo estes reportes. Este é o intuito da coisa

View PostRIC2209, em 30 de novembro de 2011 - 10:00 , disse:

Muito bom como sempre.
Estou planejando uma ida a Buenos Aires e gostaria que fosse assim em grande estilo (estou pensando no GIG-EZE da Emirates).

Valeu RIC2209!! Esse voozinho da Emirates já está desde já na minha "wish list"

View PostChico-MII, em 01 de dezembro de 2011 - 09:52 , disse:

Show de bola, como sempre!

Eu lembro que quando você desembarcou aqui, a etiqueta de bagagem de mão da Qatar ainda estava na sua bolsa! Isso significa que :lala: Acho que o voo VCP-MII será o próximo na fila ehehhehe

Grande abraço e obrigado por nos proporcionar essa verdadeira viagem pelas asas da Qatar!

Grande Chico!!! Sinto desapontá-lo, mas ainda não :lol: . A verdade é que por razões evidentes, este reporte da Argentina "furou a fila" e ainda tem alguns na frente do de Marília. Mas, aguarde que minha passagem por "Terras Marilis" não ficará em branco!!

#18 Nishan

• Usuários
  • 2.213 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983
/*

Postado 03 de dezembro de 2011 - 13:39

PQP !

FReport 5* !

#19 Alex Vieira

• Usuários
  • 3.269 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1982
/*

Postado 03 de dezembro de 2011 - 19:42

Meus parabéns mestre !!!

#20 FCANTERAS

• Moderador
  • 4.793 Postagens
/*

Postado 04 de dezembro de 2011 - 00:01

Valeu Nishan e Alex!!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)