fil, em 05 de dezembro de 2011 - 12:34 , disse:
Primeiro, não se privatiza Infraero, irão privatizar os aeroportos!
Questionar a Lucratividade?? Só se for para tentar baixar o preço da privatização, pq VCP é um dos aeroportos mais lucrativos do brasil. Grande polo de carga, a Azul ergueu VCP, uma das maiores taxas aeroportuárias do Brasil, extremamente saturado, com grande potencial de crecimento, isso para um aeroporto que nem ponte de embarque de desembarque possue!
E sim, as empresas tem interesses até nos aeroportos de pequena capacidade (Hoje), pq eles conseguem, diferentemente da Infraero, ver potencial de crescimento e lucrativade neles!!
Abs
Fil não sei vc estava acompanhando os tópicos mas as empresas argumentaram que VCP só seria interessante se de fato se tornesse o grande HUB do país, por isso quando saiu a especulação do terminal da AG, disseram logo que isso mataria as chances de VCP. Ao meu ver, mesmo hoje, VCP movimentando basicamente demanda do interior + conecções da Azul já seria um aeroporto interessante e lucrativo, mas as empresas não o veem assim.
E aeroportos como MCP, CZS, CPV, RBR, BVB, e muitos outros no país, por mais bem administrados que sejam vão passar muito tempo deficitários pois a movimentação deles é muito pequena e os gastos fixos são muito altos. Esses aeroportos só seriam administrados pela iniciativa privada se for de maneira coercitiva como consequencia de operação de um aeroporto maior ( algo do tipo, vc pode administrar GIG, entretanto terá que administrar tb CPV e JDO), sem isso, sem chance.
Tanto que concordo com Lipe, que não deveriam conceder aeroportos separadamente, e sim em bloco de mais ou menos 5 sendo um grande e lucrativo, um de medio porte e auto sustentável mais três deficitários.
Como meu colega falou, empresa privada não é instituição de caridade, eles so entram em algo pra ganhar... e ganhar bem...