Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Viagem à Austrália e Nova Zelândia (parte 2): ROT-ZQN com NZ - dos gêiseres aos fiordes

Já existem 21 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 DanielVS

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP
  • Data de Nascimento:23/02/1980
Reputação: 320

Postado 03 de dezembro de 2011 - 23:43

*
Popular

Caros,

O trecho transpacífico (SCL-AKL) foi realizado durante a noite e, portanto, quase sem fotos. Farei então um FR do voo da volta que incluirá, além do trecho AKL-SCL, o trecho SYD-AKL.

Introdução

A Nova Zelândia é um país pequeno mas com bastante diversidade de paisagens, além de ser desenvolvido e com uma ótima infra-estrutura para o turismo que é uma das principais fontes de renda do país.
A infra-estrutura perfeita, a pontualidade absoluta e o fato de tudo parecer funcionar como um relógio podem fazer o leitor pensar que se trata mais um daqueles países com um povo frio e inflexível, hordas de turistas em cada ponto turístico e seguranças nos aeroportos que viram você de ponta cabeça. Ledo engano. Apesar de todas as qualidades mencionadas acima, todos com quem conversei eram bastante receptivos e sempre fui muito bem tratado em todos os lugares. As cidades são tranquilas (para não dizer pacatas), e mesmo a maior, Auckland, parece bucólica se comparada a qualquer cidade brasileira do mesmo tamanho. E apesar do turismo ser uma das peças-chave da economia do pequeno país, pelo menos na época em que eu fui (início da alta estação) todos os lugares estavam bastante tranquilos, sem aquele monte de turista que se vê nos destinos mais 'tradicionais' mundo afora.
Finalmente, a segurança nos aeroportos (visitei três) é bem mais "relax" que nos aeroportos brasileiros, e nem se comparam aos paranoicos agentes do Tio Sam. Para se ter uma ideia, nos voos internos os pax não precisam mostrar qualquer identificação para embarcar :blink: (o cartão de embarque basta), e ninguém precisa tirar sapato, cinto ou qualquer outra vestimenta. Além disso, tanto o embarque como o desembarque dos passageiros acontece no mesmo ambiente. Tudo isso pode ser encarado como descuido e negligência das autoridades, mas prefiro acreditar que em parte se deva a uma certa "inocência" do país em questões de terrorismo, crimes e afins.

Enfim, vamos ao que interessa...

Imagem postada

NZ5001 ROT-CHC
ATR 72-500 (ZK-MCW)
31OUT2011
Horários estimados: 09:15/11:00
Horários reais (solo a solo): 09:18/10:55
Duração total: 1:37
Assento: 4D
Ocupação: >90%

Mapa do trecho realizado (Rotorua-Christchurch-Queenstown)
Imagem postada

Rotorua é um dos destinos turísticos da Nova Zelândia por estar no centro de uma área de intensa atividade geotérmica. A própria cidade fica numa caldeira de vulcão extinta, à beira de um lago que foi se formando com as chuvas ao longo de milhares de anos. Existem parques de atividade geotérmica próximos à cidade, com lagos de água fervente e ricos em minerais (arsênio, enxofre, ferro etc) que lhes dão várias cores. A cidade em si é pequena, com cerca de 60.000 habitantes, e quando fui as ruas estavam praticamente desertas.

“Champagne pool”
Imagem postada

Vapor saindo das lagoas. A cor amarelada da lama é devida ao enxofre.
Imagem postada

O aeroporto internacional da cidade, aberto em 1963, fica às margens do lago e tem uma pista de 1762 x 30 m, numerada 18/36, e outra pequena pista paralela de grama. A principal empresa que opera é a Air New Zealand e suas subsidiárias.

O aeroporto é bem pequeno e quase não há o que fazer. Nesse aeroporto é preciso pagar a taxa aeroportuária à parte, e existe um guichê específico para isso.

Cheguei por volta das 08:15 no aeroporto, fiz o check-in e paguei a taxa. A área de embarque fica ao lado dos guichês de check-in, e não há nenhuma checagem de bagagem (raio-X) nem dos próprios pax.

Saguão de embarque
Imagem postada

Imagem postada

Lá fora, um Beech 1900 chegava de Auckland.
Imagem postada

Imagem postada

Logo depois chegava o meu avião, vindo de Christchurch.
Imagem postada

Imagem postada

Fomos chamados para o embarque pela “porta 3” (não sei por que o número, porque só tem uma porta de embarque :P). O avião era o ZK-MCW, com 11 anos voando.

No avião, fomos recebidos por uma simpática tripulação mista. Ainda em solo, a co-piloto nos informou que voaríamos a 18.000 pés, e passaríamos sobre a região de Wellington e depois, ao longo da costa da ilha sul, para chegar então a Christchurch onde fazia um dia lindo, “a lovely day” segundo ela.

Vista do terminal de Rotorua
Imagem postada

Acionamos os motores às 09:09 e quatro minutos depois iniciamos o táxi, antes mesmo do horário previsto. O avião estava praticamente lotado, com ocupação > 90%. O aeroporto não tem taxiway até as cabeceiras, então aguardamos um jumbolino decolar...
Imagem postada

O vento estava calmo, e os aviões estavam decolando e pousando por onde melhor lhes conviesse. Fizemos back-track e alinhamos na cabeceira 18.
Imagem postada

Às 09:18, manetes à frente e decolamos. Sentado do lado direito, pude ver a cidade de Rotorua do alto...
Imagem postada

Logo depois entramos nas nuvens.
O serviço de bordo consistiu em bebidas + cookie + chá/café + bala em homenagem ao time de rúgbi (a Nova Zelândia havia acabado de ganhar a Copa do Mundo de Rúgbi) e, mais tarde, passaram dando outras balas.
Imagem postada

A seleção de rúgbi estava por toda a parte, desde as ruas até no copo do avião. Considerando-se as proporções, suspeito que os kiwis (como os neozelandeses se auto-denominam) sejam até mais fanáticos que nós com a seleção brasileira de futebol. :cutuca:
Imagem postada

Cerca de uma hora após decolar, passamos sobre uma Wellington nublada, mas foi possível ver a ponta sul da ilha norte com várias turbinas de energia eólica.
Imagem postada

Voando ao longo da costa leste da ilha sul, a paisagem ficou magnífica com o mar e as montanhas com picos nevados tão pertos um do outro. Por algum motivo, as fotos não chegam nem perto de mostrar a beleza que se vê ao vivo.
Imagem postada

Península de Kaikoura, com a cidade homônima, um dos melhores lugares para avistar baleias.
Imagem postada

Mais próximos de Christchurch, a co-piloto nos informa que estávamos voando a 18 mil pés e pousaríamos em direção ao norte; fazia 15°C em Christchurch.
Iniciamos a descida fazendo uma perna do vento pela direita e sobrevoando a cidade.
Imagem postada

De base para a final
Imagem postada

Final
Imagem postada

Desacelerando na pista 02
Imagem postada

Imagem postada

Pousamos na pista 02 às 10:55, saímos pela taxiway A4 e taxiamos via A e F até o gate 48, na área do aeroporto reservada aos turboélices.
Imagem postada

A tripulação se despediu, uma vez que a próxima perna do voo seria feita com outra tripulação. Todos deveriam descer do avião e aguardar a chamada no terminal, mas quem continuasse no voo poderia deixar os pertences de mão dentro do avião.

Imagem postada

NZ5001 CHC-ZQN
ATR 72-500 (ZK-MCW)
31OUT2011
Horários estimados: 11:25/12:30
Horários reais (solo a solo): 11:28/12:25
Duração total: 0:57
Assento: 4D
Ocupação: >80%

O voo com destino a Queenstown sairia dali a 25 minutos, e assim que chegamos na área de embarque do terminal os mostradores já indicavam que o embarque havia iniciado.
Imagem postada
Imagem postada

Voltamos então pelo mesmo caminho e reembarcamos.

O avião estava um pouco menos cheio, mas mesmo assim a ocupação era de mais de 80%.
A tripulação mudou mas a simpatia não :) , e agora eram duas aeromoças.
No speech, dessa vez um co-piloto, que nos informou que a duração de voo seria de 1 hora.
Imagem postada

Um Dash-8, avião STOL que admiro... :wub_anim:
Imagem postada

Exatamente às 11:25 iniciamos o táxi via pátio e A5. Decolamos da 02 da própria interseção A5, o que nos deixava cerca de 1860 m de pista.
Imagem postada

Aqui moram os pobres de Christchurch :dente:
Imagem postada

A planície de Canterbury, onde fica Christchurch, é cheia de fazendas cujos limites são demarcados por árvores do tipo ciprestes. Motivo? A região é frequentemente assolada por ventos fortes, e as árvores servem para proteção das fazendas contra o vento, quase sempre gélido.
Imagem postada

Imagem postada

A paisagem ficava cada vez mais bela à medida que as montanhas se aproximavam.
Imagem postada
Imagem postada

Imagem postada

Iniciamos a descida e o co-piloto fez o speech nos informando que Queenstown nos aguardava com 10°C. As montanhas ficavam cada vez mais perto de nós, e já estávamos abaixo de algumas pistas de esqui. A turbulência aumentava à medida que descíamos, e em certo momento “caímos” e fomos jogados para cima em menos de um segundo, uma verdadeira montanha-russa. Felizmente já estávamos todos com os cintos apertados, e depois dessa não teve mais turbulência até o pouso.

Imagem postada
Encravado entre as montanhas, o aeroporto conta com uma pista de asfalto (05/23, 1777 x 30 m) e dispõe apenas de aproximações VOR não alinhadas com a pista, exigindo mínimos de 5000 m de visibilidade e teto de 2600 pés. O tempo naquela região não costuma ser as mil maravilhas, e imagino que vira e mexe o aeroporto fecha.

Curta final
Imagem postada

O vento soprava de sudoeste e, margeando uma montanha à nossa esquerda (à la Funchal/Tegucigalpa), pousamos suavemente na pista 23 às 12:25, encerrando o voo de 57 minutos.
Imagem postada

Saímos pela A3 e paramos em frente, no box R2.

Queenstown é uma das cidades mais turísticas (senão a mais turística) da Nova Zelândia. Em meio a montanhas e próxima a paisagens espetaculares, atrai gente de todas as idades, interesses e bolsos, e não faltam esportes radicais como o bungee jumping que nasceu perto dali. As paisagens são de cartão-postal e naquela região foi filmada parte do Senhor dos Aneis.

Cruzeiro pelo Milford Sound.
Imagem postada

Espero que tenham gostado! :thumbsup:

Editado por DanielVS, 03 de dezembro de 2011 - 23:44 .

#2 DanielVS

• Usuários
  • 1697 Postagens

Postado 03 de dezembro de 2011 - 23:51

Correção: a pista 18/36 de Rotorua tem 1843 x 30 m.

#3 Rodney Soares

• Usuários
  • 1089 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE/Brasil
  • Data de Nascimento:24/04/1975
Reputação: 19

Postado 04 de dezembro de 2011 - 01:27

Espetacular. Obrigado por compartilhar, Daniel.

Abçs

#4 gabriel P

• Usuários
  • 735 Postagens
  • Cidade/UF/País:Aracaju- SE
  • Data de Nascimento:14/01/1992
Reputação: 30

Postado 04 de dezembro de 2011 - 04:11

Daniel!! Bateu a maior saudade agora do tempo que fiquei na Nova Zelândia... Ótimo report!!! Até tenho fotos aqui de um dos voos internos que fiz por lá (Auckland-Wellington-Blenhein), 737-300 e Beech 1900, mas acho que nunca cheguei a fazer um report! rsrs

Essa parte do planeta é maravilhosa, não vejo a hora de voltar lá um dia!! Em uma das fotos do voo CHC-ZQN dá pra ver o que me parece ser o Tekapo Lake, aquela coloração da água é incrível, principalmente no verão...

Quanto ao aeroporto de Queenstown, ele realmente fecha muuitas vezes. Não chegou a acontecer comigo, mas a mulher da agência sempre advertia quem estava viajando de JetStar ou Pacific Blue que caso o aeroporto fechasse e a aeronave retornasse, eles não pagariam acomodação nem alimentação, por se tratar de uma low cost.

Como você não passou muito tempo por lá, creio que não tenha tido a oportunidade de ir a Fiji, mas é uma excelente opção pra se visitar também! Um pacote de 5 noites, com passagem e passeios por lá custa a partir de NZ$600,00. É incrível, até o voo pra lá foi diferente, com a Air Pacific... Tripulação totalmente local, aeronave muito bem conservada e um ótimo serviço de bordo!!! Desse tem um FR disponível no CR!!! rsrs Esse sunset na foto do meu perfil foi lá!!

Editado por gabriel P, 04 de dezembro de 2011 - 04:13 .

#5 PR-JJV

• Usuários
  • 4056 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/Bahia/Brasil
  • Data de Nascimento:15/09/1990
Reputação: 3352

Postado 04 de dezembro de 2011 - 09:26

Daniel, aos poucos tem escrito um best-seller dos FR. É emocionante ler... Já li ambas as partes publicadas. A espera da próxima.
Mestre CANTERAS, dá uma medalha pro garoto! Esse é bom ein?!

#6 Matheus Capoani

• Usuários
  • 47 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:25/03/1990
Reputação: 36

Postado 04 de dezembro de 2011 - 11:28

Perfeito!

#7 hectorbonilla

• Usuários
  • 734 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte - MG
  • Data de Nascimento:30/01/1988
Reputação: 109

Postado 04 de dezembro de 2011 - 14:29

FR Fantástico! Saudades da Nova Zelândia...

#8 Nishan

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983
Reputação: 174

Postado 04 de dezembro de 2011 - 18:42

Belissímas fotos e belo FReport. Paisagens sensacionais essas da Nova Zelândia. É um país que está na minha lista para ser visitado nos próximos anos. Além do mais não exige visto para nós.

#9 DanielVS

• Usuários
  • 1697 Postagens

Postado 05 de dezembro de 2011 - 00:22

View PostRodney Soares, em 04 de dezembro de 2011 - 01:27 , disse:

Espetacular. Obrigado por compartilhar, Daniel.

Valeu! :thumbsup:

View Postgabriel P, em 04 de dezembro de 2011 - 04:11 , disse:

Essa parte do planeta é maravilhosa, não vejo a hora de voltar lá um dia!! Em uma das fotos do voo CHC-ZQN dá pra ver o que me parece ser o Tekapo Lake, aquela coloração da água é incrível, principalmente no verão...
Quanto ao aeroporto de Queenstown, ele realmente fecha muuitas vezes. Não chegou a acontecer comigo, mas a mulher da agência sempre advertia quem estava viajando de JetStar ou Pacific Blue que caso o aeroporto fechasse e a aeronave retornasse, eles não pagariam acomodação nem alimentação, por se tratar de uma low cost.
Como você não passou muito tempo por lá, creio que não tenha tido a oportunidade de ir a Fiji, mas é uma excelente opção pra se visitar também! Um pacote de 5 noites, com passagem e passeios por lá custa a partir de NZ$600,00. É incrível, até o voo pra lá foi diferente, com a Air Pacific... Tripulação totalmente local, aeronave muito bem conservada e um ótimo serviço de bordo!!! Desse tem um FR disponível no CR!!! rsrs Esse sunset na foto do meu perfil foi lá!!

Acho que o lago era o Pukaki, depois do Tekapo na rota CHC-ZQN.
Interessante saber que o aeroporto de ZQN costuma fechar. Poderiam fazer aproximações RNAV para lá, que reduziriam os mínimos de aproximação.
Vc tem razão, fiz minha viagem aos dois países em 18 dias, e dá para ver só o básico. Talvez numa próxima oportunidade eu inclua alguma visita às ilhas do Pacífico. Valeu pela dica! :)

View PostPR-JJV, em 04 de dezembro de 2011 - 09:26 , disse:

Daniel, aos poucos tem escrito um best-seller dos FR. É emocionante ler... Já li ambas as partes publicadas. A espera da próxima.

Obrigado, no próximo FR descreverei com mais detalhes o serviço da Air New Zealand.

View PostMatheus Capoani, em 04 de dezembro de 2011 - 11:28 , disse:

Perfeito!

View Posthectorbonilla, em 04 de dezembro de 2011 - 14:29 , disse:

FR Fantástico! Saudades da Nova Zelândia...

Obrigado! :)

View PostNishan, em 04 de dezembro de 2011 - 18:42 , disse:

Belissímas fotos e belo FReport. Paisagens sensacionais essas da Nova Zelândia. É um país que está na minha lista para ser visitado nos próximos anos. Além do mais não exige visto para nós.

Valeu! Quando vc for, recomendo aproveitar e visitar a Austrália que, apesar de exigir visto, vale a pena. Em certos aspectos, a Austrália e a Nova Zelândia são complementares em termos turísticos: ex.: a Nova Zelândia tem paisagens mais espetaculares e na minha opinião é um pouco mais organizada que a Austrália. Já a Austrália é mais cosmopolita, tem clima mais quente, inclusive com deserto e mar tropical. Abs

#10 Approach-Air

• Usuários
  • 3132 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/05/0000
Reputação: 105

Postado 05 de dezembro de 2011 - 14:35

Muito Bom! Teve serviço de bordo na segunda etapa?

Abraço

#11 Dilson Rig

• Usuários
  • 587 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:13/07/1961
Reputação: 177

Postado 05 de dezembro de 2011 - 15:58

Muito bom!!!!!

#12 Carlos Augusto

• Usuários
  • 1609 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:06/12/1958
Reputação: 153

Postado 05 de dezembro de 2011 - 18:28

:jawdrop:

*Estou de queixo caído com seu report, DanielVS. Preciso dizer mais alguma coisa? Ah, sim. Parabéns! Muitos!

#13 DanielVS

• Usuários
  • 1697 Postagens

Postado 05 de dezembro de 2011 - 23:43

View PostApproach-Air, em 05 de dezembro de 2011 - 14:35 , disse:

Teve serviço de bordo na segunda etapa?

Realmente esqueci de colocar no meu FR. Houve sim serviço de bordo na segunda perna, foi igual ao da primeira: bebidas, cookie, balas, café/chá. E mais uma vez a tripulação deu show de simpatia e dava para perceber que faziam o trabalho com prazer! No próximo FR descreverei melhor o serviço da NZ.

View PostDilson Rig, em 05 de dezembro de 2011 - 15:58 , disse:

Muito bom!!!!!

View PostCarlos Augusto, em 05 de dezembro de 2011 - 18:28 , disse:

Estou de queixo caído com seu report, DanielVS. Preciso dizer mais alguma coisa? Ah, sim. Parabéns! Muitos!

Valeu! :thumbsup:

#14 gabriel P

• Usuários
  • 735 Postagens
  • Cidade/UF/País:Aracaju- SE
  • Data de Nascimento:14/01/1992
Reputação: 30

Postado 06 de dezembro de 2011 - 12:58

View PostDanielVS, em 05 de dezembro de 2011 - 00:22 , disse:

Acho que o lago era o Pukaki, depois do Tekapo na rota CHC-ZQN.
Interessante saber que o aeroporto de ZQN costuma fechar. Poderiam fazer aproximações RNAV para lá, que reduziriam os mínimos de aproximação.
Vc tem razão, fiz minha viagem aos dois países em 18 dias, e dá para ver só o básico. Talvez numa próxima oportunidade eu inclua alguma visita às ilhas do Pacífico. Valeu pela dica! :)

Ah, quanto a segurança nos aeroportos da NZ, ao viajar doméstico, tive a mesma impressão de que eles são "ingênuos", para não dizer "negligentes". Só para complementar, meu amigo fez AKL-CHC com um canivete na bagagem de mão e ninguém questionou nada. No retorno, ZQN-AKL, a agente percebeu, pediu para olhar e ele explicou que trouxe de AKL sem problema algum, aí então ela liberou tranquilamente... :omg: Fiquei do boca aberta na hora, porque se fosse alguém mal intencionado poderia causar uma tragédia com aquilo ali!

Outra coisa que você deve ter percebido em AKL é que somos nós quem fazemos nosso check-in. São vários totens com uma balança para cada, onde você faz o check-in, coloca a bagagem na balança, ela libera a etiqueta que você colocará na mala e daí você vai até a esteira e deposita sua bagagem.

Se no Brasil fosse assim não existiria pagamento por excesso de peso.

#15 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 06 de dezembro de 2011 - 23:56

caraleo daniel.....

me manda por favor em tamanho original a sua última foto..rola?? se der eu a imprimo e faço um poster...caraca...que visual sinistraço.

cara, muito obrigado por compartilhar...

ah...e como vc tem essas infos tão detalhadas das operações de voo somente estando sentado como passageiro??

Editado por philoclimber, 06 de dezembro de 2011 - 23:57 .

#16 DanielVS

• Usuários
  • 1697 Postagens

Postado 07 de dezembro de 2011 - 22:25

View Postgabriel P, em 06 de dezembro de 2011 - 12:58 , disse:

Outra coisa que você deve ter percebido em AKL é que somos nós quem fazemos nosso check-in. São vários totens com uma balança para cada, onde você faz o check-in, coloca a bagagem na balança, ela libera a etiqueta que você colocará na mala e daí você vai até a esteira e deposita sua bagagem.

Em AKL eu só embarquei com mala de mão para WLG, por isso nem vi o sistema de auto-atendimento. No pouco tempo que eu tinha eu saí correndo do terminal doméstico e fui ao internacional para conhecer o deck para ver os aviões. Vou postar fotos e falar disso no próximo trecho da viagem.

View Postphiloclimber, em 06 de dezembro de 2011 - 23:56 , disse:

caraca...que visual sinistraço.

Mais sinistro ainda é ao vivo, pena que o tempo não estava bom para fotos. Mas tentei pegar o barco lá no fundo para o pessoal ter ideia do quão altas eram as montanhas que margeavam o fiorde. Quando eu estiver em casa te mando o arquivo.

View Postphiloclimber, em 06 de dezembro de 2011 - 23:56 , disse:

ah...e como vc tem essas infos tão detalhadas das operações de voo somente estando sentado como passageiro??

Reúno anotações que faço durante o voo (hora que decolou, pousou, virou para a esquerda, para a direita etc), cartas de navegação em rota e aproximação, histórico do voo no Flightradar24 / Liveatc (quando possível), fotos de marcos no solo (montanhas, lagos, construções, cidades) para posterior comparação da rota efetivamente voada etc... As taxiways são fáceis de identificar se vc souber interpretar as placas que ficam no chão para orientar os pilotos (o que não é difícil).
Abs

Editado por DanielVS, 07 de dezembro de 2011 - 22:28 .

#17 lichmann

• Usuários
  • 2936 Postagens
  • Cidade/UF/País:Corbelia/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1987
Reputação: 2098

Postado 08 de dezembro de 2011 - 00:31

Tá aí um lugar que tenho que conhecer, como gosto da Oceania.
Quanto ao FR, simplesmente sensacional!!

#18 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 08 de dezembro de 2011 - 14:30

Dani, mais tarde te mando uma mensagem rpivada com meu email pessoal.

obrigado.

#19 Mineirinho

• Usuários
  • 474 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador-BA
  • Data de Nascimento:12/08/1986
Reputação: 20

Postado 08 de dezembro de 2011 - 23:19

:rev: :rev: :rev: :rev: :rev:
Nossa, espetacular seu FR! Bem detalhado!
Sou apaixonado por montanhas, fiordes, penhascos...
Essa ultima foto... cenário de filme!
Parabéns DanielVS!

#20 DanielVS

• Usuários
  • 1697 Postagens

Postado 13 de dezembro de 2011 - 22:51

View Postlichmann, em 08 de dezembro de 2011 - 00:31 , disse:

Quanto ao FR, simplesmente sensacional!!

Obrigado! :thumbsup:

View PostMineirinho, em 08 de dezembro de 2011 - 23:19 , disse:

Sou apaixonado por montanhas, fiordes, penhascos...

Se vc gosta de montanhas, fiordes e penhascos, a Noruega e a Nova Zelândia têm fiordes magníficos. Se eu me lembro bem, uma diferença é que na Noruega vc vê mais pedra, enquando na Nova Zelândia os fiordes são em meio a uma floresta subtropical/temperada. Ambos os lugares são muito bonitos.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)