Ano que vem irei a Buenos Aires no Carnaval. Como não pude comprar a passagem no meio do ano quando as tarifas promocionais estavam disponíveis e aí os preços foram aumentando a medida que os meses iam passando. Finalmente em outubro decidi que iria comprar a passagem e quando fui verificar os preços, a única que apresentava os vôos em melhores horários para mim era a TAM. Olhando os preços, eu reparei que a diferença entre o valor da econômica e da executiva era de 300 reais. Fiquei tentado em pagar esse valor e mais e voar novamente em business class. Passaram-se mais umas semanas e para a minha surpresa a passagem na executiva estava mais barata do que na econômica ! Pelo visto, as classes de tarifa mais baixas na econômica se esgotaram e o preço da tarifa sem restrição da Y era mais caro do que a da executiva promocional. Sem pestanejar reservei na executiva e paguei via boleto. Agora é só aguardar a minha ida à Buenos Aires no Carnaval voando de executiva na ida com o A320 e na volta com o A330.
Após essa experiência no site da TAM, passei a ver os preços de outras rotas aqui na Am. do Sul e domésticas dentro dos EUA. É incrível como os preços desses trechos em classe executiva são bem mais altos do que um Brasil-Argentina. É claro que um trans-con de costa a costa nos EUA tem que ser mais caro. Afinal, são 6 horas de viagem. No entanto, um IAH-MIA fica mais caro do que um GIG-EZE. Agora, algo que me deixou de cabelo em pé é o quanto a LAN cobra: 2mil dólares daqui para Santiago de business.
Diante deste quadro, a rota GIG-EZE ou GRU-EZE apresentam as tarifas mais baratas do mundo voando em classe executiva ????? Notem que eu não estou falando de "econômica plus", mas sim de Business Class de verdade.