PedroCNF, em 29 de dezembro de 2011 - 14:55 , disse:
Caro Abel,
Vc acredita realmente nos dados que sao informados pela Infraero ?? Eu não. Eu faço minha propria analise.
Posso ate ter super estimado o trafego de cnx internacional. Mas o doméstico ta ai pra mostrar que não to tao errado assim. Fora que vc tem que levar em consideração, que os voos da GOL pra AA e Delta ja trazem o codigo internacional de varias cidades como GYN, CGB, CNF, etc portanto nao contam como cnx em BSB. Os da Pluna, Copa e Taca, nao contam com parceiros portanto provavelmente sao vendidos bilhetes separados. Sobra a TAM que de fato traz o pax com um voo nacional e coloca no intl. Sera que a Infraero tem competencia suficiente pra mensurar isso corretamente ?? Tem horas que metem o pau nela, tem horas que o que ela diz é lei ?? Eu nao compro isso. Como o Lipe disse, os numeros nao batem nem com o movimento geral que ela propria divulga ...
Agora olhando por outro lado, se o trafego de cnx em BSB nao e tao grande assim, o O&D deve ser realmente pequeno, pois todas as cias estrangeiras e nacionais buscaram outros mercados antes de BSB. Isso e fato. Veja DL, AA e CM.
Agora isso e minha opinião, nao e pra se transformar em uma briga. Isso nao transforma Brasilia em melhor ou pior. Vejo as pessoas muito raivosas quando se dicute sobre as cidades delas. Muita insegurança, ( Vc e uma excessão, sempre me dirigiu a palavra com muita educação) Isso nao e briga de futebol como um Vasco e Flamengo por ex. As pessoas precisam respeitar as opiniões alheias por mais que discordem dela.
Abs
Pedro,
Os números estão nos editais de concessão dos aeroportos de BSB, VCP e GRU, portanto, são os oficiais. Eu desconheço o critério de alocação dos voos internacionais que você citou na contagem da Infraero, mas por paralelismo dar para supor que é o mesmo aplicado às conexões nacionais, portanto, estão contadas de forma correta. O fato de Brasília ser um grande HUB nacional não significa que também é internacional. Isso mostra o quanto o JK ainda tem de potencial para servir como um HUB internacional, e os números de 2011 mostram que algo está sendo feito nessa direção, mas ainda é pequeno se comparado ao O&D de BSB.
Quanto ao fato das empresas terem priorizado outros mercados antes de BSB, isso se deve ao fato delas terem utilizado premissas próprias o que não necessariamente significa que estavam corretos. A Delta é prova disso e hoje opera voos diários desde BSB e não opera em REC, MAO e FOR. A própria AA colocou voos diários em Brasília antes de voos diários e dedicados em SSA e REC, e isso com a DL e a JJ na cola dela.E quando precisou ampliar as frequências para Brasília em junho, retirou de BH e alocou aqui. Será que as cias realmente conheciam os dados do mercado de BSB ? ... eu acredito que eles estavam com estimativas muito conservadoras e de fato desconheciam o mercado de Brasília. Com o tempo, corrigiram esse equívoco e o fato de BSB ser a 3a cidade brasileiro com mais voos para os EUA, corrobora com isso.
A CM acabou de chegar em BSB, junto com POA. Com o tempo eles conhecerão o mercado de BSB e quem sabe logo tornem o voo diário. Para fechar esse assunto, a TAP chegou primeiro em BSB mas isso na minha opinião não significa que BSB tenha um mercado maior que BH. Essa não seria a razão para isso.
Mas ok, eu respeito a sua opinião, apesar de ver o mercado daqui de forma diferente.
Abs