Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Uma das muitas viagens NY-Rio - Mas diferente - First 777 JFK-GIG

AA JFK GIG

Já existem 15 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14451 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3054

Postado 21 de dezembro de 2011 - 03:13

*
Popular

Confesso que a rota é a minha ponte aérea pessoal. Este ano foram 13 vezes, batendo todos os recordes, e mais ainda, neste mês de dezembro cheguei a fazer 3 viagens NY-Rio, uma delas com a Tam e duas com a American Airlines, sendo uma delas, por conta da Executiva estar lotada, com "upgrade" antecipado da American :)

Gostei tanto que na volta decidi usar um dos 8 certificados de upgrade que a American dá por ano aos Executive Platinum (o melhor benefício que conheço , devo confessar !) e já me preparei com mais antecedência para uma bela viagem.

E por que não fazer um trip report ?

Boa !

14/12/2011
JFK-GIG
American Airlines
AA 973
Imagem postada

Aeronave : Boeing 777-200ER

Imagem postada

Controlada pela AMR
Imagem postada

Nossa viagem vai começar no Aeroporto JFK, onde a American tem um dos mais modernos terminais. O Chamado Terminal 8, é sem duvidas um contra ponto a qualquer aeroporto Brasileiro. Grande, bem confortável, de fácil locomoção e extremamente bem planejado.

Imagem postada

Com muita area para Check-in a American dividiu seu atendimento de forma clara entre os diversos tipos de clientes

Uma grande area atende aos clientes da Classe Econômica. Sendo que os clientes AAdvantage Gold tem direito a um
check-in diferenciado.

Imagem postada

Já para os clientes AAdvantage Platinum ou voando de Executiva, ou ainda os Executive Platinum ou voando de Primeira Classe tem acesso a uma área restrita. Vamos a ela !

Imagem postada

Entrando....

Imagem postada

Ali enfrentei minha primeira surpresa positiva do dia. Os dois guichês de Primeira Classe estavam ocupados com clientes que apresentavam problemas e demandavam muito tempo (imagino eu) para a solução, no que um supervisor da AA aparece e... avisa que chamou reforços....
Em menos de um minuto, abriram-se 3 novos guichês, e como eu era o terceiro da fila... ponto para a AA.

Check-in feito, malas despachadas em menos de um minuto, cartão de embarque emitido e sou gentilmente convidado
a esperar no Flagship Lounge, a sala dedicada aos clientes da Primeira Classe e Executive Platinum.

Imagem postada

Imagem postada

Mas antes... security check point.

Imagem postada

Tudo bem, em geral as 19h40-20h já não existem grandes filas uma vez que o terminal da AA a noite é bem sub-utilizado.

Dois minutos, tira tudo, coloca tudo... e estamos do lado de "dentro" do terminal. A caminhada até o lounge é curta e tranquila, o T8 tem 3 lounges, dois no main concourse e um no concourse, todos eles nas posições centrais.

Imagem postada

No terminal principal temos um Admirals Club e um Flagship Lounge. O primeiro atende membros, clientes Platinum em viagens internacionais (exceto Canada, outras cidades do Mexico que não a capital e Caribe) e clientes voando Classe Executiva para lugares fora dos EUA (seguir restrição anterior). O segundo, de acordo com a mesma dinâmica de lugares, atende aos clientes internacionais da Primeira Classe, bem como membros do Aadvantage Executive Platinum

Vamos então ao Flagship Lounge !

Imagem postada

Chegada tranquila e uma vez identificado o "devido" lounge, sendo cliente para o Flagship você é escoltado até o mesmo (o acesso fica fechado e é liberado por chave eletrônica "contact key" que fica com as atendentes)

Além de amplo, o Flagship é muito confortável e sempre (!) tem lugar para que todos se sentem, sempre tem computadores disponíveis, sala de tv com espaço, salas de reunião vagas, e... pratos quentes!!!!

Visão em uma das direções....
Imagem postada

Após a pilastra a frente, existem cerca de 8 computadores, e a direita da mesma, uma tv ampla sempre passando noticias.
A esquerda, acesso ao patio do lado par e entre os dois concourses do T8. Durante o dia é ótimo, a noite não dá pra aproveitar tanto ! :(

E na outra direção
Imagem postada

Reparem em mais alguns micros, e após os mesmos fica a "copinha". Self-service com pratos quentes, bebidas, e uma área com mesas e cadeiras.

Não resisti e na correria, decidi fazer uma pequena boquinha

Imagem postada

Nós não embarcamos ainda!!!!!!
Delicioso purê de batatas, com brocolis e um frango grelhado com molho de vinho tinto.
Simples e eficiente pelo menos por 2 horas rs, mas também trata-se de pequena porção.. rs

Uma hora e pouco depois... Estamos convidando os passageiros do voo AA973 com destino ao Rio de Janeiro.... portão 4 (certo... foi em inglês, rs)

No caminho ao gate, decidi homeangear um artista Brasileiro que tem sua obra exposta no T8
Vocês sabem quem é o autor ?

Imagem postada

Eu falo da maça... lá na frente ( o Lounge fica no segundo andar )

Ruim de ver ? Vamos aproximar então !

Imagem postada

Bonita ?

É de autoria de Romero Brito, um baiano radicado em Miami famoso por suas obras super coloridas. Ele tem uma loja no Aeroporto de Miami, e vale a pena dar uma passada por lá.

Bom.. de volta ao flight report depois do momento cultural, onde estamos ? Ahhh, indo para o avião !

O espaço dos corredores no T8 é generoso, e todas as esteiras estavam funcionando (será que eles poderiam passar o
contato para o pessoal do GIG e da Infraero ?)

Imagem postada

Ahhh aglomeração... devo estar chegando :)

Chegamos ao gate no exato momento em que os clientes em Primeira Classe e Executive Platinum são convidados a embarcar. A AA faz uma honraria a membros das Forças Armadas viajando a serviço e os permite embarcar junto com os primeiros clientes, mesmo que estejam na ultima fileira ! Nobre !!!!

Imagem postada

Voo quase lotado. Dos 241 assentos, teremos 238 passageiros e 1 assento reservado para tripulantes, o 1A. No caso dos 777, a AA só oferece 15F a venda. No voo de hoje, tivemos 13F 37J 197Y. E olha que nunca tem primeira classe para o Rio !
Conversa vai , conversa vem durante o voo, dos 13F, 8 são pagantes sendo 4 upgrades (olha eu aí !!!!), 3 são emitidos com milhagem e 2 são funcionários AA.

Como eu consegui ? eu explico com fotos.

Bem... entramos no 777 que apesar de ter uma Primeira imponente, já demonstra sinais de que precisa de uma "atualizada"

Nossa poltrona hoje é a 3A , do lado esquerdo, janela.
A configuração do 777 na Primeira é bastante interessante, com 1-2-1 dando obviamente acesso ao corredor a todos os assentos.

Imagem postada

Antes da vizinha chegar, tiramos uma foto do 3D

Imagem postada

O assento da Primeira vira uma cama, mas precisa ser levemente inclinado, encaixando uma cama de cerca de 2 metros de comprimento. O unico senão é que na extremidade da mesma, o vão é menor e para as pessoas que se movem mais (não é o meu caso), pode ser desconfortável. Conheço gente que trocou a AA pela TAM por tal motivo !

Enquanto embarcam a Executiva e a Econômica, os valorosos comissários que nos atendem, uma equipe muito afinada e simpática diga-se de passagem, começam a nos presentear...

Chinelos AA

Imagem postada

Pijama AA

Imagem postada

Necessaire e Cobertor "Leve"

Imagem postada

Imagem postada

E segue a explicação para o leve... a AA agora tem um serviço de primeira classe que tenta reduzir a diferença para as outras. No passado, e por duas oportunidades indo para Londres, tive a oportunidade de experimentar o que era algo totalmente sem precedente... tirando o assento, um travesseiro maior e a louça, na verdade nada diferia a executiva da Primeira Classe. A necessaire era a mesma, o cobertor o mesmo e nada era feito pelos comissários.

Isso mudou !

Imagem postada

A Primeira Classe agora tem um jogo de cobertores, e mais ainda, os comissários, assim como se faz na Tam, na Virgin e em outras duas cias que tive oportunidade de voar recentemente (não posso divulgar por motivos comerciais), arrumam a sua cama !

Para celebrar , até decidiram informar isso aos clientes

Imagem postada

Realmente é um serviço bem diferente e muito melhorrrrr do que era praticado. Com bons comissários isso vai se tornando algo bom para a AA.
E por que eu já chamo os comissários de bons ?

Ahhh, sabe que quando se está na Primeira Classe a melhor coisa é que você é bem mais valorizado... e por isso resolvi arriscar e pedir para ir a cabine.

Será que deixaram ?

Imagem postada

Não só deixaram rs, como após o check tive a oportunidade de conversar com um dos co-pilotos que era.... membro do Airliners !
Impressionante a visão da cabine do 777 !
Se eu & você já eramos fã da aeronave....

Bom, vamos voltar ao nosso assento e deixar que eles terminem o check para que o voo saia no horário.

Imagem postada

Isso mesmo, bem-vindo a bordo, agora começa a viagem de 9h30min ( o 777 janta o percurso em 30 minutos a menos que o 767, fascinante !)
Jornais.... New York Times, US Today, Financial Times, Wall Street Journal
Drinks de chegada... Agua, Suco, Champagne ... decidi ficar no "safe side" e tomei só agua.
Aqui um porém, ainda servem drink de entrada em copo plástico !

Bagagem finalizada, carga no porão, ultimos passageiros entram e se acomodam, inicam-se os procedimentos ... cinto de segurança afivelado.

Porta Fechada as 21h25

Push Back iniciado as 21h26

Imagem postada

Bye Bye JFK ! Vejo você em 2 semanas

Depois de cerca de 5 minutos de taxi ingressamos na pista para decolagem com apenas um tráfego a nossa frente.

21h34... motores acionados ao máximo, iniciamos nossa corrida puxados pelas duas verdadeiras usinas de força. Em menos de 1 minuto , V1, V2 .. o 777 ganha os ares e aos "poucos" subimos e ganhamos altitude.

Aproveitei para iniciar e ver um filme enquanto aguardava o serviço ... mas confesso que o jantar do Lounge ainda está me deixando cheio.

O sistema de entretenimento já mostrado acima na mensagem de "Bem-vindo" merece um monitor maior na Primeira Classe. Literalmente é do mesmo tamanho da Executiva, mas lá fica bem a sua frente, enquanto na F você tem que se ajustar ao mesmo. O fone de ouvido oferecido , Bose, é dos melhores. Tão bom que eu decidi comprar um pra mim... rs .. e é ele que levo nas minhas longas viagens.
Não obstante o tamanho do video, haviam cerca de 25 a 30 filmes, além de seriados, e outros programas, suficiente para quem viaja uma ou duas vezes, complicado para quem viaja muito. Mas não critico pois até a nossa Tam oferece em geral menos.

Quando passamos dos 10 mil pés, os comissários iniciaram a preparação do jantar. As opções eram generosas, mas decidi ficar só no mix salada + sobremesa.

Confesso que esqueci de tirar foto das castanhas, que estavam deliciosas (e é um item "default" da American)

Imagem postada

E já estava finalizando o meu pratinho de salada quando me toquei que vocês ficariam com fome... mil desculpas, rs

Hora de relaxar...

Imagem postada

E olha que tenho 1m85 !!!!
Bom acho que fiquei com sono... depois de tanto escrever e tambem olhando para a cena acima... deu vontade de dormir

Prontamente chamei um dos valorosos comissários, que prontamente, enquanto fui ao toilete, iniciou a arrumação da "cama"

Imagem postada

Fase 1

Imagem postada

Fase 2 já com a cabine escurecida... não tirei foto com flash para não perturbar meus vizinhos. Impressionante como a cabine F fica no escuro. Realmente está dando vontade de dormir... olha que convite esse assento, digo cama !
Garrafa de agua na mão, perguntado se aceitaria um chá ou algo, tudo dentro do script, mas eu só queria dormir mesmo. Bebi um pouco de agua e fui encarar a cama.

Dormi por umas 7 horas, muito bem por sinal a ponto de acordar tranquilamente, com o avião já passando sobre Brasilia. e entrando em solo mineiro. O comissário então me identificou acordado e prontamente perguntou se aceitava um café da manhã revigorante. Sem jantar, claro !!!!! Ótima idéia.

Imagem postada

Aquela altura tinhamos ainda cerca de 1h05 de voo, e a chegada estava prevista para as 9h35, ou quase 40 minutos antes do horário (!!!!) . Mais um ponto para o 777 !

Enquanto isso, chegou o nosso suco de laranja de "desjejum"

Imagem postada

Enquanto recuava a cama e a tornava novamente em um assento para poder tomar meu café, resolvi ouvir algumas musicas.
Voltando ao entretenimento, a AA oferece algumas rádios e uns poucos CDs digitalizados no seu sistema AVOD. Isso certamente é um item a melhorar e deve ser melhorado com a chegada do 777-300 e o novo sistema de entretenimento.

Vamos ao que interessa... está com fome ?

Hoje teremos um apetitoso sanduiche de queijo/presunto, acompanhado de frutas e um croissant. Posteriormente teremos um iogurte !

Imagem postada

Não é só bonito... estava tudo muito bom !!!! Mas sinto falta de algo oferecido nos voos da AA que partem do GIG : PÃO DE QUEIJO ! rs
A AA sempre embarca pequenos pães de queijo (os mesmos que são oferecidos no Admirals do GIG) na Executiva e Primeira Classe, um toque inteligente de Brasil !

Tudo consumido , hora de levar tudo embora e começar a preparar a cabine para o pouso.
Já eram cerca de 9h10 e iniciavamos a descida para pouso no GIG, com nebulosidade e alguma chuva. Temperatura em torno de 25 graus informa nosso capitão.

Imagem postada

E vamos chegando....

Imagem postada

Ja passando por cima de Duque de Caxias, e cruzando a fronteira com a cidade do Rio....

Imagem postada

Onde vemos o parque gráfico do GLOBO, e a area logistica já proxima ao GIG....

E quase no solo....

Imagem postada

Podemos visualizar a area industrial do GIG....

E enquanto pousamos, aproveito para registrar...

Imagem postada

O AF parado na remota do TPS 1 !! Olha como um 767-300 fica proximo a um 777-300!!!!

Pousamos exatamente as 9h37.
E fomos taxiando até o T1.... onde chegamos as 9h45

Imagem postada

Na passagem, o US Airways que pousou a frente do 777 da AA.

Imagem postada

E agora de lado...
Bem, chegamos ao gate as 9h52. Nada mal !

Imagem postada

Bem-vindos !

Ah, tem prova... rs

Imagem postada

Não preciso dizer quanto tempo levou para passar na Imigração.. rs, o monitor acima fica na esteira de bagagem !
Minha primeira mala chegou as 10h01 e a segunda logo depois. A AA realmente devia ensinar a TAM como fazer isso, pois enquanto tenho minhas malas sempre rapidamente na AA, na TAM costumo enfrentar espera de até 30 minutos.

10h02min , 13 minutos antes do tempo... passo pela Alfândega, e livre, chego, digo , saio do aeroporto 10 minutos
antes do horário de pouso do avião.

Ahhh se fosse sempre assim.....

Espero que tenham gostado.

#2 FabioGIG

• Usuários
  • 407 Postagens
  • Data de Nascimento:19/04/1978
Reputação: 24

Postado 21 de dezembro de 2011 - 05:54

Curti !!!

#3 Lucas Gabardo

• Usuários
  • 948 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:24/05/1994
Reputação: 485

Postado 21 de dezembro de 2011 - 15:23

Belo reporte!

Abraço

#4 AlexVenturine

• Usuários
  • 582 Postagens
  • Cidade/UF/País:Araraquara/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:16/04/1975
Reputação: 197

Postado 21 de dezembro de 2011 - 16:40

Muito bom Lipe, mandou muito bem!

#5 Mastercaptain

• Consultor
  • 6424 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2633

Postado 21 de dezembro de 2011 - 16:50

:like: Obrigado por compartilhar.

#6 Marcio Maçana

• Usuários
  • 328 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ / Brasil
  • Data de Nascimento:11/10/1983
Reputação: 122

Postado 21 de dezembro de 2011 - 18:22

Bom report.

#7 Mario SP

• Usuários
  • 77 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:15/08/1980
Reputação: 126

Postado 21 de dezembro de 2011 - 22:09

Maravilha Lipe!

ps. agora que vc volta de NY pro Rio toda hora, tô pensando em cobrar as caipirinhas e o rodízio no Porcão que apostamos há tempos no airliners, sobre se o GRU-LAX da Korean iria durar mais que um ano... abs

#8 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• 14451 Postagens

Postado 22 de dezembro de 2011 - 00:50

Voce ganhou !
Mas vai ter que ser na Porcao do Rio ou Plataforma de NY pois a Porcao de NY fechou !

#9 lichmann

• Usuários
  • 2936 Postagens
  • Cidade/UF/País:Corbelia/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1987
Reputação: 2097

Postado 22 de dezembro de 2011 - 01:10

Belo FR!!

Lipe, agora se fosse pra você escolher entre AA, DL(se ela operasse um JFK-GIG) e TAM, qual serviço você optaria, qual seria a melhor na rota?

#10 Dilson Rig

• Usuários
  • 587 Postagens
  • Data de Nascimento:13/07/1961
Reputação: 177

Postado 22 de dezembro de 2011 - 10:00

First é first.....Quem viaja de econômica não sabe como pode ser bom um voo longo.....rsrsrs

Excelente FR!!!!

#11 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• 14451 Postagens

Postado 22 de dezembro de 2011 - 11:51

View Postlichmann, em 22 de dezembro de 2011 - 01:10 , disse:

Belo FR!!

Lipe, agora se fosse pra você escolher entre AA, DL(se ela operasse um JFK-GIG) e TAM, qual serviço você optaria, qual seria a melhor na rota?

Olha, sendo sincero, a Tam ainda tem um serviço muito mais consistente na Primeira, fruto também da oferta limitada de assentos.
Dessa vez eu peguei A tripulação na American, mas eu nunca tive qualquer problema com tripulação da Tam.

Pra dar um exemplo... no domingo retrasado quando fiz GIG-JFK de primeira, o comissário simplesmente jogava de 1 metro de altura os itens especiais, e um jornal O GLOBO de domingo... o jornal ele não perguntou quem queria, e ficava com impressão de estar mendingando o pijama e outros itens.
Pra minha sorte ele ficou do outro lado (rs) (A AA coloca 4 comissários para atender 15 passageiros, mas nesse dia eram só 5 e ficamos com 3 comissários)

Delta, é um serviço inferior, mas também sempre fui muito bem atendido na Business Elite.

#12 Rodney Soares

• Usuários
  • 1089 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE/Brasil
  • Data de Nascimento:24/04/1975
Reputação: 19

Postado 22 de dezembro de 2011 - 14:51

Lipe. Gostei do FR, pena as fotos tão pequenininhas...
E Romero Britto é Pernambucano, do Recife.
Quanto a ocupação na First, se o vôo teve 13F, 8 foram pagantes e 4 upgrades (3 emitidos com milhagens e 2 funcionários) o total são 5 upgrades, não?
Essa parte não entendi.
No mais, obrigado por compartilhar uma de suas muitas experiências em vôos tão bons!

#13 Mario SP

• Usuários
  • 77 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:15/08/1980
Reputação: 126

Postado 22 de dezembro de 2011 - 15:05

View PostLipeGIG, em 22 de dezembro de 2011 - 00:50 , disse:

Voce ganhou !
Mas vai ter que ser na Porcao do Rio ou Plataforma de NY pois a Porcao de NY fechou !

Qualquer uma serve! Mas mesmo sem conhecer a Plataforma, eu já tenho certeza que a vista do Porcão Rio´s é melhor! Abs

#14 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• 14451 Postagens

Postado 23 de dezembro de 2011 - 14:54

View PostRodney Soares, em 22 de dezembro de 2011 - 14:51 , disse:

Lipe. Gostei do FR, pena as fotos tão pequenininhas...
E Romero Britto é Pernambucano, do Recife.
Quanto a ocupação na First, se o vôo teve 13F, 8 foram pagantes e 4 upgrades (3 emitidos com milhagens e 2 funcionários) o total são 5 upgrades, não?
Essa parte não entendi.
No mais, obrigado por compartilhar uma de suas muitas experiências em vôos tão bons!

Foi o local que usei para a hospedagem, vou tentar ajustar isso.

Obrigado pela correção sobre o Romero Brito, confesso que foi um erro grave meu !

13F
8 Pagantes, 4 deles conseguiram upgrade para F (seja pagando US$ 500,00, seja com um Upgrade Certificate, seja com 20 mil milhas) - Ou seja 4F puros, 4J que viraram F

5 não pagantes, 3 bilhetes com AAdvantage (62,500 ou 125,000 milhas) e 2 funcionários.

#15 Nishan

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983
Reputação: 174

Postado 23 de dezembro de 2011 - 20:22

Estava sentindo muita falta do FReports do LipeGIG. Apesar de você fazer sempre essa Ponte-Aérea, é sempre um prazer ler os seus relatos de vôos.

O máximo que eu cheguei ainda foi na Business Class, mas lendo os seus relatos de First Class a gente pode ver que ambas são mundos completamente diferentes dos demais mortais que viajam de Econômica ! Me included !
É até "injusto" oferecerem tanta comida na Sala Vip pra quem viaja de executiva e primeira. Até porque dentro do avião o regime de engorda só continua.

O 777 é um avião fantástico ! A primeira vez que voei nele foi com a AA fazendo um JFK-LHR a 10 anos atrás. Estou desesperando tentando voar nele novamente. Vamos ver se em 2012 faço isso e de quebra volto a voar de 747...

*Não tem como você editar o FReport e colocar as fotos maiores ?
*Você está aqui no RJ para o Natal ?

Abraços,
Nishan

#16 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 28 de dezembro de 2011 - 00:33

é Lipe..

faz mais FR´s pra nós... eu adorei! Não tem como recolocar as fotos? Vc fez video tb?

muito bom, onrigado por compartilhar.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)