Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Barcelona-Vilnius na WizzAir

Já existem 7 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Jopeg

• Usuários
  • 528 Postagens
  • Cidade/UF/País:LISboa
  • Data de Nascimento:09/07/1972
Reputação: 67

Postado 22 de dezembro de 2011 - 18:03

Caros, a minha estreia com a WizzAir

Dia: 28/11/2011
Companhia: WizzAir
Voo: W6 8064
Rota: Barcelona – Vilnius
Horário: BCN 22h20 – VNO 02h30 (+1)
Avião: Airbus A320 (HA-LWC) (cn 4323 – 1º voo em 21/05/2010)
Lugar: 27A (janela)
Distância: 1406 mi / 2262 km
Ocupação: 148 passageiros (82%)
Preço: 35,99€ (29,99€ tarifa + 6€ taxa cartão crédito). Cerca de 87$ BRL

A WizzAir é uma companhia de baixo custo que opera sobretudo no leste da Europa, o local da sua fundação. Hoje deve ser a terceira maior companhia de baixo custo (CBC) do continente e vai sobrevivendo ao "duopólio Ryanair/easyJet".

Os seus 36 aviões, todos A320, operam 65 destinos. Um destes destinos é Vilnius, uma das 5 capitais da UE que me faltava conhecer. Juntando este fato com viagens baratas e uns dias de férias disponíveis, decidi ir visitar Vilnius ...

Para chegar à capital da Lituânia escolhi fazer os seguintes voos: Lisboa–Barcelona na easyJet e este Barcelona–Vilnius na Wizzair. Para sair da cidade escolhi um Vilnius–Bremen na Ryanair. Passado uns dias fiz um Berlim-Lisboa para regressar a Portugal.

O voo LIS-BCN da easyJet foi muito pontual, pelo que tive de esperar praticamente cinco horas por este BCN-VNO no aeroporto catalão. Aproveitei para ler e jantar, já que o voo da Wizz partia tarde (22h20).

Os voos da noite em BCN
Imagem postada

O avião já em Barcelona
Imagem postada

O avião chegou cedo à porta de embarque e cedo começaram a chamar os passageiros com destino a Vilnius. O embarque, através de manga, foi rápido e ordeiro. Chegado ao avião reparei que as primeiras filas e as filas de emergência, as mais espaçosas, estavam reservadas para quem se dispôs pagar um extra por estes lugares.

A sala de embarque
Imagem postada

O embarque com o medidor de bagagens da companhia
Imagem postada

Os lugares reservados nas filas mais espaçosas
Imagem postada

A configuração deste A320 é de 180 passageiros (30 filas X 6) numa só classe, os bancos são em pele num tom violeta forte, a revista de bordo e o cartão de segurança estão originalmente colocados numa ranhura na parte superior dos assentos. Tirando um ou outro aspeto, o avião exibia um bom estado de conservação, demonstrando ser recente.

Os interiores da WizzAir (foto de Laszlo Gyori - Airliners)
Imagem postada

O meu assento
Imagem postada

A bolsa de arrumação
Imagem postada

O avião apresentava uma boa ocupação e muitos passageiros com apenas bagagem de mão, pelo que espaço para as malas não abundava. Para agravar este fato, uma bagageira estava inoperacional. Mas com jeitinho, tudo se arranjou ...

Com todos os passageiros já sentados, a tripulação PNC composta por 4 elementos fez a habitual demonstração de segurança e às 22h14 (-6m) o avião saiu da manga. Começamos a voar às 22h33 utilizando a pista 25L. Cerca de 50 minutos passados a tripulação iniciou o serviço de bordo.

A revista da companhia
Imagem postada

O cartão de segurança
Imagem postada

Imagem postada

Como na generalidade das "baixo custo", a refeição a bordo é paga à parte. Como já tinha jantado, comi apenas um chocolate Twix pelo qual paguei 1€. Para terem uma ideia dos preços, posso dar os seguintes exemplos: Coca-cola 0,33l ou água 0,5l 2€, sumos ou cerveja Heineken 3€, sandwich em baguete ou triangulo 4€, sandwich em pão ciabatta 3€ e café 2€.

A tripulação não "morria de simpatia", como geralmente acontece no Leste da Europa, mas cumpriu a sua tarefa com profissionalismo e sem nada a apontar.

Desembarque a pé até ao terminal, o primeiro contato com as baixas temperaturas da Lituânia.

O A320 HA-LWC (foto de Dejan Milinkovic - Airliners)
Imagem postada

Os restantes voos:

Lisboa – Barcelona na easyJet.
Avião A319 com o registo G-EZFY, voo muito pontual, ocupação entre 100 a 120 passageiros, embarque e desembarque por manga e nada de especial a apontar. Boa nota para este voo da easyJet.

O A319 G-EZFY (foto de Stephane Ferreira – Airliners)
Imagem postada

Vinius – Bremen na Ryanair.
Boeing B737-800 com a matricula EI-EFD. Voo pontual (+7m no push-back). Cerca de 150 passageiros. Publicidade ao turismo do longínquo Peru nas bagageiras do avião. Embarque e desembarque a pé.

O B738 EI-EFD (foto de Javier Rodriguez – Airliners)
Imagem postada

Berlim – Lisboa na easyJet.
Bom voo por parte da easyJet. O avião para este voo foi o A319 G-EZDD. Embarque a pé e desembarque por manga. Push-back antes do horário (-6m), apenas 69% de ocupação e chegamos a Lisboa 25m antes do horário previsto, o que deu origem a um discurso bem humorado por parte do comandante: «isto não é normal na companhia, devemos ter batido o recorde do mundo da easyJet».

O A319 G-EZDD (foto de Georg Noack – Airliners) Imagem postada

Em resumo:
Uma boa estreia na WizzAir. Um voo sem grandes “requintes”, é certo, mas a companhia cumpriu no que é essencial: segurança, pontualidade e um bom preço. Gostei da Wizzair e pondero voltar a viajar com esta companhia se as rotas, horários e preços forem interessantes.

Um abraço português,

Jopeg

#2 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP
  • Data de Nascimento:15/02/1975
Reputação: 1664

Postado 22 de dezembro de 2011 - 20:50

Interessante. É húngara a Wizzair??

#3 Jopeg

• Usuários
  • 528 Postagens

Postado 22 de dezembro de 2011 - 21:01

View PostFCANTERAS, em 22 de dezembro de 2011 - 20:50 , disse:

Interessante. É húngara a Wizzair??

Estimado FCANTERAS,

Apesar de ter bases em outros países, a WizzAir é (maioritariamente) húngara. A sua sede fica no aeroporto de Budapeste.

Aqui está o link da companhia: http://wizzair.com/?language=EN

Um abraço,

Jopeg

#4 Guilherme Utz

• Usuários
  • 160 Postagens
  • Cidade/UF/País:POA/RS
  • Data de Nascimento:30/06/1989
Reputação: 33

Postado 11 de janeiro de 2012 - 06:52

Que tal Villinus?

#5 Jopeg

• Usuários
  • 528 Postagens

Postado 23 de janeiro de 2012 - 12:13

View PostGuilherme Utz, em 11 de janeiro de 2012 - 06:52 , disse:

Que tal Villinus?

Olá Guilherme Utz,

Posso dizer que gostei de Vilnius. Cá está o meu relatório para o forum de viagens Voltaomundo.net !
http://www.voltaomundo.net

Vilnius

A capital da Lituânia

Um dos objetivos que tenho enquanto viajante é visitar todas as capitais da UE. Antes desta viagem conhecia vinte e duas, sendo que Vilnius estava na lista das capitais que faltava-me visitar. Já tinha visitado as vizinhas Riga e Tallinn, mas na altura decidi não incluir a capital da Lituânia na viagem, uma decisão que se tornou um erro. Após a visita em junho de 2008 às outras duas capitais do Báltico, depressa cheguei à conclusão que estas cidades devem ser “visitadas em bloco”, numa só viagem devemos conhecer as capitais da Lituânia, Letónia e Estónia.

Vilnius era portanto uma “espinha atravessada” e comecei a imaginar um plano de visitar esta cidade, juntando mais alguns destinos de modo a justificar a viagem. Para a viagem passar do “papel à prática” precisava de juntar estes três factores: ter dias de férias, conseguir planear uma viagem que incluísse mais que Vilnius e conseguir voos baratos.

Em relação aos voos consegui excelentes preços tanto à ida como no regresso. Para a ida juntei estes voos: Lisboa-Barcelona da easyJet (15,99€) e Barcelona-Vilnius na Wizzair (35,99€). O regresso seria um Vilnius-Bremen na Ryanair (6,48€) que me deixava na Alemanha para a segunda parte da minha viagem. Os voos foram muito pontuais e correram muito bem.

A visita:

Cheguei ao aeroporto de Vilnius já depois da meia-noite e a única hipótese de chegar ao hotel foi apanhar um táxi. O hotel ficava no centro histórico da cidade e próximo das principais atrações, o que também não é difícil já que a cidade é pequena.

Na manhã do dia seguinte parti, com perto de 0º de temperatura, mesmo assim uma boa temperatura para finais de novembro, à descoberta da capital da Lituânia. Escolhi ficar um dia inteiro na cidade, o que se revelou suficiente, mesmo em finais de novembro onde às 16h começa a anoitecer.

Comecei por fazer a rua Vokieciu Gatvé até a igreja de Santa Catarina do século XVIII. Depois fui até ao edifício da Câmara Municipal, marcado por um distinto pórtico clássico. Bem perto temos o Centro de Arte Contemporânea, um espaço da era soviética. Continuei pela rua Au Ros Vartu Gatvé até à Porta da Alvorada. Esta entrada da cidade velha é um local de peregrinação. Passei junto à igreja de Santa Teresa e visitei o interior da igreja do Espírito Santo, uma igreja barroca que é o centro religioso dos Ortodoxos Russos.

Igreja de Santa Catarina
Imagem postada

Um edifício utilizado para eventos culturais
Imagem postada

A Câmara Municipal
Imagem postada

O Centro de Arte Contemporânea, uma herança da URSS
Imagem postada

Igreja de S. Casimiro, sede do museu do ateísmo entre 1963 e 1991
Imagem postada

A rua Au Ros Vartu Gatve
Imagem postada

Loja de artesanato nesta rua com Âmbar, uma resina fóssil muito apreciada nesta zona
Imagem postada

Igreja do Espírito Santo
Imagem postada

O interior desta igreja
Imagem postada

Porta da Alvorada, local de peregrinação
Imagem postada

O povo lituano é profundamente religioso e a religião predominante é a católica, este facto justifica as muitas igrejas existentes em Vilnius. Durante o período que o país fez parte da URSS, o culto religioso esteve proibido e muitas igrejas foram desativadas, mas com a independência de 1991 os lituanos puderam voltar às suas igrejas.

Vilnius, terra de inúmeras igrejas
Imagem postada

Igreja ortodoxa russa de Santa Paraskeva
Imagem postada

O centro da cidade é declarado património da humanidade pela UNESCO, mas aqui ou ali nota-se uma certa deterioração nos edifícios. Mas nada que chegue ao pé da nossa Lisboa, que deve ser das capitais da Europa com mais edifícios degradados.

Uma igreja, já a precisar de alguma manutenção
Imagem postada

Voltei atrás até à Câmara Municipal, fiz a rua Pilies Gatvé, uma rua de comércio e que de verão se anima com esplanadas, e fui até à zona da Universidade que ocupa uma área considerável e do palácio presidencial. Uma antiga casa de um nobre que a partir de 1997 passou a ser a residência oficial do presidente do país.

As ruas na zona das universidades
Imagem postada

Palácio Presidencial
Imagem postada

Passados uns metros estava na Praça da Catedral. A Catedral apresenta uma fachada neoclássica e no seu interior destaque para a capela barroca de São Casimiro. Nesta praça podemos encontrar o Campanário da Catedral de Vilnius, uma das imagens da cidade, e a estátua do grão-duque Gediminas.

A Praça da Catedral
Imagem postada

A Catedral de Vilnius
Imagem postada

A capela de S. Casimiro no interior da Catedral
Imagem postada

A Catedral, o Campanário e a Estátua de Gediminas
Imagem postada

Nas traseiras da catedral fica o Palácio Real, também conhecido como Castelo Inferior. Este edifício foi a principal residência dos grãos-duques da Lituânia. É junto a este palácio que iniciamos a subida para o Castelo Superior, onde temos o melhor panorama de Vilnius. Durante a subida podemos ver o Monte das Três Cruzes, réplica de um monumento destruído pelos soviéticos e um dos principais marcos de Vilnius.

O Palácio Real
Imagem postada

O Monte das Três Cruzes
Imagem postada

O Castelo Superior
Imagem postada

A vista a partir do mesmo …
Imagem postada

Visitada esta zona, fui pela comercial rua Gedimino Prospektas até ao Museu do KGB, aberto logo em 1992 e no antigo edifício do KGB. Nas suas paredes estão assinalados os nomes que morreram na luta contra a ocupação soviética. O museu retrata a brutal ocupação soviética que durou desde os tempos de Estaline em 1940 até 1991, data da independência da Lituânia, a primeira república soviética a declarar a independência.

A rua …
Imagem postada

Uma herança arquitetónica dos tempos da URSS
Imagem postada

O museu da KGB, com o nome das vitimas gravadas nas paredes
Imagem postada

Monumento aos resistentes mortos pelo regime soviético
Imagem postada

Para grande tristeza minha, o museu fecha às segundas e terças-feiras e eu tinha a indicação que o museu apenas fechava às segundas. Assim, foi com pena que saí da Lituânia sem visitar este museu.

Nota-se que ainda há uma relação de mágoa com a antiga URSS, personificada na Rússia. A Lituânia é um país recente que ainda procura uma certa afirmação. Pertencem à UE e à NATO. A sua moeda é o Litas (1€ = 3.4528 Lt). Não é um povo de grandes sorrisos e muita abertura, mas são simpáticos e educados quando abordados. No trânsito são respeitadores. A centro da cidade é muito calmo e sem muitos automóveis, o que é agradável para o visitante.

Uma rua no centro da cidade
Imagem postada

Andei, no seguimento da rua, até ao parlamento lituano, um edifício de 1982 ainda do tempo da URSS. Voltei atrás e parei para almoçar. Após o almoço visitei a zona das igrejas de Santa Ana, uma pequena igreja em Gótico que encantou Napoleão, Bernardina e Santa Madre de Deus.

O Parlamento da Lituânia
Imagem postada

Uma igreja nas margens do Rio Neris
Imagem postada

Igreja de Santa Ana
Imagem postada

Igreja da Santa Madre de Deus
Imagem postada

Depois entrei em Uzupis, já do outro lado do rio Vilnia, onde em 1997 os artistas que aqui viviam proclamaram a independência, adotando uma bandeira própria e uma constituição alternativa. Um pouco à semelhança de Christiania em Copenhaga.

A fronteira (fictícia) que marca a entrada em Uzupis
Imagem postada

A sua constituição
Imagem postada

É um bairro com pinturas murais, um centro de arte alternativa e um ambiente liberal. A zona em tempos degradada teve uma revalorização exponencial com a criação de Uzupis.

Uzupis
Imagem postada

Obras de arte nas paredes do bairro de Uzupis
Imagem postada

De volta ao hotel, apesar da tarde ir a meio, o céu escurecia rapidamente, ainda visitei o interior sumptuoso da Igreja Dominicana, com os seus alteres em estilo Rococó. Ainda antes das 17h tinha a visita à cidade concluída. Se fosse de verão, onde os dias são bem mais longos, ainda tinha visitado alguns pontos fora do centro. Aqui temos a Ponte Verde de origem soviética, a Torre da TV com 326m de altura e o Cemitério de Antakalnis, onde estão as campas dos 14 civis mortos na luta pela independência em 1991. Aproveitei para descansar umas horas antes do jantar …

Igreja Dominicana, estranhamente junta a um outro edifício
Imagem postada

O seu interior ricamente decorado
Imagem postada

Se no almoço comi qualquer coisa rápida, para o jantar queria comer comida lituana. Seria uma pena sair do país na manhã do dia seguinte sem experimentar a gastronomia local. Para jantar escolhi o restaurante Cili Kaimas na rua Vokieciu, n.º 8, bem junto ao meu hotel.

O restaurante serve comida lituana e o ambiente recria um antigo celeiro, decorado com utensílios agrícolas e uma árvore no meu da sala. Comi uma carne de porco com molho acompanhado com puré de batata. Gostei da refeição, já a sobremesa foi mais vulgar.

A gastronomia local
Imagem postada

Depois de jantar ainda dei uma volta pela zona, mas uma volta curta, que os termómetros já deviam assinalar temperaturas negativas. Vilnius estava vista …

Vilnius à noite
Imagem postada

Links:
Saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vilnius
Mais fotos: http://www.google.pt...HM8bl8QOKo5X8BA
Turismo: http://www.vilnius-t...ation/site.html
Aeroporto: http://www.vilnius-airport.lt/en/

Em resumo:
Pessoalmente, e isto é sempre subjetivo, gostei mais de Vilnius do que de Riga, sendo que a cidade que agora visitei só perde para o bonito centro histórico de Tallinn.
Vilnius destaca-se pela combinação de estilos Gótico, Neoclássico, com acrescentos tardios barrocos. São vários os edifícios que justificam uma visita à capital da Lituânia.
Como não são cidades grandes, o meu conselho é que o futuro visitante programe a sua viagem de modo a visitar as três capitais bálticas, vai valer a pena ! ...

Cumps,

Jopeg

Abraço,

Jopeg

#6 Thales Coelho

• Usuários
  • 3390 Postagens
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989
Reputação: 122

Postado 26 de janeiro de 2012 - 18:42

Jopeg, que Report... deu até vontade de ir a Vilnius... que delícia é viajar, ô saudade... tempo que não saio de BH para turismo! Parabéns, tanto pelo flight, quanto pelo trip report (ainda melhor que o flight!)

#7 Rafael Campos

• Usuários
  • 54 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife / Pernambuco / Brasil
  • Data de Nascimento:15/04/1991
Reputação: 4

Postado 12 de fevereiro de 2012 - 11:57

como o amigo acima falou, Que Report!!! Tenho que incluir Vilnius na minha lista de lugares pra conhecer....
Nunca havia lido nada a respeito da cidade, e agora fiquei muito maravilhado...

#8 Thiagovskie

Fokker F100 MASTER Flight Engineer

• Usuários
  • 1959 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasilia-DF, Brazil
  • Data de Nascimento:03/06/1983
Reputação: 62

Postado 14 de fevereiro de 2012 - 13:39

Olá Jopeg, gostei bastante dos relatos, tanto do voo, quanto do city tour. Muito interessante ver as igrejas e ruas de Vilnius. Eu tenho bastante vontade de conhecer o Báltico, mas nesse caso, minha idéia é ficar baseado em Tallinn e passar em torno de 2 dias nas outras. Será que dá pra conhecer bem?

Muito obrigado por compartilhar mais esse excelente relato, Abraços!!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)