philoclimber, em 28 de dezembro de 2011 - 00:26 , disse:
obrigado pelas explicações ab2010, A345 e F. Cima. Queria saber outra coisa: este aumento no ETOPS foi baseado em quais garantias? Há pistas de pouso nas rotas usadas? E quanto a isso?
"While it is generally accepted that dual engine failure is extremely unlikely, some safety experts expressed concern about cabin conditions during a diversion".
Não entendi essa parte da notícia:
One safety manager, who wished to remain anonymous, said: ‘It’s all very well being able to make a safe landing, but passengers are likely to be distraught and extremely cold after a five-hour diversion to an airstrip in the Arctic.’
A spokesman for the British Airline Pilots’ Association said: ‘Our members are confident that the safety case for equipment redundancy, pilot training and passenger welfare will be fully satisfied.’
abraços.
Philo,
O que ele quis dizer foi, se um avião tomar um mono e o cara ir para um aeroporto adequado mais próximo, o pessoal pode sentir frio iquando chegar lá. Vc pode pensar num pouso na Groelândia (Narsassuaq por exemplo) ou Iqualuit no norte do Canadá. É frio pra dedéu lá,
Se a máquina chegou mono, não vai sair e o pessoal vai ter que pernoitar. Vc acha que Iqualuit tem 200 quartos disponíveis num hotel? Pois é...
Outra coisa, a legislação tá mudando muito. Na Austrália ETOPS virou EDOPS - de Extended para Extended Diversion Operations e isso engloba Bi, Tri e Quadri reatores.
Lembre-se que no ETOPS deve-se considerar um caso de despressurização, ás vezes muito pior que o mono. Qdo voava MD, na rota do pacífico (LAX-NRT) a gente tinha dois ETP (en-route turning points). Até o primeiro ETP, voltava pra LA, entre o primeiro e o segundo, ia pra Anchorage e depois do segundo, prosseguia pra NRT. Era considerado o caso de despressurização, que nesse caso era mas crítico que perder um motor.
Vamos ver essas mudanças.
Abraço,
Sydy
Editado por Sydy, 28 de dezembro de 2011 - 01:51 .
O que ele quis dizer foi, se um avião tomar um mono e o cara ir para um aeroporto adequado mais próximo, o pessoal pode sentir frio iquando chegar lá. Vc pode pensar num pouso na Groelândia (Narsassuaq por exemplo) ou Iqualuit no norte do Canadá. É frio pra dedéu lá,
Se a máquina chegou mono, não vai sair e o pessoal vai ter que pernoitar. Vc acha que Iqualuit tem 200 quartos disponíveis num hotel? Pois é...
Outra coisa, a legislação tá mudando muito. Na Austrália ETOPS virou EDOPS - de Extended para Extended Diversion Operations e isso engloba Bi, Tri e Quadri reatores.
Lembre-se que no ETOPS deve-se considerar um caso de despressurização, ás vezes muito pior que o mono. Qdo voava MD, na rota do pacífico (LAX-NRT) a gente tinha dois ETP (en-route turning points). Até o primeiro ETP, voltava pra LA, entre o primeiro e o segundo, ia pra Anchorage e depois do segundo, prosseguia pra NRT. Era considerado o caso de despressurização, que nesse caso era mas crítico que perder um motor.
Vamos ver essas mudanças.
Abraço,
Sydy
Caro Sydy,
eu não sou do meio, sou apenas um amante da aviação - que um dia espera estar trabalhando nela - que precisa entender coisa pra cacete...não domino essa nomenclatura toda não..rsrsrs...vc considera "seguro" voar bimotor por sobre regiões tão remotas? (desculpe, mas não sei colocar minha dúvida de outro jeito).
Editado por philoclimber, 28 de dezembro de 2011 - 11:52 .
philoclimber, em 28 de dezembro de 2011 - 11:51 , disse:
eu não sou do meio, sou apenas um amante da aviação - que um dia espera estar trabalhando nela - que precisa entender coisa pra cacete...não domino essa nomenclatura toda não..rsrsrs...vc considera "seguro" voar bimotor por sobre regiões tão remotas? (desculpe, mas não sei colocar minha dúvida de outro jeito).
Philo,
Honestamente?
Sim! Sem a menor dúvida! Isso não quer dizer que sempre será céu de Brigadeiro. Vai ter gente que vai passar susto? Sim, mas vai estar na probabilidade de 1 em 1 bilhão ou algo assim.
Se houvesse a menor dúvida, piloto algum colocaria seus glúteos num avião para "arriscar" uma missão num voo incerto.
Já passei no mar do norte, de behring, Groelândia (nenhuma transpolar) e outras bibocas de aviao grande, médio e pequeno. Paura? Nada diferente de um Rio-Sampa bem planejado.
Senhores, passagem reservada para mais um SFO-DXB no final de Janeiro. Em breve FR do "Expresso Polar", incluindo se for o caso a permanência em Iqualuit
Editado por Fernando Cima, 28 de dezembro de 2011 - 14:35 .
Interests:Aviação cívil
História da aviação
Arquitetura aeroportuária
Cidade/UF/País:SAO
Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3315
Postado 28 de dezembro de 2011 - 15:49
Philoclimber, no blog Cultura Aeronaútica há um artigo falando sobre o ETOPS desde os anos 50, creio que a versão inglês do Wikipedia também tenha informações.
Agora quero ver é quando vão liberar o ETOPS no Pacífico Sul, e vamos ver se de fato sai a tão falada ligação AKL-Brasil da ANZ.