As duas viagens foram para congressos. Em julhos fomos ao encontro nacional de pós-graduação em História (a senhorita é prof de história), e em outubro fomos a um congresso internacional sobre o pensamento do filósofo francês Michel Foucault que rolou no Tuca Arena na PUC-SP. Embora tivéssemos ido a trabalho, eu me senti em lazer, pois nao apenas voei, mas tb porque eu amo São Paulo. Devo ser um dos poucos cariocas da Gema - nasci no Grajaú - que ama São Paulo. Eu me sinto estranhamente em casa lá. Embora os valores que a elite e muita gente em SP defende sejam coisas que me oponho ferrenhamente, não há como não se admirar com "a força de grana que destrói e constrói coisas belas"...como canta Caetano.
Outra coisa que foi fator de diversão é o voo! A rota Rio-SP é uma das mais bonitas do Brasil. Fico muito impressionado com o que vi sobretudo, quando sobrevoamos paraty e trindade (cidades as quais quando estive observava os voos em rota para SP ou saindo de SP e dessa vez pude ver de cima, onde eu passava quando olhava de baixo...o litoral sul do Rio e o norte de SP me fascina muito e voar sobre ele foi fantástico...ver a chegada em SP depois de ver mar, horizonte e montanha chegar rápido descendo sobre a selva de pedra tão perto da floresta e do mar. Os dois voos possuem videos com exceção da primeira perna em direção a SP.
Fiquei imaginando o RR que é piloto da Avianca - nao sei se voa aidna na ponte aérea - com a oportunidade de filmar do cockpit toda a operação nas duas pernas da ponte..deve ser o máximo!
bom, desde já peço-lhes paciência pelas fotos..não são lá grandes coisas...
Ida em julho:
Boeing 738 SFP; PR-GTH: fabricado em 2006...uma criança ainda....
G31523 20JUL11 11:40 Rio-Santos Dumont 20JUL11 12:36 SP-Congonhas

Nossa máquina...

Vizinhos..

Quase lá...

Taxiando rumo à cabeceira 20L

Decolado...

Sequência litorânea: Leme e copa..

Ilhas cagarras uma das moradas de atobás e mergulhões que diariamente voam para os manguezais no fundo da Baía e retornam no fim da tarde para ela.

Ilha Redonda.

Baía de Sepetiba e magaratiba à esquerda ao fundo..

Um doce pra quem adivinhar que Ilha é essa....hehehe..

Paraty encoberta, a região dos fiordes do saco de mamanguá e o litoral de Trindade, sono e acho que Martim Sá..me corrijam por favor..(limite entre os Estados de Rio e SP).

Litoral de SP...aí começa a complicar a nomeação das localidades, cidades e praias..aceito ajuda, pois eu gostaria de saber.

O que significa isso? Que lugar é esse?

Acho que aqui começamos a entrar no continente já em descida..me parece que São Sebastião está do nosso lado esquerdo..me corrijam!

Sobre a Serra do mar..

É a represa Billings ou Guarapiranga??

Rodovia dos imigrantes?

Tripulação preparar para o pouso.

No solo (pousado pela 17R de CGH, não?).

A nossa pequena águia descansando.

Retorno:Boeing 738SFP, PR-GGB fabricado e recebido em 2008 mais novo ainda...
G31538 22JUL11 15:40 SP-Congonhas 22JUL11 16:30

Quase lá de novo...

PR-GGH taxiando à nossa frente..mais novo aidna fabricado e entregue em 2009!!!

GGH alinhado...

GGH na corrida e nós esperando a nossa vez...

Alinhando...

Na sequência completando a foto, posto o video da decolagem feito pela 35L.
Após a decolagem furamos a camada de nuvens da frente fria que estava passando por SP e achamos céu claro. O Voo foi tranquilo, sem turbulências e rapidamente estávamos descendo para o SDU na longa aproximação final por magé descendo reto até a 20L.

mais ou menos por aqui, o comandante fez o speech avisando que o tempo no Rio estava chuvoso e que estaríamos pousando em instantes. Pelo o que me lembro ele avisou á tripulação para se preparar para o pouso e, acho, após alguns minutos nós viramos á direita descendo..

Já sobre o fundo da baía de guanabara....eu devia ter começado a filmar daqui, pois assim não teria perdido uma aproximação tão bonita e não teria perdido imagens tão interessantes do GIG e da Ponte Rio-Niterói!!!

A partir daqui a situação se deteriorou muito e a relação que estava usando para fotografar não funcionou..bom rsolvi começar a filmar assim que passou a ponte..segue o vídeo.
No gate com muita chuva!

É isso aí pessoal. Vem aí a segunda parte que forma os voos em outubro, nela fiz 4 videos dos dois pousos e das duas decolagens, mas to com o dedo doendo de tanto carregar fotos..escrever FR dá trabalho!!!! hahaha..
forte abraço a todos.