Caros amigos do Contato Radar. Gostaria de dar a vocês minhas cordiais “web boas vindas” a esta série de três reportes na qual analisaremos os serviços de uma das mais simpáticas empresas aéreas que temos em nosso país.
Como já devem ter percebido pelo título do tópico e pelo parágrafo inicial, falaremos (e muito) da Webjet, muito provavelmente a empresa que mais a fundo leva em suas operações o conceito “low cost” no Brasil, o que em muitas ocasiões lhe permite oferecer ótimas “low fares” para seus passageiros
Voaremos com a ervilhinha em uma série de trechos realizados em três viagens diferentes entre novembro de 2010 e janeiro de 2011. Será um reporte para cada viagem, of course.
Neste primeiro reporte viajaremos de São Paulo a Porto Alegre fazendo conexão em Curitiba, passearemos um pouco por pontos importantes da capital gaúcha como a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro e o Rio Guaíba e regressaremos a Sampa novamente passando por Curitiba, só que agora sem conexão, fazendo apenas escala. A compra deste bilhete ida e volta de São Paulo a Porto Alegre foi feita sem problemas pelo site da Webjet. Como normalmente acontece, consegui uma boa tarifa, R$ 217 já incluídas as taxas de embarque
Nos dois reportes seguintes iremos a... Surpresa né?? Continuem curiosos...
Imagino também que esta série de reportes servirá para que daqui a algum tempo possamos matar as saudades desses valentes 737-300 que atualmente compõem a frota da Web, visto que o processo de substituição dos mesmos por aeronaves 737NG já começou e creio que não tardará muito para que esses aviões logo estejam apenas pousando apenas nos aeroportos das nossas lembranças
Senhores, apertem os cintos. Caso tenham mais de 1,80m de altura se apertem também nas poltronas verde musgo do nosso 737 e vamos juntos descascar a ervilha!!
19/11/2010. Quatro e meia da manhã soa o despertador anunciando o início de uma jornada na qual mais uma vez eu me enfiaria em um tubo de metal pressurizado, desafiaria a gravidade, levantaria voo e a jato tomaria a proa do meu destino aonde esperava chegar após decorrido um tempo no qual, se estivesse viajando por terra, mal teria me afastado de minha cidade natal
Tal ato, que pareceria obra de ficção a pouco mais de cem anos atrás, hoje é algo corriqueiro, mas de forma alguma deixou de ser maravilhoso, sobretudo para nós que amamos essa tal da aviação que através da magia dos aviões a jato permite a um simples mortal acordar em São Paulo, almoçar em Belo Horizonte e jantar em Salvador.Tudo isso em um único dia como este que mal acabara de começar.
Como sempre que viajo, há um ritual pré partida que envolve aquele banho para dar o “start” no cérebro, um leitinho frio com chocolate (coisa de neto criado pela avó) e a arrumação da mala que claro tive preguiça de fazer no dia anterior. Tudo isso é feito, não necessariamente nesta ordem, para que a viagem enfim tenha seu começo oficializado pelo fechar da porta do apartamento e este dia não foi diferente. Até um registro do nascer do sol entre os prédios rolou

Finalmente, quando o relógio marcava dez para as seis da manhã deixei meu edifício. Nunca pego o taxi direto para Guarulhos pois custa uma verdadeira fortuna. Peguei o táxi, mas somente até a estação da Luz, aonde cheguei pontualmente 06:03 da matina
Estação da Luz nesta manhã

Tentativa de foto “ferroartística”

O trem da CPTM que segue para Guaianazes aportou na plataforma. Felizmente eu não seguiria até o extremo da zona leste paulistana e sim apenas até o terminal do Tatuapé de onde prosseguiria para Guarulhos no ônibus Airport Service da EMTU. Após uma breve parada na estação do Brás, paraíso das compras populares e terror dos namorados que tem que acompanhar suas namoradas nestas compras populares (experiência própria) chegamos ao Tatuapé quando eram seis e vinte e cinco da manhã

Mais vinte minutos e partia para GRU o “Érporti Sérvici”. Trânsito fluindo maravilhosamente bem na Marginal do Tietê e céu CAVOK. Passamos o sacrossanto território de Parque São Jorge, ganhamos a rodovia Ayrton Senna e após a alça de acesso ao aeroporto, a rodovia Hélio Smidt (ex presidente da Pioneira e apaixonado pelos Electra). Em apenas vinte e cinco minutos cobrimos a distância entre o terminal do Tatuapé e o aeroporto
Nossa bumba em GRU

Aqui o Airport Service de rico.

Preços econômicos?? Só se for comparando com a facada que cobram os táxis. E cadê o trem para Guarulhos governador?? Só está uns vinte anos atrasado...
Voos partindo de GRU

Sete e vinte. Chego ao balcão da Webjet. Como já foi dito, voaríamos nesta manhã inicialmente a Curitiba aonde faríamos uma conexão para Porto Alegre.A webfila era bem grande mas fluía. Como Murphy espera horas como essa para aplicar sua lei, bem no meio da fila a natureza resolveu chamar...
Eu respondia para a natureza “agora não dá, estou na fila”
Após uns vinte minutos de fila e já com chamados cada vez mais insistentes e intensos de “mother nature” os passageiros para Curitiba, meu destino inicial, foram retirados da fila principal e colocados em uma paralela pois se aproximava o horário de saída desse voo. Chegou minha vez e nunca valorizei um check in rápido e eficiente tanto na minha vida!! Minha mala foi etiquetada e despachada diretamente a Porto Alegre, meu destino final. Cartões na mão para as duas etapas, o WEB6749 até Curitiba e após o WEB6724 de Curitiba para Porto Alegre
Check in da Webjet em Guarulhos

Cartões de embarque

Feito o check in eu já estava em cima da hora e deveria rumar imediatamente para a sala de embarque, mas eu ainda tinha um assunto a resolver com mãe natureza que agora parecia disposta a terminar com a parada ali mesmo, em frente aos balcões da Webjet enquanto eu preferia um desfecho com um pouco mais de dignidade
Era outro homem!! Mas era um homem atrasado. Correee para a sala de embarque!! Passa controles de segurança, entra na sala e... Voo atrasado. Fuuuuuuuuuuuuuu!!!!!

Atraso mínimo de uma hora e o que deveria sair oito e dez agora estava confirmado para as nove e dez. O portão no meu cartão de embarque figurava como 21 e no sistema de informação da Infraero como 17C. Como sempre, confio mais na informação da empresa que na da Infraero e o correto realmente era 21. Após um tempo é feito um speech confirmando o embarque (e não mais a saída) para as nove e dez. Então espera né???
Vista da sala de embarque

Sem muito que fazer fiquei ora passeando um pouco pela sala e ora aguardando sentado. Chamava a atenção um grupo de meninas judias que provavelmente participavam de alguma excursão para Curitiba. Vez ou outra uma se aproximava de uma parede e fazia suas orações, parecido com o que os judeus fazem no Muro das Lamentações. Muito interessante!!
Deu também para fazer uns closes em um American Airlines

Quase nove da manhã. Mais uma mudança de portão, agora para o 25. Nosso horário de partida “confirmado” para as 09:23 e chega a aeronave que cumpriria nosso voo WEB6749 para Curitiba

Para variar, foi só a aeronave encostar no gate e o povo começou a fazer fila em frente ao portão de embarque. Detalhe é que os passageiros que estavam a bordo do avião ainda desembarcavam... Além disso, os assentos a bordo eram marcados, para que a pressa???

Nove e dez da manhã, conforme prometido foi iniciado o embarque. Agora sim vamos para a fila!!

Curiosos para saber o prefixo do avião?? Lá vai, foi o PR-WJK que me levou até a capital do Paraná. Aqui poderão ver um registro do “julliet kilo” no gate em GRU durante o embarque

E como sempre eu conto a historinha do avião também né?? E que baita capivara tem esse avião!! Bom, a história deste Boeing, na ocasião da viagem com quase vinte e três anos de serviços prestados, começa em janeiro de 1988 quando é recebido pela Norway Airlines com o prefixo LN-NOS. Quatro meses depois vai voar na Britannia Airways com o mesmo prefixo e de dezembro de 1998 até o começo de 1989 opera para as Nações Unidas, também como LN-NOS
Em abril de 1989, nosso Boeing recebe novo prefixo e vai trabalhar para um novo operador, a Air Europe como G-BRXJ. Dois anos depois volta para a Norway Airlines com o velho prefixo LN-NOS onde fica mais um ano antes de seguir para Portugal em 1992 para juntar-se à frota da Air Columbus como CS-TKC
Após três anos voando em Portugal, nova mudança e em abril de 1995 o avião passa a integrar a frota da Air Malta como 9H-ACT. Entre novembro de 1995 e fevereiro de 1996 o jato volta a Portugal, agora para voar na Tap como CS-TIO. Após este breve período volta para a Air Malta, de novo como 9H-ACT
Ainda em 1996, só que no mês de julho, o 737 volta mais uma vez a Portugal, mais uma vez para a Tap e mais uma vez como CS-TIO. O atual PR-WJK agora passa um período de quase quatro anos voando na empresa de bandeira portuguesa e por essas coincidências da aviação, descubro que este voo para Curitiba não seria meu primeiro encontro com esse avião, já que havia voado no mesmo em 1997 pela Tap de Frankfurt para Lisboa de acordo com anotações do meu logbook
Em abril de 2000 o CS-TIO deixa a Tap mas não deixa Portugal. Passa um período de dois meses na Air Zarco e em junho vai para a Euro Atlantic, sempre mantendo o prefixo
Já fluente no português após tantos anos em terras lusitanas, era hora de conhecer o Brasil. Lembram daquele primeiro 737 que a BRA recebeu?? Pois bem, era o próprio e em dezembro de 2000 o CS-TIO vira PR-BRA e troca a Euro Atlantic pela empresa brasileira, mantendo porém traços da pintura da empresa portuguesa
A estadia no Brasil dura até abril de 2003 quando nosso herói volta de novo a Portugal, novamente para a Euro Atlantic, agora com o prefixo CS-TLI. Sem trocar de prefixo, tem uma breve passagem pela Alisea Airlines e no fim do ano volta para a Euro Atlantic
No começo de 2004, o nosso protagonista volta ao Brasil, agora para ficar. Voa de 2004 até 2008 novamente na BRA, agora como PR-BRY e finalmente, em setembro de 2008, é recebido pela Webjet como PR-WJK onde voa até hoje. Historinha simples não???
Bem, e é nesse jato cheio de história e muito provavelmente de histórias que eu estava embarcando (pela segunda vez na vida, vejam só) nesta manhã para este prosaico voo de Guarulhos para Curitiba.

Se em meu primeiro encontro com ele, lá em 1997 voando Tap de FRA para LIS, meu dia havia começado em Kiev, passado por Frankfurt e terminado em Lisboa (o IEV/FRA fiz de Ukraine International) hoje seria bem mais simples e começaríamos em Guarulhos, passaríamos por Curitiba e terminaríamos em Porto Alegre.
Já a bordo do WJK, esta era a vista externa que eu tinha desde o meu assento 17A

Já o pessoal acomodado em seus assentos. Aproximadamente 85% dos lugares foram ocupados neste voo

O pitch entre assentos com certeza não é um dos fortes da Webjet, fiel a sua filosofia “low cost”

As portas da aeronave foram fechadas quando eram 09:34. Vamos partir agora não??

Nosso comandante faz um speech de boas vindas desculpando-se pelo atraso. Segundo ele a aeronave já havia chegado atrasada a GRU e, além disso, CWB tinha estado fechado. Passou as condições de Curitiba e da rota e nos disse que aguardava apenas que fosse finalizado o carregamento da aeronave para a partida. O speech completo poderão ouvir no link abaixo e espero que possam entender as palavras do comandante apesar das web pirralhas tagarelando nos assentos da frente e do web mano desfilando todo seu castiço português ao meu lado
Ok Captain!! Esperemos. O finger foi desacoplado, mas como alegria de pobre dura pouco, mais ou menos uns dez minutos após este speech que acabaram de ouvir, o comandante Malak voltou ao PA com notícias menos alentadoras. Ouçam vocês mesmos...
Legal né?? Será que toda vez que Curitiba fechar será essa palhaçada?? A história se repete ano após ano e a Infraero, provavelmente a pior administradora de aeroportos do mundo, não faz absolutamente nada para mudar essa situação. A incompetência dos administradores do sistema se reflete quando fecha o aeroporto, pois este já deveria ter um ILS cat3 instalado faz séculos para minimizar esses fechamentos, e também depois que o aeroporto abre, pois os pátios são insuficientes para os aviões que chegam, fora o aperto que fica na sala de embarque. Que venha a Copa!!!
Para piorar um pouco a situação,passa um tempinho e um iluminado de um passageiro resolve que quer descer do avião desistindo da viagem. Segundo ele, com o atraso já perderia a reunião que tinha marcada em Curitiba. Como desgraça pouca é bobagem, começa a ficar quente dentro do 737...

Então acopla de novo o finger para nosso amiguinho descer e as portas são novamente abertas. Já eram dez da manhã. Caramba, será que o cara pensa que avião é ônibus e é só puxar a cordinha??
O passageiro desistente desembarca. O calor continua apesar da porta aberta. Alguns passageiros começam a sentir sede e pedem água para as comissárias, mas os pedidos são recusados e as comissárias dizem que só podem servir qualquer coisa após a decolagem, com certeza por causa do sistema de vendas a bordo (BOB) que a empresa recém implantara e do qual falaremos mais a seguir
Aqui vai uma crítica para a Webjet. Sei que o serviço de bordo em todos os voos da empresa é pago agora, mas recusar água para os passageiros em um avião retido em solo e que mais parecia uma sauna é um pouco de falta de bom senso não?? Não seria melhor durante o treinamento dos comissários alertá-los para serem flexíveis em certas situações e oferecer ao menos água aos passageiros em casos como este?? Com certeza duas ou três garrafas de água vão custar muito menos para a empresa que a propaganda negativa que esses passageiros farão, além da própria perda destes clientes
Bem, enfim quando já são dez e vinte da manhã as portas do jato são novamente fechadas e ao parecer agora vai!! Dá-se início ao pushback e o tradicional speech de boas vindas é feito aos passageiros, seguido das demonstrações de segurança
Provavelmente para tentar ganhar um pouco do tempo perdido, taxiamos rapidamente até o ponto de espera da pista 09L. Autorizados ingressamos e foi iniciada a decolagem com duas horas e vinte minutos de atraso em relação ao horário original
O dia estava muito bonito e agora o velho PR-WJK, tal qual Túlio Maravilha que apesar da idade e do número de camisas defendidas não esqueceu como se faz gol, fazia o que sabia fazer melhor, voar!!

Como puderam ver em algumas das fotos e vídeos anteriores, o nosso 737-300 ostentava em seu interior as poltronas com o tecido padrão da Webjet nas cores “grama” e verde musgo. Até hoje não decidi se acho esse interior interessante ou um horror...
Como eu já havia comentado, a Webjet na ocasião desta viagem recém implantara, seguindo a velha e boa escola das low cost, seu serviço de bordo pago (BOB ou Buy On Board). Pouco depois de cinco minutos após a decolagem foi feito um speech anunciando o início do serviço e os passageiros que desejassem comprar algo deveriam acionar a chamada de comissários. Aqui o speech
Os senhores puderam ouvir que o pagamento poderia ser feito apenas em dinheiro não?? Faz mais de ano já que realizei esta viagem e não sei se houve mudanças quanto a isso, mas se não houve seria interessante se a empresa pudesse oferecer além dessa, outras formas de pagamento como cartão de débito ou de crédito
E o que o passageiro teria a sua disposição para comprar?? Bem, através de um cardápio distribuído a bordo o passageiro poderia escolher o que quisesse consumir.

No cardápio, três opções de sanduíches (leve, dia a dia e completo), snacks diversos (sopa instantânea, castanhas, chocolate e batatinhas) e bebidas (Coca Cola, Coca Cola zero, guaraná, guaraná zero, água sem gás, cerveja, suco de frutas, suco de soja, café, capuccino e chocolate quente. O passageiro, tal qual em um Mc Donalds, pode optar por comprar os produtos que desejar separadamente ou adquirir um combo sendo que as opções de combo eram as seguintes: “Especial” (sanduíche a escolher, bebida não alcoólica e chocolate), “Saudável” (água de coco, biscoito integral e salgadinho natureba) ou “Kids” (achocolatado, bolinho recheado e salgadinho não natureba)
Chamou a atenção a excelente qualidade dos produtos oferecidos, todos de boas marcas. No decorrer de alguns dos voos desta viagem experimentei alguns dos sanduíches e todos estavam muito bons.
Quanto aos preços, podem parecer um pouco caros, e realmente são, mas de qualquer forma são preços compatíveis com os praticados em terra nos aeroportos. Este serviço de vendas a bordo me pareceu uma excelente opção no contexto atual da aviação, pois em tempos de vacas magérrimas no que toca o serviço de bordo, melhor poder pagar para comer algo decente que ter um serviço pífio “de graça” e ir comendo amendoim de São Paulo até Manaus
De fato, este era meu primeiro voo com a Webjet após a implantação do novo sistema. Para a estréia, fui de leve no BOB e apertei a chamada de comissário apenas para pedir um capuccino. No total, contei cerca de dez chamadas de comissário acionadas em todo o avião.
E como funciona o serviço?? Bem, a Webjet voa com três comissários de bordo no 737-300 e devido a normas de higiene, quem pega o pedido e cobra não pode servir afinal você não vai querer a mesma mão que pegou no dinheiro de todos os passageiros pegando no seu sanduíche não??
Uma comissária então passou pelo corredor do avião pegando os pedidos e cobrando os mesmos. Com uma maquininha que se parece muito àquelas de cartão de débito ela então dava ao passageiro que comprava algo um comprovante impresso. Após um tempo, uma comissária diferente e que não havia manuseado o dinheiro servia o pedido. Imagino que a terceira deva ficar na galley recebendo os pedidos e preparando os mesmos para serem servidos
Aqui a comissária pegando os pedidos

Uma sensação nova, pagar pelo serviço de bordo

Ainda bem que a vista pela janela era de graça. Durante o voo fomos costeando o litoral enfrentando vez ou outra alguma turbulência de céu claro

Minha notinha

E meu capuccino entregue. Na verdade um copo com água quente e “capuccino” em pó solúvel. A esta altura voávamos a pouco menos de meia hora

Mexe, mexe, mexe e o resultado foi...

Lembram do grupo de meninas judias a bordo?? Isto me faz lembrar de um aspecto interessante. Como fazem os passageiros com alguma restrição alimentar como kosher, vegetarianos ou vegans?? Não vi nada no cardápio relativo a isso. Não seria legal oferecer opções para este tipo de passageiro também?? Não digo no cardápio, mas quem sabe oferecer opções de alimentação especial no ato da compra do bilhete, no site. O passageiro com restrições poderia escolher sua alimentação especial e até pagar pelo próprio site da empresa. Apenas uma idéia...
Ah, outra coisa. Crianças desacompanhadas, não esqueçam de pedir para o papai ou para a mamãe um dinheirinho extra para lanchar a bordo, senão vão ficar chupando o dedo e nem um guaraná vão tomar (como imagino algumas das menininhas judias ficaram)
Pois bem, assim funciona o serviço BOB da Webjet. Caso algum dos senhores embarque hoje em um jato da companhia encontrará um cardápio um pouco diferente deste apresentado neste reporte, pois houve algumas mudanças no conteúdo oferecido da época desta viagem para cá. O princípio, porém continua o mesmo
Terminei o capuccino que estava bastante bom e já estávamos em procedimento de descida para Curitiba. Voo curtinho curtinho. O comandante Malak voltou a se comunicar conosco através de um speech
Durante nossa aproximação fui fazendo alguns registros enquanto nos preparávamos para pousar em Curitiba que apresentava temperatura de 24 graus

E nosso velho 737 foi sendo preparado para mais um pouso de tantos já realizados em sua longa carreira. Ingressamos na final da pista 33 do SBCT e os flaps foram sendo gradativamente ajustados para manter a sustentação de nossa ave na medida em que sua velocidade era reduzida.

Daqui para a frente deixo os senhores com o vídeo do nosso pouso
Viram o Cargolux no solo?? Taxiamos rumo ao terminal de passageiros e paramos nesta posição em um dos fingers. O Webjet que aparece na foto seria justamente o que me levaria a Porto Alegre

Finger acoplado, portas abertas e desembarque autorizado. A conexão em Curitiba com o voo 6724 para Porto Alegre seria mais que imediata. De fato, o 6724 também estava atrasado devido ao fechamento de Curitiba mais cedo e se estivesse no horário deveria ter decolado 09:55 da manhã. Menos mal, já que já eram 11:20 agora, hehehehehe.
Antes de deixar o veterano PR-WJK, alguns registros né. Um close no cabeçote da poltrona

E a cabine de passageiros

Tchau velho guerreiro!! Espero voltar a encontrá-lo pelos céus algum dia!! Desembarquei pelo finger do WJK e foi uma breve caminhada até o outro finger onde estava a aeronave que nos levaria a POA

E aqui está ele, o PR-WJG!!

Tem historinha do WJG também?? Tem sim senhor!! Ao contrário do seu colega WJK que passou por tantas e tantas empresas aéreas em seus vinte e três anos de operações, a ficha corrida do WJG é mais simples.
Começou sua carreira em 1989 na United Airlines onde voou por 15 anos como N359UA. Em 2004 veio para a Gol e na laranjinha operou por quatro anos com o prefixo PR-GLB até 2008 quando foi integrar a frota da Webjet onde voa até então. Apesar de uma “capivara” com menos idas e vindas que o WJK, o WJG não deixava de ser também um veterano dos céus com pouco mais de 21 anos de operação na data desta viagem
Após a breve caminhada, ingressei no finger onde estava o WJG