Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Descascando a Ervilha (reporte 1) - Vou para Porto Alegre, tchau!! (GRU/CWB e CWB/POA, a ida)

Já existem 27 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP
  • Data de Nascimento:15/02/1975
Reputação: 1664

Postado 02 de janeiro de 2012 - 04:56

*
Popular

Pessoal, ano novo, reporte novo!! Enjoy!! :ohyes:

Caros amigos do Contato Radar. Gostaria de dar a vocês minhas cordiais “web boas vindas” a esta série de três reportes na qual analisaremos os serviços de uma das mais simpáticas empresas aéreas que temos em nosso país.

Como já devem ter percebido pelo título do tópico e pelo parágrafo inicial, falaremos (e muito) da Webjet, muito provavelmente a empresa que mais a fundo leva em suas operações o conceito “low cost” no Brasil, o que em muitas ocasiões lhe permite oferecer ótimas “low fares” para seus passageiros

Voaremos com a ervilhinha em uma série de trechos realizados em três viagens diferentes entre novembro de 2010 e janeiro de 2011. Será um reporte para cada viagem, of course.

Neste primeiro reporte viajaremos de São Paulo a Porto Alegre fazendo conexão em Curitiba, passearemos um pouco por pontos importantes da capital gaúcha como a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro e o Rio Guaíba e regressaremos a Sampa novamente passando por Curitiba, só que agora sem conexão, fazendo apenas escala. A compra deste bilhete ida e volta de São Paulo a Porto Alegre foi feita sem problemas pelo site da Webjet. Como normalmente acontece, consegui uma boa tarifa, R$ 217 já incluídas as taxas de embarque

Nos dois reportes seguintes iremos a... Surpresa né?? Continuem curiosos... :P

Imagino também que esta série de reportes servirá para que daqui a algum tempo possamos matar as saudades desses valentes 737-300 que atualmente compõem a frota da Web, visto que o processo de substituição dos mesmos por aeronaves 737NG já começou e creio que não tardará muito para que esses aviões logo estejam apenas pousando apenas nos aeroportos das nossas lembranças

Senhores, apertem os cintos. Caso tenham mais de 1,80m de altura se apertem também nas poltronas verde musgo do nosso 737 e vamos juntos descascar a ervilha!!

19/11/2010. Quatro e meia da manhã soa o despertador anunciando o início de uma jornada na qual mais uma vez eu me enfiaria em um tubo de metal pressurizado, desafiaria a gravidade, levantaria voo e a jato tomaria a proa do meu destino aonde esperava chegar após decorrido um tempo no qual, se estivesse viajando por terra, mal teria me afastado de minha cidade natal

Tal ato, que pareceria obra de ficção a pouco mais de cem anos atrás, hoje é algo corriqueiro, mas de forma alguma deixou de ser maravilhoso, sobretudo para nós que amamos essa tal da aviação que através da magia dos aviões a jato permite a um simples mortal acordar em São Paulo, almoçar em Belo Horizonte e jantar em Salvador.Tudo isso em um único dia como este que mal acabara de começar.

Como sempre que viajo, há um ritual pré partida que envolve aquele banho para dar o “start” no cérebro, um leitinho frio com chocolate (coisa de neto criado pela avó) e a arrumação da mala que claro tive preguiça de fazer no dia anterior. Tudo isso é feito, não necessariamente nesta ordem, para que a viagem enfim tenha seu começo oficializado pelo fechar da porta do apartamento e este dia não foi diferente. Até um registro do nascer do sol entre os prédios rolou

Imagem postada

Finalmente, quando o relógio marcava dez para as seis da manhã deixei meu edifício. Nunca pego o taxi direto para Guarulhos pois custa uma verdadeira fortuna. Peguei o táxi, mas somente até a estação da Luz, aonde cheguei pontualmente 06:03 da matina

Estação da Luz nesta manhã

Imagem postada

Imagem postada

Tentativa de foto “ferroartística” :rolleyes:

Imagem postada

O trem da CPTM que segue para Guaianazes aportou na plataforma. Felizmente eu não seguiria até o extremo da zona leste paulistana e sim apenas até o terminal do Tatuapé de onde prosseguiria para Guarulhos no ônibus Airport Service da EMTU. Após uma breve parada na estação do Brás, paraíso das compras populares e terror dos namorados que tem que acompanhar suas namoradas nestas compras populares (experiência própria) chegamos ao Tatuapé quando eram seis e vinte e cinco da manhã

Imagem postada

Mais vinte minutos e partia para GRU o “Érporti Sérvici”. Trânsito fluindo maravilhosamente bem na Marginal do Tietê e céu CAVOK. Passamos o sacrossanto território de Parque São Jorge, ganhamos a rodovia Ayrton Senna e após a alça de acesso ao aeroporto, a rodovia Hélio Smidt (ex presidente da Pioneira e apaixonado pelos Electra). Em apenas vinte e cinco minutos cobrimos a distância entre o terminal do Tatuapé e o aeroporto

Nossa bumba em GRU

Imagem postada

Aqui o Airport Service de rico.

Imagem postada

Preços econômicos?? Só se for comparando com a facada que cobram os táxis. E cadê o trem para Guarulhos governador?? Só está uns vinte anos atrasado... :th_banghead:

Voos partindo de GRU

Imagem postada

Sete e vinte. Chego ao balcão da Webjet. Como já foi dito, voaríamos nesta manhã inicialmente a Curitiba aonde faríamos uma conexão para Porto Alegre.A webfila era bem grande mas fluía. Como Murphy espera horas como essa para aplicar sua lei, bem no meio da fila a natureza resolveu chamar...

Eu respondia para a natureza “agora não dá, estou na fila” :P , e a natureza respondia “não meu filho, venha agora” e chamava mais forte... E só ia ficando pior...

Após uns vinte minutos de fila e já com chamados cada vez mais insistentes e intensos de “mother nature” os passageiros para Curitiba, meu destino inicial, foram retirados da fila principal e colocados em uma paralela pois se aproximava o horário de saída desse voo. Chegou minha vez e nunca valorizei um check in rápido e eficiente tanto na minha vida!! Minha mala foi etiquetada e despachada diretamente a Porto Alegre, meu destino final. Cartões na mão para as duas etapas, o WEB6749 até Curitiba e após o WEB6724 de Curitiba para Porto Alegre

Check in da Webjet em Guarulhos

Imagem postada

Cartões de embarque

Imagem postada

Feito o check in eu já estava em cima da hora e deveria rumar imediatamente para a sala de embarque, mas eu ainda tinha um assunto a resolver com mãe natureza que agora parecia disposta a terminar com a parada ali mesmo, em frente aos balcões da Webjet enquanto eu preferia um desfecho com um pouco mais de dignidade :lol: . Tal qual um Concorde ingressei em uma das “terminais sanitárias” de GRU. Felizmente havia slots disponíveis. Controle, permissão para alijamento de carga!! Uuuuuuufaaaaaaaa!!!!

Era outro homem!! Mas era um homem atrasado. Correee para a sala de embarque!! Passa controles de segurança, entra na sala e... Voo atrasado. Fuuuuuuuuuuuuuu!!!!! :rage:

Imagem postada

Atraso mínimo de uma hora e o que deveria sair oito e dez agora estava confirmado para as nove e dez. O portão no meu cartão de embarque figurava como 21 e no sistema de informação da Infraero como 17C. Como sempre, confio mais na informação da empresa que na da Infraero e o correto realmente era 21. Após um tempo é feito um speech confirmando o embarque (e não mais a saída) para as nove e dez. Então espera né???

Vista da sala de embarque

Imagem postada

Sem muito que fazer fiquei ora passeando um pouco pela sala e ora aguardando sentado. Chamava a atenção um grupo de meninas judias que provavelmente participavam de alguma excursão para Curitiba. Vez ou outra uma se aproximava de uma parede e fazia suas orações, parecido com o que os judeus fazem no Muro das Lamentações. Muito interessante!!

Deu também para fazer uns closes em um American Airlines

Imagem postada

Imagem postada

Quase nove da manhã. Mais uma mudança de portão, agora para o 25. Nosso horário de partida “confirmado” para as 09:23 e chega a aeronave que cumpriria nosso voo WEB6749 para Curitiba

Imagem postada

Para variar, foi só a aeronave encostar no gate e o povo começou a fazer fila em frente ao portão de embarque. Detalhe é que os passageiros que estavam a bordo do avião ainda desembarcavam... Além disso, os assentos a bordo eram marcados, para que a pressa???

Imagem postada

Nove e dez da manhã, conforme prometido foi iniciado o embarque. Agora sim vamos para a fila!!

Imagem postada

Curiosos para saber o prefixo do avião?? Lá vai, foi o PR-WJK que me levou até a capital do Paraná. Aqui poderão ver um registro do “julliet kilo” no gate em GRU durante o embarque

Imagem postada

E como sempre eu conto a historinha do avião também né?? E que baita capivara tem esse avião!! Bom, a história deste Boeing, na ocasião da viagem com quase vinte e três anos de serviços prestados, começa em janeiro de 1988 quando é recebido pela Norway Airlines com o prefixo LN-NOS. Quatro meses depois vai voar na Britannia Airways com o mesmo prefixo e de dezembro de 1998 até o começo de 1989 opera para as Nações Unidas, também como LN-NOS

Em abril de 1989, nosso Boeing recebe novo prefixo e vai trabalhar para um novo operador, a Air Europe como G-BRXJ. Dois anos depois volta para a Norway Airlines com o velho prefixo LN-NOS onde fica mais um ano antes de seguir para Portugal em 1992 para juntar-se à frota da Air Columbus como CS-TKC

Após três anos voando em Portugal, nova mudança e em abril de 1995 o avião passa a integrar a frota da Air Malta como 9H-ACT. Entre novembro de 1995 e fevereiro de 1996 o jato volta a Portugal, agora para voar na Tap como CS-TIO. Após este breve período volta para a Air Malta, de novo como 9H-ACT

Ainda em 1996, só que no mês de julho, o 737 volta mais uma vez a Portugal, mais uma vez para a Tap e mais uma vez como CS-TIO. O atual PR-WJK agora passa um período de quase quatro anos voando na empresa de bandeira portuguesa e por essas coincidências da aviação, descubro que este voo para Curitiba não seria meu primeiro encontro com esse avião, já que havia voado no mesmo em 1997 pela Tap de Frankfurt para Lisboa de acordo com anotações do meu logbook

Em abril de 2000 o CS-TIO deixa a Tap mas não deixa Portugal. Passa um período de dois meses na Air Zarco e em junho vai para a Euro Atlantic, sempre mantendo o prefixo

Já fluente no português após tantos anos em terras lusitanas, era hora de conhecer o Brasil. Lembram daquele primeiro 737 que a BRA recebeu?? Pois bem, era o próprio e em dezembro de 2000 o CS-TIO vira PR-BRA e troca a Euro Atlantic pela empresa brasileira, mantendo porém traços da pintura da empresa portuguesa

A estadia no Brasil dura até abril de 2003 quando nosso herói volta de novo a Portugal, novamente para a Euro Atlantic, agora com o prefixo CS-TLI. Sem trocar de prefixo, tem uma breve passagem pela Alisea Airlines e no fim do ano volta para a Euro Atlantic

No começo de 2004, o nosso protagonista volta ao Brasil, agora para ficar. Voa de 2004 até 2008 novamente na BRA, agora como PR-BRY e finalmente, em setembro de 2008, é recebido pela Webjet como PR-WJK onde voa até hoje. Historinha simples não??? :resumo:

Bem, e é nesse jato cheio de história e muito provavelmente de histórias que eu estava embarcando (pela segunda vez na vida, vejam só) nesta manhã para este prosaico voo de Guarulhos para Curitiba.

Imagem postada

Se em meu primeiro encontro com ele, lá em 1997 voando Tap de FRA para LIS, meu dia havia começado em Kiev, passado por Frankfurt e terminado em Lisboa (o IEV/FRA fiz de Ukraine International) hoje seria bem mais simples e começaríamos em Guarulhos, passaríamos por Curitiba e terminaríamos em Porto Alegre.

Já a bordo do WJK, esta era a vista externa que eu tinha desde o meu assento 17A

Imagem postada

Já o pessoal acomodado em seus assentos. Aproximadamente 85% dos lugares foram ocupados neste voo

Imagem postada

O pitch entre assentos com certeza não é um dos fortes da Webjet, fiel a sua filosofia “low cost”

Imagem postada

As portas da aeronave foram fechadas quando eram 09:34. Vamos partir agora não??

Imagem postada

Nosso comandante faz um speech de boas vindas desculpando-se pelo atraso. Segundo ele a aeronave já havia chegado atrasada a GRU e, além disso, CWB tinha estado fechado. Passou as condições de Curitiba e da rota e nos disse que aguardava apenas que fosse finalizado o carregamento da aeronave para a partida. O speech completo poderão ouvir no link abaixo e espero que possam entender as palavras do comandante apesar das web pirralhas tagarelando nos assentos da frente e do web mano desfilando todo seu castiço português ao meu lado :P

Ok Captain!! Esperemos. O finger foi desacoplado, mas como alegria de pobre dura pouco, mais ou menos uns dez minutos após este speech que acabaram de ouvir, o comandante Malak voltou ao PA com notícias menos alentadoras. Ouçam vocês mesmos...

Legal né?? Será que toda vez que Curitiba fechar será essa palhaçada?? A história se repete ano após ano e a Infraero, provavelmente a pior administradora de aeroportos do mundo, não faz absolutamente nada para mudar essa situação. A incompetência dos administradores do sistema se reflete quando fecha o aeroporto, pois este já deveria ter um ILS cat3 instalado faz séculos para minimizar esses fechamentos, e também depois que o aeroporto abre, pois os pátios são insuficientes para os aviões que chegam, fora o aperto que fica na sala de embarque. Que venha a Copa!!!

Para piorar um pouco a situação,passa um tempinho e um iluminado de um passageiro resolve que quer descer do avião desistindo da viagem. Segundo ele, com o atraso já perderia a reunião que tinha marcada em Curitiba. Como desgraça pouca é bobagem, começa a ficar quente dentro do 737...

Imagem postada

Então acopla de novo o finger para nosso amiguinho descer e as portas são novamente abertas. Já eram dez da manhã. Caramba, será que o cara pensa que avião é ônibus e é só puxar a cordinha??

O passageiro desistente desembarca. O calor continua apesar da porta aberta. Alguns passageiros começam a sentir sede e pedem água para as comissárias, mas os pedidos são recusados e as comissárias dizem que só podem servir qualquer coisa após a decolagem, com certeza por causa do sistema de vendas a bordo (BOB) que a empresa recém implantara e do qual falaremos mais a seguir

Aqui vai uma crítica para a Webjet. Sei que o serviço de bordo em todos os voos da empresa é pago agora, mas recusar água para os passageiros em um avião retido em solo e que mais parecia uma sauna é um pouco de falta de bom senso não?? Não seria melhor durante o treinamento dos comissários alertá-los para serem flexíveis em certas situações e oferecer ao menos água aos passageiros em casos como este?? Com certeza duas ou três garrafas de água vão custar muito menos para a empresa que a propaganda negativa que esses passageiros farão, além da própria perda destes clientes

Bem, enfim quando já são dez e vinte da manhã as portas do jato são novamente fechadas e ao parecer agora vai!! Dá-se início ao pushback e o tradicional speech de boas vindas é feito aos passageiros, seguido das demonstrações de segurança

Provavelmente para tentar ganhar um pouco do tempo perdido, taxiamos rapidamente até o ponto de espera da pista 09L. Autorizados ingressamos e foi iniciada a decolagem com duas horas e vinte minutos de atraso em relação ao horário original

O dia estava muito bonito e agora o velho PR-WJK, tal qual Túlio Maravilha que apesar da idade e do número de camisas defendidas não esqueceu como se faz gol, fazia o que sabia fazer melhor, voar!!

Imagem postada

Como puderam ver em algumas das fotos e vídeos anteriores, o nosso 737-300 ostentava em seu interior as poltronas com o tecido padrão da Webjet nas cores “grama” e verde musgo. Até hoje não decidi se acho esse interior interessante ou um horror... :lol:

Como eu já havia comentado, a Webjet na ocasião desta viagem recém implantara, seguindo a velha e boa escola das low cost, seu serviço de bordo pago (BOB ou Buy On Board). Pouco depois de cinco minutos após a decolagem foi feito um speech anunciando o início do serviço e os passageiros que desejassem comprar algo deveriam acionar a chamada de comissários. Aqui o speech

Os senhores puderam ouvir que o pagamento poderia ser feito apenas em dinheiro não?? Faz mais de ano já que realizei esta viagem e não sei se houve mudanças quanto a isso, mas se não houve seria interessante se a empresa pudesse oferecer além dessa, outras formas de pagamento como cartão de débito ou de crédito

E o que o passageiro teria a sua disposição para comprar?? Bem, através de um cardápio distribuído a bordo o passageiro poderia escolher o que quisesse consumir.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

No cardápio, três opções de sanduíches (leve, dia a dia e completo), snacks diversos (sopa instantânea, castanhas, chocolate e batatinhas) e bebidas (Coca Cola, Coca Cola zero, guaraná, guaraná zero, água sem gás, cerveja, suco de frutas, suco de soja, café, capuccino e chocolate quente. O passageiro, tal qual em um Mc Donalds, pode optar por comprar os produtos que desejar separadamente ou adquirir um combo sendo que as opções de combo eram as seguintes: “Especial” (sanduíche a escolher, bebida não alcoólica e chocolate), “Saudável” (água de coco, biscoito integral e salgadinho natureba) ou “Kids” (achocolatado, bolinho recheado e salgadinho não natureba)

Chamou a atenção a excelente qualidade dos produtos oferecidos, todos de boas marcas. No decorrer de alguns dos voos desta viagem experimentei alguns dos sanduíches e todos estavam muito bons.

Quanto aos preços, podem parecer um pouco caros, e realmente são, mas de qualquer forma são preços compatíveis com os praticados em terra nos aeroportos. Este serviço de vendas a bordo me pareceu uma excelente opção no contexto atual da aviação, pois em tempos de vacas magérrimas no que toca o serviço de bordo, melhor poder pagar para comer algo decente que ter um serviço pífio “de graça” e ir comendo amendoim de São Paulo até Manaus

De fato, este era meu primeiro voo com a Webjet após a implantação do novo sistema. Para a estréia, fui de leve no BOB e apertei a chamada de comissário apenas para pedir um capuccino. No total, contei cerca de dez chamadas de comissário acionadas em todo o avião.

E como funciona o serviço?? Bem, a Webjet voa com três comissários de bordo no 737-300 e devido a normas de higiene, quem pega o pedido e cobra não pode servir afinal você não vai querer a mesma mão que pegou no dinheiro de todos os passageiros pegando no seu sanduíche não?? :omfg: :omg:

Uma comissária então passou pelo corredor do avião pegando os pedidos e cobrando os mesmos. Com uma maquininha que se parece muito àquelas de cartão de débito ela então dava ao passageiro que comprava algo um comprovante impresso. Após um tempo, uma comissária diferente e que não havia manuseado o dinheiro servia o pedido. Imagino que a terceira deva ficar na galley recebendo os pedidos e preparando os mesmos para serem servidos

Aqui a comissária pegando os pedidos

Imagem postada

Uma sensação nova, pagar pelo serviço de bordo

Imagem postada

Ainda bem que a vista pela janela era de graça. Durante o voo fomos costeando o litoral enfrentando vez ou outra alguma turbulência de céu claro

Imagem postada

Minha notinha

Imagem postada

E meu capuccino entregue. Na verdade um copo com água quente e “capuccino” em pó solúvel. A esta altura voávamos a pouco menos de meia hora

Imagem postada

Mexe, mexe, mexe e o resultado foi...

Imagem postada

Lembram do grupo de meninas judias a bordo?? Isto me faz lembrar de um aspecto interessante. Como fazem os passageiros com alguma restrição alimentar como kosher, vegetarianos ou vegans?? Não vi nada no cardápio relativo a isso. Não seria legal oferecer opções para este tipo de passageiro também?? Não digo no cardápio, mas quem sabe oferecer opções de alimentação especial no ato da compra do bilhete, no site. O passageiro com restrições poderia escolher sua alimentação especial e até pagar pelo próprio site da empresa. Apenas uma idéia...

Ah, outra coisa. Crianças desacompanhadas, não esqueçam de pedir para o papai ou para a mamãe um dinheirinho extra para lanchar a bordo, senão vão ficar chupando o dedo e nem um guaraná vão tomar (como imagino algumas das menininhas judias ficaram)

Pois bem, assim funciona o serviço BOB da Webjet. Caso algum dos senhores embarque hoje em um jato da companhia encontrará um cardápio um pouco diferente deste apresentado neste reporte, pois houve algumas mudanças no conteúdo oferecido da época desta viagem para cá. O princípio, porém continua o mesmo

Terminei o capuccino que estava bastante bom e já estávamos em procedimento de descida para Curitiba. Voo curtinho curtinho. O comandante Malak voltou a se comunicar conosco através de um speech

Durante nossa aproximação fui fazendo alguns registros enquanto nos preparávamos para pousar em Curitiba que apresentava temperatura de 24 graus :carol:

Imagem postada

Imagem postada

E nosso velho 737 foi sendo preparado para mais um pouso de tantos já realizados em sua longa carreira. Ingressamos na final da pista 33 do SBCT e os flaps foram sendo gradativamente ajustados para manter a sustentação de nossa ave na medida em que sua velocidade era reduzida.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Daqui para a frente deixo os senhores com o vídeo do nosso pouso

Viram o Cargolux no solo?? Taxiamos rumo ao terminal de passageiros e paramos nesta posição em um dos fingers. O Webjet que aparece na foto seria justamente o que me levaria a Porto Alegre

Imagem postada

Finger acoplado, portas abertas e desembarque autorizado. A conexão em Curitiba com o voo 6724 para Porto Alegre seria mais que imediata. De fato, o 6724 também estava atrasado devido ao fechamento de Curitiba mais cedo e se estivesse no horário deveria ter decolado 09:55 da manhã. Menos mal, já que já eram 11:20 agora, hehehehehe.

Antes de deixar o veterano PR-WJK, alguns registros né. Um close no cabeçote da poltrona

Imagem postada

E a cabine de passageiros

Imagem postada

Tchau velho guerreiro!! Espero voltar a encontrá-lo pelos céus algum dia!! Desembarquei pelo finger do WJK e foi uma breve caminhada até o outro finger onde estava a aeronave que nos levaria a POA

Imagem postada

E aqui está ele, o PR-WJG!!

Imagem postada

Tem historinha do WJG também?? Tem sim senhor!! Ao contrário do seu colega WJK que passou por tantas e tantas empresas aéreas em seus vinte e três anos de operações, a ficha corrida do WJG é mais simples.

Começou sua carreira em 1989 na United Airlines onde voou por 15 anos como N359UA. Em 2004 veio para a Gol e na laranjinha operou por quatro anos com o prefixo PR-GLB até 2008 quando foi integrar a frota da Webjet onde voa até então. Apesar de uma “capivara” com menos idas e vindas que o WJK, o WJG não deixava de ser também um veterano dos céus com pouco mais de 21 anos de operação na data desta viagem

Após a breve caminhada, ingressei no finger onde estava o WJG

Imagem postada

#2 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens

Postado 02 de janeiro de 2012 - 05:18

*
Popular

No finger, pouco antes de embarcar, uma paradinha para registrar o vizinho do lado, o PR-AZG da Azul

Imagem postada

Para que tenham idéia do imediato da conexão, daquela foto da cabine de passageiros ao desembarcar do WJK até a do Azul que eu tirei no finger pouco antes de embarcar no WJG passaram... Três minutos!! Não deu nem para falar KLEBÃOÉATLETICANOQUE EUSEI!! :rofl: :rofl:

Aqui já a bordo e acomodado em meu assento, novamente o 17A

Imagem postada

Assim como seu irmão WJK, o WJG apresentava seu interior com as poltronas “gramadas” padrão Webjet. Muito provavelmente aguardavam apenas passageiros provenientes de Guarulhos (nós) para prosseguir viagem, pois mal embarcamos e as portas foram fechadas quando eram 11:32

Imagem postada

Olhem só que detalhe interessante. Um cinto de segurança da Varig

Imagem postada

Ué?? Mas esse avião nunca operou na Varig...

Mas operou na Gol. Com certeza em alguma ocasião lá em Confins nos hangares da laranjinha esse cinto de algum jeito saiu de algum Varig e foi parar no GLB ficando no avião

O pitch entre assentos também não era nenhuma maravilha, apesar de parecer um pouco melhor que no WJK

Imagem postada

Ao contrário do voo entre GRU e CWB, desta vez felizmente eu não teria companhia no assento ao lado e apenas um senhor ocupava o assento do corredor. O voo para Porto Alegre também estava mais vazio e no olhômetro a ocupação beirava os 50%. Assim como o WJK, o WJG estava até que bem cuidado e limpo

Através deste speech nos foram dadas as boas vindas a bordo quando nosso jato já era “pushbecado”...

Prosseguimos nosso táxi rumo à mesma pista 33 aonde havíamos pousado pouco mais de meia hora atrás

Imagem postada

Ingressando

Imagem postada

Bye Curitiba!! Prometo voltar com mais tempo da próxima vez

Voando para a Capital dos Pampas tchê!!

Imagem postada

Avisos de apertar cintos já desligados

Imagem postada

E o ritual do Buy on Board novamente tem lugar. Mais uma vez é feito o speech anunciando o início do serviço de bordo pago. Desta vez contei só umas quatro ou cinco chamadas de comissário se iluminando, sinalizando os passageiros que desejavam pedir algo. Entre eles eu

E que dia bonito para se voar hein??

Imagem postada

E lá vem a comissária pegando os pedidos. O serviço, é claro, seguiu o mesmo “modus operandi” do voo anterior

Imagem postada

Agora seria a hora de ir um pouco mais fundo na degustação do novo serviço da Webjet. Escolhi um dos combos e por 18 reais receberia um sanduíche (escolhi o Completo), uma latinha de Coca Cola (é claro) e um mini chocolate Talento para adoçar a vida. Fiz meu pedido para a comissária e recebi meu comprovante

Imagem postada

E rapidinho já tinha meu combo sobre a mesinha de refeições

Imagem postada

O sanduíche estava simplesmente excelente!! Pão de leite com azeitona preta e orégano, queijo gouda, filé de frango, molho de mostarda e ervas, alface americana e maionese. Webchique!!! :dente:

Imagem postada

Aprovadíssimo!! Fico imaginando que esse serviço BOB deve ser uma faca de dois gumes para os comissários pois se poucos passageiros pedem algo o voo deve ser tranqüilo para a tripulação, mas se muitos resolvem pedir, sobretudo em uma etapa curta, deve ser o terror...

Ainda degustava o sanduíche quando o comandante nos fez este speech no qual, além de outras informações, nos disse que o estimado para nosso pouso em Porto Alegre estava para as 12:50 hora local. No momento do speech, haviam transcorrido 18 minutos desde nossa decolagem de Curitiba

E o que falar do entretenimento de bordo?? Bem, não muito. Apenas a revista Webjet fazia companhia ao safety card e a um catálogo de compras no bolsão da poltrona. Melhor, porém que no trecho anterior de GRU para CWB onde havia apenas o safety e o catálogo

Revista Webjet. Apesar de estarmos em novembro, o exemplar encontrado a bordo do WJG ainda era do mês de outubro e em sua capa fazia alusão a uma matéria sobre o Zoo Safári em São Paulo

Imagem postada

Na parte institucional a introdução do serviço de bordo pago era destaque

Imagem postada

Kids!! Venham brincar com o Ursinho Gui e a Ursinha Ana!! (Oh God... :suicide_anim: )

Imagem postada

Rotas (na ocasião) da empresa

Imagem postada

Não muito mais a comentar sobre a Revista Webjet. Bem fraquinha, tanto que nem é mais distribuída atualmente nos aviões da empresa.No bolsão também este catálogo de compras, o Webjet Shopping. Os produtos não são oferecidos a bordo e o cliente que desejar comprar algo o poderá fazer pelo serviço de televendas ou pela internet

Imagem postada

E claro, o safety card. Pô Webjet, Boeings 737-300 é soda!!! :rolleyes:

Imagem postada

Quer mais entretenimento?? Óia pela janela então... :lol:

Imagem postada

O resto do voo passou tranqüilo. Mais um dos milhares de voos diários no planeta Terra que transcorrem felizmente sem incidentes da origem até o destino. A maioria dos passageiros parecia mais preocupada em tentar descansar um pouco que em comer. E assim foi passando mais uma agradável viagem...

Imagem postada
Os quilômetros entre as duas principais cidades do sul do Brasil passavam a jato. Duas cidades pelas quais tenho carinho especial. Porto Alegre, meu segundo lar após quatro anos lá vivendo nos meus tempos de PUCRS e Curitiba, uma cidade sensacional que aprendi a descobrir e a gostar em tantas idas e vindas, sobretudo de 2009 para cá. Grandes amigos nas duas cidades também!!

O relógio marcava 12:27 quando os motores do nosso 737-300 foram reduzidos ao atingirmos o top of descent do nosso voo. O encontro com o solo gaúcho não tardaria a acontecer quando o Boeing graciosamente (ou não) tocasse suas rodas na pista do aeroporto Salgado Filho.

É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor, onde tudo o que se planta cresce e o que mais floresce é o amor. Tripulação, preparar para o pouso, temperatura em Porto Alegre de 26 graus!!

Imagem postada

Prepara tudo para pouso então gurias!! E olha o Guaíba lá na frente

Imagem postada

Imagem postada

Girando para a final da pista 11 do SBPA

Imagem postada

Na final

Imagem postada

Imagem postada

E claro, o pouso

Taxiando para o terminal de passageiros passamos ao lado deste curioso Gulfstream G450 da Air China que não tenho a mínima idéia do que estava fazendo em Porto Alegre

Imagem postada

E paramos em um dos fingers do terminal 1. Na época, a Webjet operava no terminal 1 (o novo, inaugurado em 2001) e não no 2 (o antigo reformado e hoje reaberto) como agora. De fato neste dia faltavam apenas dias para a reabertura do antigo TPS de Porto Alegre e a transferência dos voos da Webjet e da Azul para lá

Imagem postada

Última foto ainda a bordo

Imagem postada

Bye bye WJG!!

Imagem postada

Desembarcando

Imagem postada

Imagem postada

Uma escada rolante leva ao piso inferior onde ficam as esteiras para retirar a bagagem. As malas do voo WEB6724 deveriam ser retiradas pela esteira número dois

Imagem postada

Recolhi minha malinha e deixei a área de retirada de bagagens. Do lado de fora, como sempre pessoas aguardavam por seus amigos, familiares. Interessante como as lágrimas de despedida que muitas vezes presenciamos na entrada dos portões de embarque dos aeroportos se transformam em sorrisos e abraços de reencontro quando as pessoas desembarcam. Assim estava o setor de desembarque do Salgado Filho

Imagem postada

Aproveitando minha chegada à capital gaúcha, tirei os minutos seguintes para dar uma passeada pelo terminal um do SBPA e assim registrá-lo em fotos para este reporte.

Como sabem os senhores, o Aeroporto Internacional Salgado Filho possui dois terminais, o terminal um ou terminal novo que foi inaugurado precisamente no dia 11 de setembro de 2001 enquanto as Twin Towers colapsavam em Nova Iorque e o terminal dois ou terminal antigo que após a inauguração do terminal um ficou anos desativado até ser reformado e reaberto em dezembro de 2010, curiosamente poucos dias depois desta viagem

O terminal um possui três pisos, o térreo, onde está o setor de desembarque, o piso intermediário onde há as lojas das empresas aéreas, os balcões de check in, o setor de embarque e alguns comércios e o piso superior onde há mais comércios, praça de alimentação, terraço panorâmico e até um cinema que na data da viagem estava desativado.

Vamos então passear pelo terminal um de POA. Claro, as fotos são do dia da viagem em novembro de 2010, mas creio que o terminal não tenha mudado quase nada desde então

Piso de desembarque

Imagem postada

Piso intermediário ou de embarque. Visão para um lado

Imagem postada

E para o outro. Visível a loja da Tam

Imagem postada

Balcões de check in

Imagem postada

Lojas NHT, Webjet, Gol, Azul, Trip e Pantanal

Imagem postada

Lojas Avianca e Aerolineas Argentinas

Imagem postada

Loja BQB Líneas Aereas

Imagem postada

Imagem postada

Agora o piso superior. Comércios

Imagem postada

Aproveitando a luz natural

Imagem postada

Em uma das pontas do terminal o cinema desativado. Alguém sabe se continua assim??

Imagem postada

Elevadores panorâmicos

Imagem postada

Terraço

Imagem postada

Praça de alimentação

Imagem postada

O terraço do Salgado Filho é bastante amplo, como puderam ver, mas chega a dar raiva de tanto reflexo que tem no vidro. Qualquer coisa que esteja atrás de fotógrafo, seja uma parede, um luminoso, uma cadeira, uma pessoa passando reflete no vidro e aquela foto legal pode ser arruinada pela cabeça de um sujeito que resolveu passar atrás de você bem na hora. Melhor mesmo então é ir fotografar no terraço do terminal dois

Para o deslocamento entre os terminais, há um micro ônibus da Infraero que faz o trajeto gratuitamente em intervalos regulares e que pode ser pego na calçada do piso de desembarque

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Interior do micro ônibus

Imagem postada

Até o terminal dois o trajeto dura poucos minutos. Aqui a visão externa do mesmo

Imagem postada

Este terminal na época estava sendo reformado para ser reaberto. Conta com dois pisos sendo que atualmente no inferior estão os setores de embarque, desembarque e balcões de check in e no superior há um terraço panorâmico. Na data da viagem o piso inferior estava em reforma então não tenho fotos do mesmo, mas o terraço estava aberto

Imagem postada

No terraço havia (ainda há??) um bom restaurante que servia principalmente aos funcionários que trabalhavam nos escritórios das empresas de táxi aéreo e escolas de aviação que funcionavam no terminal

Imagem postada

E neste local aproveitei para almoçar e passar algumas agradáveis horas fotografando. Os vidros felizmente não refletem até alma penada como os do outro terminal. Aliás, é o melhor lugar para se apreciar a arquitetura do terminal novo

Imagem postada

Para acompanhar o spotting uma Coca Cola?? Nada disso!! Fruki!! :lol: Autenticamente gaúcha e feita em Lajeado

Imagem postada

E como saco vazio não pára em pé um bom “a la minuta” com carne, alface, tomate, batata frita, arroz e ovo. Excelente preço, paguei pelo prato e duas latinhas de refrigerante apenas cerca de R$15 Espero que com a abertura do terminal para passageiros não tenham resolvido subir os preços para o padrão assalto a mão armada que vemos nos aeroportos brasileiros

Imagem postada

O resultado de aproximadamente três horas de spotting

http://forum.contato...__fromsearch__1

Após o spotting, voltei ao terminal novo onde encontraria um amigo em cuja residência me hospedaria em Porto Alegre. Como ele estava saindo do serviço apenas esta hora fiquei tanto tempo no aeroporto desde minha chegada no voo da Webjet, mas os senhores sabem bem que ficar em aeroporto não é sacrifício nenhum né?? (Pelo menos quase nunca é). Para voltar ao terminal um peguei novamente o micro ônibus da Infraero.

No caminho de volta para o terminal um passamos em frente a um dos grandes símbolos de Porto Alegre e porque não dizer, do Rio Grande do Sul, a estátua do Laçador

Imagem postada

Interessante é que a estátua do Laçador, que representa o gaúcho devidamente “pilchado”, nasceu durante um concurso realizado na Exposição do IV Centenário de São Paulo no Parque do Ibirapuera para a execução de uma escultura que representasse o homem rio grandense.

A escultura ficaria no local reservado ao Rio Grande do Sul na exposição e o escultor pelotense Antonio Caringi foi o vencedor do concurso com um modelo em gesso que após o termino do evento foi fundida em bronze e ofertada ao governo paulista

Devido à reivindicação popular, pois até então Porto Alegre não tinha um monumento que representasse o gaúcho, a estátua foi comprada pela prefeitura da capital do Rio Grande e inaugurada em 20 de setembro de 1958 como parte das comemorações do 123 aniversário da Revolução Farroupilha no Largo dos Bombeiros, na Avenida dos Estados e próxima ao aeroporto

Em 2007 a estátua foi transferida deste local para o Sítio do Laçador, localizado na mesma avenida, mas a seiscentos metros do local original, em frente ao terminal dois do aeroporto Salgado Filho para permitir a construção de um viaduto

Isso quer dizer então que o Laçador é paulista?? :uhm: :uhm:

Bem, depois da historinha do Laçador cheguei ao terminal um. Ainda faltava um tempo para meu amigo chegar então fiquei dando mais algumas voltinhas pelo terminal, o suficiente para registrar as lojas da Pluna e da Taca que tinham ficado faltando

Imagem postada

Falando em companhias aéreas, da época da viagem até hoje houve algumas mudanças se considerarmos as que operam no Salgado Filho. Saiu a Pantanal e entraram Passaredo, Tap e Copa Airlines

Ainda passeando entrei em uma loja com produtos típicos gaúchos. Chamaram a atenção estas havaianas com a bandeira do estado. Baita chinelagem tchê!! :lol:

Imagem postada

Deu até para registrar o terminal por fora

Imagem postada

E fazer mais spotting, inclusive fotografei neste dia pela primeira vez o ATR 72 da BQB no qual teria a oportunidade de voar cerca de sete meses depois (não no mesmo prefixo fotografado). As fotos estão no mesmo link já indicado mais atrás neste reporte

E após toda essa encheção de lingüiça chegou meu amigo e de táxi fomos até sua residência que se localiza na Avenida Ipiranga, bem próxima do Shopping Bourbon, onde por sinal demos uma passadinha no final da tarde e aproveitei para comprar entre outras coisas, uma bela cuca para minha avó (ela adora!!) e uns docinhos de Pelotas (bastante famosos) para minha namorada. Tem um stand no shopping de uma doceria chamada Pedaço do Céu que vende os doces e se quiserem ficar com água na boca é só acessar http://pedacodeceu.com.br/

Bem, do resto deste dia destaco mais comida!! Tenho que falar do excelente bauru que jantamos (pedido por delivery) da tradicionalíssima Trianon Bauru (http://www.trianonbauru.com.br/). De fato bauru melhor que em Porto Alegre eu só comi em... Bauru!!

O que torna o bauru gaúcho delicioso (além do recheio) é que eles usam um tipo de pão chamado pão cervejinha que nunca encontrei em São Paulo ao invés do pão francês. Vale a pena experimentar e não pensem que estou fazendo merchand nos FR não, é que o que é bom deve ser divulgado.

Pois senhores, aqui termina a primeira parte deste primeiro reporte. Não postarei o reporte todo de uma vez, pois tenho piedade de vossas conexões de internet :P . Em breve postarei a segunda parte desta agradável viagem com um passeio pelo centro de Porto Alegre, pelo Rio Guaíba e o voo de volta. Até lá então!!

#3 lucasjacobus

• Usuários
  • 90 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:19/01/1983
Reputação: 39

Postado 02 de janeiro de 2012 - 10:01

View PostFCANTERAS, em 02 de janeiro de 2012 - 05:18 , disse:

Este terminal na época estava sendo reformado para ser reaberto. Conta com dois pisos sendo que atualmente no inferior estão os setores de embarque, desembarque e balcões de check in e no superior há um terraço panorâmico. Na data da viagem o piso inferior estava em reforma então não tenho fotos do mesmo, mas o terraço estava aberto

Imagem postada

No terraço havia (ainda há??) um bom restaurante que servia principalmente aos funcionários que trabalhavam nos escritórios das empresas de táxi aéreo e escolas de aviação que funcionavam no terminal

Imagem postada

E neste local aproveitei para almoçar e passar algumas agradáveis horas fotografando. Os vidros felizmente não refletem até alma penada como os do outro terminal. Aliás, é o melhor lugar para se apreciar a arquitetura do terminal novo

Imagem postada

Nos tempos do antigo terminal, o programa era ir até o terraço e fazer um misto de "spotting" com farofada, abanando para os que embarcavam, pois no terminal antigo não havia fingers, fato este que gerava um forte complexo de inferioridade a nós portoalegrenses, pelo menos a mim, na minha infância e adolescência! Embarcar por fingers era um luxo inacessível a nos gaúchos! O pior é que nas minhas lembranças do terminal antigo, SEMPRE que eu desembarcava em POA estava chovendo e ventando!

Além do mais, outro complexo de inferioridade era que, com exceção de BUE, SCL e MVD, vôo internacional era sinônimo de GRU ou GIG... felizmente já há outras opções.

Esqueci de botar como "quote", mas o cinema está desativado há anos, nunca fui lá por sinal. E houve algumas mudanças nas concessões dos pontos comerciais do aeroporto, mas não pude avaliar todas... O Viena e o McDonald's continuam! :D

No mais, mais um excelente FR do mestre!

#4 Matheus Capoani

• Usuários
  • 47 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:25/03/1990
Reputação: 36

Postado 02 de janeiro de 2012 - 11:10

Boeings matou ¬¬ haha

#5 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7399 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3316

Postado 02 de janeiro de 2012 - 11:49

Belo FR Canteras!

View PostFCANTERAS, em 02 de janeiro de 2012 - 04:56 , disse:

Ainda bem que a vista pela janela era de graça. Durante o voo fomos costeando o litoral enfrentando vez ou outra alguma turbulência de céu claro

Imagem postada

Canteras, fala baixo, vá que um ser iluminado tipo Michael O´Leary tenha a brilhante idéia de colocar uma maquininha em cada persiana para por moeda e ver a paisagem. :P

Olhem só que detalhe interessante. Um cinto de segurança da Varig

Imagem postada

Ué?? Mas esse avião nunca operou na Varig...

Mas operou na Gol. Com certeza em alguma ocasião lá em Confins nos hangares da laranjinha esse cinto de algum jeito saiu de algum Varig e foi parar no GLB ficando no avião

E detalhe que é o logo antigo da Varig (antes do Landor) :omg:

#6 lichmann

• Usuários
  • 2936 Postagens
  • Cidade/UF/País:Corbelia/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1987
Reputação: 2099

Postado 02 de janeiro de 2012 - 17:03

Preciso tecer comentários mesmo Canteras, preciso?

Aaaaah váaaaaa...

...fazer FR assim lá na casa do chapéu

Editado por lichmann, 02 de janeiro de 2012 - 17:04 .

#7 mateusp

• Usuários
  • 179 Postagens
  • Interests:Aviação e ser um piloto comercial.
  • Cidade/UF/País:Taubaté
  • Data de Nascimento:10/08/1998
Reputação: 82

Postado 02 de janeiro de 2012 - 18:26

Belo report Canteras !!! Nem precisava falar !
To aguardando a volta
Abracos

#8 erick civetta

• Usuários
  • 1208 Postagens
  • Interests:Aviação,Futebol,Mulheres.
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:16/06/1997
Reputação: 1000

Postado 03 de janeiro de 2012 - 13:49

gostei do FR :joinha:

''Ainda bem que a vista pela janela era de graça.''
quase morri de rir lendo isso :rotflol:

Editado por erick civetta, 03 de janeiro de 2012 - 13:52 .

#9 erick civetta

• Usuários
  • 1208 Postagens
  • Interests:Aviação,Futebol,Mulheres.
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:16/06/1997
Reputação: 1000

Postado 03 de janeiro de 2012 - 13:56

Imagem postada

li suco de fruta no cardapio e lembrei disso

#10 João Vítor Balduino

• Usuários
  • 3298 Postagens
  • Interests:Aviação / Aeromodelismo / Automobilismo / Formação de Aviadores
  • Cidade/UF/País:Ribeirão Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:19/03/1996
Reputação: 1978

Postado 03 de janeiro de 2012 - 16:01

Boa mestre!!

FR do Canteras é chover no molhado... Sempre gostoso de ler e viajar junto!!

Excepcional!! E, mesmo com preço bom e espaço mínimo, a Webjet não deixa de ser uma boa opção para nós, entusiastas, que querem ter o puro prazer de voar gastando pouco.

No aguardo, ansioso, do FR de retorno!

Abração!

#11 trevisan26

• Usuários
  • 33 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, RS Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1996
Reputação: 14

Postado 03 de janeiro de 2012 - 19:57

Pra variar, ótimo FR.
Mas e esse avião da Air China, alguém tem alguma ideia do que fazia aqui por Porto Alegre ?

#12 Alex Vieira

• Usuários
  • 2140 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1982
Reputação: 2726

Postado 03 de janeiro de 2012 - 21:32

Falem o que quiser, a Webjet junto com Trip e Avianca são as três melhores cias aéreas desse país no meu ponto de vista.

Sobre o FR, dispensa comentários, o mestre transforma um bate e volta numa cia low cost num cruzeiro voador prazeroso. Ainda mais tomando uma coca (é claro).

#13 Fabio Xap

• Usuários
  • 565 Postagens
  • Cidade/UF/País:Chapecó - SC - Brasil
  • Data de Nascimento:03/12/1973
Reputação: 49

Postado 03 de janeiro de 2012 - 21:56

"Felomenal" rico report como sempre!!

#14 Kym

• Usuários
  • 88 Postagens
  • Interests:Aviação Comercial
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:11/03/1993
Reputação: 4

Postado 04 de janeiro de 2012 - 02:47

Cara,eu já voei WEB muitas vezes e nunca tive a sorte de encontrar uma revista de bordo!!!!! ://

#15 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens

Postado 04 de janeiro de 2012 - 04:18

View Postlucasjacobus, em 02 de janeiro de 2012 - 10:01 , disse:

Nos tempos do antigo terminal, o programa era ir até o terraço e fazer um misto de "spotting" com farofada, abanando para os que embarcavam, pois no terminal antigo não havia fingers, fato este que gerava um forte complexo de inferioridade a nós portoalegrenses, pelo menos a mim, na minha infância e adolescência! Embarcar por fingers era um luxo inacessível a nos gaúchos! O pior é que nas minhas lembranças do terminal antigo, SEMPRE que eu desembarcava em POA estava chovendo e ventando!

Além do mais, outro complexo de inferioridade era que, com exceção de BUE, SCL e MVD, vôo internacional era sinônimo de GRU ou GIG... felizmente já há outras opções.

Esqueci de botar como "quote", mas o cinema está desativado há anos, nunca fui lá por sinal. E houve algumas mudanças nas concessões dos pontos comerciais do aeroporto, mas não pude avaliar todas... O Viena e o McDonald's continuam! :D

No mais, mais um excelente FR do mestre!

Fala Lucas!! Cara, morei em Porto Alegre entre 1997 e 2000 e todo ano vou visitar os amigos. Saudades do velho terminal, de ver o A300 da Vasp, os DC10 da Varig e os 767 da Transbrasil do terraço. Saudade dos tempos em que fazia meus voos de instrução nos aviões do Aeroclube de São Leopoldo lá no Salgado Filho. Pode ter certeza que embarcar no patio é muito melhor que embarcar nos fingers, mesmo com chuva

View PostMatheus Capoani, em 02 de janeiro de 2012 - 11:10 , disse:

Boeings matou ¬¬ haha

Vai ver que é para mostrar que a empresa não tem só um avião né??

View PostA345_Leadership, em 02 de janeiro de 2012 - 11:49 , disse:

Belo FR Canteras!

Canteras, fala baixo, vá que um ser iluminado tipo Michael O´Leary tenha a brilhante idéia de colocar uma maquininha em cada persiana para por moeda e ver a paisagem. :P

E detalhe que é o logo antigo da Varig (antes do Landor) :omg:

Se algum iluminado tiver essa idéia eu abato!! A tiros!! O cinto é interessante mesmo, com certeza veio de algum antigão da Varig

View Postlichmann, em 02 de janeiro de 2012 - 17:03 , disse:

Preciso tecer comentários mesmo Canteras, preciso?

Aaaaah váaaaaa...

...fazer FR assim lá na casa do chapéu

Valeu!!!

View Postmateusp, em 02 de janeiro de 2012 - 18:26 , disse:

Belo report Canteras !!! Nem precisava falar !
To aguardando a volta
Abracos

Em breve!!

View Posterick civetta, em 03 de janeiro de 2012 - 13:49 , disse:

gostei do FR :joinha:

''Ainda bem que a vista pela janela era de graça.''
quase morri de rir lendo isso :rotflol:

Pelo menos algo ainda é né??

View Posterick civetta, em 03 de janeiro de 2012 - 13:56 , disse:

Imagem postada

li suco de fruta no cardapio e lembrei disso

View PostJoão Vítor Balduino, em 03 de janeiro de 2012 - 16:01 , disse:

Boa mestre!!

FR do Canteras é chover no molhado... Sempre gostoso de ler e viajar junto!!

Excepcional!! E, mesmo com preço bom e espaço mínimo, a Webjet não deixa de ser uma boa opção para nós, entusiastas, que querem ter o puro prazer de voar gastando pouco.

No aguardo, ansioso, do FR de retorno!

Abração!

Com certeza. A proposta da Web é clara, te levamos de A para B a um preço bastante baixo e sem firulas.

View Posttrevisan26, em 03 de janeiro de 2012 - 19:57 , disse:

Pra variar, ótimo FR.
Mas e esse avião da Air China, alguém tem alguma ideia do que fazia aqui por Porto Alegre ?

No idea...

View PostAlex Vieira, em 03 de janeiro de 2012 - 21:32 , disse:

Falem o que quiser, a Webjet junto com Trip e Avianca são as três melhores cias aéreas desse país no meu ponto de vista.

Sobre o FR, dispensa comentários, o mestre transforma um bate e volta numa cia low cost num cruzeiro voador prazeroso. Ainda mais tomando uma coca (é claro).

Hahahahahahaha!!! Adorei o comentario!!

View PostFabio Xap, em 03 de janeiro de 2012 - 21:56 , disse:

"Felomenal" rico report como sempre!!

Obrigado!!

View PostKym, em 04 de janeiro de 2012 - 02:47 , disse:

Cara,eu já voei WEB muitas vezes e nunca tive a sorte de encontrar uma revista de bordo!!!!! ://

Acho que já faz um tempo que não há mais revista de bordo nos voos da Web

#16 Márcio Santos

• Usuários
  • 2257 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/ BRASIL
  • Data de Nascimento:15/11/1982
Reputação: 1010

Postado 04 de janeiro de 2012 - 08:35

Pra variar mais um FR brilhante!!!

Os detalhes são tao ricos que é possível sentir o sabor do sanduiche e a coca cola, é como se praticamente estivéssemos juntos no assento ao lado!

como diria o velho deitado: "Felomenal"!! rs

Abraço

#17 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens

Postado 05 de janeiro de 2012 - 17:26

View PostMárcio Santos, em 04 de janeiro de 2012 - 08:35 , disse:

Pra variar mais um FR brilhante!!!

Os detalhes são tao ricos que é possível sentir o sabor do sanduiche e a coca cola, é como se praticamente estivéssemos juntos no assento ao lado!

como diria o velho deitado: "Felomenal"!! rs

Abraço

Valeu Marcio!!

#18 x-varigvinny

• Usuários
  • 483 Postagens
  • Interests:Aprofundar conhecimentos sobre a aviação
  • Cidade/UF/País:Santa Maria-RS
  • Data de Nascimento:23/06/1981
Reputação: 278

Postado 06 de janeiro de 2012 - 17:31

Para acompanhar o spotting uma Coca Cola?? Nada disso!! Fruki!! :lol: Autenticamente gaúcha e feita em Lajeado

Imagem postada

Ainda passeando entrei em uma loja com produtos típicos gaúchos. Chamaram a atenção estas havaianas com a bandeira do estado. Baita chinelagem tchê!! :lol:

Imagem postada

O Fruki é um refri tão importante que até o Beckham toma :dente:

E não me vem ofender os chinelos chamando de Havaianas, esse aí é o Ballina (http://www.ballina.com.br/), melhor chinelo do RS hahahahaha

Excelente Flight Report, Canteras (opa, pleonasmo dizer ótimo FR do Canteras). No aguardo dos próximos.

#19 Dexter

• Usuários
  • 313 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:15/10/1972
Reputação: 254

Postado 07 de janeiro de 2012 - 08:56

Ótimo report, cara...

View PostFCANTERAS, em 02 de janeiro de 2012 - 04:56 , disse:

Sem muito que fazer fiquei ora passeando um pouco pela sala e ora aguardando sentado. Chamava a atenção um grupo de meninas judias que provavelmente participavam de alguma excursão para Curitiba. Vez ou outra uma se aproximava de uma parede e fazia suas orações, parecido com o que os judeus fazem no Muro das Lamentações. Muito interessante!!

Judias espertas essas... quer melhor muro das lamentações que o aeroporto de Guarulhos?

#20 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens

Postado 07 de janeiro de 2012 - 16:51

View Postx-varigvinny, em 06 de janeiro de 2012 - 17:31 , disse:

O Fruki é um refri tão importante que até o Beckham toma :dente:

E não me vem ofender os chinelos chamando de Havaianas, esse aí é o Ballina (http://www.ballina.com.br/), melhor chinelo do RS hahahahaha

Excelente Flight Report, Canteras (opa, pleonasmo dizer ótimo FR do Canteras). No aguardo dos próximos.

Valeu!! Adoro Fruki!! Direto de Lajeado. Pô, me amarrei nesses chinelos, quase comprei um, hehehehehe!!!

View PostDexter, em 07 de janeiro de 2012 - 08:56 , disse:

Ótimo report, cara...

Judias espertas essas... quer melhor muro das lamentações que o aeroporto de Guarulhos?

Valeu Dexter. Hahahahahahaha, tem razão!!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)