Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Ponte Aérea Capira nas asas da Azul!

ATR RAO VCP PR-AZS 72-200

Já existem 12 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 João Vítor Balduino

• Usuários
  • 3298 Postagens
  • Interests:Aviação / Aeromodelismo / Automobilismo / Formação de Aviadores
  • Cidade/UF/País:Ribeirão Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:19/03/1996
Reputação: 1975

Postado 02 de janeiro de 2012 - 22:03

*
Popular

Bem Amigos!

Nós, entusiastas da aviação, quando programamos uma viagem, sempre procuramos colocar algo que envolva aviação no meio. Seja o deslocamento até o destino via aéreo, um spotting no aeroporto local, visitas a museus temáticos, e muitos outros passeios. Comigo, é claro, não poderia ser diferente.

Em Julho, viajei com a Azul em dois vôos: CWB – VCP e VCP – CWB. Como relatado em outro FR (Do ventilador para o aquecedor, parte 2), nosso voo Curitiba – Campinas atrasou. E atrasou muito. Ok. Você deve estar se perguntando: “Que diabos isso tem a ver com este flight report?” Tudo! Cerca de um mês após este vôo, recebi em meu e-mail dois vouchers da AZUL, ambos em meu nome. O texto do e-mail:

Prezado (a) JOÃO VITOR BALDUINO,

conforme lhe foi informado em comunicação anterior, com as nossas desculpas pelo transtorno, referente ao atraso do seu voo, estamos lhe enviando abaixo um voucher no valor total de R$ 50 (cinquenta reais), para ser utilizado como desconto na compra de uma nova passagem da Azul, válido por um ano a partir de 19/07/2011.

Voucher nro: XXXXXXXXXXXXXXX

Para utilizar seu voucher, você pode fazer a escolha de sua viagem no site da Azul e, ao chegar à página de pagamento, basta inserir a numeração do voucher no campo designado para isso e clicar em "Calcular Valor".
Ou você pode utilizar os outros canais: através de nossa central de atendimento (telefone 4003-1118) ou através de sua agência de viagem.
Esperamos ver você em breve a bordo de um de nossos voos.

Foram dois e-mails iguais a este, com número de voucher diferente. Já era sabido por mim que, apesar da longa validade do presente, eu teria que usar ele. Voar já estava nos planos!

Meu pai, que trabalha na área de logística, mantém duas filiais. Uma em Ribeirão Preto, e outra na região de Campinas. Esporadicamente, ele necessita viajar para lá a mando do “chefe”, para resolver problemas rotineiros. Felizmente (E por pura sorte), estas viagens caem na sexta feira, o que permite que eu e minha mãe fossemos juntos nestas viagens, aproveitando para resolver assuntos pessoais. No mês de setembro, a programação era uma viagem na sexta a tarde para Campinas, retornando de noite. EURECA! Entrei no site da Azul assim que soube desta curta viagem e pesquisei um simples RAO – VCP, para a tarde da sexta. Para minha alegria, o preço estava bastante convidativo e eu poderia usar o voucher, fazendo com que a viagem saísse quase de graça. Como sempre, quatro letinhas e uma magia: VISA. Saltou da carteira e em menos de 2 minutos eu tinha na minha caixa de entrada o itinerário de viagem da companhia paulista. Agora, eu era passageiro da Azul para o vôo 4307, um curtíssimo trecho entre Ribeirão Preto e Campinas, duas importantes cidades do interior paulista que agora contam com essa ótima ligação da Azul.

23/09 – RAO/VCP – AD4307

Na ocasião, este vôo seria numa sexta feira. Logo, teria aula de manhã, mas nada que desanimasse, afinal, faria uma coisa que muitos adoram e eu simplesmente amo: VOAR. Após os compromissos diários e um rápido almoço, tomei um banho, me arrumei e segui para o Aeroporto Leite Lopes, que serve a cidade de Ribeirão Preto e toda sua vasta região de municípios. O balcão da Azul estava vazio, com uma pequena fila, e fui atendido pela simpática funcionaria em menos de 5 minutos, saí com meu Boarding Pass na mão e agora me restava apenas aguardar a chamada para o embarque. Antes disso, uma pausa para um lanchinho na pequena lanchonete do aeroporto, que ainda com preços abusivos, serve uma esfiha de carne bastante boa. Após, fui para a sala de embarque, que já estava cheia, visto que junto com nosso vôo sairia também um vôo da Webjet para Brasília e Salvador. Sem mais delongas, fomos convidados para embarque através do portão 3. Como eu não me encaixava em nenhuma das prioridades da chamada inicial, aguardei até que a segunda chamada fosse feita, o que não demorou muito. Neste dia, muitos passageiros do nosso vôo fariam em Viracopos conexão para o Rio de Janeiro, pois naquele final de semana estava acontecendo o Rock in Rio, enorme evento de música que reúne diversas bandas nacionais e internacionais, mundialmente famoso pela sua qualidade e quantidade de bandas.

Breve caminhada e logo estávamos no pé da cauda do nosso ATR. E quem nos levaria até Campinas? O experiente PR-AZS. Começou sua vida em 1998, voando na KLM Uk. Em 1999, foi para a Gill Aviation, em 2000 para a BAC Express, onde ficou até 2004. Depois, foi parar no sudeste asiático, voando para a Vietnam Airlines até 2010, quando veio para a Azul, conhecer agradáveis cidades do interior Paulista, Paranaense e Mineiro.

Já dentro do AZS, aguardando o embarque do restante do pessoal.

Imagem postada
DSC00642 por FrDoBalduino, no Flickr

E o pitch dos ATR 72-200 da Azul. Não é igual ao E-JET, mas mesmo assim não é apertado como na Webjet e afins.

Imagem postada
DSC00643 por FrDoBalduino, no Flickr

E o AZS visto da minha poltrona. Reparem no “Ninho de Mafagafo que tinha sete mafagafinhos” pouco a frente. Quase que fui “desmafaguizar” os “mafagafos”.

Imagem postada
DSC00644 por FrDoBalduino, no Flickr

Pouco antes, nosso comandante nos dirigiu a palavra, com algumas informações a respeito de nossa viagem, bem como sobre o tempo em Campinas. Assista e ouça no vídeo abaixo:

Como vocês puderam ouvir, um vôo bastante rápido na nossa ponte-aérea caipira, apelido dado pelo nosso companheiro de CR, Fernando Canteras, a este vôo que liga duas belas e ricas cidades do interior paulista. Poucos minutos após o speech do comandante, iniciamos nosso procedimento de pushback e acionamento dos motores.

Imagem postada
DSC00645 por FrDoBalduino, no Flickr

E já taxiando até a pista 36 do Leite Lopes.

Imagem postada
DSC00647 por FrDoBalduino, no Flickr

Imagem postada
DSC00648 por FrDoBalduino, no Flickr

Sem delongas nem nhem-nhem-nhem, alinhamos e decolamos sem parada, dando início ao nosso vôo.

Decolagem tranquilissima, prosseguimos na nossa subida até o nível de cruzeiro, efetuando a saída proposta pelo APP Academia, a SID ULAM.

Imagem postada
DSC00652 por FrDoBalduino, no Flickr

Tão logo os avisos de atar cintos foram apagados, as nossas Blue Angels deram início ao serviço de bordo, que neste vôo seria composto por Biscoito Recheado, Mix Aperitivo, e biscoito integral com gergelim. As bebidas seriam apenas Suco de Laranja e água mineral sem gás.

Fiquei com o suco, uma bolachinha recheada e dois pacotinhos de biscoito integral. Tudo muito bom, o que é chover no molhado em vôos da companhia paulista.

Imagem postada
DSC00653 por FrDoBalduino, no Flickr

Sem muito o que fazer, que não fotografar e filmar, aproveitei para dar uma olhada na revista de bordo da Azul, que trazia o avião Bandeira na capa. Conteúdo muito legal para quem Curte aviação!

Imagem postada
DSC00656 por FrDoBalduino, no Flickr

Imagem postada
DSC00657 por FrDoBalduino, no Flickr

E o mapa de rotas da Azul, bastante amplo dada a idade da companhia.

Imagem postada
DSC00658 por FrDoBalduino, no Flickr

Ah, e a cabine do ATR, em vídeo, já na descida para Campinas.

E nosso comandante volta no PA, com mais informações sobre Campinas, que felizmente eram as mesmas passadas ainda no speech em Ribeirão. Apenas reiterou que teríamos um pequeno desconforto na chegada, mas nada que comprometesse a segurança de nosso vôo. O desconforto, para os demais pax, foi grande, pois foi uma turbulência razoavelmente forte. Para mim, foi pura emoção. Uhul!!

Estamos chegando!!

Imagem postada
DSC00660 por FrDoBalduino, no Flickr

O shopping Outlet Premium e a parada SerrAzul, próximos a São Paulo (Capital), na nossa APP para RWY33 de Viracopos.

Imagem postada
DSC00663 por FrDoBalduino, no Flickr

Já estávamos na final da 33! Balançando um pouco, mas tudo tranqüilo. Acompanhe nosso pouso, diga-se de passagem, um senhor pouso!

Senhoras e senhores, sejam bem vindos a Campinas!! Paramos na inércia e fomos até o fim da pista, onde livramos e taxiamos rumo ao pátio principal. No caminho, algumas aeronaves da Azul, na sua casa, aguardando passageiros para posteriores vôos.

Imagem postada
DSC00666 por FrDoBalduino, no Flickr

Imagem postada
DSC00667 por FrDoBalduino, no Flickr

Imagem postada
DSC00668 por FrDoBalduino, no Flickr

Chocolover!

Imagem postada
DSC00671 por FrDoBalduino, no Flickr

Chegando....

Imagem postada
DSC00669 por FrDoBalduino, no Flickr

Imagem postada
DSC00672 por FrDoBalduino, no Flickr

Emfim, paramos na posição remota e aguardamos a chegada do ônibus da Infraero. Depois disso, foi desembarcar, fazer um lanchinho e aguardar a chegada dos meus pais. Uma pena Viracopos não ter um terraço panorâmico, pois assim o tempo passaria mais rápido fotografando os lindos jatos da Azul.

Espero que tenham gostado! FR simples, mas bonitinho!

Na fila, ainda tenho para vocês: RAO – VCP – CNF de Azul, RAO – CGH – RAO de TAM, RAO – VCP – RAO de Azul, voando no ATR72-600 rosinha. Aguardem!!

Um abraço!!

Balduino.

#2 Diniz Júnior

• Usuários
  • 1124 Postagens
  • Cidade/UF/País:FOR / SBFZ
  • Data de Nascimento:05/06/1990
Reputação: 236

Postado 02 de janeiro de 2012 - 22:14

Show Balduino! Muito bom... Realmente, impressiona como a Azul cresceu em ''tão pouco'' tempo... Não tive o prazer de voar com eles ainda mas espero voar em breve.

Abç!

#3 erick civetta

• Usuários
  • 1208 Postagens
  • Interests:Aviação,Futebol,Mulheres.
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:16/06/1997
Reputação: 999

Postado 02 de janeiro de 2012 - 22:15

FR legal,lindas fotos.
mas nao aguento mais o AZS :mad: (ja enjoei dele)

#4 raphaelvix

• Usuários
  • 2522 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória ES Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1996
Reputação: 121

Postado 02 de janeiro de 2012 - 22:56

Boa Balduíno!
Mais um belo FR! :)
Abraço!

#5 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP
  • Data de Nascimento:15/02/1975
Reputação: 1664

Postado 02 de janeiro de 2012 - 23:50

Esse voozinho RAO/VCP é bem gostoso mesmo. Muito bom o reporte da "ponte aérea caipira" Balduíno!!

#6 Alex Vieira

• Usuários
  • 2140 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1982
Reputação: 2726

Postado 03 de janeiro de 2012 - 21:42

Serviço de bordo para 38 minutos tem mais comida que os GRU-MAO da Gol...

Muito bom o FR Canteirinhas. Gosto bastante do ATR.

#7 TripleSeven

• Usuários
  • 749 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio
  • Data de Nascimento:13/01/1996
Reputação: 577

Postado 04 de janeiro de 2012 - 12:58

Gostei! FR redondinho!

Abs.

#8 Gabriel Fernando

• Usuários
  • 149 Postagens
  • Cidade/UF/País:Maringá/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:04/07/1996
Reputação: 32

Postado 04 de janeiro de 2012 - 13:31

Muito bom report.

#9 MissedApproach

• Usuários
  • 59 Postagens
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984
Reputação: 8

Postado 05 de janeiro de 2012 - 11:40

Pra variar, mais um FR sensacional! Muito bom FCanteras!

[]´s

Editado por MissedApproach, 05 de janeiro de 2012 - 11:40 .

#10 João Vítor Balduino

• Usuários
  • 3298 Postagens
  • Interests:Aviação / Aeromodelismo / Automobilismo / Formação de Aviadores
  • Cidade/UF/País:Ribeirão Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:19/03/1996
Reputação: 1975

Postado 05 de janeiro de 2012 - 12:20

Pessoal!

Que bom que gostaram!! Logo logo tô soltando o próximo!

Pra variar, mais um FR sensacional! Muito bom FCanteras!

[]´s

Opa Brother, aqui não é o Canteras não...hehehehe...

De qualquer forma, Valeuuuuu!!

#11 Alex Vieira

• Usuários
  • 2140 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1982
Reputação: 2726

Postado 05 de janeiro de 2012 - 12:29

Rola uma AFA que o Canteras vai adotar o João. :rotflol:

#12 Adriano1243

• Usuários
  • 174 Postagens
  • Cidade/UF/País:Londrina
  • Data de Nascimento:13/06/1994
Reputação: 129

Postado 05 de janeiro de 2012 - 15:42

Me permita uma pequena correção, é impossível parar na inércia pois esta caracteriza a capacidade de um móvel permanecer em Movimento Retilíneo Uniforme ou em Repouso. Claro possivelmente o que você quis dizer com esta "inércia" foi de o comandante da aeronave não aplicar nenhuma força sobre a aeronave para fazê-la parar, no entanto ainda existe a força de atrito, tanto com o ar sobre a fuselagem quanto o asfalto sobre o pneu.

:hesaid:

Mesmo assim isso não tira a excelência do seu Flight Report, o qual está muito bem apresentado e detalhado! :like:

Parabéns.

#13 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP
  • Data de Nascimento:15/02/1975
Reputação: 1664

Postado 05 de janeiro de 2012 - 17:22

View PostJoão Vítor Balduino, em 05 de janeiro de 2012 - 12:20 , disse:

Pessoal!

Que bom que gostaram!! Logo logo tô soltando o próximo!

Opa Brother, aqui não é o Canteras não...hehehehe...

De qualquer forma, Valeuuuuu!!

O Balduíno tem razão, mesmo porque eu estou bem mais fininho :coolface:

View PostAlex Vieira, em 05 de janeiro de 2012 - 12:29 , disse:

Rola uma AFA que o Canteras vai adotar o João. :rotflol:

Quer me ferrar Alex?? :rotflol:

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)