alexandre lima, em 10 de janeiro de 2012 - 10:29 , disse:
Belíssima reportagem, as condições ainda continuam daquele jeito?
Amigo, hoje ainda opera-se na região Norte mais ou menos assim, em antigas pistas de garimpo, principalmente em Roraima, mas são vôos nobres, da Funai e Funasa, que levam "rancho", gás, gasolina, fazem remoção de profissionais da ´saúde, de índios que precisam de tratamento médico, enfim...É uma experiência transcendental, mas de fato, os limites continuam tênues....avalia-se de dá pra decolar com determinado peso, de determinada pista, observando=se a inclinação da vegetação (vento) e a hora do dia, depois das 16hs...mais denso, menos quente...
São aviadores com muitas histórias e verdadeiros sobreviventes...fiz parte disso
Segundo o meu sogro, que vivenciou essa época, ele pousou, como passageiro, num BA-146 da falida TABA.... vou até checar essa informação.... jato naquela pista, naquelas condições... humm... sei não.
Segundo o meu sogro, que vivenciou essa época, ele pousou, como passageiro, num BA-146 da falida TABA.... vou até checar essa informação.... jato naquela pista, naquelas condições... humm... sei não.
Voava em Itaituba sim, confere! Fazia a rota Belém-Altamira-Itaituba-Alta Floresta-Cuiabá, o chamado "trans-garimpo", que ja foi operado pelos Fairchild.
Itaituba era um dos aeroportos mais movimentados da época, no vídeo da pra ver bem o movimento, repare que do lado esquerdo da pista tem avião que acabou de pousar, do direito, avião decolando... loucuragem total!
Editado por Kal_Center, 12 de janeiro de 2012 - 12:44 .
Sensacional!Só havia visto trechos dessa reportagem e desta vez assisti tudo.Realmente muito bom!Esses caras devem ter muita história para contar, isso os que saíram vivos.
Cidade/UF/País:Caxias do Sul (onde nasci e me criei), Mato Grosso / Pará (onde conquisto o meu sustento)
Data de Nascimento:01/02/1978
Reputação: 241
Postado 12 de janeiro de 2012 - 18:11
Ainda bem que alguém postou esta maravilha, que por sinal, já tenho salva em meu PC. Cheguei a cogitar de postar o vídeo assim que o recebi, antes mesmo da inclusão dele nesta conta do youtube, mas tinha certeza de que iria causar aquelas polêmicas conhecidas. Porém, fico feliz em ler os comentários que aqui estão, pois finalmente alguns entenderam que este tipo de operação tem que ocorrer. Quanto as condições de Itaituba e do Crepurizão, está totalmente diferente e mais seguro, sendo esta informação completamente constatável nos vídeos que já postei aqui no CR pousando e decolando destas localidades.
Informações que tive há pouco tempo com colegas...fontes confiáveis
Capitão Caverna (orládio rodrigues): Faleceu a bordo do Cheyenne PT-OZY, em 2001, próximo a Uberaba-MG. Na época, diziam que esse Cheyenne, que era da Mabel de Ribeirão, teve uma pane de aquecimento muito séria, e não conseguiram sanar, e o avião veio a se precipitar no solo. Eu nunca voei Cheyenne, mas disseram que os corpos chegaram ao solo, com muitas queimaduras, e isso não foi decorrente da queda em si não. A parte triste, é que o Capitão Caverna não tinha carteira de PAYE, e lançou no FPL o código de outro piloto (apenas UM piloto em SBRP, à época, tinha o PAYE na carteira). O dono da Mabel, e proprietário do avião, também estava pilotando. Uma curiosidade, que fiquei sabendo, é que em 2003, a seguradora, após a investigação, não queria pagar o seguro não. Os filhos do dono da Mabel, entraram na justiça, e pasmen: o juiz determinou que a Chubb Seguradora tinha de pagar sim a indenização de R$1.000.000,00; A seguradora tentou argumentar a história (verídica) do plano de voo, mas o juiz não quis saber.
Pantera Cor de Rosa: Segundo consta, voa um Baron em SBGO
Deixa Comigo: Voa em Santarém
Vié: Já foi morto, como já mostraram.
Só pra registrar aqui!
Sem falso moralismo: Os caras voam muito. Ressalvas - claras - ao tipo de voo. Mas ao que é proposto, sem juizo de valor, são muito bons.
sinto muito pelo o que aconteceu com o capitao caverna... como ja' disse num post na primeira pàgina, nunca me esqueci daquela frase que ele disse ao reporter :
PAYE, sinico, é o acrônimo utilizado para designar o Cheyenne na licença de piloto.
Exemplos:
BECH - Linha King Air - 90
CSE5 - Citation Série 500
PAYE - Cheyenne
E145 - Embraer 145
E326 - Xavante ( eu já vi essa, em CHT ANAC..por incrível que pareça)
Cidade/UF/País:Caxias do Sul (onde nasci e me criei), Mato Grosso / Pará (onde conquisto o meu sustento)
Data de Nascimento:01/02/1978
Reputação: 241
Postado 21 de fevereiro de 2012 - 13:54
Guilherme12, em 20 de fevereiro de 2012 - 03:58 , disse:
O aeroporto de Itaituba era tão movimentado nessa epoca que chegou a pousar avião em cima de avião
É verdade mesmo... Como eu voo muito na região, fiquei sabendo do ocorrido e dos detalhes. As aeronaves foram o PT-CGM (C206) e o PT-JFL(C210), ambos estão irregulares no RAB, e o paradeiro dos dois é uma "pergunta de prova"...
Segue a foto da ocorrência:
Cidade/UF/País:Caxias do Sul (onde nasci e me criei), Mato Grosso / Pará (onde conquisto o meu sustento)
Data de Nascimento:01/02/1978
Reputação: 241
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 16:37
Mauro Silva, em 21 de fevereiro de 2012 - 16:04 , disse:
Vou passar um Vídeo em VHS para CD, postar no You tube e carregar pra cá!
Vou dar minha contribuição ao Voo de Garimpo!
Abc a todos
Mauro
Meu amigo Mauro!!! Já fico tremendamente ansioso por aguardar este teu presente. Tu não imaginas o quanto tento juntar o máximo possível de materiais da aviação de garimpo, da qual faço parte a tempos.
Serei muito grato pela tua contribuição, esteja certo disso!!!
Abaixo, uma sequência de Vídeos de baixa qualidade (de Imagem Ok?), pois era a tecnologia da Época.
Trago para vocês, um pouco da Aventura do Garimpo na Amazônia, Anos 90.
Espero que guardem as pedras, pois esse era o nosso Mundo e TODOS Faziam a mesma coisa!
Essa câmera que usei foi emprestada e usei poucos dias para registrar tudo o que pude.
Desculpem o Amadorismo das Filmagens, além de ser minha primeira vez, a câmera era muito grande e desajeitada.
O menino que aparece no vídeo (Cabrito), tinha 15 anos na época, muito trabalhador e com um Futuro totalmente perdido, mas resgatamos ele e colocamos na Aviação (ajudante geral).
Não sei como ficou a História dele, mas até o Final de Nossa Missão ele estava Vivo!
Mais de metade dos Pilotos, Morreram e 90% das pessoas que aparecem no Vídeo, também Morreram.
O Ouro é o Sonho de Todos, mas conquistado por poucos.
Lá, a vida não tem Valor, o Ouro tem.
Goiano era um Matador Profissional, até chegar no Garimpo já tinha Matado (Feito) mais de 150 pessoas!
Apesar das Dificuldades, sempre mantive uma boa dose de bom Humor, mas manter a Distância é Vital!
Ali não existe Amigo.
Um que se dizia Amigo meu, quis me Matar! Tentou comprar o Mec para me derrubar, mas não conseguiu.
O Estrago feito na Natureza é irreparável, pois a Ganância é desmedida.
Os Índios são preguiçosos e não permitem fotografar nem filmar, mas com cuspe e jeito ....... até o da Índia vai!
O Piloto da Vaca (Cmte Jackson) ainda está na Aviação (administrando).
Indiana Jones, voa na Executiva aqui em São Paulo!
Vilela é dono da Sete em Goiânia.
O Bill se casou com uma Manauara.
Os Outros estão Voando em algum lugar em outra Dimensão.
Acabei filmando de celular as Imagens transmitidas para a Tv através de um Vídeo Cassete!
Grande Abraço a Todos!
O Despertar
Quem é esse cara?
Voltando de uma Mina de Pedras Preciosas e pousando em uma Cachoeira!
Uma pista para se perguntar: Oque é que estou fazendo aqui?
Cidade/UF/País:Caxias do Sul (onde nasci e me criei), Mato Grosso / Pará (onde conquisto o meu sustento)
Data de Nascimento:01/02/1978
Reputação: 241
Postado 10 de março de 2012 - 18:44
Meu Deus do céu!!! Mauro, nem sei como posso agradecer pela contribuição à minha coleção pessoal de dados sobre a aviação de garimpo. Na verdade estou em viagem e impossibilitado de assistir aos vídeos, mas a mão e os olhos já estão coçando para assistir muitas vezes cada um deles.
Te garanto que após assistir escreverei os agradecimentos da forma correta e merecida.