Boas pessoal, antes de começar um FR, vou deixar aqui minha opinião sobre a TAM, bem é a primeira vez que entro num avião da companhia, e também a primeira vez que entro num Airbus de pequeno porte, antes disso apenas num A330 da TAP. Bem sempre tive "medo" da TAM, sempre ouvir aquela piadinha "Transportes Aéreos da Morte" ou então "Tam cai e Varig não" ou então aquela chuva de incidentes e acidentes com o Fokker 100 na década de 90 até meiados da década de 2000, sem contar no episódio do A320 que varou a pista em CGH e aconteceu aquela tragédia que todos preferimos esquecer. Esse entre outros fatores fazem a gente ter um receio, um receio bem idiota, o mesmo que sinto pelo o aeroporto de Congonhas, estranho o fato de ser o maior ponto de acidentes em aérea urbana da América latina, que vem acontecendo desde os primórdios tempos da Vasp. Precisava vir para São Paulo, porém dessa vez com bagagem depois de ouvir aqui no fórum que o desembarque de GRU está um caos completo demorando 2 horas para receber a mala. Decidi descer em Congonhas, mesmo contra minha vontade. Bem primeira parte resolvida, aeroporto ok. Vamos comprar a passagem? Bem, como sabem meu ódio pela Gol pelos excelentes serviços e qualidade da educação dos comissários demonstrados à minha família em duas viagens exclui qualquer possibilidade de uma futura compra de trechos na companhia, bem sobrou duas opções, Tam e Avianca, Avianca só tem um voo para CGH às 21h horário que não dava para mim. Vamos de TAM! Compradas as passagens no dia 12/12/11 por 110,00 + taxas cada trecho sendo, ida e volta. Depois de importunar o Kebler e o João quase duas semanas sobre dúvidas de assentos... Consegui reservar o 25F antes de fazer o web check-in. Feito o Web check-in no dia 12/01/12. Como de praxe a ansiedade para voar, acordei bem cedo, me arrumei, e chamei um táxi, que me deixou em PLU, aguardando o ônibus da Unir que leva para CNF, com a dica dos amigos que o transito estava ruim para CNF fui mais cedo, consultando a previsão do tempo do Google, sampa estava debaixo de chuva, logo minha cabeça fez alusão ao passado, TAM+CGH+CHUVA+A320 = paranoia.

Logo desci comi dois mistos quentes, despachei minha bagagem no balcão EXCLUSIVO para bagagens. Após ver a canalhada do PT e Infraero com o terraço de Confins, descanse em paz. Fiz algumas fotos do movimento rotineiro.
Cenourão

Nota para TRIP dominando a manhã de CNF.

Trip no finger? o rly?

Bem, nossa aeronave o PR-MZY saiu da França em 2001 direto pra vermelhinha e está lá desde então, confesso que ao entrar no mesmo, apesar do maior espaço juro que já vi aeronaves mais conservadas que ele e mais velhas que ele na Webjet e na Trip.

No interior do MZY enquanto os comissários faziam os últimos ajustes nas poltronas, tocava MPB nos alto falantes do A320, me direcionei para minha poltrona, para minha surpresa um fone de ouvido. Achei interessante o sistema de entretenimento da TAM apesar de simples, é funcional.
Bem queria filmar a decolagem, mas tinha um comandante que estava retornando para SP na poltrona do meu lado, seria uma falta de respeito sendo que nas instruções de voo diz claramente para desligar aparelhos eletrônicos.
As instruções de voo foram passadas pelo "Vovô Dedé" do museu Tam, um personagem 3D. achei legal a jogada pois as crianças que estavam perto olharam fixamente para os LCD enquanto o boneco passava as instruções de segurança, ponto pra TAM.
09:28 em ponto, e o A320 no maior pique subiu feito uma bala, achei legal o estilo de decolagem do francês. Nosso tempo de voo estimado era de 1:20 minutos, o comandante Peixoto num simpático speech nos passou as coordenadas de como estava o tempo em SP, e em seguida fez o mesmo speech em inglês, não foi informado o nome do copila, infelizmente.

Vale notar que no A320 são quatro comissários, sendo duas mulheres e dois homens, as mulheres ficam na frente da aeronave, e os homens cuidam do traseiro gigante do Airbus.
Vamos lanchar?
Opções de bebidas: Suco de laranja, Coca Cola, Coca Zero, Café, Água e Café com Leite.
Escolhi Coca é claro, como o sábio Boss Canteras diria.
Para o tempo de viagem achei o lanche honesto. O mini sanduíche composto de pão francês, apresuntado, queijo e requeijão estava muito saboroso, e um iogurte de mel, cortesia da Danone em parceria com a Tam. Além disso uma salada de frutas, laranja, melão e mamão.

Tocamos o solo de Congonhas e o tempo estava seco! Problema Google?
Exatamente às 10:49 o A320 foi acoplado no finger, o desembarque foi à jato, tão rápido como os demais serviços da companhia. As malas já estavam na esteira.
Moral da história? Agora sou cliente fiel da TAM, gostei muito do A320, além da simpatia de toda a tripulação, pra mim aquele lance de Transportes Aéreos para a Morte ficou no passado.
Meus parabéns à TAM.
E um grande abraço para o pessoal do CR !

Logo desci comi dois mistos quentes, despachei minha bagagem no balcão EXCLUSIVO para bagagens. Após ver a canalhada do PT e Infraero com o terraço de Confins, descanse em paz. Fiz algumas fotos do movimento rotineiro.
Cenourão

Nota para TRIP dominando a manhã de CNF.

Trip no finger? o rly?

Bem, nossa aeronave o PR-MZY saiu da França em 2001 direto pra vermelhinha e está lá desde então, confesso que ao entrar no mesmo, apesar do maior espaço juro que já vi aeronaves mais conservadas que ele e mais velhas que ele na Webjet e na Trip.

No interior do MZY enquanto os comissários faziam os últimos ajustes nas poltronas, tocava MPB nos alto falantes do A320, me direcionei para minha poltrona, para minha surpresa um fone de ouvido. Achei interessante o sistema de entretenimento da TAM apesar de simples, é funcional.
Bem queria filmar a decolagem, mas tinha um comandante que estava retornando para SP na poltrona do meu lado, seria uma falta de respeito sendo que nas instruções de voo diz claramente para desligar aparelhos eletrônicos.
As instruções de voo foram passadas pelo "Vovô Dedé" do museu Tam, um personagem 3D. achei legal a jogada pois as crianças que estavam perto olharam fixamente para os LCD enquanto o boneco passava as instruções de segurança, ponto pra TAM.
09:28 em ponto, e o A320 no maior pique subiu feito uma bala, achei legal o estilo de decolagem do francês. Nosso tempo de voo estimado era de 1:20 minutos, o comandante Peixoto num simpático speech nos passou as coordenadas de como estava o tempo em SP, e em seguida fez o mesmo speech em inglês, não foi informado o nome do copila, infelizmente.

Vale notar que no A320 são quatro comissários, sendo duas mulheres e dois homens, as mulheres ficam na frente da aeronave, e os homens cuidam do traseiro gigante do Airbus.
Vamos lanchar?
Opções de bebidas: Suco de laranja, Coca Cola, Coca Zero, Café, Água e Café com Leite.
Escolhi Coca é claro, como o sábio Boss Canteras diria.
Para o tempo de viagem achei o lanche honesto. O mini sanduíche composto de pão francês, apresuntado, queijo e requeijão estava muito saboroso, e um iogurte de mel, cortesia da Danone em parceria com a Tam. Além disso uma salada de frutas, laranja, melão e mamão.

Tocamos o solo de Congonhas e o tempo estava seco! Problema Google?
Exatamente às 10:49 o A320 foi acoplado no finger, o desembarque foi à jato, tão rápido como os demais serviços da companhia. As malas já estavam na esteira.
Moral da história? Agora sou cliente fiel da TAM, gostei muito do A320, além da simpatia de toda a tripulação, pra mim aquele lance de Transportes Aéreos para a Morte ficou no passado.
Meus parabéns à TAM.
E um grande abraço para o pessoal do CR !