Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

RBR/MCZ via BSB e GIG

Já existem 12 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Silva

• Usuários
  • 635 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio Branco/Acre/Brasil
  • Data de Nascimento:18/01/1973
Reputação: 68

Postado 23 de janeiro de 2012 - 10:33

RBR/MCZ via BSB e GIG

Data: 09JAN2012
Companhia: TAM
Vôos: JJ 3585 – JJ 3843 e JJ 3278
Origem: Aeroporto Plácido de Castro – Rio Branco - Ac
Destino: Aeroporto Zumbi dos Palmares – Maceió – AL
Aeronaves: A319 e A320
Assentos: 20F/24F/23F

Janeiro costuma ser meu mês de férias, o que não gosto muito por ser muito caro viajar nesse período. Mas como não puder mudar para outro mês, fazer o que né?!! Ainda em novembro planejei uma viagem para Maceió e Aracajú. Marquei o trecho RBR/MCZ com dois meses de antecedência para garantir vaga nos poucos vôos que atendem RBR. Tinha pontos no Smiles e Fidelidade. Na Gol o trecho só estava disponível por 20 mil pontos. Na TAM havia várias opções de vôos por 10.000 pontos. Usei pontos da TAM e deixei os 10 mil pontos da Gol para outra ocasião. Como eu não queria chegar à MCZ na madrugada, acabei escolhendo a rota disponível “mais rápida”: RBR/BSB/GIG/MCZ, vôo longo como já esperado numa viagem entre dois extremos do país. Previsão de saída de RBR às 01h10min do dia 09 de janeiro/2012 e chegada em Maceió às 13h10min.

Imagem postada

Imagem postada

Cheguei ao aeroporto de Rio Branco antes da meia noite de domingo, dia 08/01, e fiz meu checkin rápido e sem filas. No horário havia pouco movimento no aeroporto. Fui ver as aeronaves que estavam no pátio: o 73G PR-GID da Gol que faz o vôo 1430/1431, é o “pinga pinga” RBR/PVH/MAO/STM/BEL/SLZ/FOR. Esse vôo chega em RBR às 22h10min e sai às 01h43min. O E175 PP-PJD que faz o vôo 5263/5262 RBR/PVH/CNF e chega diariamente em RBR às 22h5min e sai às 04h00min. Esse vôo tem boa ocupação, pois permite conexão em PVH para MAO, CGB e GRU, além de inúmeras outras em CNF. A Trip possui 2 vôos diários entre CNF e RBR com boas conexões na capital mineira. Os preços são muito bons, sendo que em algumas rotas é a opção mais barata saindo de RBR. Espero que em breve o vôo noturno seja operado por um E190, como ocorre no vôo diurno.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Apesar desse horário ser ruim para viajar, a chegada em BSB de manhã cedo costuma oferecer mais opções de conexões do que chegando no início da noite.Após a meia noite aumentou bastante o movimento de passageiros e seus acompanhantes no terminal. Sem muita coisa para fazer e com muito sono fui para a sala de embarque às 00h55min. A sala estava lotada pelos passageiros dos 3 vôos com partida para o início da madrugada: TAM para BSB, Gol para BSB e Gol para PVH/ MAO/FOR.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

O A319 PT TMH da TAM deveria chegar às 00h20min, mas atrasou mais de uma hora. Na sala de embarque havia muita gente em pé. Achei estranho o pessoal da Gol não agilizar o embarque dos passageiros do vôo 1430, já que a aeronave estava em solo há várias horas. Antes mesmo da aeronave da TAM chegar uma funcionaria já passava pelos passageiros orientando os mesmos a já ir destacando cartão de embarque que teriam que apresentar antes de entrar no avião, isso agiliza o embarque, já que muitos tinham vários cartões devido a conexões que fariam.

Imagem postada

Imagem postada

O embarque na TAM foi bem rápido e nada da Gol começar o embarque do 1430. Logo chegou também o 1174 procedente de CZS para continuar o vôo até BSB. Com o atraso da TAM, o pátio de RBR ficou com 4 aeronaves em solo: 2 Gol, 1 TAM e 1 Trip. Subi no A319 pela porta traseira, já que meu assento era o 20F. Caras de sono entre os passageiros, famílias inteiras viajando de férias e antes das 02h00min o embarque foi encerrado. Logo iniciamos a corrida na pista de RBR.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Logo tirei um cochilo que foi interrompido pelo serviço de bordo padrão nas madrugadas e manhãs da TAM, o chamado “café da manhã”. Logo tentei tirar um cochilo até a luz do dia indicar nossa chegada à Brasília. Após uma hora de vôo tivemos muita turbulência, embora leve, foi bem freqüente e incomodou.

Imagem postada

Imagem postada

Na chegada à BSB antes das sete da manhã, “tudo branco” lá fora. Muita chuva em toda região. Pousamos às 06h57min.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Devido o atraso na chegada à Brasília a conexão para o GIG foi bem rápida, mal deu tempo de lavar o rosto no banheiro e comer um pão de queijo bem rápido. Até que achei o movimento pequeno em BSB que costuma ser lotado numa manhã de segunda-feira, com filas até no banheiro. O embarque no 3843 foi feito pelo portão 7 e começou às 07h30min. O vôo devia estar com aproximadamente 60% de ocupação. Pushback às 07h51min e, após esperarmos uns minutos, logo decolamos.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Vôo tranqüilo. Iniciaram o serviço de bordo com uma novidade pra mim. Foi oferecido iogurte com aveia (que eu adoro)! Chegamos ao RJ com um tempo nublado. No finger ficamos ao lado de outros aviões da companhia.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Desembarquei no GIG com muito sono. O meu cartão de embarque para o vôo 3278 não indicava qual o portão deveria ocorrer. Sabia que o tempo de espera era bem curto. Olhei para o primeiro painel que estava na minha frente e confundi o meu vôo para MCZ com vôo 3728 para Belo Horizonte – CNF cujo embarque ocorria pelo portão 29. Até achei estranho o “Belo Horizonte”, mas achei que fosse algum vôo triangular que depois de fazer GIG/MCZ fosse para CNF! Cheguei bem rápido ao portão 29, já que o painel indicava embarque imediato. Não havia passageiros lá, só vi alguns já dentro do finger. Entreguei meu cartão para um funcionário da TAM que conversava com outros dois. Ele recebeu o cartão e fui para o finger, que era bem longo. Parei no meio do caminho para fazer uma ligação, já que vi uma pequena fila na porta do avião indicando aquela demora na entrada. Fiz minha ligação e quando ia entrar no avião chegou o funcionário que recebeu meu cartão de embarque. “Senhor, eu recebi seu cartão, mas não é para o senhor entrar nesse avião não, esse avião vai para Belo Horizonte, o seu vôo é para Maceió.. o número do vôo é parecido...” Eu: “Ah sim, eu me confundi então, o meu cartão não indica o portão...”

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Ele me orientou a ir para o portão 23 onde ocorreria o embarque do 3278. Chegando lá achei estranho que o painel só indicava embarques de outros vôos. Logo foi anunciado que o embarque seria no portão 29 mesmo, só que com um pequeno atraso. Ufa! Estava cansado de correr de um lado para outro. Aproveitei para tirar algumas fotos de aeronaves que estavam em solo. Sempre tenho a impressão que o GIG é desorganizado...

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Como é mesmo o nome dessa igreja?!!
Imagem postada

De volta ao portão 29, vi muita gente reclamando da mudança de portão que não avisaram com antecedência e tal. Formou-se uma fila enorme e o embarque foi lento. Tive a impressão que todos os assentos foram ocupados. Enquanto o avião se dirigia a pista de decolagem vi um 767 da TAM. A decolagem demorou. O aviso de decolagem autorizada foi dado pelo comandante às 12h06min.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

O serviço de bordo para MCZ foi aquele sanduichinho de sempre. Nesse trecho um detalhe: um comissário veio até o meu assento e me disse que não era permitido tirar fotos da tripulação e que caso eu tivesse tirado alguma foto deveria apagar. Informei que não estava tirando foto de tripulante.

Imagem postada

Imagem postada

Dormi um pouco e acordei com o aviso de nossa descida para pouso em MCZ e com a informação de que nosso pouso estava previsto pra 13h20min (hora local), como decolamos do RJ às 12h09min (hora Brasília), a viagem entre GIG e MCZ durou duas horas.

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Imagem postada

Tocamos a pista às 12h19min. Minha bagagem chegou rápido. Antes de fazer meu traslado para o hotel andei um pouco pelo terminal. Achei o Zumbi dos Palmares o terminal mais bonito por onde já passei. E com o haviam me dito, Maceió é o paraíso das águas. Suas praias de águas azuis formando piscinas são belíssimas! Recomendo!

Imagem postada

#2 emmerich

• Usuários
  • 211 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vila Velha, Espirito Santo, Brasil
  • Data de Nascimento:07/08/1988
Reputação: 26

Postado 23 de janeiro de 2012 - 12:10

Muito legal o report, explorou bem os detalhes dos aeroportos!

#3 Gabriel Fernando

• Usuários
  • 149 Postagens
  • Cidade/UF/País:Maringá/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:04/07/1996
Reputação: 32

Postado 23 de janeiro de 2012 - 12:55

otimo FR!

#4 Dilson Rig

• Usuários
  • 587 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:13/07/1961
Reputação: 177

Postado 23 de janeiro de 2012 - 14:18

:joinha:

#5 Marcus Phillipe

• Usuários
  • 5 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/BR
  • Data de Nascimento:15/01/1986
Reputação: 0

Postado 23 de janeiro de 2012 - 14:27

Oi Silva, muito bom seu FR!

Depois de voar no A319 PT-TMH, quais as matrículas dos dois A320 que utilizou nos outros trechos até MCZ?

E o TMH? Novinho?

Abração!

#6 mateusp

• Usuários
  • 179 Postagens
  • Interests:Aviação e ser um piloto comercial.
  • Cidade/UF/País:Taubaté
  • Data de Nascimento:10/08/1998
Reputação: 82

Postado 23 de janeiro de 2012 - 15:08

Muito bom ! Também já fui a Maceió 2 vezes, e adorei ! É uma cidade muito linda e agradável ! Se quiser o FR ta aqui :
http://forum.contato...-gru-com-a-gol/
Abraços !

#7 Kal_Center

• Usuários
  • 578 Postagens
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982
Reputação: 104

Postado 23 de janeiro de 2012 - 15:10

View PostSilva, em 23 de janeiro de 2012 - 10:33 , disse:

O serviço de bordo para MCZ foi aquele sanduichinho de sempre. Nesse trecho um detalhe: um comissário veio até o meu assento e me disse que não era permitido tirar fotos da tripulação e que caso eu tivesse tirado alguma foto deveria apagar. Informei que não estava tirando foto de tripulante.

Esse é o padrão TAM grosseiro de ser ultimamente... :facepalm: :facepalm:

Parabens pelo FR!

#8 Natan - RBR/SBRB

• Usuários
  • 1057 Postagens
  • Data de Nascimento:19/10/1990
Reputação: 44

Postado 23 de janeiro de 2012 - 15:15

Bacana o relato da viagem. Mês que vem já é minha vez de viajar, só que até BSB.

#9 abrandao

• Usuários
  • 459 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:18/10/1978
Reputação: 16

Postado 24 de janeiro de 2012 - 08:13

Belo FR!!!!!!!!!!

Que bom que você gostou de Maceió, minha cidade natal!!!!
Dá um orgulho "danado" ouvir coisas boas sobre a cidade!!!! :)

#10 Approach-Air

• Usuários
  • 3132 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/05/0000
Reputação: 105

Postado 24 de janeiro de 2012 - 16:06

Muito bom. Aquela igreja é a da Penha, a entrada da mesma dá pelo morro do Alemão. Uma das mais belas igrejas que visitei e com uma vista divina para Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão)

Fui em Maceió em Setembro, cobrir o Maceió Music Festival; Gostei muito da cidade e do Aeroporto também.

#11 gabriel P

• Usuários
  • 735 Postagens
  • Cidade/UF/País:Aracaju- SE
  • Data de Nascimento:14/01/1992
Reputação: 30

Postado 24 de janeiro de 2012 - 17:06

Muito bom o FR Silva!! Depois quero ver o retorno! Abraço

#12 Silva

• Usuários
  • 635 Postagens
  • Data de Nascimento:18/01/1973
Reputação: 68

Postado 24 de janeiro de 2012 - 20:10

View PostMarcus Phillipe, em 23 de janeiro de 2012 - 14:27 , disse:

Oi Silva, muito bom seu FR!

Depois de voar no A319 PT-TMH, quais as matrículas dos dois A320 que utilizou nos outros trechos até MCZ?

E o TMH? Novinho?

Abração!

Marcus o PT-TMH é novinho?!!! Não percebi... ele estava bem cheio. A matrícula do A320 que fez BSB-GIG, não lembro, anotei em algum lugar e esqueci (talvez o PP-MMA...). O trecho GIG-MCZ foi feito pelo PP-MZK

View PostApproach-Air, em 24 de janeiro de 2012 - 16:06 , disse:

Muito bom. Aquela igreja é a da Penha, a entrada da mesma dá pelo morro do Alemão. Uma das mais belas igrejas que visitei e com uma vista divina para Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão)

Fui em Maceió em Setembro, cobrir o Maceió Music Festival; Gostei muito da cidade e do Aeroporto também.

Certo, é a famosa igreja da Penha! tinha esquecido! A tv mostrou muita a imagem dessa igreja naquele episódio da invasão aos morros do RJ pela polícia em 2010. E sempre que passo pelo GIG ela me chama atenção.

Colegas, obrigado pelos elogios! Não foi muito fácil fazer alguns registros para compor esse relato. Teve também um passageiro que perguntou se eu era fiscal da empresa por está tirando foto e fazendo anotação!! Estava usando uma máquina maior que a habitual e isso chama atenção, o pessoal fica olhando com aquela cara "será que é a primeira vez que ele viaja?!!!" Tive a impressão que uma senhora quiz me perguntar isso!

#13 gabriel P

• Usuários
  • 735 Postagens
  • Cidade/UF/País:Aracaju- SE
  • Data de Nascimento:14/01/1992
Reputação: 30

Postado 24 de janeiro de 2012 - 20:19

View PostSilva, em 24 de janeiro de 2012 - 20:10 , disse:

Colegas, obrigado pelos elogios! Não foi muito fácil fazer alguns registros para compor esse relato. Teve também um passageiro que perguntou se eu era fiscal da empresa por está tirando foto e fazendo anotação!! Estava usando uma máquina maior que a habitual e isso chama atenção, o pessoal fica olhando com aquela cara "será que é a primeira vez que ele viaja?!!!" Tive a impressão que uma senhora quiz me perguntar isso!

Pois é, sempre tenho essa mesma impressão, por isso tento ser sempre o mais discreto possível com as fotos, mas às vezes é impossível!! rsrs

Quando faço um report da executiva acho que os outros passageiros pensam que eu era da Y, fui colocado na C por acaso e por isso estava fotografando tudo por ser bem 'diferente'.... rsrs

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)