Jump to content


Photo

Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCAN)


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 AlexVenturine

AlexVenturine
  • Usuários
  • 928 posts
  • Gender:Male
  • Location:Araraquara
  • Cidade/UF/País:Araraquara/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:16/04/1975

Posted 23 de January de 2012 - 20:24

1. Introdução
Os vórtices ciclônicos em altos níveis (VCAN) de origem subtropical atuam sobre as Regiões Sul e Sudeste do Brasil por um período de 1 ou 2 dias provocando chuvas e ventos fortes. Um dos primeiros estudos a respeito de VCAN foi feito por Palmer (1951), que documentou a ocorrência de dois casos sobre o Oceano Pacífico Norte.
A influência de VCAN na região sudeste do Brasil foi estudada recentemente por Silva Dias e Grammelsbacher (1991) e Sakuragi (1992). O primeiro trabalho mostrou que a possível ocorrência de um tornado no dia 26 de abril de 1991 sobre Franco da Rocha e São Bernado do Campo estava associada à interação de um sistema frontal com um VCAN. Sakuragi (1992) demonstrou que chuvas intensas ocorridas em São Paulo, no dia 19 de março de 1991, estavam associadas a um VCAN que atuava na região.
Além de causar chuvas fortes, os VCAN também estão muitas vezes associados a ocorrência de geadas. Fortune (1982), estudou a severidade de uma grande geada ocorrida em 1981 e Ele constatou que um VCAN foi o elemento importante para a ocorrência de geadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Situações desse tipo geralmente causam grandes prejuízos para a agricultura, principalmente para a cultura cafeeira.
Apesar da grande influência dos VCAN no tempo das regiões Sul e Sudeste do Brasil, diversas características sinóticas desses sistemas (variações sazonais e interanuais, processos físicos envolvidos, manutenção, etc.) ainda não são bem conhecidos.

Fonte: http://climanalise.c...0a/vociclo.html

Qual o impacto deste fenômeno nos voos que passam por essa área? Estamos sob efeito de um VCAN desde sexta, dia 20. No dia 21 voei de MCZ para VCP e tivemos turbulência leve próximo a BH, mas que ao descer do FL370 para o FL330 ficou imperceptível. Seria um dos efeitos?