Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Reembolso indevido - bilhete com pontos Multiplus

Já existem 4 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 PR-GTJ

• Usuários
  • 1204 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:28/11/1987
Reputação: 71

Postado 24 de janeiro de 2012 - 02:17

Pessoal, estou passando por uma situação com a TAM:

Há alguns dias, emiti um bilhete com pontos Multiplus (6.000 o trecho) no trecho MAO-BSB (26/jan) e BSB-MAO (28/jan).
A Gol lançou a promo de 6 mil pontos também e eu optei pela Gol no trecho DA VOLTA. Fiquei com a TAM na ida pelo horário, e pela conexão em GRU, voando no A330.
Sendo assim, solicitei junto à TAM o reembolso dos pontos referentes ao trecho DA VOLTA, deixando bem claro isso no email.

Ocorre que eles fizeram o reembolso, só que cancelaram a ida também, sendo que eu só descobri isso ONTEM (a viagem é depois de amanhã), e ainda assim porque fui tentar fazer o web check-in e não consegui.

Questionei a TAM na Central de Vendas, e não puderam me ajudar.
No Fale com o Presidente, a informação que eu obtive é a de que deveria aguardar o voo da ida/dar no-show para então solicitar reembolso ou remarcação do trecho de volta; que o procedimento adotado pela empresa é esse: quando há cancelamento, é feito do bilhete inteiro e não só de um trecho dele de ida ou volta.

Ora, por mais que isso seja a maior verdade do mundo (o que não é), no email deixei claro que queria só o reembolso da volta. A pessoa do setor de reembolso não leu o email??? Se viu que eu tinha interesse no trecho de ida, porque ainda assim cancelou os dois trechos, ao invés de desprezar aquela solicitação, já que não estava de acordo com os padrões da empresa?

A solução ~brilhante~ oferecida pelo Fale foi uma nova emissão (que hoje está em 15.000 pontos), sendo que foi debitado 1.200 pontos da conta referentes aos 10% do reembolso. Válido é debitar 600 pontos, mas entendo que os 600 pontos do reembolso que NÃO solicitei devem ser estornados.

Em todo caso, abri a reclamação e devo aguardar uma resposta durante o dia de hoje. Ou seja, permaneço sem bilhete pra viajar na quinta-feira.

Gostaria de saber a opinião de vocês acerca do assunto e sobre as providências que posso tomar para que o problema seja solucionado.

#2 Flying Blue

• Usuários
  • 32 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1982
Reputação: 13

Postado 24 de janeiro de 2012 - 02:46

Curiosa resposta da TAM.
Pq qdo se dá no-show na ida, automaticamente o retorno é cancelado e é sempre recomendável qdo o cliente nao deseja mais a ida, assim reemitir uma one-way.
Talvez por ser bilhete premio pode ter essa politica de reembolso completo e nunca parcial, bem diferente de bilhete pago.

Ao menos poderiam alerta-lo sobre o procedimento e não proceder com o reembolso.
Espero que haja uma solução favoravel a voce sobre essa ida nao existente mais.

#3 PR-GTJ

• Usuários
  • 1204 Postagens

Postado 24 de janeiro de 2012 - 10:30

Na verdade, o no-show a que eu me referia era o da volta. Não deixei expresso, mals.

#4 Mario SP

• Usuários
  • 77 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:15/08/1980
Reputação: 126

Postado 24 de janeiro de 2012 - 14:06

Caro PR,

Isso provavelmente aconteceu porque você tinha os dois trechos na mesma reserva/loc. O procedimento que eles adotam é o de cancelamento da reserva, com a multa, infelizmente. Na minha observação, esta é uma falha de procedimento que as companhias não corrigiram após permitirem as emissões one way. Quando emitimos ida e volta, o sistema aparentemente assume uma round trip, ao invés de dois one way separados. Pra me proteger disso e poder cancelar uma etapa, caso necessário, eu sempre emito os trechos em duas operações separadas, pra ficar com dois locs distintos.
Não sei se isso foi mesmo o que ocorreu no seu caso, mas eu compraria ou emitiria imediatamente o trecho faltante para não correr o risco de perder a viagem e tentaria pedir para a Tam avaliar a situação do estorno do trecho que você realmente queria cancelar. Mas eu sinceramente não esperaria nada.
Boa sorte e um abraço

#5 PR-GTJ

• Usuários
  • 1204 Postagens

Postado 24 de janeiro de 2012 - 19:24

É, a resposta da TAM foi a de que esse é o procedimento e que não pode fazer nada.
Quem perde não sou eu....

Já dei meu jeito de emitir um bilhete. Por sorte, estou no benefício de um amigo e a tarifa Last Minute do trecho estava disponível.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)