Sejamos mais humildes então. Após chegar ao metrô eu não iria mais para o Tatuapé e GRU e sim até a Barra Funda e lá faria baldeação com um trem da CPTM que me deixaria na estação de Osasco. Agora sim, os nove reais dariam para a ida e a volta (R$ 5,80 no total) e ainda sobrava R$ 3,20 para um churrasgato com bastante farinha e uma Dolly (pequena) na frente da estação. Programa de patrão!!!
E se eu disser que com nove reais eu consegui ir de São Paulo a Brasília?? E de avião?? Quem foi a responsável por tal proeza?? A Webjet, é claro!!
Em novembro de 2010, a Webjet atingiu a marca de nove milhões de passageiros transportados e para comemorar lançou uma promoção bombástica. Passagens a nove reais!! Para todos os destinos operados pela empresa e sem restrições. Aqui podem ver um comercial que a empresa criou para a ocasião anunciando as passagens a nove reais e também promovendo seus novos voos a partir de Ribeirão Preto
E como eu soube dessa promoção?? Não foi vendo comercial não e sim pelo CR!! Alguém postou a informação e o mais rápido que pude acessei o site da empresa, ainda sem acreditar que tal doideira poderia ser verdade. Ao entrar no site da Webjet lá estavam as passagens de nove reais, para voos de ida, de ida e volta, para diversos locais e o principal, sem restrições de noites no destino, sem taxas misteriosas, a não ser a de embarque e sem maracutaias do tipo passagem de ida a um real e a volta a 500 como já vimos em outras empresas. Encontrava-se com facilidade bilhetes a nove reais a ida e a nove reais a volta, simples assim.
EU TINHA QUE APROVEITAR!!! Como muitos aqui no CR aproveitaram também. Aproveitaram tanto que houve um caso de três membros do fórum (o João Balduíno, o Diego Airways e mais outro que não me recordo) que estavam no mesmo avião em um voo RAO/GRU/CNF sem saber da presença um do outro e todos aproveitando a promoção dos nove reais apenas pelo prazer de voar. Só descobriram que tinham estado no mesmo voo quando publicaram os respectivos FR no fórum...
Para onde ir?? Bem, para valer a pena a promoção tinha que ser um bate volta para não encarecer muito a viagem. Decidi que iria passar um dia em Brasília então e o porquê de ter escolhido a Capital Federal sinceramente não me recordo agora, só sei que foi Brasília a escolhida e a viagem seria no dia 10 de dezembro
O bilhete de ida e volta, taxas de embarque incluídas, ficaria por insignificantes R$ 57,24. Estava tão barato que sem nem perguntar para minha namorada se ela queria ir, comprei uma passagem para ela também. Marquei os assentos 17A e 17B para nós e paguei os bilhetes usando boleto bancário
Passa o tempo e na véspera da viagem a Lidiane não parecia muito animada a ir passar o dia em Brasília. Azar dela, eu iria sozinho e nem me dignei a cancelar seu bilhete pois a multa seria maior que o valor da passagem. Teria então na ida e na volta o assento onde ela viajaria livre, o que nos aviões da Webjet costuma ser uma grande vantagem
Então amigos, após esta longa introdução, convido a todos para acompanhar este segundo reporte da série “Descascando a Ervilha” viajando Webjet para Brasília. Espero que gostem tanto deste quanto gostaram do primeiro, o da viagem para Porto Alegre. Vamos lá??
Dia 10 de dezembro de 2010. Não vou começar com “o dia amanhece”, pois de fato ele ainda não tinha amanhecido quando despertei quando eram três e meia da manhã. Depois de me preparar para sair como de praxe, quatro e vinte deixei o lar e fui tentar caçar um taxi. Deveria de fato ter ligado e pedido um taxi, mas não o fiz e demorou um pouco até encontrar um na rua
O taxi me levou até a Estação da Luz aonde cheguei 04:35 e os senhores que acompanham meus reportes já sabem que este é o trajeto que eu usava (antes da inauguração da estação Paulista do metrô) para chegar até GRU. Taxi até a Luz, trem até o Tatuapé e ônibus até Guarulhos o que fazia com que tal trajeto fosse ao mesmo tempo não muito dolorido e o mais barato possível
E assim foi. Aqui a Estação da Luz neste fim de madrugada

Embarcando para o Tatuapé

Trem vazio...

Chegando ao Tatuapé

Peguei o ônibus Airport Service das cinco da manhã para Guarulhos. Como não poderia deixar de ser a Marginal do Rio Tietê a esta hora estava toda livre e em vinte e cinco minutos chegávamos ao aeroporto. Ah, se fosse sempre assim...

Meu voo para Brasília esta manhã seria o WEB 5880 com partida prevista para as seis e dez da manhã e tal horário era a razão de eu ter madrugado. Para deixar a coisa mais interessante, o WEB 5880 faria uma escala intermediária em Belo Horizonte (Confins) antes de prosseguir para a Capital Federal

Como eu levaria apenas uma malinha de mão, resolvi desta vez fazer o web check in. Aproveitando a internet e a impressora (e também a tinta) disponíveis na escola onde trabalho, no dia anterior a viagem eu já tinha meu check in feito e os cartões de embarque para a ida e a volta impressos
Agora então era só ir direto para a sala de embarque sem ter que passar pelos balcões de check in da Webjet. Havia uma longa fila no controle de segurança da Infraero que felizmente fluía bem e que não representou maior problema para o bom andamento das coisas. O portão do meu voo seria o 17C no piso inferior da sala de embarque o que significava que o avião estava em posição remota e quando cheguei à sala o voo já estava embarcando. Apenas vinte minutos após ter descido do ônibus que havia me trazido do Tatuapé eu já estava dentro de outro ônibus, o que me levaria até o avião
O ônibus partiu com destino àquela posição remota mais longe de todas e de todos para lá da torre. Aquela lá nos raioqueosparta de Guarulhos. Nas fotos seguintes quem conhece GRU vai saber de onde estou falando... O avião que nos levaria a Belzonte e Brasília seria um veterano dos céus brasileiros, o PR-WJH

E por que eu disse veterano?? Ora senhores, estávamos embarcando neste momento em um autentico 737-341, e sabem o que quer dizer este “41”?? Quer dizer que este é um 737-300 que foi produzido direto da fábrica para a Varig, só isso...
De fato, o atual PR-WJH foi recebido novinho pela Pioneira em 1992 como PP-VPB. Após 16 anos carregando a rosa dos ventos na cauda chegou a hora de trocar de empresa, mas não de país. O velho jato continuaria voando em céus brasileiros só que agora envergando o verde e branco da Webjet, empresa que o recebeu no final do ano de 2008 e o opera até os dias de hoje. O PR-WJH na data desta viagem contava, pois com 18 anos de serviços bem prestados!!
Embarcando

O PR-WJH tinha seu interior com os assentos na padronagem da empresa com seu tradicional tecido verde musgo. Apesar dos anos que levava nas costas (ou nas asas), o avião parecia no geral estar bem cuidado

Esta é a visão da cabine de passageiros que eu tinha desde o meu assento, o 17A. O assento ao meu lado, onde minha digníssima namorada deveria estar sentada no momento se tivesse resolvido me acompanhar, voaria vazio. Um conforto a mais, mas que eu preferia minha menina ali sentadinha eu preferia...
Conforto?? Ao estilo Webjet...

Visão para fora. Dá para ter idéia dos cafundós de Guarulhos onde nosso avião estava parado não?? Ao lado um já saudoso ATR42 da igualmente já saudosa Pantanal

Mesinha de refeições

Portas fechadas quando eram 06:11. Prontos para partir

06:13. Início do pushback. Durante o mesmo é feito o speech de boas vindas
Esse barulhinho dos flaps dos 737 Classic é a coisa mais linda que há!! Pushback realizado, motores acionados e iniciamos o táxi rumo à pista 09L

Durante o taxi, fomos seguindo um 737-800 da Varigol e se acaso aquele orgulhoso 737NG que ostentava em sua fuselagem o nome daquela que com certeza foi a empresa aérea mais tradicional deste país soubesse que o humilde trezentinhos com a “warroba” na cauda que o seguia, esse sim era um autêntico Varig da mais pura linhagem, talvez ficasse profundamente envergonhado de usar tal nome em vão. De qualquer forma, o “Varig” ingressou no pista enquanto nós aguardamos no ponto de espera

O 737-800 foi autorizado a decolar e nós, autorizados a alinhar e manter

E chegou nossa vez de partir. Após algum tempo alinhado, o velho PP-VPB iria mais uma vez ganhar os céus!!
Não importa o quão ruim o tempo esteja no solo, pois o sol sempre estará a nos esperar sobre as nuvens

E mais um tranqüilo voo de rotina na nossa aviação. Aqui os avisos de apertar cintos já haviam sido apagados e quem quisesse poderia circular livremente pela cabine de passageiros

Para variar o entretenimento de bordo foi inexistente, nem aquele catálogo mequetrefe de vendas havia nos bolsões das poltronas. Quem quisesse se entreter, que tivesse trazido um livro ou uma revista ou que se dedicasse à leitura do safety card

Ou a tirar fotos, como este que vos escreve. Observem o design clássico inconfundível desta PSU, hehehehehe

Saquinho de enjoo

Safety card, saco de enjoo e cardápio do BOB

Para refrescar a memória dos senhores que leram o reporte da viagem de Porto Alegre e também para os que não leram, o cardápio em maiores detalhes

E por falar em BOB, cadê o mesmo?? O voo foi passando, chegamos a vinte minutos de nossa decolagem de Guarulhos, o cara que ocupava o assento do corredor na minha fileira já havia ferrado no sono e nem sinal do serviço de ventas a bordo. Será que nem a água, ainda que paga, passaríamos neste voo?? Nada disso, o serviço apenas demorou um pouquinho mais que o habitual para ser iniciado e mais uns minutos o speech anunciando o mesmo foi feito
A padronização de serviço foi a mesma dos voos já relatados no reporte da viagem de Porto Alegre. Quem desejasse comprar algo deveria acionar a chamada de comissários (só eu e mais uns cinco gatos pingados o fizeram), um comissário passou pelo corredor pegando os pedidos e recebendo o pagamento que poderia ser feito apenas em dinheiro e um comissário diferente do primeiro, seguindo normas de higiene, entregou os pedidos aos passageiros. A única diferença é que a maquininha de recibos que o comissário que cobra normalmente leva desta vez estava inop. Enquanto eu esperava meu pedido, seguia a viagem na maior tranqüilidade...

E qual foi meu pedido?? Se olharem o cardápio, verão que havia três sanduíches oferecidos pela empresa para compra. Na viagem a Porto Alegre eu havia experimentado o sanduíche Dia a Dia (aprovado) e o sanduíche Completo (aprovadíssimo). Por curiosidade e dever reportérico faltava experimentar ainda o terceiro sanduíche disponível, o sanduíche Leve que segundo o cardápio, era feito com pão de centeio, recheado com deliciosos rolinhos de peito de peru defumado, queijo minas frescal, tomate, alface e maionese. Para acompanhar, Coca Cola Zero, of course!!
Recebo meu “combo” e já estávamos em descida para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Belo Horizonte

Vai aê???

Mais um aprovado!! Pode não parecer na foto mas o sanduba era grande e estava gostoso e fresquinho. Os rolinhos de peito de peru curiosamente dividiam o sanduíche nos bocados exatos a serem degustados a cada mordida. O chocolatinho Talento deu cabo dos trabalhos.
Um passageiro chegou a reclamar com o comissário que o preço do suco estava muito caro (R$ 4) e a explicação do comissário para tal fato é que agora consumia a bordo quem queria e isso ajudava a manter o preço das passagens baixo. Concordo, só que realmente os preços do cardápio da Webjet eram (e ainda são) meio caros e poderiam ser um pouquinho menores. Por outro lado, como já comentei em outro reporte, são preços compatíveis com os praticados nos nossos aeroportos
O curto voo entre São Paulo e Belo Horizonte passou rapidamente. Tripulação preparar para o pouso quando eram 07:03 da manhã. Cabine preparada para a aterrissagem e prosseguimos nossa aproximação com a bela vista das Alterosas. A temperatura em Confins era de 16 graus

Curvinha e flap ingressando na final

Final approach!!

E o vídeo do pouso na pista 16 de Confins
Tocamos terra mineira quando eram 07:14 da manhã, exatamente quarenta e sete minutos depois de termos decolado de São Paulo. Prosseguimos nosso táxi até o terminal de passageiros e paramos em um dos fingers do terminal, ao lado de um 737-800 da Gol