Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

FR AR 1228 AEP-POA e Azul 9136 de Porto Alegre a Curitiba

Já existem 6 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Mauro10

• Usuários
  • 354 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba, Paraná, Brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1996
Reputação: 54

Postado 28 de janeiro de 2012 - 01:07

Boas entusiastas!
Antes de começar, gostaria de contar minha história nessa viagem. Meu pai é "jogador" de futebol amador para os cinquentinhas(vulgo peladeiro de final de semana :dente: ), e recentemente conheceu um pessoal bem legal que joga com ele nos Cinquentinhas curitibanos(caso alguém saiba algo sobre o campeonato, meu pai joga no Nova Orleans). Esse pessoal, além de bacana, ainda viaja ao exterior para bater uma bolinha. As competições são organizadas pela empresa paulistana Cia Travel, que possui três torneios anuais: Copa Caribe(Cancún-MEX), Copa Aruba e Copa Pacífico(Los Cabos-MEX) e está para implementar a Copa Vinho(Argentina e Chile). Em 2011, eu e meu pai "atleta" fomos para CUN e adoramos, foi algo surreal, tanto que vamos repetir a dose em 2012 :eba: . E mais que isso, eis que surgiu a oportunidade também, nos últimos dias de inscrição, para ir para AUA também. Claro que não a desperdiçamos :jnana: . Só para curiosidade os trechos a ser voados serão:
Para CUN:
CWB-GRU-Gol, GRU-MEX-CUN-MEX-GRU-Aeromexico e GRU-CWB-Webjet
Para AUA:
CWB-GRU-Indef, GRU-BOG-AUA-BOG-GRU-Avianca e GRU-CWB-Indef

Certo, mas o que todo esse negócio tem a ver com um simples POA-CWB de Azul?
Explico: Tradicionalmente eu e meu pai fazemos a grande viagem do ano em Janeiro, quando ambos estamos em férias, é verão, etc. Porém, com a grana comprometida nas duas viagens acima, não sobrava muito para gastar agora. Então decidimos que só sairíamos de casa se fosse razoavelmente barato.

Entonces vamos pesquisar passagem barata! :cheer:
Só que rapidamente o meu :cheer: se transformou em :mad: . Tentei Nordeste = quase igual a Europa, BSB, RIO, tudo o que tinha, mas aí cheguei a conclusão de que tava muito caro pra sair. Eu já estava desanimando, mas não ia desistir! Daí me ocorreu uma coisa: Why not BUE? Afinal, já tínhamos ido uma vez, temos razoável domínio da cidade, já que não ia dar pra planejar muito, passamos pouco tempo por lá e certamente tinha muita coisa a explorar. Pesquisa na TAM, 580 BRL o trecho, na GOL idem, Aerolíneas saindo de GRU e GIG tava difícil. Então pesquisei POA-AEP-POA e: Bingo! :cnana: . 193 BRL o trecho! Preço bom para um voo internacional e em Janeiro! Legal. Então bora pesquisar CWB-POA e volta. Com os melhores horários e preços iguais a todas, mas ainda assim salgado em relação a AR, 129 BRL, sendo que dá pra pegar por 70-80 na baixa, a Azul foi a escolhida.
Ficou assim:
AD 9137 CWB 10:19-11:27 POA
AR 1229 POA 15:00-15:45 AEP

AR 1228 AEP 11:40-14:20 POA
AD 9136 POA 16:54-18:04 CWB
Deu mais barato que JJ, G3, PU ou 4M

Então, se eu tenho 4 voos, por que diabos o reporte é de só um?
Porque na chegada em BUE, no táxi para o hotel, o motorista me pediu o endereço do mesmo, que estava em um papel na nossa mochila de mão. Ao pegar o papel, tive que tirar minha câmera a qual coloquei em cima do banco. Distraído em achar o tal endereço, a câmera deve ter caído para a parte de baixo do carro e ficou lá, com nossa distração nem pensamos em câmera, só lembrando quando já era tarde demais. Resultado: minha Olympus SP-600UZ agora pendurou as chuteiras em spotting, e hoje não se sabe seu paradeiro, sabe-se apenas que está em algum lugar um Buenos Aires :cry: .

Bom, mas o passado não dá pra mudar, então paciência.
Em BUE, seguindo algumas dicas de Fernando Canteras, fizemos nosso roteiro, incluindo o Buenos Aires Bus, e a famosa foto com as taças da Libertadores em La Bombonera. Valeu Mestre dos FR :joinha: Posto algumas fotos feitas do meu celular Samsung Wave(5 MP)
Eu no bus aberto:
Imagem postada
E La Bombonera
Imagem postada

Imagem postada

Mas então vamos contar sobre a volta. Já desanimado com a perda da oportunidade de spotting na cerquinha de AEP, com a impossibilidade de fotografar no avião sem ser de celular e graças a perda das minhas fotos dos voos da ida, chegamos ao Aeroparque Jorge Newbery às 09:00 da manhã de 18 de janeiro de 2012. Éramos passageiros do voo 1228 da Aerolíneas Argentinas com destino a cidade de Porto Alegre. Imprimimos o boarding pass no totem, já que havíamos feito o check-in online um dia antes no hotel, com o intuito de pegar lugares juntos janela-meio, já que nossa tarifa Economy não dava direito a marcação com antecedência. Conseguimos o único conjunto janela-meio disponível, 21A e 21B, na penúltima fila do 737-700. So far so good. Entregamos as bagagens, preenchemos os formulários de saída(engraçado que na primeira vez em BUE, saindo por EZE, não lembro de preencher nenhum cartão de saída) e adentramos a sala de embarque internacional, que ainda estava fechada, mas os brasileiros do voo AR pra GRU já se amontoavam na entrada. Quando finalmente abriu, ficou bastante cheia, devido à saída de voos Pluna para MVD, AR para GRU, PZ para ASU e G3 para FLN. Um casal na nossa frente e outro atrás começaram a se desesperar próximo ás 09:30. O casal da frente ia pra GRU às 09:40 e ainda faltavam 2 volta. Tentaram conversar com agentes que não iriam conseguir pegar o voo, mas o agente disse algo como: Não é meu problema e não deu prioridade para os coitados e nem para os de trás, no voo Pluna das 10:00. Felizmente para os da frente, o voo atrasou um pouquinho, e faltando 2 pessoas para a vez deles, foi a última das últimas chamadas do voo, quando já chamam os pax pelo nome. Eles saíram correndo desesperadamente e conseguiram embarcar. Em relação aos de trás, não sei se tiveram a mesma sorte.
Após passar pelo controle de saída veio o duty-free, para fazer as últimas comprinhas. Enquanto meu pai olhava perfumes, eu fui no setor de câmeras :cry: (sim, me torturando mais e mais). De repente meu pai chega e fala: não adianta, já foi, fazer o quê? Pois é. E aí meu pai me mostra uma câmera quase igual à finada SP-600 e diz: não é a nossa lá? daí eu digo: é bem parecida. Mas daí tinha uma câmera bem bonitinha do lado, uma superzoom também, mas bem menor, com melhor resolução e zoom. A Olympus SZ-10. Eis que aparece um vendedor e nos passa o preço: USD 349, algo como 610 reais a 1,80. E ele ainda fala que conseguiria um desconto caso gastássemos USD 400, passando a USD 300, igual a 540 reais. Meu pai me perguntou quanto eu achava que custaria no Brasil, eu chutei entre 900 e 1000 dilmas. Mas para checar, saquei o meu companheiro Samsung Wave, peguei um wi-fi desconhecido e pesquisei na Fnac, loja onde havíamos comprado a SP-600. E lá estava:999 reais(hoje está 719). Conversamos muito e decidimos comprar, já que estava bem mais em conta :rulez: . E para conseguir o desconto, meu pai levou o perfume que estava querendo, o 212 VIP Men, muito bom! E o melhor: já tinha bateria :jnana: e daria para tirar 17 fotos no avião :jnana: :jnana: .
Ânimo renovado! Decidimos deixar a câmera na sacola lacrada do Duty-free até passar a Receita em POA. Então, sem fotos no voo da AR, mas com no voo da AD, que por outros motivos se transformou no voo mais interessante.

Voo: AR 1228
Buenos Aires-AEP-Porto Alegre
Partida estimada: 11:40(12:40 no BR)
Partida real: 13:00(14:00 no BR)
Chegada estimada: 14:20
Chegada real: 15:25
Aeronave: Boeing 737-700WL LV-CBF-Avião da seleção rs.

Logo após a compra da máquina, ficamos esperando o voo, previsto para 11:40. Dizia que estava En Horário nas telas, mas aí eu comecei a achar que não ia sair no horário, pois já eram 11:20 e nada de chamada nem movimento no portão. Daí olhei de novo e meus pressentimentos estavam certos: já aparecia: Demorado, a primeira coisa que pensei foi: OMG, vamos perder o Azul :omg: , tomara que atrase um pouco. A previsão de saída se alterou para às 12:10, mas alguns minutos depois apareceu: Consulte Cia Aérea. Aí eu pensei: que Azul o que, vamos é ficar aqui mesmo :omfg: . Mas, felizmente, o aviso mudou de volta para Demorado, com nova previsão de saída para às 12:40. E de fato, às 12:20 fomos chamados para embarque. Embarque feito por ônibus da AeroHandling até o LV-CBF. Avião este relativamente novo, sendo entregue para a SkyEurope Airlines em 19/04/2006 voando como OM-NGC até o início de 2009 até ser stored até 29/10/2009, quando a AR recebeu-o para seus voos. Então no dia do voo o avião estava a quase 3 meses de completar 6 anos, um bebê comparados a alguns bem mais usados. Devidamente acomodados nas poltronas 21A e 21B, ainda demorou até que se completasse o embarque, e a nossa fileira para 6 ia com apenas 4 pax, nós e um casal que ficou na 21E e 21F. Esperamos o estacionamento de alguns E190 da Austral(aliás que pintura linda) para o push-back. Táxi no pau mesmo, o mais rápido que já experimentei e decolagem à uma da tarde. Saída bela pelo Río de la Plata e voo tranquilo para POA. Tranquilo para o avião, porque eu só pensava na conexão. O serviço de bordo foi acima dos padrões atuais, vindo uma caixinha com um sanduíche estilo BOB da Webjet com pão, queijo e presunto, um alfajor, uma barra de cereal(GOL feelings) e uma bala Arcor Toffee(TAM feelings). Descida e aproximação tranquila para o Salgado Filho. Esperava que o voo da AD estivesse uma meia hora atrasado pra que desse tempo. Mas como diz o princípio básico da conexão, a.k.a Murphy's Law, se o seu primeiro voo está atrasado, o segundo estará adiantado e vice-versa. Pouso em POA às 15:25, o que nos dava 1 hora mais ou menos para passar por PF, pegar as bagagens, Receita, ônibus pro T2, despacho de bagagens e embarque em um Embraer. Momento tenso. Felizmente, a PF foi muito rápida e a Infraero também(nunca pensei que eu ia dizer isso). E na receita nem raio-X fizemos. A sorte parecia estar conosco. Saindo do terminal para esperar o ônibus no "ponto" de interligação T1-T2 O ônibus é esse aqui:

Imagem postada

Tirado do site: busologiamundial.blogspot.com

Mas eis que aparece um micro-ônibus da estatal e para lá nos cafundós. Desconfiados, fomos lá e perguntamos e o motorista falou, vai pro Trensurb. OMG, enquanto isso o Infrabus certo já tava lá parado. Corrida de 100 metros rasos com bagagem e conseguimos entrar no negócio. UFA! Chegamos ao T2 ás 16:20, 55 minutos depois de deixar o 73G da AR, o que foi muito rápido para os aeroportos brasileiros. Despacho feito e embarque feito pelo portão 22 ás 16:35:

Voo Azul 9136-

Porto Alegre-Curitiba

Saída estimada 16:54

Saída real: 18:23

Chegada estimada: 18:04

Chegada real: 19:16

Aeronave estimada: Embraer 190 PR-AZI Andorinha Azul

Aeronave real: Embraer 195 PR-AYC A Liberdade é Azul

Tripulação: Cmte Saldanha, Primeiro-Oficial André, Chefe de Cabine Kenedi Santos, Cmra 1 Maísa Milanesi, Comissário 2 Jonathan

Uai! Mas que atraso é esse, sendo que a gente embarcou às 16:35 no PR-AZI? Já explico.

Na sala de embarque dava pra ver que tinham dois aviões, o E190 AZI e o E195 AYC. Eu torcia pra que fosse o AYC, pois o AZI já tinha me trazido a POA 4 dias atrás e eu queria aumentar o número de aviões voados. Mas o embarque foi mesmo no AZI de novo. No problems at all. Foto do embarque

Imagem postada

Acomodado em meu assento 6A, o primeiro não "Y+"(Espaço Azul) observava o movimento da Webjet ao lado até que o push-back foi realizado às 16:53. Mas e a droga do atraso? Então, após o speech normal do copila André e do chefe de cabine Kenedi, aparece o comandante Saldanha no PA que foi detectada uma falha em uma bomba hidráulica que controlava as superfícies de comando da aeronave e teríamos que voltar à posição anterior para a entrada da manutenção. Era pessoal da Azultec pra lá e pra cá no avião até que o Saldanha volta ao PA para dizer que a falha não estava aparecendo agora, e que iriam checar para ver se tinha condições de voo. Para checar foi feito um giro de motor às 17:20. Mais pessoal da Azultec indo pra lá e pra cá até que às 17:35 foi definido que o avião não estava em condições de voo e que precisaríamos trocar de aeronave, que seria o PR-AYC. É minha macumba deu certo :coolface: . Brincadeirinha, claro que não fiz macumba, mas fiquei feliz em trocar.Pessoal de reacomodação já trocava as passagens de quem perderia suas conexões. Após uma autorização da Infraero para fazer a troca já pela pista, novo embarque no AYC, A Liberdade é Azul, que foi entregue em dezembro de 2008 para a Azul, com pouco mais de 3 anos de operação, outro bebê.

Imagem postada

Imagem postada

Pitch

Imagem postada

Safety Card

Imagem postada

Revista de Bordo

Imagem postada

Vizinho

Imagem postada

PTV

Imagem postada

Novo push-back, às 18:18 e decolagem sem sustos às 18:23. Uma bela vista de POA, e logo já furávamos as nuvens e os comissários já se desvencilhavam dos assentos para o serviço de bordo, composto por batatinhas chips, mix aperitivo e biscoito recheado de chocolate, água, coca normal e zero, guaraná kuat, sucos de laranja e pêssego light. Meu lanche:

Imagem postada

Voo rápido de 50 minutos e às 18:57 já descíamos em aproximação para o Aeroporto Internacional Afonso Pena em Curitiba(ou São José dos Pinhais senão o prefeito briga comigo). :rotflol:

Aproximação

Imagem postada

Pouso manteiga na pista 35 pontualmente às 19:16 no horário brasileiro de verão. Parada na jetbridge 3, desembarque rápido e assim acaba nossos reports. Notas. Dou 7,5 para Aerolíneas, pois atrasou nos dois voos, o avião não é muito confortável, sem entretenimento e 9 para Azul, apenas por causa do atraso(mas melhor atrasar que se espatifar no chão), pois é uma companhia aérea fenomenal

Espero que tenham gostado e estou aberto para críticas e sugestões

Abraços

#2 FCANTERAS

• Moderador
  • 4279 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP
  • Data de Nascimento:15/02/1975
Reputação: 1664

Postado 28 de janeiro de 2012 - 05:39

Muito legal!! Fico feliz que algumas dicas que eu tenha postado nos meus FR sobre Buenos Aires possam ter sido de utilidade. Grande abraço!!

#3 Mauro10

• Usuários
  • 354 Postagens

Postado 28 de janeiro de 2012 - 22:55

Valeu mestre! Ler os seus FRs também é cultura! haha

#4 Fantinel

• Usuários
  • 516 Postagens
  • Cidade/UF/País:SAO JOSE DOS CAMPOS
  • Data de Nascimento:19/02/1952
Reputação: 172

Postado 01 de fevereiro de 2012 - 17:24

Show...na falta das fotos uma bela narrativa.

#5 Dilson Rig

• Usuários
  • 587 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:13/07/1961
Reputação: 177

Postado 02 de fevereiro de 2012 - 12:23

:joinha:

#6 Mauro10

• Usuários
  • 354 Postagens

Postado 02 de fevereiro de 2012 - 19:29

muito obrigado pelos elogios pessoal! Espero poder fazer muitos FRs mais

#7 eduardoMT

• Usuários
  • 47 Postagens
  • Cidade/UF/País:Wenatchee/WA/USA
  • Data de Nascimento:20/05/1995
Reputação: 38

Postado 13 de fevereiro de 2012 - 03:45

Belo FR! tenho uma curiosidade imensa do que as pessoas acham do terminal 2 de POA, so me lembro dele de quando era menor!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)