Nesta segunda parte daremos uma volta pela Capital Federal, voltaremos ao aeroporto e voaremos de volta a São Paulo nas asas da Webjet. Para quem não leu a primeira parte, aqui vai o link
http://forum.contato...rucnfbsb-a-ida/
Brasília. Inaugurada em 21 de abril de 1960, teve seu plano urbanístico elaborado por Lucio Costa que a desenhou na forma de um avião. O “avião” com sua fuselagem e asas compõe o que denominamos Plano Piloto
A fuselagem do avião é o que chamamos de Eixo Monumental e na parte dianteira da mesma está localizada a Esplanada dos Ministérios. A cabine de comando é justamente a Praça dos Três Poderes, local onde as sedes do Legislativo (Congresso Nacional), Executivo (Palácio do Planalto) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal) se localizam. De fato a alusão ao cockpit de um jato é perfeita, pois deste local é que se comanda o país
As duas asas do avião, que junto com a fuselagem compõem o Plano Piloto são chamadas assim mesmo, de asas, sendo uma a Asa Norte e outra a Asa Sul. Nelas estão zonas residenciais e também diversos setores como o hoteleiro, o comercial, o bancário, o de diversões...
Exatamente na junção das asas com a fuselagem está a Rodoviária do Plano Piloto, um importante terminal onde partem e chegam ônibus procedentes de todo o Distrito Federal trazendo e levando trabalhadores que ganham o pão de cada dia em empregos no centro de Brasília
Em um resumo bem resumido, assim é a capital do Brasil, uma cidade planejada e completamente diferente de qualquer coisa que paulistanos, cariocas, curitibanos ou soteropolitanos possam estar acostumados. Avenidas largas, arborizadas e prédios em sua maioria baixos. Fico imaginando como deve ser viver em Brasília...
Se algum dos senhores estiver mais interessado em como se organiza esta cidade, sugiro a leitura de um reporte que escrevi faz algum tempo sobre outra viagem para a Capital Federal. Nele explico inclusive como funcionam os endereços em Brasília, a única cidade do Brasil na qual o sujeito pode dizer que mora em SQN114 BLB e ninguém acha estranho. Aqui vai o link
http://forum.contato...__fromsearch__1
Bem, de volta ao ponto onde tínhamos parado no final da primeira parte deste reporte. Em um micro ônibus denominado “zebrinha” deixei o AIJK rumo à Esplanada dos Ministérios.
Minha programação em Brasília seria bem coisa de turista mesmo e ainda por cima turista com pouco tempo disponível. Eu iria até a Esplanada, caminharia até a Praça dos Três Poderes e voltaria pelo outro lado da Esplanada, almoçaria no Shopping Conjunto Nacional que fica ao lado da Rodoviária do Plano Piloto e voltaria para o aeroporto.
De fato, eu gostaria muito de poder algum dia passar um tempo maior em Brasília guiado por alguém da cidade para conhecer o ponto de vista de um morador da mesma e fugir do arroz feijão turístico básico, mas como eu estava sozinho e com pouco tempo disponível não foi desta vez. Não que os locais turísticos que vemos todos os dias nas reportagens dos telejornais não sejam interessantes, valem bastante a visita, mas sou curioso para saber um pouco mais do lado do morador da cidade, aquele lado que não aparece o Jornal Nacional
Enquanto isso, a zebrinha avançava por uma das largas avenidas da Asa Sul e seu motorista, tal qual um kamikase, imprimia mais emoção ao trajeto a uma velocidade que seguramente não seria a mais apropriada para tal meio de transporte. Antes de ingressar na Esplanada dos Ministérios, o micro ônibus passou em frente à Rodoviária do Plano Piloto de onde pude ter esta bonita e clássica vista dos ministérios com o Congresso Nacional ao fundo. A Praça dos Três Poderes está atrás do Congresso

Após mais algumas voltas e reviravoltas, quase todas acompanhadas de fatores G mais apropriadas a um F5 que a um ônibus, ganhamos a esplanada. Como meu anjo da guarda havia me acompanhado bravamente desde o aeroporto e já estava com as asas doendo, resolvi começar meu passeio pela Catedral Metropolitana de Brasília, bem no início da esplanada, para agradecer a ele e lhe dar algum descanso

A Catedral Metropolitana de Brasília, projeto de Oscar Niemeyer, teve sua estrutura pronta em 1960, porém só foi efetivamente inaugurada em 1970. É uma obra prima!! Com certeza uma das mais bonitas igrejas que já conheci e os senhores verão o porquê nas fotos que se seguem

O interior da Catedral é maravilhoso e o mais legal é que tal beleza não é produto de ouro e mais ouro em suas paredes, nem de afrescos valiosos e sim da própria arquitetura do edifício. Um bonito vitral que ocupa toda a cúpula da igreja faz com que a luz natural possa ser aproveitada gerando uma iluminação muito agradável
Vista para o altar

Cúpula

Na Catedral de Brasília está uma réplica da Pietá de Michelangelo, cujo original está na Basílica de São Pedro em Roma. Foi a primeira cópia da famosa escultura milimetricamente idêntica em 500 anos de existência e foi abençoada pelo Papa João Paulo II em 1989. Com certeza uma das mais belas esculturas da história da humanidade e não há como não se emocionar ao ver-la, seja a réplica ou a original

As possibilidades fotográficas dentro da Catedral são muitas. Aqui mais uma da cúpula

Novamente o altar que é bastante simples como todo o interior da igreja. Não é preciso riqueza para se fazer algo maravilhoso

Depois de visitada a Catedral, agora uma longa caminhada me aguardava. Pelo lado direto da Esplanada dos Ministérios (para quem olha em direção ao Congresso Nacional) eu agora andaria até a Praça dos Três Poderes passando por todos os edifícios dos ministérios que tive a pachorra de fotografar um por um. Considerando o calorzão que fazia em Brasília, imaginem a diliça que foi, hehehehehe. Vamos lá então!!

Primeira parada, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Esporte. Engraçado esse Ministério do Esporte, que nunca teve a menor importância e agora devido a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 se tornou um dos ossos mais suculentos para a politicaiada roer...

Iahuauiahuiau!!! Dorgas Manolo!!!

Close em um típico edifício da esplanada

Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura (esses bem que mereciam uma atenção mais especial)

Ministério do Planejamento e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério da Agricultura e Ministério da Pesca

Ministério da Integração Nacional e Ministério da Ciência e Tecnologia

Assim são as fachadas dos edifícios

Caminhando pela esplanada

E mais dois, agora o Ministério da Previdência Social e o Ministério do Trabalho. O mais curioso foi notar que o trabalho informal rolava solto na forma de ambulantes bem na frente do Ministério do Trabalho... Coisas de Brasil

Ministério da Saúde

Ministério das Relações Exteriores. Palácio do Itamaraty

Um dos grandes símbolos de Brasília, o “Meteoro” de autoria de Bruno Giorgi, em frente ao Itamaraty

Terminados os ministérios deste lado da esplanada, proa da Praça dos Três Poderes que se localiza logo em frente. Ao meu lado esquerdo o Congresso Nacional

Cúpulas da Câmara e do Senado

Ministérios

E estamos na Praça dos Três Poderes. Aqui o edifício do Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário brasileiro. Projeto de... Oscar Niemeyer, of course!!

Em frente ao Supremo a escultura “A Justiça” de autoria de Alfredo Ceschiatti

Aqui está ela de novo, a Justiça. Cega, como deveria ser...

Vista da Praça dos Três Poderes. Apenas para orientação, nesta foto o STF está às minhas costas, o Congresso a minha esquerda e o Planalto em frente (e as pombinhas piu, piu, piu...

Congresso Nacional. Sede do Poder Legislativo visto desde a Praça dos Três Poderes

Congresso e monumento em homenagem a JK

Palácio do Planalto. Sede do Poder Executivo. Projeto de Oscar Niemeyer (ah, vá!!)

Outro dos símbolos de Brasília, a escultura “Os Guerreiros” conhecida popularmente como “Os Candangos”. De autoria de Bruno Giorgi está localizada em frente ao Palácio do Planalto

O calor estava forte e eu ainda teria que andar tudo de novo, só que agora voltando. Deixei a Praça dos Três Poderes e fui caminhando pela avenida que margeia o Congresso Nacional até chegar a sua fachada frontal, aquela que dá para a Esplanada dos Ministérios

E quem seria o autor do projeto do edifício do Congresso?? Um doce para quem acertar
A ( ) – Michel Teló
B ( ) – Sergio Mallandro
C ( ) – Seu Madruga
D ( ) – Oscar Niemeyer
Pois é. Acho que a resposta é meio óbvia não?? Aqui novamente uma tentativa de foto artística com as cúpulas do Congresso. A menor e “boca para baixo” representa o Senado e a maior e “boca para cima” representa a Câmara dos Deputados

E agora eu tinha a Esplanada dos Ministérios inteirinha para caminhar novamente em direção à Rodoviária do Plano Piloto, só que passando pelos ministérios do outro lado. Vamos lá então!!
Palácio da Justiça. Ministério da Justiça

Mais instalações do Ministério da Justiça

Ministério das Comunicações e Ministério dos Transportes

Ministério das Minas de Energia e Ministério do Turismo

Ministério da Defesa

Ministério da Fazenda (esse que mexe no seu bolso...)

Exército Brasileiro

Marinha do Brasil

Comando da Aeronáutica e Força Aérea Brasileira

Interessante notar que o Ministério da Defesa ocupa simplesmente quatro prédios inteiros na esplanada. Continuando, o Ministério da Educação (este deveria ser o MAIS IMPORTANTE DE TODOS!!!)

Ministério do Planejamento

E last, but not least o Ministério da Indústria e Comercio