Jump to content

Photo

Mudanças das correntes superiores

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
11 replies to this topic

#1 spitfire

spitfire
  • Usuários
  • 2,497 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte
  • Data de Nascimento:11/12/1913

Posted 12 de February de 2012 - 18:12

Pessoas, vendo o FR agora, noto que as aeronaves com sentido NE estao atingindo velocidades acima do normal. Parece que estao recebendo correntes de cauda.
Por outro lado, quem segue sentido sudoeste tem o voo mais demorado..

Confirmem? abs

#2 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts
  • Cidade/UF/País:SJK
  • Data de Nascimento:15/01/1970

Posted 13 de February de 2012 - 13:21

Spitfire,

Cruzando o atlântico para a Europa, peguei correntes que nunca tinha pego. Uma média de 58kt de cauda até Islas Canárias. impressionante!

#3 Bruno Holtz

Bruno Holtz
  • Usuários
  • 1,132 posts
  • Cidade/UF/País:Salvador/Ba/Brasil
  • Data de Nascimento:02/03/1973

Posted 14 de February de 2012 - 08:16

Sydy

Conversando com um amigo que fez viajou recentemente para a Africa do Sul, me relatou que a diferença no tempo de voo entre São Paulo-Johanesburg chegou a ser uma hora a menos que no sentido contrário (a volta). Também creio que esteja associado a ventos de proa no sentido Africa-Brasil, que reduz muito a velocidade de solo, confere?
Por tabela, o consumo de combustível neste caso, deve ser significativamente maior.

#4 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 15 de February de 2012 - 20:13

Sydy

Conversando com um amigo que fez viajou recentemente para a Africa do Sul, me relatou que a diferença no tempo de voo entre São Paulo-Johanesburg chegou a ser uma hora a menos que no sentido contrário (a volta). Também creio que esteja associado a ventos de proa no sentido Africa-Brasil, que reduz muito a velocidade de solo, confere?
Por tabela, o consumo de combustível neste caso, deve ser significativamente maior.

Bruno,

Nessa latidude isso é bem normal, principalmente por causa da corrente de jato. O meu recorde de diferença de Flight time foi um dia ir de Los Angeles para Tokyo Narita em 12:10 e no dia seguinte voltar em 08:28. Mais de 200kt cravados na Jet stream!

Abcs,

Sydy

#5 AlexVenturine

AlexVenturine
  • Usuários
  • 929 posts
  • Cidade/UF/País:Araraquara/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:16/04/1975

Posted 15 de February de 2012 - 23:27

Bruno,

Nessa latidude isso é bem normal, principalmente por causa da corrente de jato. O meu recorde de diferença de Flight time foi um dia ir de Los Angeles para Tokyo Narita em 12:10 e no dia seguinte voltar em 08:28. Mais de 200kt cravados na Jet stream!

Abcs,

Sydy

Seu caminhão era turbinado e intercoolado?

rs...não resisti amigo, desculpe a piadinha sem graça!
  • TMA-SP and Sydy like this

#6 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,294 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ
  • Data de Nascimento:14/04/1954

Posted 16 de February de 2012 - 07:28

Cacete, 3:42 h de diferença entre ida e volta é impressionante ! Praticamente o tempo de uma Rio-Manaus de diferença.
Sydy, o tempo teorico de voo nees rota, nos dois sentidos, estaria em torno de 10 a 11 horas ?

#7 Bruno Holtz

Bruno Holtz
  • Usuários
  • 1,132 posts
  • Cidade/UF/País:Salvador/Ba/Brasil
  • Data de Nascimento:02/03/1973

Posted 16 de February de 2012 - 09:19

Bruno,

Abcs,

Sydy

Caramba!! Não sabia que a diferença podia chegar a tanto! Estes 200kt devem ter gerado uma boa economia de combustível, heim!
  • Sydy likes this

#8 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,608 posts
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972

Posted 16 de February de 2012 - 12:30

Bruno,

Abcs,

Sydy

Rapaz, desculpe a pergunta ignorante mas esse vento todo deve ter causado uma senhora turbulência ou posso estar errado?

Valeu.

#9 Tio Rogerio

Tio Rogerio
  • Usuários
  • 828 posts
  • Cidade/UF/País:Wichita/Kansas/ EUA
  • Data de Nascimento:06/11/1971

Posted 16 de February de 2012 - 14:11

Não, porque você voa sem "cruzar" a corrente. Você "entra "nela, e mantém-se alinhado com ela. A turbulência acaba sendo quando você entra ou sai.

Um dos vôos mais tranquilos que eu fiz foi um Teterboro - Le Bourget que no meio da subida, já estávamos com 140 e tantos Kts de cauda. No 450, o vento ainda tava acima de 100 Kts. Sem chacoalho e sem nebulosidade. O mesmo vôo, no sentido inverso, nem sonhando .

Tio Rogério
  • Sydy, Renato Vicente and Up Speed like this

#10 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,608 posts
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972

Posted 16 de February de 2012 - 14:30

Não, porque você voa sem "cruzar" a corrente. Você "entra "nela, e mantém-se alinhado com ela. A turbulência acaba sendo quando você entra ou sai.

Um dos vôos mais tranquilos que eu fiz foi um Teterboro - Le Bourget que no meio da subida, já estávamos com 140 e tantos Kts de cauda. No 450, o vento ainda tava acima de 100 Kts. Sem chacoalho e sem nebulosidade. O mesmo vôo, no sentido inverso, nem sonhando .

Tio Rogério

Muito obrigado pela resposta.

Abs

#11 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 17 de February de 2012 - 07:30

Prezados,

Isso ai! Tio Rogério já matou. Esse voo de 8:28 foi muito tranquilo. O problema é cruzar a Jetstream... Ai balança pacas.

Abcs,

Sydy

#12 Cmte Roller

Cmte Roller
  • Usuários
  • 360 posts
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:03/11/1981

Posted 06 de March de 2012 - 17:02

Neste carnaval fizemos Guarulhos Punta Cana e desde a subida até o inicio da descida pegamos vento de proa em media de 35kt com picios de ate 70kts na ITCZ o que para esta rota nao é normal vento de proa. Acrescentou 1hr o voo q seria normalmente de 6:15. Na volta pegamos vento de proa de Punta cana até o traves de Brasilia o que é mais normal.