Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

MCZ/AJU – AJU/SSA/IOS/GRU - CGH/BSB/RBR (Pesado)

• Você não pode iniciar um novo tópico
  • Nanana! Você não pode responder este tópico. =/
Já existem 15 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Silva

• Usuários
  • 635 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio Branco/Acre/Brasil
  • Data de Nascimento:18/01/1973
Reputação: 68

Postado 13 de fevereiro de 2012 - 21:25

*
Popular

MCZ/AJU – AJU/SSA/IOS/GRU - CGH/BSB/RBR (Pesado)

Segunda parte do FR que iniciei quando fiz RBR/MCZ em 09JAN2012 começando minhas férias na capital Alagoana. Antes de retornar ao Acre passei alguns dias em Aracaju (SE) e São Paulo (SP). A princípio planejei viajar de Maceió para Aracajú de ônibus, mas como encontrei preços razoáveis de avião, optei por esta via. Trip e Azul vendem MCZ/AJU direto, Gol e TAM não vendem. Seria uma oportunidade conhecer a Azul pela primeira vez, mas o seu único vôo saia de Maceió às 01h35min, enquanto a Trip saia às 15h20min. Optei pela Trip pela comodidade do horário. O trecho AJU/GRU foi feito pela Gol reservado com bastante antecedência, assim como retorno de SP para Rio Branco pela TAM.

- MCZ/AJU: 19JAN2012 - TRIP/Vôo: T4 5239 – Assento: 21A – 15h20min

Cheguei ao aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió antes das 13h do dia 19 de janeiro. Rapidamente fiz meu checkin nos balcões de Trip e fui para a praça de alimentação almoçar. O movimento era pequeno no aeroporto naquele horário. O T4 5239 partiria às 15h20min com previsão de chegada em AJU às 16h00min e tendo como destino final Belo Horizonte/CNF – chegando lá às 19h35min. O primeiro trecho seria bem curto – 40 minutos era o tempo previsto. Como comentei no relato anterior, achei o Zumbi dos Palmares o aeroporto mais bonito que já conheci, porém achei estranho uma coisa: não tem restaurante! Não sei se isso é decorrente de algum fechamento temporário ou se não tem restaurante lá mesmo. Estava morrendo de fome e as únicas opções eram Bob’s, Casa do Pão de Queijo e Spoleto. Não sou muito fã da comida dessas redes, prefiro um self service básico com comida de verdade. Fiquei quase 30 minutos na fila do Spoleto, muitos passageiros que aguardavam na fila reclamavam da falta de restaurante lá em pleno horário de almoço... O aeroporto de Rio Branco, que é pequeno, possui 2 restaurantes. De qualquer forma, há muitos espaços no aeroporto de MCZ para restaurantes, a área da praça de alimentação é bem ampla.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Depois de almoçar passei pelo terraço (área enorme) e vi um 738 da Gol pousar. Era o vôo G3 1924 procedente de Salvador e que logo em seguida retornaria à capital Baiana como G3 1925. Um fato que me chamou atenção em MCZ foi a chamada para embarque com serviço de som no saguão do aeroporto. Há muito tempo não ouvia esse serviço. Em RBR, por exemplo, não é mais feita essa chamada. Logo após as 14h fui para a sala de embarque, o E190 PP PJL chegou no horário previsto. O embarque previsto para ocorrer pelo portão 7 foi alterado para o portão 5.
Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

A tripulação ofereceu balas de leite/chocolate aos passageiros. A chefe de cabine anunciou que tempo de vôo até Aracajú seria de 30 minutos – bem curto. Não houve serviço de bordo, que pena já que o serviço da Trip é excelente. Às 16h09min o PP PJL iniciou sua corrida de decolagem rumo à vizinha Aracajú e logo deixamos Maceió para trás.
Vôo tranqüilo, quase todos os assentos das 25 fileiras estavam ocupados. Famílias em férias, muitas crianças, muitos mineiros voltando para casa depois de passear em Maceió. Um passageiro ao meu lado perguntou se eu era “fiscal da empresa”, pois percebeu que fazia anotações e fotos ....

Posted Image

Pouco tempo depois já nos aproximamos de Aracaju. Pousamos às 16h41min. Poucos desembarques em AJU, a maioria dos passageiros seguiria para CNF.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Aracajú estava lotada de turistas. A impressão que tive da capital sergipana foi de uma cidade bem cuidada, limpa, povo hospitaleiro e com uma belíssima orla (Atalaia).

Posted Image

- AJU-GRU: 24JAN2012 - Gol/Vôos: G3 1715 (AJU/SSA) – Assento: 29F - 04h15min; G3 1435 (SSA/IOS/GRU) – Assento 22F – 08h50min

Depois de passar 5 dias eu fui para SP e de lá retornaria ao Acre. Fiz reserva num vôo da Gol que partiria de madrugada e chegaria no final da manhã em Guarulhos. Usei 10 mil pontos do Smiles. Há tempos tinha essas milhagens e não usava a partir de RBR, pois sempre era necessário 20 mil pontos para qualquer trecho saindo do Acre, exceto paras as cidades vizinhas PVH e CZS. Havia opção de AJU-GRU direto, mas optei por uma conexão em SSA, para conhecer o aeroporto da capital baiana. Às 02h50min do dia 24JAN2012 já estava no Aeroporto de Aracaju. Bem movimentado nesse horário. Vôos partiam para Salvador e RJ. No pátio havia aeronaves da Gol, Azul, TAM e Avianca.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Feito checkin, circulei um pouco pelo aeroporto, comi alguma coisa e encontrei um turista de Floripa que havia se hospedado no mesmo albergue que eu estive em Maceió e que também foi à Aracaju. Ele estava irritado. Tinha retorno para FLN pela Trip no dia anterior – 23JAN, o vôo havia sido cancelado por mal tempo, a aeronave não chegou à AJU. A Trip deu hospedagem e o acomodou num vôo da Azul que partiria na madrugada do dia 24JAN. Esse vôo da Azul estava lotado e ele não embarcou e foi reacomodado em outro vôo da Azul que partiria no fim da manhã e ele chegaria à FLN somente após as 19h. Ele precisava de nova hospedagem, alimentação e taxi e não conseguiu com a Azul, que alegou que isso era responsabilidade da Trip. Naquele horário – início da madrugada a loja da Trip estava fechada e só abriria após as 05h00min. Ele teria que esperar os funcionários chegarem para solicitar esse auxilio. Não entendi.... a partir do momento que a Trip o acomodou num vôo da Azul, não passa a ser responsabilidade da Azul fazê-lo chegar ao destino e oferecer as assistências necessárias?

Posted Image

Às 03h30min estava na sala de embarque. Embarcamos no horário previsto pelo portão 2. 0 738 PR GUI ficou lotado. A aeronave pareceu novíssima. Às 04h15min teve iniciou o pushback e logo decolamos. Os comissários ainda serviram bebidas aos passageiros, achei que não seria oferecido nada pelo tempo bem curto do vôo – 30/35 minutos de vôo.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Ao amanhecer já estávamos pousando em Salvador – às 06h03min tocamos o solo (Bahia está no horário de verão). Pousamos ao lado de um Embraer da Azul. A minha conexão para o vôo SSA/IOS/GRU só ocorreria duas horas mais tarde. Sai da sala de embarque e fui conhecer o aeroporto. Bonito e amplo. No horário que chegamos o movimento ainda era pequeno.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

No terraço vi o PR GUI que nos trouxe de AJU num finger. A aeronave daria prosseguimento ao vôo tendo como próximo destino BSB. O embarque no 73G PR GIM começou às 09h20min. Após as nove horas o movimento na sala de embarque era grande. No G3 1435 haveria uma escala em Ilheús antes de chegarmos à SP. Antes de embarcar fotografei uma aeronave da Azul nas cores da bandeira do Brasil.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Embarque realizado foi possível ver o 738 PR GGG no finger ao lado. Pushback às 08h40min, o tempo de vôo anunciado para o trecho Salvador-Ilhéus foi de 26 min. Não imaginava que fosse tão curto assim. Deixamos Salvador apreciando uma bela vista. Nesse trecho foi oferecido as bebidas de sempre.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Antes de tomar o suco de laranja o piloto já avisava de nossa descida para IOS. A pista do aeroporto é “curiosa”. Dá até um friozinho na barriga.... Numa cabeceira tem o mar, na outra tem o rio. Pousamos “pelo lado do rio”!

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Após o pouso em Ilhéus, cochilei um pouco e só acordei já com o início da decolagem. No trecho até GRU foi servido o lanche padrão da Gol, biscoitinhos e as bebidas de sempre.

Posted Image

Vídeo da decolagem em IOS:

O tempo de vôo até SP foi de duas horas. Nesse trecho dormi literalmente. Acordei já na descida em Guarulhos e anuncio pelo piloto que atrasaríamos um pouco devido ao congestionamento na área. Pousamos às 12h30min.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

- CGH/RBR: 29JAN2012 – TAM/Vôos: JJ 3712 (CGH/BSB) – Assento: 20F - 19h12min e JJ 3584 (BSB/RBR) – Assento: 21 F – 23h11min

Depois de cinco dias em São Paulo com chuva quase todo dia, hora de voltar para casa!
Cheguei no aeroporto de Congonhas às 17h40min. Checkin ultrarápido. Logo fui para a sala de embarque aguardar a chamada anunciada para o portão 4. E logo foi mudado para o portão 13. Embarquei pela porta traseira do A319 PR-MAL, que parecia ter todos os assentos ocupados. Percebi que uns 5 tripulantes da TAM uniformizados embarcaram também e estavam sentados nas últimas fileiras e conversavam os comissários do vôo. Um deles parecia reclamar de uma escala... Enfim, demoramos para decolar devido aquela fila de sempre tão comum em CGH. O serviço de bordo no trecho até BSB foi o sanduichinho de sempre. Fiz poucas fotos nesse trecho, pois a bateria da máquina estava descarregando.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Chegando em BSB fui para o terraço e depois de procurar muito achei uma tomada que fosse compatível com o cabo da minha máquina, consegui fazê-la funcionar por alguns minutinhos. Vi no pátio um 767 da TAM e uma aeronave da Delta. Percebi que estão instalando novos telões que informam as partidas e decolagens.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Após comer um sanduiche maior que aquele da TAM fui para o portão G, também conhecido como “puxadinho”. Pelo que percebi para acessar essa área de embarque (MOP), mesmo estando em conexão, é preciso desembarcar e entrar naquela área de embarque internacional para acessar o MOP (portões G a J).

Posted Image

Posted Image

O embarque começou antes do horário previsto e demorou até ser finalizado. Tive a impressão que o A319 PT TME decolou para RBR com todos os assentos ocupados. Tivemos que aguardar passageiros de diversos vôos em conexão chegarem, inclusive alguns passageiros demoraram para achar esse portão! A pista de RBR possui restrição de peso para pousos e decolagens, o que já foi muito discutido aqui em vários subfóruns. Sem querer comparar empresa X com Y, gostaria de entender melhor porque há uma diferença tão grande nessa limitação entre TAM e Gol. A TAM costumar decolar de BSB para RBR com todos ou quase todos os assentos ocupados no A319. Na decolagem de RBR para BSB, há mais assentos que não são ocupados. Imagino que isso decorre do fato de que na chegada em RBR, após 3 horas de vôo, muito combustível foi consumido e peso da aeronave estará bem menor do que na decolagem de RBR em direção à BSB. Já fiz BSB/RBR pela Gol que constava como lotado e havia apenas 86 passageiros. Atualmente a Gol cancelou a rota de RBR para BSB. Esperamos que em 2 anos RBR ganhe uma pista de vergonha e a Gol volte a operar essa rota.

Balinhas e lanchinho padrão Gol foram o serviço de bordo nesse vôo com 3 horas de duração

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Chegamos em RBR pontualmente no horário previsto: 00h20min do dia 30JAN2012. Ao desembarcar pela porta traseira avistamos o 73G que faz os vôos 1430/31. Última foto (tremida): A escada molhada me fez descer “de forma mais rápida” alguns degraus! Fim da jornada, fim das férias, de volta para casa!

Posted Image

Editado por Silva, 13 de fevereiro de 2012 - 21:30 .

#2 PR-JJV

• Usuários
  • 4056 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/Bahia/Brasil
  • Data de Nascimento:15/09/1990
Reputação: 3352

Postado 13 de fevereiro de 2012 - 21:42

Lindas fotos! Gostei das feitas aqui na terra!

#3 eduardoMT

• Usuários
  • 47 Postagens
  • Cidade/UF/País:Wenatchee/WA/USA
  • Data de Nascimento:20/05/1995
Reputação: 38

Postado 13 de fevereiro de 2012 - 23:57

e que jornada em! muito bom! o ruim do MOP de Brasilia eh que nao pode ir pra outras salas de embarque pra fotografar sem sair da mesma, e eu tenho preguisa de sair da sala de embarque e tirar todas as coisas denovo kkkkk

#4 mateusp

• Usuários
  • 179 Postagens
  • Interests:Aviação e ser um piloto comercial.
  • Cidade/UF/País:Taubaté
  • Data de Nascimento:10/08/1998
Reputação: 82

Postado 14 de fevereiro de 2012 - 11:51

Legal, muito bom ! Que jornada ! Quantos voos !

#5 Carlosvictor

• Usuários
  • 64 Postagens
  • Cidade/UF/País:Maceió/AL/Brasil
  • Data de Nascimento:11/06/1991
Reputação: 0

Postado 14 de fevereiro de 2012 - 14:00

Parabéns pelo report ;). Moro em Maceió, e aqui o aeroporto desde a sua inauguração só tinha o Bob's. Com um tempo, chegou o Spoleto e a Casa do pão de queijo...e até hoje nada mais! hehehe. Quanto ao aviso sonoro de chamada dos voos, aqui faz um tempão que a Infraero já tirou, não sei como houve essa chamada para o seu voo...teve sorte ;)

Abraço.

#6 Gabriel Fernando

• Usuários
  • 149 Postagens
  • Cidade/UF/País:Maringá/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:04/07/1996
Reputação: 32

Postado 14 de fevereiro de 2012 - 18:44

Otimo report! Parabens.

#7 EDUARDO - MCZ

• Usuários
  • 164 Postagens
  • Cidade/UF/País:MACEIÓ/AL/BRASIL
  • Data de Nascimento:20/01/1973
Reputação: 63

Postado 14 de fevereiro de 2012 - 19:21

Gostou da minha terra?
Salve Carlos, DESAPARECIDO, hein!!

Abraços

EDUARDO

#8 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 16 de fevereiro de 2012 - 00:21

o aeroporot de maceió é lindo.....tenho uma ex-namorada que ta morando aí...que saudade dela...

agora a coisa que mais gostei no teu FR foi da decolagem de Ilhéus...carajo!! cazzo, Putiaquiupariu que visual é aquele!!!!

#9 Silva

• Usuários
  • 635 Postagens

Postado 16 de fevereiro de 2012 - 13:53

View PostEDUARDO - MCZ, em 14 de fevereiro de 2012 - 19:21 , disse:

Gostou da minha terra?
Abraços

EDUARDO

Aquele "mar verde" em Maceió formando aquelas piscinas tem uma beleza difícil de descrever! Beleza única!

View Postphiloclimber, em 16 de fevereiro de 2012 - 00:21 , disse:

o aeroporot de maceió é lindo.....tenho uma ex-namorada que ta morando aí...que saudade dela...

agora a coisa que mais gostei no teu FR foi da decolagem de Ilhéus...carajo!! cazzo, Putiaquiupariu que visual é aquele!!!!

Sim, muito bonito o aeroporto de Maceió! Nunca tinha passado por Ilhéus, aquela pista com mar numa cabeceira e rio na outra dá um friozinho na barriga! a vista na decolagem foi muito bonita também.

#10 Diego Airways

• Usuários
  • 2182 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1986
Reputação: 171

Postado 16 de fevereiro de 2012 - 15:18

Muito legal o FR, Silva, parabéns! :rev:

Show as fotos, adorei as das terrinhas baianas! :salute:

:adios:

#11 lucaas

• Usuários
  • 266 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:28/02/1990
Reputação: 22

Postado 16 de fevereiro de 2012 - 19:39

Legal o seu Flight Report. Fez uma verdadeira viagem pelos aeroportos.
Desculpe perguntar, como estava a ocupação do AJU-SSA?

Espero que tenha gostado de Aracaju!

#12 Silva

• Usuários
  • 635 Postagens

Postado 17 de fevereiro de 2012 - 12:10

View Postlucaas, em 16 de fevereiro de 2012 - 19:39 , disse:

Legal o seu Flight Report. Fez uma verdadeira viagem pelos aeroportos.
Desculpe perguntar, como estava a ocupação do AJU-SSA?

Espero que tenha gostado de Aracaju!

O 738 (parecendo bem novinho) que fez AJU/SSA estava bem cheio. Gostei muito de Aracajú!

#13 Luciano Cunha

• Usuários
  • 305 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:26/05/1972
Reputação: 22

Postado 20 de fevereiro de 2012 - 17:07

Realmente senti falta de um restaurante em MCZ. Tive que apelar para o Spoletto.

#14 Rodney Soares

• Usuários
  • 1089 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE/Brasil
  • Data de Nascimento:24/04/1975
Reputação: 19

Postado 28 de fevereiro de 2012 - 01:57

Silva, muito bons seus relatos. Maceió é uma terra que adoro, conheci no ano passado.
Por coincidência, minha mãe estava no mesmo vôo que você, vindo do Rio, via CGH e BSB, no dia 29. Pena que não a vi em uma de suas fotos. rs

Até a próxima!

#15 Silva

• Usuários
  • 635 Postagens

Postado 29 de fevereiro de 2012 - 12:15

View PostRodney Soares, on 28 de fevereiro de 2012 - 01:57 , said:

Silva, muito bons seus relatos. Maceió é uma terra que adoro, conheci no ano passado.
Por coincidência, minha mãe estava no mesmo vôo que você, vindo do Rio, via CGH e BSB, no dia 29. Pena que não a vi em uma de suas fotos. rs

Até a próxima!

Certo Rodney, obrigado! O vôo para RBR estava lotado, muita gente voltando das férias, vi muitos conhecidos!

#16 fanta

• Usuários
  • 5 Postagens
  • Cidade/UF/País:FLN
  • Data de Nascimento:08/04/1981
Reputação: 0

Postado 04 de março de 2012 - 15:51

Adorei! E acabei de notar uma coisa: você se preocupou em retirar seu nome completo, mas deixou escapando em uma das fotos, rss! :anta:

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)