Ir para conteúdo




Imagem Postada

 


Foto

Anac quer só grandes em leilão de aeroportos

ANAC leilão leilão dos aeroportos

  • Novo Tópico
  • Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 C010T3

C010T3
  • Moderador
  • 8.751 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:14/06/1984

Postado 14 de fevereiro de 2012 - 23:51

Anac quer só grandes em leilão de aeroportos

Valor - 15.02.2012

Imagem Postada

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pode endurecer a barreira de entrada para operadoras estrangeiras nos próximos leilões de aeroportos. O objetivo é estimular a chegada de grandes empresas internacionais na segunda rodada de concessões aeroportuárias, ainda sem data definida. Além de Galeão (Rio) e de Confins (Belo Horizonte), o aeroporto de Manaus tem as maiores chances de entrar na lista, depois do lote inicial de privatizações.

No leilão da semana passada, os consórcios precisavam incluir uma operadora com experiência de movimentar pelo menos 5 milhões de passageiros anuais. Não havia menção, no edital, se esse número se referia à movimentação de um único aeroporto ou se dizia respeito à soma dos aeroportos administrados pela operadora. A ideia em gestação é aumentar essa exigência para 10 milhões de passageiros por ano, além de tornar explícito que deve haver pelo menos um terminal com esse tráfego.


A mudança de regra impediria a participação, por exemplo, de operadoras como a francesa Egis e argentina Corporación América nos próximos leilões. O maior aeroporto da Egis, que faz parte do consórcio vencedor de Viracopos, é o de Larnaca, no Chipre, com movimento anual de 5,5 milhões de passageiros. A Corporación América, com fatia de 50% no consórcio que arrematou a concessão de Brasília, tem em Ezeiza sua mais importante operação. O aeroporto de Buenos Aires processa 7,9 milhões de passageiros por ano e é o 165º mais movimentado do mundo, segundo o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês). Joanesburgo, o principal aeroporto da ACSA, empresa sul-africana aliada da Invepar na proposta vitoriosa em Guarulhos, aparece em 76º no ranking.

Além da necessidade de agilizar investimentos no setor, o governo sempre ressaltou a absorção de know-how nas operações aeroportuárias como um dos principais benefícios das concessões. A Infraero manteve 49% de participação nos três aeroportos e a ideia era ganhar uma experiência que pudesse ser replicada em outros terminais. No entanto, as operadoras internacionais mais conceituadas ficaram fora da lista de vencedores do leilão.

A Secretaria de Aviação Civil, que conduziu o processo das concessões, garante não ver problemas e manifesta confiança no novo trio de operadoras privadas. Também encara com tranquilidade a ausência das grandes empreiteiras brasileiras. Para o ministro Wagner Bittencourt, o importante é que os consórcios vencedores comprovem a capacidade de honrar os compromissos assumidos - por meio das garantias exigidas no edital, e que a Anac de agora em diante elimine os riscos de descumprimento dos contratos.

A equipe de Bittencourt vê, inclusive, a criação de sinergia entre as duas futuras operações da Corporación América. Antes de ganhar o leilão por Brasília, a argentina havia arrematado a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, perto de Natal. Nos dois, fechou parceria com a Engevix. Cada empresa detém 50%.

O Ministério da Fazenda levantou mais ressalvas ao resultado do leilão. Com papel secundário nas concessões aeroportuárias, viu com desconfiança o ágio médio de 347% e ficou preocupado com a viabilidade dos lances vencedores, incluindo o da Invepar.

O Palácio do Planalto minimiza a derrota das grandes empreiteiras. Para interlocutores da presidente Dilma Rousseff, elas já estão suficientemente ocupadas com a construção de usinas hidrelétricas, ferrovias e estádios no Brasil e com projetos importantes no exterior. Portanto, só entrariam em novos empreendimentos com altas taxas de retorno e isso explicaria propostas menos ousadas. No Planalto, entretanto, pegaram muito mal as declarações de Carlo Botarelli, presidente da Triunfo, grupo que tem 45% do consórcio vencedor de Viracopos. Ele chegou a relacionar investimentos obrigatórios em terminais e em novas pistas à movimentação futura de passageiros. Além disso, o nível de endividamento da Triunfo é objeto de atenção no Planalto, que deverá colocar as concessões sob monitoramento do PAC.

http://www.valor.com...o-de-aeroportos

#2 E175

E175
  • Usuários
  • 15.214 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ankara
  • Data de Nascimento:15/09/1987

Postado 14 de fevereiro de 2012 - 23:58

Eu acho interessante que as vencedoras do último leilão não possam participar dos próximos, sobretudo dos maiores. Seria difícil administrar as prioridades e focar adequadamente em cada terminal. Com consórcios distintos cada uma vai defender um aeroporto e isso vai estimular o crescimento.
  • Stratocruiser, Safe Flight, Brazil Express e 1 outro curtiram isso

#3 Leandrinho

Leandrinho
  • Usuários
  • 2.316 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Baixada Santista
  • Data de Nascimento:14/09/1989

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 01:20

Eu acho interessante que as vencedoras do último leilão não possam participar dos próximos, sobretudo dos maiores. Seria difícil administrar as prioridades e focar adequadamente em cada terminal. Com consórcios distintos cada uma vai defender um aeroporto e isso vai estimular o crescimento.


Mas acho que isso ja vale.
Desde o inicio, sempre falavam isso.
Justamente pra estimular a concorrencia.

Abs!


PS: Torcia para a Fraport ter levado GRU e a Changi ter levado VCP.
Agora fico na torcida pra Changi levar CNF.

Editado por Leandrinho, 15 de fevereiro de 2012 - 01:20 .

  • E175 e Brazil Express curtiram isso

#4 nilsonsfj

nilsonsfj
  • Usuários
  • 309 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/11/1985

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 02:37

Mais chances pra vir Changi pra CNF... (sonhar é de graça, né?)
  • Brazil Express curtiu isso

#5 Safe Flight

Safe Flight
  • Usuários
  • 2.227 posts
  • Gender:Male
  • Location:CNF
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:18/09/1991

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 08:48

Changi ou Fraport ou BAA em CNF :rulez:

Tomará.
  • E175 e Brazil Express curtiram isso

#6 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 13.239 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 08:59

Seria isso uma mostra que o governo não ficou contente com os ganhadores?

#7 C010T3

C010T3
  • Moderador
  • 8.751 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:14/06/1984

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 09:06

Seria isso uma mostra que o governo não ficou contente com os ganhadores?


Se não ficaram contentes com o resultado, não sei, mas não ficaram contentes em ser criticados por isso. Se as concessões não darem certo, no sentido de não melhoraram substancialmente a qualidade dos aeroportos, vão sempre argumentar que é por causa disso.

#8 E175

E175
  • Usuários
  • 15.214 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ankara
  • Data de Nascimento:15/09/1987

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 09:31


Mas acho que isso ja vale.
Desde o inicio, sempre falavam isso.
Justamente pra estimular a concorrencia.

Abs!


PS: Torcia para a Fraport ter levado GRU e a Changi ter levado VCP.
Agora fico na torcida pra Changi levar CNF.


Será? Acho que não hein .. lembro do presidente da Invepar dizer que estariam de olho nas próximas concessões. Também gostaria de ver CNF com o consórcio Changi/Odebrecht.

#9 Brazil Express

Brazil Express
  • Usuários
  • 1.729 posts
  • Gender:Male
  • Location:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Interests:Visite o CNF ao vivo!Aviação em Minas Gerais. www.cnfaovivo.com.br
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil
  • Data de Nascimento:14/08/1986

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 10:00

Sonhar ainda não paga então por min, que venha Changi ou Fraport ou BAA em CNF!!!

Att,
  • Safe Flight curtiu isso

#10 slpassos

slpassos
  • Usuários
  • 1.467 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Blumenau/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:24/03/1980

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 10:25

Sabe-se la né, mas eles podem "achar" algum problema na documentação né, visto que ainda nao foi assinado.

#11 E175

E175
  • Usuários
  • 15.214 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ankara
  • Data de Nascimento:15/09/1987

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 10:28

pena que so se deram conta disso agora, depois de terem despachado 3 dos melhores aeroportos do pais...


O caso da InfraAmérica acho que é a parte. O outro aeroporto dela, São Gonçalo do Amarante, não compete com Brasília. O projeto que ela apresentou pro aeroporto potiguar é muito interessante e parece muito bom. Com relação aos demais consórcios, principalmente o Triunfo que é o mais contestado, a regra não teria efeito já que eles eram entrantes na ocasião do leilão de VCP/BSB/GRU.

Desqualificar os vencedores agora, forçando regra, seria péssimo para o processo em geral. Perderia completamente a credibilidade e provavelmente enfraqueceria mais ainda os próximos leilões.

Editado por E175, 15 de fevereiro de 2012 - 10:29 .


#12 GIG76

GIG76
  • Usuários
  • 1.075 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:RIo/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:31/11/1976

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 13:59

Seria isso uma mostra que o governo não ficou contente com os ganhadores?


Acho que sim... Vamos ver se esta próxima licitação o governo acerta. Porém acredito que um erro estratégico está ocorrendo. Quem vai ficar com os aeroportos menores ? A Infrazero ? Por que não realizar a licitação em pacotes, incluindo os aeroportos menores ?

#13 slpassos

slpassos
  • Usuários
  • 1.467 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Blumenau/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:24/03/1980

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 14:08


Acho que sim... Vamos ver se esta próxima licitação o governo acerta. Porém acredito que um erro estratégico está ocorrendo. Quem vai ficar com os aeroportos menores ? A Infrazero ? Por que não realizar a licitação em pacotes, incluindo os aeroportos menores ?


Perfeito, poderia ter levado VCP e alguns outros 2 aeroportos menores.

No caso de 6 aeroportos maiores concedidos, ja seriam outros 12 aeroportos menores em melhor condicoes!

#14 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 13.239 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 14:09


Acho que sim... Vamos ver se esta próxima licitação o governo acerta. Porém acredito que um erro estratégico está ocorrendo. Quem vai ficar com os aeroportos menores ? A Infrazero ? Por que não realizar a licitação em pacotes, incluindo os aeroportos menores ?

Essa é a minha preocupação, depois de privatizar o filé, quem vai ficar com os ossos? A Infraero vai repassar para os estados e municípios? Se for, será que terão cacife para manter? E isso pode virar um sucateamento dos aeroportos regionais.

#15 PedroCNF

PedroCNF
  • Usuários
  • 2.471 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:01/01/0101

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 14:49

Isso ja foi falado antes. A Infraero vai bancar esses aeroportos com os pseudo dividendos que irão receber dos 49% das privatizações.

#16 .kr'st_fer.

.kr'st_fer.
  • Usuários
  • 603 posts
  • Gender:Male
  • Location:Cascavel/PR
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:22/11/1987

Postado 15 de fevereiro de 2012 - 14:59

Essa é a minha preocupação, depois de privatizar o filé, quem vai ficar com os ossos? A Infraero vai repassar para os estados e municípios? Se for, será que terão cacife para manter? E isso pode virar um sucateamento dos aeroportos regionais.


Não seria coerente com esse discurso lindo que o SAC faz em relação aos aeroportos regionais.

A tese que eu acredito é conceder mais aeroportos rentáveis e obter dos dividendos da Infraero na SPE, junto com a outorga do leilão para os aeroportos que permanecerem na Infraero. E da mesma forma, absorver aeroportos hoje administrados por Estados e Municípios.







Tópicos que também usam as tags ANAC, leilão, leilão dos aeroportos:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)