Jump to content

Photo

Técnicas de Pintura I

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
No replies to this topic

#1 Marcelo Conforto

Marcelo Conforto
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 19 de February de 2012 - 20:55

Aproveitando que tenho conversado com o Eduardo-MCZ sobre macetes de pintura de modelos, resolvi abrir esse tópico com alguns exemplos do que dá pra fazer com um bom pincel, uma mão firme e um bocado de paciência. Esta também é a prova que você não precisa de aerógrafo para conseguir excelentes efeitos na pintura de seus modelos. Todos esses modelos são em escala 1/72, ou seja, relativamente pequenos. Vamos lá:

Aviões japoneses da Segunda Guerra Mundial são ótimos para demonstrar diversas técnicas. Por exemplo, essa camuflagem borrada de um Kawasaki Ki-61 Hien é bem simples de fazer: basta dar uma primeira demão de tinta metálica e depois sair pintando as manchas. Eu utilizo pincéis de diversos tamanhos para obter manchas de tamanhos e formas diferentes.

Posted Image

Outro avião japonês que dá um efeito interessante é o Kawanishi N1K2 Shidenkai com o descascado de pintura. Não sei porque os Japoneses tinham muito esse problema. Esse efeito já é mais elaborado. Primeiro você pinta a camada base (metálica). Depois, sela a primeira camada com verniz spray fosco. Isso se dá para isolar um nível da tinta do outro. Depois, aplica-se uma camada de verniz e, com ele ainda molhado, salpica-se SAL GROSSO (em diversas granulações) e deixa-se aderir nos pontos onde se quer que o descascado apareça. Depois, pinta-se a cor verde normal por cima do sal que está aderido. Quando a tinta verde seca, arranca-se com a unha os grãos de sal que ficaram grudados e expõe-se a liga metálica embaixo. Aplica-se os decalques e joga-se uma generosa camada de verniz fosco por cima de tudo para selar as marcas.

Posted Image

Posted Image

Como falei com e Eduardo-MCZ, as linhas de painéis são ressaltadas utilizando-se lapiseira 0,3. Já os encardidos de fumaça, eu uso lápis e depois borro com a mão. Agora um exemplo de pintura miniaturizada: Este é o cockpit de um Lagg-3, um caça soviético também da Segunda Guerra Mundial que estou montando agora. Tenham em mente que o COCKPIT INTEIRO TEM 2 cm de comprimento. Alguns dos pincéis que eu uso são extremamente finos.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Para terminar essa edição uma vista bem próxima de parte de meu modelo da Estação Espacial Internacional. Consegui um efeito texturizado nos cobertores térmicos da "coluna vertebral" utilizando uma tinta velha (que estava meio grossa) com um pincel grosso também. Depois, foi só dar uma lixada bem leve e verniz para selar tudo.

Posted Image

É isso aí. Depois eu posto mais exemplos de birutices que só nós, plastimodelistas somos loucos o suficiente pra fazer.
TFA

Edited by Marcelo Conforto, 19 de February de 2012 - 20:58 .