Postado 22 de fevereiro de 2012 - 17:30
Postado 22 de fevereiro de 2012 - 17:46
Agora falando sério... Pela vibração parece que deve ter sido algum problema no eixo do rotor principal... Bizarro mesmo.
Postado 22 de fevereiro de 2012 - 17:48
Postado 22 de fevereiro de 2012 - 18:03
Postado 22 de fevereiro de 2012 - 18:13
Postado 22 de fevereiro de 2012 - 18:17
Aeronave do Corpo dos Bombeiros teve a cauda quebrada no pouso forçado. Duas pessoas tiveram ferimentos leves
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros fez um pouso de emergência na manhã desta quarta-feira em um terreno próximo da BR-316, em Belém. A aeronave teve a cauda danificada durante o pouso e sofreu outras avarias.

O helicóptero apresentou trepidação e o piloto foi obrigado a pousar. Estavam a bordo o comandante, o segundo piloto, um médico e uma enfermeira. A equipe fazia patrulhamento durante a operação carnaval.
Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas. O motivo da pane será investigado e o helicóptero passará por perícia.
http://ultimosegundo...7648168932.html
Postado 22 de fevereiro de 2012 - 18:33
A trepidação descrita acima precisa ser mais bem detalhada, para que se possa determinar a Origem.
O toque deve ter sido forte na hora do pouso, já que a Aeronave sofreu outras Avarias além da Cauda.
No mais, estão todos bem e isso é o que importa!
Valeu Comando!
É assim que se faz!
De pau, põe no chão!
Abc
Mauro
Postado 22 de fevereiro de 2012 - 20:10
Lembro dessa apresentação como se fosse ontem
Postado 22 de fevereiro de 2012 - 21:50
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 12:34
O que levou o Piloto ao Pouso, não se sabe, agora o que destruiu o Helicóptero foi a Ressonância!
Infelizmente o Colega deveria ter aliviado os esquis do chão e tentar outro pouso.
Todos os Helicópteros podem sofrer isso.
A manobra precisa ser rápida, senão dá no que deu!
Quando a Ressonância começa com a Rotação baixa, corta-se o Motor e aplica-se freio do Rotor imediatamente!
É Punk mesmo!
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 13:04
Mauro Silva, em 23 de fevereiro de 2012 - 12:34 , disse:
O que levou o Piloto ao Pouso, não se sabe, agora o que destruiu o Helicóptero foi a Ressonância!
Infelizmente o Colega deveria ter aliviado os esquis do chão e tentar outro pouso.
Quando a Ressonância começa com a Rotação baixa, corta-se o Motor e aplica-se freio do Rotor imediatamente!
É Punk mesmo!
Fala Mauro!
O fato do pouso ter sido efetuado em solo irregular pode ter contribuido com a acentuação da ressonância?
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 14:36
Vc não acha que esta é uma situação tipica que com treinamento em simulador ajudaria muito para o piloto sair ileso (e a maquina tb...) ?
Eu tenho a impressão que nos helicópteros não se dá a mesma importancia para o simulador que nos aviões, por que?
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 15:01
O único de que eu tenho conhecimento é aquele que foi fabricado pelo EB e está em Taubaté, mas seu uso é restrito aos militares.
Do restante qualquer máquina que ultrapasse o valor de 5 milhões de U$$ tem um simulador, ocorre que nem sempre está no Brasil.
Sikorski S61, S76, S92 AW 139, EC 135, 155, 165, 365 - praticamente todos helicópteros homologados na categoria transporte possuem simuladores fora do Brasil.
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 15:17
Renan - SAO, em 23 de fevereiro de 2012 - 13:04 , disse:
Fala Mauro!
O fato do pouso ter sido efetuado em solo irregular pode ter contribuido com a acentuação da ressonância?
Com Certeza Renan!
Se pousar em cima de UMA pedra (pequena), PODE ocorrer a Ressonância, mas o maior vilão é um toque no chão um pouco mais forte que o normal (normal para um helicóptero é pouso Manteiga).
Abc
Mauro
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 15:18
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 15:48
JEduardo, em 23 de fevereiro de 2012 - 14:36 , disse:
Vc não acha que esta é uma situação tipica que com treinamento em simulador ajudaria muito para o piloto sair ileso (e a maquina tb...) ?
Eu tenho a impressão que nos helicópteros não se dá a mesma importancia para o simulador que nos aviões, por que?
Oi JEduardo!
A Ressonância ocorre muito mais do que se pensa, eu já tive o Princípio de Ressonância, pelo menos umas 200 vezes.
Aprendemos na Escola isso e quem Opera em Áreas de Piso Irregular, Inclinado e até escorregadio, pode entrar no Processo que só tem 2 saídas, já descritas, mas vamos falar de novo:
"No toque um pouco mais duro ou terreno irregular, durante o Pouso, vai baixando o Coletivo suavemente até o Batente inferior.
Obs. Até um Vento forte em piso irregular pode dar início a uma Ressonância.
Ao observar que está tudo Normal, reduz o motor para idle e durante a marcha lenta, observa-se o comportamento da máquina (fique atento).
Se tiver início uma Ressonância ou você acelera e sai do chão, ou corta e freia."
Depende também da Aeronave que você voa.
O Esquilo é uma Máquina que te dá maior tranquilidade para executar a manobra, (por ter uma resposta rápida e ser Mono Motor) apesar de a Manete de Aceleração do Motor e Freio Rotor ficarem fora do Comando Coletivo, ou seja precisa ter Velocidade e cuidado para executar isso, pois uma aceleração muito rápida ainda pode ocasionar uma Over Temp e estourar o Motor.
Não sei se seria possível um Simulador ter esse Movimento (claro que o movimento Inicial senão quebraria tudo) para fazer esse treinamento, mas fiz várias vezes em condições Simuladas, com tudo desligado, para Memorizar o Movimento e me Condicionar para a Manobra e funcionou MUITO BEM!
Simulador de Helicóptero é muito caro, só pra você ter uma ideia, se quiser fazer um treinamento no Simulador da Agusta na Itália, tem que fazer uma reserva (paga) de pelo menos 6 meses antes de tanto que é usado e não dá conta e o custo é de Aproximadamente U$ 15.000, fora a Viagem e Hospedagem.
O treinamento é dirigido e focado em IFR e Emergências do Equipamento!
O negócio é por a Bunda na Careira e Treinar até calejar!
Se ela (a Ressonância) aparecer, você vai dar Risada!
Abc
Mauro
Editado por Mauro Silva, 23 de fevereiro de 2012 - 15:51 .
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 16:06
Nos jatos executivos as seguradoras estão pentelhando por um treinamento a cada 2 anos pelo menos
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 16:46
JEduardo, em 23 de fevereiro de 2012 - 16:06 , disse:
Nos jatos executivos as seguradoras estão pentelhando por um treinamento a cada 2 anos pelo menos
Caro é o modo de dizer!
Treinamento não tem preço e curso a cada 2 anos acho pouco.
Tenho passado para as pessoas o Condicionamento, que nada mais é que colocar o treinamento em prática Simulada e Constante.
Manual de Emergência no colo e treinar na cabine com tudo desligado!
Uma vez num voo de Recheque de Esquilo, enquanto eu executava uma Auto Rotação de 360 Graus, o Checador me fez a seguinte pergunta:
Ande fica o Extintor de Incêndio?
Em 2 segundos respondi, do meu lado direito!
Ele me falou, muito bem, teve piloto que se perdeu na manobra tentando lembrar aonde fica o Extintor!
Mesmo ele achando que fui bem por lembrar em 2 segundos eu achei que demorei para responder.
Quando ele perguntou, a figura do Extintor e o local me vieram na mente imediatamente, mas a resposta Falada teve esse retardo de 2 segundos.
Treinar é isso, usar o Raciocínio e o Movimento muito rápido, olha o que deu com nosso colega aí em cima!
O prejú é muito maior que qualquer treinamento, com certeza!
O Segundo maior número de Asas Rotativas do Mundo, deveria ter Todos os Simuladores e aberto para Todos os Pilotos, mas enquanto isso não acontece, não podemos ficar esperando para treinar quando o Patrão está rindo à toa, senta lá e Pratique!
Vale muito!
Abc
Mauro
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 22:14
Postado 23 de fevereiro de 2012 - 23:17
Mauro Silva, em 23 de fevereiro de 2012 - 12:34 , disse:
É Punk mesmo!
Há informações de que um policial não habilitado estava como copiloto e efetuou o pouso. Não duvido, afinal, esse delegado suspeito é conhecido como um "Xerife" aqui na cidade, pode tudo e faz tudo...
1 Usuário(s) lendo este tópico
0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)