Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Acidente com Helicóptero em Marituba-PA

Já existem 32 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 jambock

• Membro Honorário
  • 11096 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1178

Postado 24 de fevereiro de 2012 - 10:33

Meus prezados:

Aeronáutica investiga se ressonância fez helicóptero se despedaçar no Pará

Esquilo teve desequilíbrio entre forças e se quebrou, diz coronel da FAB. Piloto fez pouso após sentir anormalidade e rotação alta; 4 ficaram feridos.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-1) investiga se o acidente envolvendo um helicóptero de resgate do Corpo de Bombeiros no Pará, que se despedaçou após pousar em um terreno irregular, foi provocado por uma ressonância, fenômeno que provoca forte vibração na aeronave até levar à sua destruição.

Segundo o tenente-coronel Maurício Teixeira, chefe do Seripa-1, a Aeronáutica recolheu as peças do helicóptero para tentar entender o que ocorreu. “Não posso dizer que o fenômeno de ressonância é totalmente raro, mas não é frequente vermos isso acontecer. Ocorre quando a aeronave perde o balanceamento previsto, há um desiquilíbrio das forças que atuam na aeronave em consequência da rotação dos rotores”, explica o oficial.

O acidente ocorreu após o piloto do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) perceber que a aeronave, um Esquilo, estava com problemas e fazer um pouso de emergência por volta das 10h30 desta quarta-feira (22), 20 minutos após a decolagem, em terreno particular próximo à rodovia BR-316 em Belém, capital do Pará.
O decidiu fazer o pouso porque sentiu “anormalidades e rotação alta”. A Aeronáutica ainda não sabe as causas da ressonância. O local onde o pouso ocorreu pode ser um dos fatores da ressonância, fazendo com que o ar empurrado para baixo voltasse com intensidade, provocando a forte vibração.

Quatro pessoas que estavam a bordo ficaram levemente feridas, segundo o governo do estado . Os passageiros - um delegado da Polícia Civil que atuava como copiloto, um médico e uma enfermeira da Secretaria de Saúde Pública – além do piloto, um major da Polícia Militar, tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Metropolitano de Belém para avaliação física.

O helicóptero não possui gravadores de dados e o Seripa pediu informações ao fabricante sobre o balanceamento e a manutenção. Outro caso semelhante foi registrado há alguns anos em São Paulo.
O helicóptero estava com manutenção em dia. O coronel Teixeira não soube informar se a documentação do piloto estava atualizada.
fonte: Tahiane Stochero para G1, via CECOMSAER 24 fev 2012

#22 Charlie Mike

• Usuários
  • 471 Postagens
  • Interests:Aviação / Operações
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:31/03/1970
Reputação: 25

Postado 24 de fevereiro de 2012 - 11:00

No Esquilo há duas lâminas na estremidade dos esquis que DEVEM tocar o solo em primeiro lugar e depois ir baixando o coletivo para a parte frontal dos esquis tocar o solo.

Esses dispositivos (lâminas) na realidade agem como molas que absorvem vibrações da máquina com o solo.

Fora isso, no tubo transversal traseiro do esqui há dois conjuntos amortecedores que são fixados na parede inclinada da cabine.

Adicionado a tudo isso, debaixo do assento piloto da esquerda há uma massa de chumbo pressa numa haste de mais ou menos 40 cm que funciona como um anti-ressonador.

Há uma remota possibilidade de que as lâminas traseiras dos esquis possam estar "cansadas" perdendo o seu efeito de mola, ou então que os amortecedores do tubo transversal estivessem sem eficiência.

Vi o filme várias vezes, e "acho" que não havia potência para tirar a aeronave do solo o que iria evitar que ela continuasse quicando ( quick) então a solução rápida e sem pensar muito seria:

- Coletivo embaixo até a trava.
- Corte direto na manete vermelha de combustível.

Certamente isso não iria impedir uma inspeção no motor pelo corte abrupto, mas observa-se que a não diminuição da rotação do RP é quem alimentou a ressonância.

O que chama a atenção é que o solo era de terra batida, o que por si só deveria absorver os quicks dos esquis.

Mas houve uma grande sorte dos ocupantes devido a barca ter se soltado e depois ter partido o tail-boom, já imaginou se o sistema permanece rígido e a caixa de transmissão principal tivesse se soltado ?

A estória poderia ter um outro final.

#23 Mauro Silva

• Usuários
  • 999 Postagens
  • Interests:Me interesso pela VIDA !
  • Cidade/UF/País:São Paulo / S P / Brasil
  • Data de Nascimento:05/04/1961
Reputação: 2042

Postado 24 de fevereiro de 2012 - 14:01

View PostCharlie Mike, em 24 de fevereiro de 2012 - 11:00 , disse:

No Esquilo há duas lâminas na estremidade dos esquis que DEVEM tocar o solo em primeiro lugar e depois ir baixando o coletivo para a parte frontal dos esquis tocar o solo.

Esses dispositivos (lâminas) na realidade agem como molas que absorvem vibrações da máquina com o solo.

Fora isso, no tubo transversal traseiro do esqui há dois conjuntos amortecedores que são fixados na parede inclinada da cabine.

Adicionado a tudo isso, debaixo do assento piloto da esquerda há uma massa de chumbo pressa numa haste de mais ou menos 40 cm que funciona como um anti-ressonador.

Há uma remota possibilidade de que as lâminas traseiras dos esquis possam estar "cansadas" perdendo o seu efeito de mola, ou então que os amortecedores do tubo transversal estivessem sem eficiência.

Vi o filme várias vezes, e "acho" que não havia potência para tirar a aeronave do solo o que iria evitar que ela continuasse quicando ( quick) então a solução rápida e sem pensar muito seria:

- Coletivo embaixo até a trava.
- Corte direto na manete vermelha de combustível.

Certamente isso não iria impedir uma inspeção no motor pelo corte abrupto, mas observa-se que a não diminuição da rotação do RP é quem alimentou a ressonância.

O que chama a atenção é que o solo era de terra batida, o que por si só deveria absorver os quicks dos esquis.

Mas houve uma grande sorte dos ocupantes devido a barca ter se soltado e depois ter partido o tail-boom, já imaginou se o sistema permanece rígido e a caixa de transmissão principal tivesse se soltado ?

A estória poderia ter um outro final.

Oi Charlie Mike!

O motor pode ser cortado abruptamente sem precisar fazer inspeção posterior, porém o corte deve ser feito na manete de aceleração e não na manete de combustível, te explico por que:

Quando se corta na manete de combustível ocorre um Delay por conta das bombas em funcionamento (elétrica e mecânica) e só quando a linha de combustível fica sem nada é que o Motor Apaga.

No caso do Esquilo, o corte pela manete de combustível, pode fazer o motor continuar trabalhando por até 20 segundos dependendo da RPM do Motor, já na manete de aceleração, o corte é imediato!

O uso da Manete de Combustível tem uma aplicação mais específica, no caso de Fogo no Motor por exemplo.

Se o Piloto usou essa Manete, está explicado por que ele não conseguiu reduzir a rotação!

Realmente as lâminas servem como Primeiro Amortecedor, o segundo fica nos esquis, que podem facilitar a entrada em Ressonância, caso estejam com pouca pressão ou emperrados, já a massa que você se refere, todos os Helicópteros tem e sua aplicação principal é a redução da Vibração do Tipo Alta Frequência, originária do Rotor de cauda.

Algumas Aeronaves ainda tem Amortecedores fixados entre a Transmissão Principal e a Célula, no caso do Esquilo tem Elastômeros para amenizar a vibração!

Abc

Mauro

Editado por Mauro Silva, 24 de fevereiro de 2012 - 14:02 .

#24 Stabilizer Motion

• Usuários
  • 378 Postagens
  • Cidade/UF/País:Ciudad de Mexico/Mexico
  • Data de Nascimento:21/04/1956
Reputação: 465

Postado 24 de fevereiro de 2012 - 18:24

Pessoal -

Não vi essa noticia, mas é coisa nova

http://www.youtube.c...e&v=xCFTZcs6TkQ

#25 Sydy

• Usuários
  • 2396 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos
  • Data de Nascimento:15/01/1970
Reputação: 3810

Postado 24 de fevereiro de 2012 - 19:23

Caramba!

Só vi o vídeo agora!

Realmente caso clássico de ressonância!

Impressionante o legal que todos estão bem.

Abcs,

Sydy

#26 raphacwb

• Usuários
  • 1322 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pinhais - Parana - Brasil
  • Data de Nascimento:09/12/1978
Reputação: 205

Postado 24 de fevereiro de 2012 - 21:43

Terceiro post com a mesma noticia! Por favor pessoal, usem a procura do forum! :facepalm:

#27 Lebrão

• Usuários
  • 3208 Postagens
  • Interests:Aviação Geral
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:14/09/1982

Postado 25 de fevereiro de 2012 - 00:22

View PostLucas Gabardo, em 22 de fevereiro de 2012 - 20:10 , disse:

Putz o YAK!!!! Será que era da Helisul ainda?
Lembro dessa apresentação como se fosse ontem

Lucas, a Helisul "arrenda" vários Helicópteros, alguns do Ibama, outros até mesmo da Globo, na verdade são da Helisul!
:thumbsup:
A propósito, voei no YAK em 2005, maquinão!

Abraços!

#28 Lucas Gabardo

• Usuários
  • 948 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:24/05/1994
Reputação: 485

Postado 25 de fevereiro de 2012 - 10:29

To ligado Lebrones!! Ja vi o Globocop aqui algumas vezes kkkkkkk

Só perguntei por curiosidade, vai que o governo de la comprou né.

Abraço

#29 jambock

• Membro Honorário
  • 11096 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Postado 05 de março de 2012 - 18:05

View PostMauro Silva, em 23 de fevereiro de 2012 - 16:46 , disse:

Caro é o modo de dizer!

Treinamento não tem preço e curso a cada 2 anos acho pouco.
(...)
Em 2 segundos respondi, do meu lado direito!

Ele me falou, muito bem, teve piloto que se perdeu na manobra tentando lembrar aonde fica o Extintor!

O prejú é muito maior que qualquer treinamento, com certeza!

O Segundo maior número de Asas Rotativas do Mundo, deveria ter Todos os Simuladores e aberto para Todos os Pilotos, mas enquanto isso não acontece, não podemos ficar esperando para treinar quando o Patrão está rindo à toa, senta lá e Pratique!
Mauro
Prezado Mauro Silva:
Como escreveu um colega sobre frases de hangar no "Papo de Hangar":
As emergências para as quais você treina raramente acontecem. A emergência para a qual você não treinou é a que pode matá-lo.

#30 Mauro Silva

• Usuários
  • 999 Postagens

Postado 06 de março de 2012 - 03:14

View Postjambock, em 05 de março de 2012 - 18:05 , disse:

Prezado Mauro Silva:
Como escreveu um colega sobre frases de hangar no "Papo de Hangar":
As emergências para as quais você treina raramente acontecem. A emergência para a qual você não treinou é a que pode matá-lo.

Oi jambock! "nosso Jornal eletrônico"

Essa frase é a mais pura Verdade!

Já estou com dor na língua, de tanto bater nessa tecla, mas onde vou e tem alguém querendo escutar eu falo sobre Condicionamento.

Manual de Emergência no colo e executar Simuladamente todas as Emergências dentro da Cabine da Aeronave!

Fazer isso frequentemente te deixa Condicionado e numa situação Real, a Emergência não vai te Engolir!

Sem contar como é bacana SABER TUDO a respeito de uma Emergência, vale a Pena!

Abc

Mauro

#31 Kekarady

• Colaborador
  • 1516 Postagens
  • Interests:Fotografia, Aviação, and... unlimited interests.
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:26/03/1969
Reputação: 2473

Postado 07 de março de 2012 - 19:27

View PostMauro Silva, em 06 de março de 2012 - 03:14 , disse:

Oi jambock! "nosso Jornal eletrônico"

Essa frase é a mais pura Verdade!

Já estou com dor na língua, de tanto bater nessa tecla, mas onde vou e tem alguém querendo escutar eu falo sobre Condicionamento.

Manual de Emergência no colo e executar Simuladamente todas as Emergências dentro da Cabine da Aeronave!

Fazer isso frequentemente te deixa Condicionado e numa situação Real, a Emergência não vai te Engolir!

Sem contar como é bacana SABER TUDO a respeito de uma Emergência, vale a Pena!

Abc

Mauro

Mauro, teu ensinamento vale para quase tudo (se nao for tudo mesmo) nessa vida. O estado mental de alerta, preparo físico e espiritual para emergencia tira sempre a gente de enrascadas.

Por exemplo: entra num cinema.. meu, a primeira coisa que eu faço é: onde estao as saidas de emergencia? Como posso sair daqui rápido?
Carro nao vou nem falar nada, porque eu nao fui pra auto-escola, eu recebi um "treinamento"... eu nao tenho carteira de motorista tenho brevet de carro, tanto que me encheram o saco, mas te garanto que saí 4 vezes de furadas por puro conhecimento de caso.

Se é assim em coisas de nosso cotidiano, o que dizer de helicópteros e avioes?

Pode me chamar de paranóica, mas meu avô falava: sorte nao existe, ela acompanha os mais bem preparados!

#32 Mauro Silva

• Usuários
  • 999 Postagens

Postado 08 de março de 2012 - 00:16

View PostKekarady, em 07 de março de 2012 - 19:27 , disse:

Mauro, teu ensinamento vale para quase tudo (se nao for tudo mesmo) nessa vida. O estado mental de alerta, preparo físico e espiritual para emergencia tira sempre a gente de enrascadas.

Por exemplo: entra num cinema.. meu, a primeira coisa que eu faço é: onde estao as saidas de emergencia? Como posso sair daqui rápido?
Carro nao vou nem falar nada, porque eu nao fui pra auto-escola, eu recebi um "treinamento"... eu nao tenho carteira de motorista tenho brevet de carro, tanto que me encheram o saco, mas te garanto que saí 4 vezes de furadas por puro conhecimento de caso.

Se é assim em coisas de nosso cotidiano, o que dizer de helicópteros e avioes?

Pode me chamar de paranóica, mas meu avô falava: sorte nao existe, ela acompanha os mais bem preparados!

Oi Keka, quanto tempo!

Já estou com saudades das batatas fritas! kkkkk

Tudo na Vida é uma questão de preparo.

Quando eu casei, a Encrenca podia não estar preparada, mas eu estava!

Quando você anda na rua e percebe um movimento suspeito, mude de lado, isso não é paranoia e sim um preparo.

Quando você vai ao Banco e repara um olhar meio suspeito, fique dentro do Banco por 15 minutos e depois saia e entre em uma loja e fique atenta, isso não é paranoia e sim um preparo.

Quando estiver dirigindo, dirija pelos outros, isso não é paranoia e sim um preparo.

Todo esse preparo chamo de Condicionamento.

É muito importante estar pronto para tudo na Vida, tudo mesmo!

Saio para caminhar na rua que moro junto com a Encrenca e toda a vez ela se assusta e grita por causa de uns cachorros que moram numa casa X da rua.

Toda vez a mesma coisa e ela não aprende.

Um dia um colega estava Voando um Esquilo, igual a esse de Marituba, com carga externa, e ao se aproximar para pouso, o Banco dos Pax traseiros saiu da trava e bateu no assoalho do Helicóptero.

Sabe o que aconteceu?

Ele jogou a Máquina no chão, deu PT, quase morreu, pelo susto que levou!

Seria como se você deixa-se cair uma faca no chão e pelo susto virasse a mesa da sala com pratos, comida, copos, bebidas e etc para 6 pessoas, ou seja colocaria tudo a perder por causa de uma faca.

Esse estado de Alerta que você mencionou, faz falta nas pessoas, é importante estar Atento aos movimentos e ruídos das coisa a nossa volta, para não ter um problema grave que poderia ter sido evitado, com um pouco mais de Controle Situacional.

Susto? aqui não!

Abc a você e ao Nelson.

Mauro

#33 Kekarady

• Colaborador
  • 1516 Postagens
  • Interests:Fotografia, Aviação, and... unlimited interests.
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:26/03/1969
Reputação: 2473

Postado 08 de março de 2012 - 00:59

View PostMauro Silva, em 08 de março de 2012 - 00:16 , disse:

Já estou com saudades das batatas fritas! kkkkk

Pessoal, desculpa o flood e o off topic:

Sim, Mauro, onde andam voces? Vcs sumiram!

fim do off topic - obrigada pessoal pela compreensao ;) :)

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)