Jump to content

Photo

Técnicas de Pintura II

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
No replies to this topic

#1 Marcelo Conforto

Marcelo Conforto
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 02 de March de 2012 - 09:44

Mais um post com macetes para pintura de modelos plásticos. Esse post se chama BORRADOS. Mesmo sem aerógrafo, é possível fazer borrados, esfumaçados e efeitos semelhantes com pincel. Dá um pouco mais de trabalho, mas é possível. Eu costumo dizer que Michelangelo não usou aerógrafo na Capela Sistina. Vamos lá.
Aviões Russos são muito bons para se explorar diversos tipos de borrados. Esse aqui é um Lavockin La-7. A pintura foi feita utilizando-se a técnica de "Pincel Seco". Molha-se o pincel na tinta e seca-o com um pano. O que sobra no pincel são pequenas partículas que a gente risca o modelo com ele. O efeito fica interessante:
Posted Image

Já o efeito que ocorria com algumas pinturas Alemãs é feito com a técnica do "Pincel Banguela" inventada por mim. Eu tenho um pincel pequeno de cabeça redonda que eu arranquei vários fios do interior. Ele fica meio espicaçado. Utilizei ele para fazer a linha de separação entre o cinza e a parte superior desse Messerschmitt Me-262. Também fica muito legal.

Posted Image

Os dois tons de cinza nesse F-22 Raptor foram feitos com "Dedão Seco". Primeiro pintei a base com a cor mais clara. Depois, as manchas escuras por cima, mas a delimitação entre as cores ficava muito certinha. Aí se coloca uma pincelada fina da cor escura no seu dedo e deixa-se secar um pouco. Quando já está quase seco, usa-se a ferramenta digital (dígito, dedo, entenderam?) para fazer a borração dos limites das manchas.

Posted Image

Neste modelo hiper-detalhado do Ônibus Espacial que estou trabalhando, consegui um efeito de realce das linhas internas do compartimento de carga utilizando "Dedão Sujo". Eu risco um papel com lápis 2B bem forte. Esfrego o dedo na mancha e, com muito cuidado, passo nos itens de relevo do modelo, o que dá uma ligeira sombra. Vejam aqui.

Posted Image

Nesse modelo também tenho usado muitas peças de Photo-Etch, que são peças metálicas muito pequenas, feitas com a mesma técnica de circuitos impressos em eletrônica. Reparem que as alças para os astronautas segurarem (hand rails) são elevadas e tridimensionais. O efeito fica muito bonito.

Tons metálicos são um desafio à parte. Esse P-47 Thunderbolt tem 4 tons diferentes. Nesse aqui eu optei por sujar de leve, fazendo apenas os esfumaçados das metralhadoras e uns escorridos de óleo do motor, que foram feitos a lápis e borrados com o dedo mesmo. O realce das linhas de painéis é sempre feito com uma lapiseira 0,3 com grafite 4B.

Posted Image

Posted Image

É isso aí. Espero que esses macetes sirvam pra inspirar os colegas a tentarem novas técnicas.
Aquele abraço.

Edited by Marcelo Conforto, 02 de March de 2012 - 09:46 .