Jump to content

Photo

Uso de foto p/ caixa de miniatura

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
37 replies to this topic

#1 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 12 de March de 2012 - 22:54

Fala galera,

Recebi um pedido de uso de foto de uma fabricante de miniaturas para figurar na caixa. Ofereceram-me UM exemplar da miniatura em questão.

Eu achei ridícula a oferta e pedi uma outra miniatura numa escala maior. Recebi resposta dizendo que os outros "plainspotter" sempre receberam somente uma miniatura e seria injusto com eles.

Pô, o maluco vai me pagar com uma miniatura que no site custa cerca de 50 dólares (que não deve custar metade do preço que ele vende) e ainda vem falar de que não é justo... fala sério!!

Vergonhoso!

#2 PR-FHI

PR-FHI
  • Usuários
  • 5,156 posts

Posted 12 de March de 2012 - 22:56

Me desculpa pedir, mas qual é a foto? :joinha:

#3 Fellipe Carneiro

Fellipe Carneiro
  • Usuários
  • 4,307 posts

Posted 12 de March de 2012 - 22:59

Uma miniatura? Se fosse em ouro que vale mais do que dinheiro!

#4 PR-JJV

PR-JJV
  • Usuários
  • 6,962 posts

Posted 13 de March de 2012 - 00:58

É aquilo... Propostas são propostas; aceita se quiser. Mas bem fraquinha mesmo a oferta da fabricante.

#5 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 13 de March de 2012 - 11:31

A foto é essa: http://www.airliners...arch?id=2053450

Eu gostaria muito de ter minha foto na caixa de uma miniatura, mas me pergunto se vale a pena vender uma foto não comum, por tão pouco.

#6 PR-FHI

PR-FHI
  • Usuários
  • 5,156 posts

Posted 13 de March de 2012 - 11:52

Linda foto... mas eu não aceitaria, só pelo o fato de receber uma miniatura em troca.

#7 Wagner Damasio

Wagner Damasio
  • Usuários
  • 2,162 posts

Posted 13 de March de 2012 - 12:08

Muito boa tua resposta pro cara, tá de parabéns! :)
Se todo mundo agisse dessa maneira.

A propósito, aqui em REC um cara mandou email pra vários spotters pedindo uma foto e pagando mixaria, ainda teve a capacidade de dizer "Quem mandar primeiro eu publico".

Resultado, fizemos uma trollagem coletiva no fulano, acho que merecia um belo post com os prints pra galera parar de dar foto por aí!

#8 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 13 de March de 2012 - 14:37

Lvcivs, se ele fosse comprar essa foto em qualquer site de stock ele ia pagar bem mais do que o custo de um modelinho para usar em uma embalagem.

É claro que ele vai encontrar alguem disposto a ter a foto publicada numa caixa só em troca da miniatura e do orgulho. Eu acho que uma pessoa pode "vender" algo barato se isso representasse em investimento para a carreira e para o futuro, mas já que foto numa caixa é pouco provavel que se reverta em fama (em uma revista seria diferente), voce marcou seu ponto e falou pro cara e nao vai se vender tao barato... mas alguem vai.

Esses caras apostam que a satisfacao do seu ego é pagamento mais do que bem remunerado. É justo? Nao. Mas eles tem razao? Tem. E se vc vir a caixinha da miniatura a venda no aeroporto e ficar pensando que a foto podia ser sua? Se vc nao arrepender, a decisao está certa.

Pensa assim: vc velhinho de bengala com seu neto passeando num aeroporto. Voce ve a caixa do modelo, e fala pro seu neto: "essa foto foi seu avo que tirou" e seu neto vai olhar espantado e admirado pra voce, ou voce pode falar "os fabricantes desse modelo quiseram usar uma foto do seu avo, mas queriam me dar soh um modelo na troca e eu nao aceitei", o seu neto vai olhar pra voce e falar "sei, viu? Mais uma das suas historinhas né vô."

É igual Mastercard: O orgulho do neto nao tem preco!

Taí meus 2-cents.

#9 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 13 de March de 2012 - 16:08

É aquela coisa... Todo dia um malandro e um mané saem de casa. Quando se encontram dá negócio.

Parabéns ao Lvcivs por ter recusado a proposta do parasita em questão. :thumbsup:

Aproveita , manda o cara ler este texto: http://tonysleep.co....dget-for-photos e depois manda ele tomar no canudinho do cocô. :thumbsup:

#10 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,692 posts

Posted 13 de March de 2012 - 16:19

Proposta abusiva. Ainda por cima na escala 1/500. Li uma vez que os gringos estavam pedindo USD 100 por foto mais uma cópia do produto.

#11 Fellipe Carneiro

Fellipe Carneiro
  • Usuários
  • 4,307 posts

Posted 13 de March de 2012 - 16:58

Keka, concordo com tudo.. mas

Lvcivs, se ele fosse comprar essa foto em qualquer site de stock ele ia pagar bem mais do que o custo de um modelinho para usar em uma embalagem.

Já não tá bem assim.

http://www.istockpho....php?st=e871dd7

Essa foto no tamanho máximo custa 10 créditos, que no plano mais caro cada um sai por 0,95 de dólar.
Mas é aquilo, quem bota foto pra vender nessa modalidade ganha na quantidade. Faz-se centenas de fotos a preços módicos, para serem vendidas por atacado. Funciona bem pra algumas coisas, porém no caso do de uma embalagem de produto, a exclusividade conta. E exclusividade tem seu preço.

#12 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 13 de March de 2012 - 18:40

Keka, eu pensei nisso sim, é óbvio que eu quero minha foto na caixa, mas eu ralei muito pra comprar essa câmera e poder chegar aonde eu cheguei para poder tirar fotos como essa. Acho uma p*** sacanagem a proposta deles. UM, UM modelo?! Detalhe: ele falou que seria para usar em duas escalas, e não deixou claro de qual seria!

Claro que seria muito legal mostrar pros amigos, familiares que a foto da caixa do modelo é minha, mas NÃO quero fazer isso só pela vaidade. Isso me parece uma atitude um tanto quanto vazia. Só pq eu não sou fotógrafo profissional, isto é, não fotografo pra ganhar dinheiro, não significa que eu não queira ganhar quando aparece a chance. Eu fiquei ##### quando ele disse que os outros fotógrafos só ganham a miniatura e que eu ganhar algo além disse seria injusto com eles. Deu vontade de mandar ele procurar com esses fotógrafos se eles têm uma foto tão boa do GTF...

Se fosse uma foto de um 737 qualquer da Gol decolando, tirada lá na 02 do SDU, estaria valendo muito a pena, pq há váááárias no Airliners. Mas a foto é única e RARA.

E olha que a minha proposta nem foi algo tão absurdo assim, apenas pedi uma maquete que no site deles custa cerca de 100 Euros ou dólares, não me lembro agora, adicional à proposta deles (modelo do GTF em 1:200).

Eu teria muito orgulho sim de poder dizer que minha foto está na caixa da miniatura do PR-GTF, mas que eu ganhei uma outra miniatura que eu escolhi (bem legal, por sinal) como pagamento.

Propostas são propostas, e como eu disse pro cara, a proposta dele não é justa pra mim. Se eles não quiserem, eu estou na boa, não sou maluco por maquete nem tenho pretensão de esfregar na cara de todo mundo que a foto é minha. Se eles acham a foto boa e não a conseguirem, quem sai perdendo são eles.

#13 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 13 de March de 2012 - 20:57

A atitude do Lvcivs foi sim corretíssima, mas sendo realista, tem a parte triste que, ele não aceitou, mas algum outro spotter vai aceitar, e a fabricante vai conseguir a foto a troco de banana

#14 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 13 de March de 2012 - 21:50

Pois é, MAW, mas tem o seguinte: não é pq vários fotógrafos aceitaram só uma maquete que eu vou aceitar também.

Posso estar perdendo uma oportunidade, mas vou dormir com a consciência tranqüila e isso não tem preço ou maquete que pague. Melhor que aceitar esta proposta ridícula e depois ficar procurando motivos para justificar uma atitude que não se desejava tomar.

Espero que este tópico possa abrir os olhos dos colegas spotters quanto à esta delicada questão do uso de foto. Pessoalmente, não vejo problema em aceitar propostas abaixo de mercado desde que haja compensações quanto a isso, como fidelidade por exemplo.
Pra mim é um pouco mais fácil negar ou aceitar pois não é o meu emprego, não dependo disso, mas também não acho justo aceitar propostas pífias só por vaidade, mas este sou eu.

A questão não é nem a grana, mas sim o que se leva em troca. Se a satisfação de ter a foto na maquete é suficiente pros outros fotógrafos, ótimo pra eles. Mas satisfação não bota comida na mesa e este tipo de atitude prejudica quem realmente depende daquilo pra sobreviver. É importante pensar no que realmente se quer mas também no coletivo, coisa rara, porém.

#15 Fellipe Carneiro

Fellipe Carneiro
  • Usuários
  • 4,307 posts

Posted 13 de March de 2012 - 21:57

vou dormir com a consciência tranqüila e isso não tem preço ou maquete que pague.

:rev:

#16 Wagner Damasio

Wagner Damasio
  • Usuários
  • 2,162 posts

Posted 13 de March de 2012 - 23:49

Orgulhoso de tua atitude! :joinha:
Pena que poucos tem essa índole. Nego que é poder mostrar foto publicada, mesmo que pra isso não receba 1 centavo. Tosco... :envergonhado:

- "Nossa, viu minha foto na Flap?" :omg:
- "Vi, quanto cobrou?" [=
- "Não sou profissional, dei de graça" :shock:
- "Beleza, me empresta aí a revista pra eu limpar o ## quando for cagare economizar papel higienico!" :awesome:

#17 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 14 de March de 2012 - 22:28

Caros, o cara parece uma máquina, só responde a mesma coisa, não é capaz de argumentar:

Dear Lucio,

thanks for your reply.

Sorry, but our highest offer for a picture is one free model, because in past every airspotter has got jost one model.
That would be not fair for the other airspotters.

Unfortunately, thats our highest offer and we can not close the deal on a higher offer.

Hope for understanding

Perdi a paciência:

Since you and your company seem incapable of having an adult conversation, I rest my case.

With hope that no other photographers accept your shameful offer,

Lucio

Edited by Lvcivs, 14 de March de 2012 - 22:31 .

#18 Flagship

Flagship
  • Usuários
  • 2,439 posts

Posted 14 de March de 2012 - 22:30

Orgulhoso de tua atitude! :joinha:
Pena que poucos tem essa índole. Nego que é poder mostrar foto publicada, mesmo que pra isso não receba 1 centavo. Tosco... :envergonhado:

- "Nossa, viu minha foto na Flap?" :omg:
- "Vi, quanto cobrou?" [=
- "Não sou profissional, dei de graça" :shock:
- "Beleza, me empresta aí a revista pra eu limpar o ## quando for cagare economizar papel higienico!" :awesome:

E olhe que já tive uma conversa dessa, só que o fotógrafo deu a foto para a capa da Aero...

Vai entender.

#19 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,345 posts

Posted 15 de March de 2012 - 01:21

ja me pediram 500 dolares por uma foto + royalties por 10 anos.

#20 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 17,894 posts

Posted 15 de March de 2012 - 15:01

Caros, o cara parece uma máquina, só responde a mesma coisa, não é capaz de argumentar:

Lvcivs, primeiramente parabéns pela foto do Cebion, ficou bonita mesmo!

Segundamente :P , parabéns pela sua atitude. Acho muita petulância escrever "seria injusto com os outros", por que não é só por que fulano aceitou um modelo como pagamento, que você deva receber o mesmo.

ja me pediram 500 dolares por uma foto + royalties por 10 anos.

Aí sim é bom, por que além de um valor fixo recebe por um tempo os lucros (afinal a foto entra no custo da produção). Mas creio que são moscas brancas.

Edited by A345_Leadership, 15 de March de 2012 - 15:02 .